terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O Quarto Rei Mago

 
…E os Magos do Oriente trouxeram oiro, incenso e mirra…
Assim cantam os fiéis por esta altura do Natal. Numa igreja da Dinamarca há um antigo fresco representando o Menino Jesus nos braços de sua Mãe e, defronte deles, os três Magos ajoelhados.


O primeiro é Gaspar, que traz o oiro e um cálice, suas oferendas. Talvez algum anjo venha a usá-lo para recolher o sangue do crucificado.
Atrás dele está ajoelhado Melchior. O seu nome recorda Melchisedech, o sacerdote da antiga aliança, o rei sacerdote de Selem, a quem Abraão visitou. Melchisedech, revestido de vestes eclesiásticas, subiu ao trono e ofereceu o santo sacrifício do pão e do vinho que o patriarca comeu e bebeu, numa manhã húmida de orvalho sob as palmeiras agitadas pelo vento…
Melchior, nas suas vestes sacerdotais, está ajoelhado e balança o incensador perante o Menino Jesus. Assim faz o padre diante do altar.
Mais atrás deles está o Mouro, o negro Baltasar. Que sol queimaria tanto Baltasar, o dos cabelos crespos e dos lábios tão espessos? Virás tu da Índia, do Reino do Prestes João onde em cada manhã a ave bíblica põe o ovo sol cor de fogo sobre a margem do Oceano Pacífico? Ou vens de Sabá, como outrora a sua Rainha, para veres aquele que é mais do que Salomão? Atravessaste os desertos da Arábia? Recolheste a mirra e pensaste no dia, passado há tantos séculos em que a montanha chamejou e tremeu porque Jeová desceu e falou a Moisés, face a face? Colheste lá esta mirra que Maria conservará sobre o coração até ao momento em que a misturará com água para mitigar a sede a seu Filho, já cravado na cruz?
Mas uma velha lenda conta que, quando os Magos foram em peregrinação a Belém, entraram no estábulo e depuseram os seus tesouros perante o Menino e sua Mãe, o menino não quis sorrir-lhes. Maria julgou-se honrada com a mirra que ardia como em Jerusalém, onde ela passou a mocidade. Com os olhos em lágrimas, escondeu a mirra no seio. Mas o Menino não estendeu as mãozitas para o oiro que brilhava; o fumo fê-lo tossir, afastou-se da mirra e abraçou-se à Mãe a chorar.
Os três Reis Magos despediram-se e partiram apressadamente.


Quando as cabeças e o pescoço dos dromedários tinham desaparecido atrás das altas montanhas, quando o ruído dos seus passos deixou de ecoar na estrada de Jerusalém, apareceu um quarto rei Mago. Vinha do Golfo Pérsico e trazia 3 pedras preciosas para oferecer ao Menino. Este Rei Mago também tinha visto a estrela, uma noite no roseiral de Shiraz.
Levantou-se para se pôr a caminho.
Em vão o copeiro lhe trouxe o melhor vinho, debalde cantou o rouxinol à sombra das roseiras, em vão o repuxo brilhou, em vão a morena Suleika o abraçou. O Mago pegou em três das mais valiosas pérolas do seu tesouro, grandes como ovos de pomba, pô-las com segurança no seu cinto e partiu.
Mas chegou ao estábulo demasiado tarde. Os outros três Magos já tinham chegado e partido. Mas ele chegou tarde e… de mãos vazias…
Abriu lentamente as portas do estábulo, onde já estava escuro porque, entretanto, a noite tinha descido. No ar, havia um ligeiro odor de incenso. São José remexia a palha para a noite e o Menino estava sentado sobre os joelhos de sua Mãe que o embalava, cantando baixinho.
Lentamente o mago aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus e começou a falar:
- Senhor, cheguei separado dos meus amigos que vierem render-vos homenagem e fazerem as suas ofertas… também eu tinha para vos oferecer três pérolas preciosas, do mar da Pérsia mas… já as não tenho comigo Não fiz o caminho seguido como os meus amigos. Parei num albergue, onde pernoitei e abusei do vinho que me toldou um pouco.
Vi um homem muito velho e pobre, doente que ia ser expulso do albergue por não ter dinheiro para pagar a hospedagem… Era uma noite fria, muito fria e Senhor, tirei um pérola para lhe pagar a estadia e a um médico que o tratasse. Desculpai-me Senhor…
No dia seguinte, pus-me a caminho na esperança de encontrar os outros Reis. Por entre rochedos e silvados, ouvi gritos aflitivos e saltando da minha montada fui socorrer quem corria perigo. Alguns soldados tinham-se apoderado de uma jovem mulher e preparavam-se para abusarem dela. Perdoai-me Senhor mas, tirei a segunda pérola e resgatei assim a jovem mulher que, beijando-me as mãos fugiu para as montanhas.
Só me restava uma pérola e essa, era mesmo para ti, Senhor! Quase ao meio dia e com Belém já muito próxima vi uma pequena cidade a arder, queimada pelos soldados de Herodes que matavam todas as crianças que encontravam. Junto de uma casa em chamas um soldado pegara numa criança pelas pernas e dizia para a mãe: agora deixo-a cair no meio do fogo. Será um bom bocado de carne assada!
A mãe deu um grito estridente de dor e eu peguei na última pérola, perdoai-me Senhor, e entreguei-a ao soldado para que ele restituísse a criança a sua mãe. Ele assim fez e ela, agarrada a seu filho, chorava e ria ao mesmo tempo, agradecendo o meu gesto.
Senhor é por estas razões que venho de mãos vazias… perdoai-me, perdoai-me…
O silêncio reinou no estábulo.
O Mago acabara a sua confissão. Durante algum tempo ficou com a testa encostada ao chão, depois, ousou levantar os olhos. São José tinha-se aproximado, Maria deixara de cantar… e o Menino? Este, endireitou-se no colo da Mãe, estendeu as mãozitas para o Mago e sorriu-lhe.

104 comentários:

  1. Que linda.Emocionante e essa lenda maravilhosa,Graça! Bom te le e passar aqui! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Oi Graça,
    Esta tua história me fez lembrar uma que minha mãe contava, muito parecida com esta. "Um homem muito pobre esperava a visita de Deus e preparou-lhe um bom almoço (dentro das suas possibilidades). Passaram três pedintes com fome e sede e o homem acabou dividindo a comida com eles. Quando Deus chegou já não havia nada e ele envergonhado pediu-lhe perdão. Deus então lhe revelou que os três pedintes era ele disfarçado e abençoou-o."
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  3. É tal a convicção da escrita
    É ela tão comovente e bonita
    Que não a aceito como lenda
    Mas... como tua prenda

    ResponderEliminar
  4. Uma bela lenda que eu não conhecia, ou um conto seu em forma de lenda?.Seja uma coisa ou outra é muito bonito.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Graça,
    A lenda do quarto Rei Mago é uma verdadeira pérola paradigmática de desprendimento e amor ao próximo, uma pérola de sensibilidade e uma pérola de imaginação. Gostei de ler.
    Bj
    J

    ResponderEliminar
  6. Que beleza, este seu quarto rei mago. Suas mãos aprovadas porque justificadamente vazias, uma lição. Gostei de ter vindo aqui e lido. Feliz natal.

    ResponderEliminar
  7. Este rei foi mágico. Chegou aos pés do menino com a verdadeira riqueza, o amor incondicional.
    Lindo amiga Graça.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Grace, es una bella narración que nos acerca a la Navidad.
    Leyenda que cuenta la peregrinación de los Reyes Magos, y sus significado y símbolos, a Belén y la aparición de un cuarto rey que trae sabiduría.
    Un buen y entrañable relato en estos días de paz y buena voluntad.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  9. Que texto mais lindo, amiga. Esse é o verdadeiro amor. Beijos.

    ResponderEliminar
  10. .



    É natal, você sabia?
    É por isso que eu vou
    bater de porta em porta
    na intenção de doar o
    melhor dos meus sorrisos,
    e você sabe por quê?
    Porque os sinos do Na-
    tal há muito vêm dobran-
    do dentro do meu pei-
    to me levando à realida-
    de do momento.

    Feliz Natal

    silvioafonso







    .

    ResponderEliminar
  11. O verdadeiro tesouro está na caridade...

    Beijos e um Natal de luz e amor.

    ResponderEliminar
  12. Muito bonito, Graça! ótimo...feliz Natal e ótimo 2013!

    Beijosss

    ResponderEliminar
  13. Graça querida!
    Amei te ler! Não conhecia a história do quarto Rei Mago...
    vou acrescenta-lo no meu presépio, e contar sua história pro meu
    netinho. Obrigada por esse lindo presente!
    Abraços! Uma linda tarde pra ti.

    ResponderEliminar
  14. Também não considero que seja lenda, é a sua forma linda de nos
    mostrar como ajudar o próximo é mais importante que tudo o resto.
    Desejo a si e sua Família, o melhor Natal possível. Que haja saúde,
    um factor muito importante.
    Beijinhos
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  15. Muito bonito este texto Graça, adorei ler.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  16. Amiga Graça.Adorei ler o texto que nos mostra que a simplicidade é melhor que o maior ouro do mundo,e ajudar é sempre um valor inestimável na vida de cada um.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
  17. Hoje, mais que nunca, fez-me bem passar por aqui e ler este maravilhoso conto.

    Desconhecia esta lenda!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  18. Quanta ternura neste conto TEU! Gostei.
    Acercaste-te à festa por excelência desta terra na que vivo. Aqui tudo vai ao redor do "Belen" e dos "Reyes Magos". As "cavalgatas" da noite de reis enchem as ruas das cidades de Espanha de cor e alegria, de ilusão.
    Abraços de amizade

    ResponderEliminar
  19. Caríssima Graça. Quanto tempo e apesar disso não te esqueci. É esta correria da vida que não deixa tempo nem para curtir as pessoas que são nossas parceiras na busca de um mundo melhor. Gente que soma, gente que engrandece como você. Assim, ao se aproximar o final deste 2012 que representa mais uma etapa da nossa vida terrena, rogo que o Universo conspire sempre a seu favor e lhe permita instantes de puro agradecimento pelo que você tem, pelo que você é, pelos seus sonhos, pelo seu crescimento interior, pela serenidade de sua alma.

    Que você ao adentrar a nova etapa de 2013 possa renovar sua fé na busca da paz, da felicidade, da prosperidade, do compartilhamento. Portanto abra suas asas, elas têm a dimensão que você permitir que elas tenham. Entre com todo o seu esplendor e com todas as suas possibilidades no novo tempo que chega célere. E lembre-se que jamais esquecerei você. Do amigo Leonam.

    ResponderEliminar
  20. Oi Graça,
    Mandei suas prendas pelo Josafat, que estava por cá a passear. Espero que você goste e não demore como Pedro, pois este sempre tão distraído, ainda não chegou...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia Graça.
    Agradeço esta partilha. Já era minha conhecida mas foi com muito gosto que reli tudo. Ao Presépio nunca ninguém chegará atrasado. É preciso chegar e entender que doando aquilo que temos estamos a devolver aquilo que bondosamente recebemos do Menino Deus.

    Desejo muito que neste Natal nos deixemos guiar pela Sua Luz e sejamos capazes de ver a grandiosidade de todo o presépio na simplicidade do que temos e somos, mas abrindo o nosso tesouro, coração, para Jesus.

    Quando o Menino nos tocar com o Seu Amor, ficaremos estrelas vivas fazendo o milagre acontecer a todos os que forem capazes de olhar para Jesus no Presépio das suas vidas.

    Votos de um Santo Natal

    ResponderEliminar
  22. Um belo final de semana pra ti minha amiga,,,beijos e beijos..

    ResponderEliminar
  23. Não sabia que havia um 4º Rei Mago. Uma história muito bonita e com uma lição para os homens de boa vontade. Escrita com o teu cunho muito pessoal. Adorei.
    Beijo
    Teresa (Quelimane)

    ResponderEliminar
  24. Graça foi muito bom receber sua visita..me fez feliz.. amei seu conto.. essa historia é linda e me emocionou.. o presente que Jesus quer á o amor ao próximo.. se amarmos faremos tudo pelo outro..aproveito para te desejar um feliz natal repleto de amor e paz.. beijão

    ResponderEliminar
  25. Olá Graça!
    Esta é uma bela história de amor ao próximo. Ah! se os homens fossem assim!! O mundo seria bem diferente. Parabéns pela forma como" dá uma volta" para nos agarrar na leitura deste pequeno conto.
    Feliz Natal. Um abraço.
    Maria Emília

    ResponderEliminar
  26. Querida amiga, agradeço a lembrança e, desejo-te de coração um Natal muito feliz e um ano novo repleto de felicidades e realizações. Beijos!

    ResponderEliminar
  27. Querida Graça,

    sabes que estive afastada desde universo blogueiro.
    Mas tua lembrança, sua presença estava e está sempre forte em meu coração.
    E qual minha alegria ao receber lá tua visita. Um afago.
    Desejo-te toda a felicidade do mundo nestes últimos dias do ano.
    Que sejas abençoada... sempre.
    E que emoção ler este post. Não conhecia esta lenda do Quarto Mago, que trouxe para o menino Jesus a Caridade, o amor verdadeiro, que seria a mensagem maior que o Mestre trouxe ao nosso planeta. A existência do Deus do Amor!
    Que nos lembremos sempre nestes dias que é esse é o Norte das nossas vidas. Cada um, a intentar, a cada dia , ser melhor e mais justo! Amar é preciso!
    Beijos doces no teu coração!
    Feliz Natal.
    Um Ano de 2013 em que haja soluções para o homem!

    ResponderEliminar
  28. Mas que lindo, Graça! Não conhecia este 4º Rei Mago, mas, claro é este que representa o verdadeiro espírito Natalício: solidariedade...amor ao próximo. Devemos estar atentos ao que se passa à nossa volta e ajudar sempre que possível. Olhar o outro com os olhos do coração, não só agora nesta época, mas sempre. Muito obrigada, amiga, pela partilha de tão bela história e desejo sinceramente que este espírito que se vive agora permaneça nos teus dias sempre, pois Natal tem que ser todos os dias. Fica bem, amiga e que o teu coração esteja colorido, apesar destes dias sombrios e tristes. Um beijinho, Graça
    Emília

    ResponderEliminar
  29. Muito lindo, adorei ler.
    Feliz Natal!
    Beijos

    ResponderEliminar
  30. Amiga graça adorei. Nunca tinha ouvido falar da existência deste 4º Rei Mago.
    Como a minha próxima semana vai ser muito dificil em termos profissionais, e como não sei se terei tempo de passar pelas casas virtuais dos amigos, passo hoje especialmente para desejar um Natal muito Feliz. Que a Luz e o Espírito de Amizade, Fraternidade e Amor do Natal, consigam prevalecer no coração dos homens, ao longo de todos os dias do ano, para seja sempre Natal.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  31. Hola Gracias, muy bonitas las fotos, gracias por compartir.
    ya llegan estas fechas tan entrañables deseo que la paz y la ilusión llamen a la puerta de tu hogar, que las disfrutes.
    un abrazo.

    ResponderEliminar
  32. Contei muitas vezes este conto aos meus pequenos alunos. É maravilhoso e comporta uma lição muito oportuna.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  33. Que lindo, Graça. Eu já conhecia, mas foi muito bom ler de novo.
    Beijos e um Santo e Feliz Natal para você.

    ResponderEliminar
  34. Gostei muito da História. Feliz Natal
    Monhé

    ResponderEliminar
  35. Olá Graça

    Esta é a mais linda história...
    Venha publicar seus posts no grupo AMIGA DA MODA, no FB.
    https://www.facebook.com/groups/amigadamoda/

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderEliminar
  36. Que bonito, Graça, e escrito assim com tanta emoção e carinho!

    beijos.

    ResponderEliminar
  37. Que o Natal seja mais um momento em que todos acreditem que vale a pena viver um Novo Ano.
    Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  38. foi este o rei, que conquistou o coração de outro rei

    até podiam ser mais os magos, porque mágico é o desígnio maior

    Feliz Natal, Graça!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Agradeço com carinho tua gentileza pela visita.
    Retribuo desejando um Natal com muito amor e sabedoria e um 2013 cheio de realizações

    ResponderEliminar
  40. Graça querida, vim retribuir a visita e deparo com esse lindo conto que nunca tinha tido a oportunidade de ler... Grata por compartilhar conosco.
    Feliz Natal.
    Beijos meus, com carinho.

    ResponderEliminar
  41. Minha Querida Zambeziana:
    Melhor do que ninguém, uma criança sabe ler o coração de cada um e detectar a genuína bondade e pureza. Não foi por acaso que o Menino Jesus sorriu e estendeu as suas mãozitas ao 4º Rei Mago e só a ele.
    Que neste Natal, os anjos toquem melodias de violino junto da tua janela.
    Um abraço do tamanho da tua Zambézia.

    ResponderEliminar
  42. Olá prezada Graça, que tudo permaneça bem contigo!

    Passando para agradecer tuas sempre generosas visitas e palavras deixadas por lá, ler este teu belo conto, que sempre me encanta ler teus escritos.

    Obrigado pelo carinho durante este ano e que no próximo e em muitos ele seja sempre presente.
    E assim desejo a você um viver de felicidade intensa, grande abraço, boas festas e, até mais, com a graça de Deus!

    ResponderEliminar



  43. Quiero para ti,
    Que el espíritu
    De la Navidad haga…
    De cada deseo una flor
    De cada lágrima una sonrisa
    De cada dolor una estrella
    De cada suspiro una melodía
    De cada beso una esmeralda
    Y de cada corazón una dulce morada…
    Para continuar caminando
    Por la vereda de la vida enamorada…

    Un abrazo de esperanzas
    Y un beso de ilusiones

    ¡¡Feliz Navidad para ti y familia!!

    Atte.
    María Del Carmen

    ResponderEliminar
  44. Olá, Graça!

    Deste 4º rei nunca eu tinha ouvido falar. Parte de conto ou história de encantar, com a marca do teu jeito tão próprio - aqui lindamente contada.E com uma lição a tirar, neste mundo actual em que o ter vale mais do que o ser.
    Muito bonito!

    E se aqui antes não voltar, já cá deixo os votos de Feliz Natal para ti e os teus, com saúde e alegria - e também algumas daquelas coisinhas boas que nesta altura tão bem sabem...

    Beijinhos; boa semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  45. O Natal acontece no coração, ao fazermos pelos demais o que Jesus fez por nós... ao deixar o Seu Espírito reinar em nossos corações ... ao deixar o Seu amor ter preeminência nas nossas interações.
    Feliz Natal e um Ano Novo envolto em ótimos fluidos.
    Beijos.
    Maria José

    ResponderEliminar
  46. Um feliz e maravilho Natal e um Ano Novo repleto de magia ,paz ,amor. saude, esperança e muitos sorrisos.
    Boas Festas.

    ResponderEliminar
  47. Beautiful!
    Thanks for sharing.
    Wish you a Merry Christmas and a Happy New Year.
    Mette

    ResponderEliminar
  48. Uma história bonita para esta época do ano. Gosto da sua escrita que nos prende até ao fim. Um Feliz Natal e boas entradas no novo ano.
    Beijinhos
    Ligia

    ResponderEliminar
  49. Voltei pra agradecer e retribuir os lindos votos. Que teu Natal seja abençoado e muito feliz e que 2013 te sorria! beijos,chica e tua poesia está lá!

    ResponderEliminar
  50. Retribuindo a visita e desejando um Feliz Natal e um ano de 2013 milhões de vezes melhor que este ano que acaba... um grande abraço, Jorge Jacinto.

    ResponderEliminar
  51. Graça,
    Um feliz Natal! e um Novo Ano pleno de paz, Saúde, Prosperidade e muitas Alegrias...

    Um beijo afetuoso

    ResponderEliminar
  52. Obrigada pelo carinho,desejo um natal cheio de alegria e que o ano novo traga a realização de todos os seus sonhos!bjos

    ResponderEliminar
  53. Minha querida Graça desejo a você e toda sua família uma natal grandioso e cheio de paz e um 2013 esplendoroso. Abraços!!

    ResponderEliminar
  54. Querida amiga
    Que lenda maravilhosa! E eu, que gosto tanto de lendas e conheço tantas, ignorava esta, completamente.

    Para ti votos de um Natal cheio de Paz e Amor, e Alegria, também, que, por enquanto, não habita o meu coração. Mas... Deus é grande, e dar-me-á forças para atravessar esta época bastante complicada.
    Um Ano Novo venturoso, para ti e todos os teus.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  55. Hei Graça, você não só tem a graça em teu nome, como também és uma GRAÇA de pessoa!
    Sempre lembrando da gente, e tal consideração distingue uma pessoa da outra!
    Sabe esta consideração que tens pelo teu semelhante, é uma grande lição de vida, pra todos nós!
    Eu desejo a você e a sua amada família todas as coisas boas que tem neste mundo e em todos os lugares deste imensurável universo!
    Porque você é uma pessoa muito especial e mora bem dentro do meu coração!!
    MUITO OBRIGADO POR EXISTIR TE ADORO DEMAIS!!!!!

    ResponderEliminar
  56. Olá Graça,

    A lenda é muito linda.

    Retribuindo seus votos, desejo-lhe igualmente um Natal de bençãos e alegrias e um Novo Ano pleno de saúde, paz e felizes realizações.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  57. Oi Graça,

    Nessa época de natal, esses textos fluem ainda mais dentro da gente..

    Feliz Natal!

    Abçs

    ResponderEliminar
  58. Oi Graça.
    Agradeço sua visita e os votos de Feliz Natal. Quero retribuir desejando um Muito Feliz Natal! Boas Festas para você e sua família!
    Não conhecia esta história, muito bonita! Abraços.

    ResponderEliminar
  59. ‎.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•★♥ Hoje venho desejar saúde, paz, amor e muita alegria... FELIZ NATAL!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  60. Gracinha, amiga, e digo com total convicção, Irmã!
    Há pessoas (embora não as queira criticar) que só vêem nos Reis Magos "aquele lado supersticioso dos pedidos com as sementes de romã". Não gosto nada disso, confesso. Gosto sim, dessa História repleta de tantas e fortes metáforas que estás nos revelando em detalhes agora. Sempre soube que havia um quarto Rei Mago e quando assisti ao filme com o talentoso Martim Sheen, chorei copiosamente.
    Amiga, abençoado e lindo seja o teu Natal em família!!!
    Um 2013 de muita estrada de pétalas de rosas para caminhares...
    Te adoro, de coração!!!!

    ResponderEliminar
  61. Como gostei de saber da história do quarto Rei Mago.....
    Ao princípio, pensei que Rei de mãos vazias , seria um
    tal Gaspar que mora para São Bento....Uff...que susto.
    Um Santo Natal para si e todos os seus.
    Boas Festas
    Beijo

    ResponderEliminar
  62. Maravilha de história! No natal sempre o coração fica mais sensível.Queria só acrescentar um detalhe: a bíblia não nos mostra que foram três reis magos, mas UNS magos. Acho que por força da tradição e por ter sido três presentes, convencionou-se em três magos.
    Abração.

    ResponderEliminar
  63. Graça querida, desejamos a você e sua família, um Santo Natal repelto de alegria, paz e amor e que 2013 seja abençoado por esse Natal santo.
    Beijinhos em seu coração.

    ResponderEliminar
  64. Preciosa entrada la que nos presentas.
    Te deseo unas felices Fiestas de Navidad y un prospero año 2013 en compañía de todos los tuyos.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  65. Minha querida amiga, vim agradecer-lhe a visita e reforçar meus votos de plena felicidade, neste Natal, e por todo o ano de 2013.
    Deus a abençoe muito e sempre.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  66. Que história tão bonita! Gostei muito e comoveu-me.
    Um Feliz Natal
    e um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  67. Graça,

    Obrigada por passar no meu blog para me desejar um feliz Natal. Espero que você tenha uma noite de muita harmonia e que o Ano que está para chegar te permita ter muitas realizações.
    Gr bj.

    ResponderEliminar
  68. Graça,
    feliz natal e um excelente ano novo para ti e tua família!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  69. Querida Graça, OBRIGADA! Desejo um Feliz Natal e um 2013 cheio de paz, saúde e muita luz para ti e toda a família. Beijos e abraços!

    ResponderEliminar
  70. Olá, Graça!

    Estou perdida nas suas postagens! cada uma mais linda que a outra.

    Muito obrigada pelas palavras, FELIZ NATAL pra ti e pra todos que tem o seu coração!

    E em 2013 te desejo muito saúde, paz e muito Amor!

    ResponderEliminar
  71. Preciosa historia de los Reyes Magos, que ellos te traigan muchas cosas bonitas y que tengas paz, salud, amor, alegría y muchos regalos que te hagan muy feliz. Te mando un fuerte abrazo navideño. Julie

    ResponderEliminar
  72. Gostaria de agradecer todas as vezes que você esteve em meu blog em 2012 e que a magia da noite de Natal transforme todos os seus sonhos em realidade e que o Ano Novo seja cheio de paz saúde e prosperidade.
    Tudo de melhor pra você hoje e sempre.

    Beijos meus
    Ani

    ResponderEliminar
  73. Boa tarde minha amiga Graça!

    Apareceu uma estrela nos céu
    Derramando um rastro de luz
    tinha nascido o filho de Deus
    e que se iria chamar Jesus

    três réis magos seguiam o caminho
    e a estrela ia sempre mais além
    até que chegaram junto ao menino
    que tinha nascido na gruta em Belém

    estava rodeado de alguns animais
    estava o São José, e Nossa Senhora
    que cuidavam dos deveres maternais
    naquele momento e à naquela hora

    os réis magos deixaram seus presentes
    que era o incenso a mirra e o ouro
    e despediram-se e todos contentes
    por terem deixado um pouco de valor

    chegou depois um quarto rei mago
    mas não levava nada para o menino
    tudo o que transportava ele tinha dado
    a alguns famintos que viu no caminho

    E assim nasceu o rei dos oprimidos
    isto foi há muito mais de dois mil anos
    Mas os tiranos ainda foram todos banidos
    Continuam escravizando outros humanos

    Obrigada Graça, pelos teus lindos versos

    Se a Gente não se ver mais
    desejo-te um feliz natal junto dos teus
    e que esse rastro de luz te ilumine sempre

    Desculpa Graça, como a descer não custa muito
    desci um degrau a mais.

    Beijinhos com amizade
    José.

    ResponderEliminar
  74. Querida!

    Hoje vim lhe fazer um convite especial para visitar o blog Vendedor de Ilusão onde participo do evento "Contos e Prosas".
    Se desejar deixar a sua opiniao sobre o conto, ficarei muito honrada com as suas palavras.

    http://vendedordeilusao.blogspot.com.br/2012/12/contos-e-prosas-apresenta-criacao-de_21.html

    Beijinhos no coração!


    ResponderEliminar
  75. Querida Graça, passei, porque sabes que adoro ler-te e saio sempre encantada com as tuas histórias. Também para agradecer o teu carinho lá no meu canto e claro para te desejar, um Feliz Natal com muita saúde, paz e muito amor junto de teus entes queridos. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  76. Cara Graça... prazer em conhecer-te.
    A história da visitação é linda. Única e cheia de simbolismos!
    Teu blog é lindo. Com licença que vou visitar mais coisas!

    ResponderEliminar
  77. Olá Gracinha, um Natal e demais festejos cheiinhos de saúde e outras coisas boas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  78. ¸☆´.•´
    .•´✶`*.
    *.*★v . ✶•´ ☆´,•*´¨★ ¸✶.•´¸.•*´✶
    ☆´¸.•★´ ¸.✶* ☆★
    ╱◥◣
    │∩ │◥███◣ ╱◥███◣
    ╱◥◣ ◥████◣▓∩▓│∩
    │╱◥█◣║∩∩∩ ║◥█▓ ▓█
    ๑۩๑๑۩๑๑۩๑๑۩๑๑۩๑๑۩๑๑۩

    Bom Natal amiga

    ResponderEliminar
  79. UM FELIZ NATAL PARA VOCÊ TAMBÉM E TODA SUA FAMÍLIA, Á propósito, os seus textos sobre o Natal estão esplêndidos. Não gosto muito de natal ,prefiro o Ano novo, mas posso comemorar e refletir um pouco sobre minha vida. Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  80. Graça querida, desejo que a noite de Natal seja um facho de luz, a abençoar os seus pedidos, aspirações e sonhos!
    E que você possa ter a alegria de vivê-lo em sua plenitude!

    Que 2013 seja cheio de poesia, ternura, união neste espaço virtual que também é um pedacinho de nossas vidas e que nos movem a caminhar cada vez mais em busca do Belo!

    Fique com meu carinho.

    ResponderEliminar
  81. O blog está lindo, com essa decoração! E suas postagens, um encanto.
    Desejo-lhe um Natal de luz, ao lado das pessoas que lhe são queridas. E que 2013 seja muito especial, em todos os sentidos. Bjs.

    ResponderEliminar
  82. Olá Graça,

    Desejo-lhe um Santo Natal na companhia de quem mais ama.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  83. Votos de um Santo e Feliz Natal, Graça!

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  84. Graça,

    Venho desejar-te um Santo e Feliz Natal e um 2013 com muita saude e paz.
    Um grande beijinho da
    Canduxa

    ResponderEliminar
  85. Que história mais linda! O seu Blog tá lindo, tá tudo lindíssimo por aqui. Vim retribuir os votos de Feliz Natal, querida. Te desejo tudo de bom e de maravilhoso em tua vida. bjão

    ResponderEliminar

  86. EMOCIONANTE, O QUARTO REI MAGO É A VERDADEIRA LIÇÃO DEIXADA POR JESUS O CRISTO. MUITO FELIZ ESTE TEXTO.

    ResponderEliminar
  87. Um dia após outro dia mais um dia e outro beijo para alimentar esse teu dia. Um sorriso para uma estrela e um abraço que era meu e agora pertence-te.
    Boas festas!!

    ResponderEliminar
  88. .

    .

    . e . nesta noite de quase natal .

    .

    . sopro.Lhe votos de festas felizes .

    .

    . e desejo.Lhe um ano de dois mil e treze repleto de concretizações,,, .

    .

    . boas . imensas .

    .

    . e deixo.Lhe um beijo abraçado . de amizade . :) .

    .

    .

    ResponderEliminar
  89. Grande entrada virada para o Natal

    ˚˛*˛°.˛*.˛°˛.* ♥ FELIZ ♥ NAVIDAD ♥ *.˛°˛.**.˛°˛.*
    ˛°_██_*.。*./ ♥ \ .˛* .˛。.˛.*. ♥ *HAPPY NEW * ♥ 。*
    ˛. (´• ̮•)*.。*/♫.♫\*˛.* ˛_Π_____.♥ YEAR ♥ ˛* ˛*
    .°( . • . ) ˛°./• ‘♫ ‘ •\.˛*./______/~\*. ˛*.。˛* ˛. *。
    *(…’•’.. ) *˛╬╬╬╬╬˛°.|田田 |門|╬╬╬╬╬*

    http://ventanadefoto.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  90. Obrigada por sua visita,desejo-te tudo de bom em todos os tempos.
    Estou um pouco triste,produzindo pouco e visitando pouco os amigos virtuais,mas vai passar.

    Beijos e um lindo Natal.

    ResponderEliminar
  91. …………..¨♥*✫♥,
    ………,•✯´………´*✫
    …….♥*……………. __/\__
    …….*♥…………… ..*-:¦:-*
    …¸.•✫………….……/.•*•.\
    …~`,`~……………… |
    ¸….✫………………. *•*
    ´¸…*♥..´¸………..*♥♫♥*
    ´¸¸♥*…………….✯•♫•♥•*
    ´¸.•✫ ………….. *♥•♫•♫♥*
    ~`,`~…………. ✯♥•♦♫♥•♥*.
    `.✫`………….. *♥☺♥•♥•☺♥*.
    ●/…………….✯♥•♥♠♫♥#♥•♥*..
    /▌…………….*♥♫•♥♫•♥♫♥•♫♥*
    / \………………….. ╬╬╬╬
    ………. /)
    ……… ( , )
    ….….|░░░|
    ……..|░░░|☆ Feliz _(♥)_
    …..@|░░░|¸.¤“˜¨Navidad!
    .¨˜“¤|░░ഐ¤ª@“˜¨¨
    …¨˜“გª¤.¸::¸.¤ª☆“˜¨¨
    …¤¸*¸.¤ª“˜@¨¨¨*******.
    Svara

    ResponderEliminar
  92. Olá Graça!!!
    Que belo texto!!!!
    Ler sobre o quarto rei, encheu meu coração de ternura e é com este sentimento puro, que te desejo um Natal feliz e abençoado!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  93. Não sabia da existência do 4º rei mago e da sua sabedoria!!
    Vim lhe desejar um rico e abençoado natal, cheio de alegrias e afetividade!!
    Beijus,

    ResponderEliminar



  94. La navidad es celebrar el amor, la amistad y sobre todo la esperanza de un mundo mejor.

    La navidad es vivir, es pensar que la felicidad llega con la llegada de la navidad...

    Cuando un sueño se cumple, un pequeño duende esboza una sonrisa. Que durante el próximo año tus duendes aprendan a sonreír eternamente.

    ¡¡Feliz Navidad!!
    A tu lado siempre que me sea permitido,
    Con la armonía sincera de las palabras…

    Atte.
    María Del Carmen



    ResponderEliminar
  95. Que lindo e emocionante!

    Graça venho desejar-te um Santo e Feliz Natal.
    Que a magia desta quadra te traga tudo de bom que desejares.
    Beijos ternos, Boas Festas.
    Maysha

    ResponderEliminar

  96. Graça,

    Agradeço e retribuo os melhores votos de um Feliz Natal! Muitas alegrias, muita paz, saúde e sucesso para você e os seus em 2013!

    Um abraço,

    Suzana Guimarães - Lily

    ResponderEliminar

  97. AS CORES DO NATAL

    É Natal!
    Dita-o a natureza.
    O verde converteu-se em ouro.
    Folhagem dourada pelo tempo
    Enche o caminho de ocres.
    São lágrimas caídas do céu
    Enchendo-nos de riquezas,
    Naturais como elas mesmas.
    Provocando emoções
    Que o meu coração encolhe...

    Bom Natal, com boa saúde e um grande abraço

    ResponderEliminar
  98. Com muita alegria venho agradecer
    pelo seu carinho na Noite de Natal.
    Com fé amor e esperança haveremos
    de festejar juntos o ano novo
    que se aproxima .
    Minha minha última postagem de 2012
    será postada Dia 28 de Dezembro.
    Hoje só postei agradecimento pelo
    carinho de Natal.
    Dia 28 farei a última postagem
    no decorrer do último Dia do Ano
    só entrarei Dia 31 para avisar quem foi o ganhador
    do meu livro.
    Um Do Brasil outro de Portugal.
    Ainda esta em tempo basta pegar o selinho
    e avisar no blog .
    Beijos no coração carinhos na alma.
    Evanir..

    ResponderEliminar
  99. Graça gostei imenso do teu conto, aproveito para desejar boas festas e um excelente 2013!!

    ResponderEliminar
  100. Olá Graca, eu havia escutado essa historia esses dias... poxa nem sabia que os reis magos tinham nomes...

    ResponderEliminar
  101. Feliz ano de 2013, minha amiga, cheio de saúde e de coisas boas....e de sonhos a realizarem-se!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  102. Visitando, lendo! Muito bom. Excelente leituras!


    abração, até.

    ResponderEliminar