Um beijo de parabéns pelo dia de hoje. Nós, os carneirinhos, somos aqueles que “empurramos” o mundo todo. Levamos tudo à nossa frente… Pois que a determinação, a força de vontade e a alegria sejam flores a enfeitar este teu dia e os 365 que vêm a seguir.
domingo, 5 de abril de 2009
Olá Alice (será a do país das maravilhas?...)
Um beijo de parabéns pelo dia de hoje. Nós, os carneirinhos, somos aqueles que “empurramos” o mundo todo. Levamos tudo à nossa frente… Pois que a determinação, a força de vontade e a alegria sejam flores a enfeitar este teu dia e os 365 que vêm a seguir.
Agradecimento
Obrigado a todos os amigos que me felicitaram pelo dia do meu Aniversário.
Cada um ofereceu-me uma mensagem providencial que me ajudou a tornar mais feliz nesta data. Foi um testemunho de Amizade. Viver é nascer e renascer lentamente. Foi o que me aconteceu na 6ª feira passada. Em cada minuto acontecia um milagre: girassóis enormes na minha velha jarra de murano; rosas, muitas rosas, de várias cores pela casa toda; o telefone constantemente a tocar e o carteiro a bater-me à porta porque as cartas e os postais já não cabiam na caixa do correio… Porque recebi tanto? Será porque também dou? Talvez um dia, no passado, tenha sido semente…
Uma amiga, mais velha do que eu, perguntou-me: Maria da Graça ainda festeja os anos? Respondi-lhe: Sempre! Não precisamos de ter medo do tempo…
“Agarra numa mão cheia de terra. Encontras nela talvez uma semente ou uma lagarta? Se a tua mão fosse larga e resistente, a semente tornar-se-ia numa floresta e a lagarta num rebanho de anjos. E não te esqueças que os anos que transformam as sementes em florestas e as lagartas em rebanho de anjos pertencem a este AGORA, todos os anos a este mesmo AGORA.” (Khalil Gibran).
É isso: cada ano que nos é dado viver é completamente um “AGORA”. Não tenham medo de serem felizes… Beijos, muitos!
Graça
sexta-feira, 3 de abril de 2009
O Meu Livro Preferido
O PRINCIPEZINHO - ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY
Hoje faço anos e sou uma “sortuda”. Porquê? Porque amo a vida, o meu filho, a minha família e os meus amigos. “Sou filha do Universo, irmã das estrelas e das árvores e mereço estar aqui. Mesmo se não puder perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo seu destino.” (Desiderata).
Nota: Citações que se seguem: Antoine de Saint-Exupéry, in O Principezinho
A idade trouxe-me uma aprendizagem que eu não acreditaria. Aprendi a viver com e pelos afectos. Os anos passaram mas não deixei morrer aquela criança que existe dentro de mim. É muito complicado ser sempre adulto… “AS PESSOAS GRANDES TÊM SEMPRE NECESSIDADE DE EXPLICAÇÕES. ELAS NÃO COMPREENDEM NADA SÓZINHAS E É CANSATIVO, PARA AS CRIANÇAS, ESTAR TODA A HORA A EXPLICAR”. Desde que agarrei a mão dessa criança para a não deixar fugir, as coisas mudaram para mim. Ganhei a serenidade e simplicidade de outros tempos. Viver é uma razão por si mesma que não necessita de muitas teorias para a sustentar. O meu coração ficou mais aberto para aceitar o meu caminho. Somos um mistério para nós próprios. Para quê tantas interrogações? “E JÁ NÃO OUSAVA PERGUNTAR-LHE COISA ALGUMA. AS CRIANÇAS DEVEM SER MUITO INDULGENTES COM AS PESSOAS GRANDES”. Aprendi a contentar-me com pouco e a rentabilizar cada minuto que me é dado viver. “NUNCA ESTAMOS CONTENTES ONDE ESTAMOS. SÓ AS CRIANÇAS SABEM O QUE PROCURAM”. Encontrei outros critérios de felicidade e aprendi a “ver com o coração”. Estou ligada para sempre aos que partiram. Continuam na minha vida e isso dá-me imensa alegria. Sem estarem presentes, estão comigo. Vejo-os em tudo o que me rodeia. Há um fio invisível que nos prende. Nada é mais forte que o Amor. Os amigos não se esquecem, fazem parte da minha existência. “AS ESTRELAS SÃO BELAS POR CAUSA DE UMA FLOR QUE NÃO SE Vê… É TRISTE ESQUECER UM AMIGO. EU CORRO O RISCO DE FICAR COMO AS PESSOAS ADULTAS QUE SÓ SE INTERESSAM POR NÚMEROS”. A cruz (porque ela é uma realidade) ganhou outro sentido. A sua sombra projecta por vezes vitórias e outras, a alegria do dever cumprido. “TIVE DIFICULDADES COM UMA FLOR - DISSE O PRINCIPEZINHO - É PRECISO QUE EU SUPORTE DUAS OU TRÊS LARVAS SE QUISER CONHECER AS BORBOLETAS”.
Hoje faço anos e estou contente como uma criança. Espero pelas borboletas… pelas prendinhas, telefonemas e mensagens dos amigos e, logo, apagarei as velas do meu bolo de aniversário. Porque acredito, continuo a caminho. Também há horas de sexta-feira santa. As crianças também choram Nem elas estão dispensadas. Mas para quê que eu tenho asas? De repente sei que há flores no jardim para eu poisar. Porque espero? Hei-de sorrir de novo antes que a tristeza me faça sua prisioneira. “JÁ ME CONSOLEI UM POUCO. MAS NÃO DE TODO. SEI QUE VOLTOU AO SEU PLANETA”. Quero continuar a ter no olhar a mesma rectidão da minha criança e espalhar pontinhos de esperança por todo o lado. “O QUE TANTO ME COMOVE NESSE PRÍNCIPE ADORMECIDO, É A SUA FIDELIDADE A UMA FLOR, E A IMAGEM DE UMA ROSA QUE BRILHA NELE, COMO A CHAMA DE UMA LÂMPADA, MESMO QUANDO DORME”.
Há música dentro de mim, ainda que não saiba cantar. O universo é uma partitura e eu uma pequena nota do solfejo que pretendo seja harmónica e cativante. Não posso falhar, deitaria a perder toda a sinfonia que o mundo espera. “O TEU PLANETA É TÃO PEQUENO QUE PODES COM TRÊS PASSOS, DAR-LHE A VOLTA”. Sou jovem por dentro… Que interessa o invólucro do fruto se lá dentro é que está toda a magia e sabor? É proibido envelhecer por dentro - devia sair em decreto e ser cumprido como lei. Enquanto eu for capaz de arranjar com arte uma jarra de flores, de me enfeitar com sorrisos, de escutar os pássaros e de sonhar, sonhar sempre… os anos podem rolar, não tem importância… Continuo jov
em!!! “AINDA NÃO DEI A VOLTA AO MEU REINO. ESTOU MUITO VELHO, NÃO TENHO LUGAR PARA A CARRUAGEM E ANDAR CANSA-ME MUITO”. Aceitei amar sempre com fidelidade e perseverança. O Amor torna-me diferente, apaziguada com a vida. ”SE ALGUÉM AMA UMA FLOR DA QUAL SÓ EXISTE UM EXEMPLAR EM MILHÕES E MILHÕES DE ESTRELAS, ISTO BASTA PARA QUE SEJA FELIZ QUANDO AS CONTEMPLA“. Em qualquer ponto da natureza há sempre um regato que canta. Talvez escondido num oásis. O que é preciso é que eu não fique no deserto onde tantas vezes passo. Sei que em algum lugar há um oásis que espera por mim. Só preciso de caminhar. A criança acredita e põe a esperança num amanhã mais feliz. “ O QUE TORNA BELO O DESERTO É QUE ELE ESCONDE UM POÇO EM ALGUM LUGAR”. Eu sou responsável por algumas flores que vou colhendo no meu caminho. Não as deixo ficar sós. Cuido delas e ofereço-lhes o meu ombro amigo. “TU SABES, A MINHA FLOR… SOU RESPONSÁVEL POR ELA”. Hoje faço anos e há quem veja só a casca… O que vale é o que está no coração. Isso fica. Ficará para sempre. Se não tivesse vivido assim, que seria hoje de mim? Teria realmente envelhecido! ”O ESSENCIAL É INVISÍVEL, O CORAÇÃO VÊ MAIS LONGE QUE OS OLHOS”.”É BOM TER TIDO UM AMIGO, MESMO QUE SE VÁ MORRER. EU PARECEREI MORTO E NÃO SERÁ VERDADE”.
Hoje faço anos e sou tão jovem ainda….
Etiquetas:
aniversário,
Exupéry
Álbum de Fotos
Tiradas ao acaso de um dos meus álbuns, as fotos do meu 26º aniversário (começava o meu namoro com o Eugénio…) afinal sempre gostei de prendinhas! …e também de crianças.
Os meus pequeninos vizinhos vieram almoçar comigo.
Mas à noite é que foi a festa rija; a garagem transformada em boïte e decorada a preceito, estava uma tentação. O meu colega Ribeiro Artur, que tinha muito jeito para o desenho, fez-me, carinhosamente, o painel de fundo. As paredes dos lados estavam cheias com as fotos dos cantores e artistas de cinema mais badalados na altura.
Nessa noite, aquele grupo de raparigas e rapazes fizeram toda a diferença nesse já distante 3 de Abril… como era linda a camaradagem e amizade naquele tempo!
Etiquetas:
fotos
Bem-Aventurado Sois
BEM-AVENTURADOS SOIS
Bem-aventurado
Quem descobre nos meus olhos
A necessidade de uma carícia.
Bem-aventurado quem compreende
O porquê das minhas lágrimas.
Bem-aventurado quem não se cansa
De escutar os meus lamentos.
Bem-aventurado quem me apoia
Com a sua Amizade.
Bem-aventurado quem me ajuda a saborear
A alegria das coisas simples.
Bem-aventurado quem me considera digna
De guardar os seus segredos.
Bem-aventurado quem não me diz:” Adeus “,
Mas faz uma promessa: “Até breve”.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




