domingo, 26 de abril de 2009

Pedras Do Xadrez Da Minha Vida


Encontrei no meu blogue um comentário de uma amiga da minha juventude: a Regina Val Costa, filha do Reitor do Liceu de Quelimane, Dr. Val Costa. Revejo a tua carita onde morava um sorriso permanente e a alegria de viver. A quantas festas nós fomos? Já lhe perdi a conta… Houve um tempo em que caminhamos e sonhamos juntas… Sem hesitações, porque estas tolhem os nossos movimentos pesando toneladas, criei este blogue que é o tabuleiro de xadrez onde tenho esperança de encontrar o maior número de peças. Tal como no jogo, algumas já caíram, mas, enquanto não me dão xeque-mate, eu vou prosseguindo nestes longos caminhos à procura dos tempos de encanto onde, de facto, uma andorinha fazia a primavera. Mas não quero que tenha sido negro o peregrinar de tantos nossos amigos. Sinto que a maioria venceu, apesar das dificuldades do percurso. Encontrei-os já! Mas faltam outros que me são queridos também. Será um processo lento mas a minha força interior há-de chegar até eles.

Recordo um pormenor que não esqueço: a paciência dos teus pais a “distribuir” as moças (tuas amigas) que iam ao cuidado deles aos bailes do Sporting ou do Benfica, mesmo à porta de casa da cada uma: “Vá, vamos lá, quero ver-vos a entrarem.” E os nossos pais a perguntarem-nos antes dos eventos: ”Com quem vêm? Com o Dr. Val Costa? Então podem ir!”. Lembras-te? Eram uns queridos!

1 comentário: