sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Prenda de Natal


A Acácia do quintal tinha começado já a florir e como estavam lindos os seus ramos!
Os mais pequenos batiam palmas de contentes ao descobrir cada dia, na velha acácia, mais uns botõezinhos vermelhos!


- Mamã quando ela estiver toda florida será Natal e falta tão pouco tempo… que bom! O Menino Deus vai nascer outra vez para nós.
Beatriz escutava distraída as vozes dos seus filhos, preocupada em procurar, na sua pobreza material, um tesouro escondido com o qual pudesse realizar os sonhos infantis… mas não encontrava nada… tão pouca coisa havia em casa! Mas era preciso inventar, criar qualquer coisa que os satisfizesse, que os fizesse sentir como os outros meninos, os meninos ricos como o Joãozinho do prédio bonito da esquina.
-Mamã, o que nos darás neste Natal? É verdade que o Menino Jesus ainda não to disse?
Decididamente não deixavam pensar Beatriz mas ela ria-se com a alegria dos seus cinco filhos.
-Não meus queridos nada vos posso dizer… é surpresa porque, de outra forma, deixaria de ser prenda de Natal. Pronto, não falamos mais nisso e vamos arrumar a cozinha que o pai está a chegar. E todos deitam mãos à obra. Beatriz adorava quando o marido chegava a casa e era atacado pelo bando dos filhos e estendendo os braços para a mulher dizia: Cheguei ao paraíso!
Beatriz era feliz apesar das paredes nuas da sua casa, do mobiliário pobre, das dificuldades monetárias; era rica de calor humano, de compreensão e de amor.
A acácia acabou por florir toda e o Natal bateu-lhes à porta. Os pequenos cochichavam com risadas felizes. Beatriz pensava que as prendas não seriam o que desejava… havia o impossível financeiro. Rebuscou numa velha mala onde guardava coisas da sua juventude à procura do que pudesse transformar, com a sua habilidade, em prendas bonitas.


Encontrou um tecido colorido e moderno. Dali faria um boné muito simpático destes que os miúdos gostam de levar para a escola. Seria para o João Paulo que gosta sempre de parecer bem. De um seu vestido já antigo faria dois bem juvenis para as duas mais novas. Para o Luis Manuel encontrou a capa de um livro em cabedal, já usada, mas com o seu jeito para o desenho, criaria uma capa que ele iria adorar. Trabalhada ficaria como nova.
Para o mais velho é que não encontrava nada que a pudesse encantar. De repente caiu-lhe nas mãos um livro de poemas do seu tempo de estudante e não pensou mais. Seria a melhor prenda que poderia dar ao filho mais sensível que sentia já uma irresistível atracção pela poesia.
Beatriz dispôs-se então a resolver outro problema: o da ementa. Andou à procura de todas receitas mais económicas que lhe permitisse consolar a sua gente com pouca coisa. Serviu-se da sua criatividade e imaginação e de todo o amor para realizar uma ceia de Natal condigna daquilo que a sua família dela esperava.
-Mamã, fazemos também o presépio?
-Com certeza meus filhos.
E à noite, depois do jantar reuniram-se no “cantinho da mãe” como todos chamavam ao local onde Beatriz se sentava para cozer e até mesmo, quando as lides da casa o permitiam, para pensar e sonhar.
Com bocaditos de trapos e de cartão fizeram as figuras que o pai com paciência ia colando João Paulo pintava expressões faciais e que bem que elas ficavam!


Ao desenhar o rosto da Virgem, uma ruga vincou-lhe a testa e a mãe sentiu esta preocupação:
-Que há meu filho?
-Mamã, como hei-de pintar o rosto de Maria? Não o posso pôr a sorrir pois com tantas necessidades que havia na gruta como podia ela sorrir? Eu bem vejo a tua tristeza quando te pedimos pão e tu não tens para nos dar. É a mesma coisa, não é mamã?
-Sim, é a mesma coisa mas, sabes, penso que podes pôr a Virgem a sorrir porque no presépio havia o calor do grande amor entre os três.
Os dias correram e o calendário mostrou a folhinha de 24 de Dezembro, de uma manhã linda e quente com o céu muito azul e um ar perfumado. Em casa, os risos das crianças e a sua alegria faziam daquela manhã a mais sedutora de todas. Mas nem todos riam. Pedro, o filho mais velho, apresentava um rosto fechado e triste. Beatriz entendeu aquele olhar inquieto.
-Queres vir com a mãe ao quintal apanhar uns raminhos de salsa? Pronto! Era o que ele queria ouvir. Seguiu a mãe com as mãos nos bolsos, como um homem grande, com problemas profundos.
-Mamã, já tens a minha prenda de Natal? É que eu queria pedir-te uma coisa…
-Diz, meu filho, se for possível…
-Olha, não sei se conheces o Carlitos, ele é meu colega da escola. Vive só com a mãe porque o pai abandonou-os.
Beatriz entristece-se pelo drama em si e por não poder evitar ao filho os choques que a vida lhe daria.
-Eles não têm nada em casa. São muito mais pobres do que nós e falta-lhes o calor do amor que tu falavas ao João Paulo. Eles vão ter muito frio este Natal, mamã. E sabes… tive uma ideia que não sei se tu e o pai aprovarão.
-Fala meu filho, se for boa com certeza que não diremos que não.
-Eu posso convidar o Carlitos e a mãe a passarem o Natal connosco? Era esta a prenda que eu queria que me dessem.
Beatriz comovida abraçou o filho que tinha entendido bem a mensagem de amor que um Natal sempre traz.
-Sim, podes convidá-los. Ficaremos todos contentes por tê-los connosco nessa noite santa. Vai pois, a correr, dizer-lhes.
Cantando, com um sorriso a bailar-lhe nos lábios e no coração, Pedro saiu a correr de junto da mãe. Beatriz à entrada de casa acompanha-o com o olhar até o ver desaparecer na curva do caminho.
Erguendo os olhos ao céu, Beatriz agradece a Deus aquele Natal pleno de amor e de alegria que toda a sua família iria viver!



126 comentários:

  1. Vieram-me as lágrimas aos olhos depois de ler este lindo conto de Natal...Tanto amor, tanto calor que falta a tanta gente, nesta quadra natalícia. Feliz Natal para a Graça e restante família. C.Mário do Luabo

    ResponderEliminar
  2. Heliz Natal e que a flor da felicidade floresça sempre nessa alma tropical!

    ResponderEliminar
  3. Tudo muito bonito, Graça !

    HAPPY XMAS !

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Acabei de ler emocionada. LINDA,linda história de Natal e só podemos agradecer por esse momento tão lindo aqui!

    beijos e desejo um Natal muito feliz, cheio de bênçãos e alegrias e que a luz brilhe em cada coração! chica

    ResponderEliminar
  5. Querida Graça

    Senti-me bem ao estar presente neste belo conto e em florir no Natal.

    Não tenho nada para oferecer-lhe. Apenas palavras, as minhas. Por isso e na sequência do seu texto, aqui fica este poema feito há já uns quantos anos... que eu sou uma acácia de tronco velho...


    "qual o motivo, Senhor?


    naquela escura e sombria rua
    onde o sol parece nunca entrar
    brinca uma loira criança nua
    que não percebe da vida o falar

    corre atrás de fúteis ilusões
    ante o olhar amargurado da mãe
    que como ela abraçou razões
    esperanças pagas com desdém

    sonha com reinos de riqueza
    perdida naquela escura rua
    aquela criança rica de pobreza

    porquê, ó Senhor, lhe dás fantasias?
    e deixas os olhos da inocência nua
    perderem-se em proibidas utopias?"


    Um Bom Natal, Graça!
    Muita Luz!

    Carinhosamente, um beijo

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, minha "Acácia Rubra" por esta bela prenda de natal! Acolho-me debaixo dos teus ramos e partilho contigo a Amizade que trago no coração.
    Feliz Natal!
    Beijos.
    Graça

    ResponderEliminar
  7. "Mamã, como hei-de pintar o rosto de Maria? Não o posso pôr a sorrir pois com tantas necessidades que havia na gruta como podia ela sorrir?"

    Seu conto me fez sorrir...

    ResponderEliminar
  8. Graça,
    e eu que sou "dura na queda", fiquei emocionada ao ler tua história. Lembrei do meu tempo de criança, éramos sete irmão (ainda somos), e na nossa casa sempre tinha lugar pra mais alguém...
    Não tínhamos acácia, mas tínhamos plumérias, que chamamos jasmins e florescem nesta época de Natal.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  9. Olá Graça! Passando para te cumprimentar e apreciar esta bela história/estória de Natal. Feliz o Carlitos por ter um "AMIGO" na verdadeira expressão da palavra. Se existissem muitos Pedros como esse o mundo seria bem melhor.

    O Natal está chegando, mais um final de ano que aos poucos vai se aproximando, e cada vez mais forte está a minha esperança do dever cumprido neste 2011. Procurei fazer o possível para agradar, tanto com o que postei de terceiros, quanto com as ínfimas baboseiras que criei.

    Hoje estou iniciando uma pausa para descansar um pouco a cuca e a carcaça, analisar os erros e os acertos, e dar uma arrumadinha no nosso humilde espaço, prometendo, se “DEUS” quiser, retornar em janeiro para dar continuidade às atividades.

    Aproveito a oportunidade para apresentar as minhas desculpas àqueles que, de alguma forma, não agradei com as minhas postagens, e agradecer a todos indistintamente, amigos(as) e seguidores(as), pelo carinho, compreensão e, principalmente, pelo grande apoio que é de vital importância neste mundo virtual, esperando no próximo 2012, continuar sendo merecedor dessas ímpares e valiosas companhias. Muito obrigado de coração.

    A todos, um “Maravilhoso NATAL” e um “Fantástico ANO NOVO”, não com fortuna, mas, com muitas felicidades.

    “QUE 'DEUS' SEJA LOUVADO”

    Arte & Emoções
    Rosemildo Sales Furtado.

    ResponderEliminar
  10. História comovente, Graça!
    Um lindo Natal e que Deus continue te iluminando!
    bj,

    ResponderEliminar
  11. Graça amada!
    Como sempre as lágrimas correram livres ao ler-te. Quem nos dera que fosse assim sempre... A ocupação com o próximo, a partilha amorosa do pouco ou muito que temos com aqueles que nada tem. Nesses tempos, faço sempre um pedido ao Pai Noel: que esse espírito natalino,que invade a todos, permaneça ao longo de todos os dias do ano. Um dia ele há de me trazer esse presente.
    Desejo a você e seus amados um NATAL cheio de graças e um ano novo abençoado!
    Beijuuss n.a.

    ResponderEliminar
  12. Linda prenda de natal esta que tu nos ofereces, Graça. Um Natal de amor para ti. Beijos.

    ResponderEliminar
  13. Minha querida,

    vim deixar aqui o meu abraço e o meu carinho pra ti. Tenho saudades suas...
    Como é gostoso vir aqui, eu sempre fico emocionada com todas as tuas letras!

    Beijos no seu coração!!

    Boas festas!!!

    ResponderEliminar
  14. Querida Amiga.
    Amei um texto seu e levei para postar no meu blog convido a dar uma olhadinha e ver se gostou.
    Lindo final de semana beijos no coração.
    Evanir

    ResponderEliminar
  15. É comovente esta sua história de Natal, minha amiga, mas digo sempre que é mais fácil de se encontrar amor e alegria nos lares mais pobres, porque eles tem a simplicidade e o amor a Deus que muitas vezes falta aos mais abastados...

    Beijos e um bom final de semana para você

    PS - Que linda está sua casa, vestida para o Natal...

    ResponderEliminar
  16. Olá; Graça!

    Ternurenta, e linda como a acácia que anuncia aqui este Natal, é esta história que tu aqui nos contas.História dum antigamente que a muitos deixa saudades, e que a muitos mais bem poderia servir de exemplo de como se pode afinal ser feliz com muito pouco, quando não nos habituamos a esperar e exigir muito ...

    Parabéns pelo belo texto!

    Bom fim de semana; beijinhos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  17. Graça. Boa noite!
    Bem retratado aqui o espírito natalício, uma história de amor que me deixou enternecida.

    Beijinho, com votos de um Santo e feliz Natal.
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  18. Querida Graça

    O Amor opera milagres e este conto de Natal, tão lindo e tão bem escrito, vem demonstrá-lo. Um exemplo a seguir, tudo tem valor, não é necessário muito para que a harmonia nos bata à porta.

    Um Santo e Feliz Natal.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  19. Um Feliz Natal pra ti e toda sua família minha amiga querida, que a paz de Jesus esteja com todos...beijos.

    ResponderEliminar
  20. Graça querida
    Comovente esta história cheia de carinho e amor,que por incrivel que pareça é nas pessoas mais necessitadas que encontramos senceridade amor para ajudar o próximo, é neles que se encontra a mais pura humildade.

    Bom Natal tudo de bom para ti querida e aqueles que mais amas.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  21. Obrigada por esta linda prenda de Natal.

    Beijo meu.

    ResponderEliminar
  22. Lindo texto bem apropriado para esta época natalicia.Ternura e sensibilidade é o que encontro sempre que por aqui passo.Um abraço e Feliz Natal

    ResponderEliminar
  23. TOcante a história! Belíssimo o blog com os enfeitos natalícios. Um beijo e um SANTO E FELIZ NATAL, Graça!

    ResponderEliminar
  24. .

    .

    . graça,,, .

    .

    . desejo.Lhe . um Santo e feliz Natal .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderEliminar
  25. Bonjour Graça, vous êtes la bienvenue dans la prairie, merci pour vos mots...

    Je vous souhaite de joyeuses fêtes

    Amitié

    ResponderEliminar
  26. Beatriz é muito parecida com alguém que eu conheço, Graça!

    até fiquei comovida

    e assim, onde cabe sempre mais um,
    porque o coração não tem medidas certas

    desejo um Feliz Natal!

    um beijo

    manuela

    ResponderEliminar
  27. Amiga Graça.Fiquei enternecida com o conto de Natal,a simplicidade e a solidariedade desta família para com os outros é uma demonstração que quando se quer se é feliz com pouco.Ultimamente se vive com abundância e o amor e solidariedade fica para depois.
    Beijinho,Feliz e Santo Natal desejo

    ResponderEliminar
  28. Um belo conto de Natal a deixar "dicas" importantes tendo em conta a austeridade que se vive. Uma história de Amor e de Família de acordo com a quadra que atravessamos.


    Um beijo e um Feliz Natal

    Lídia

    ResponderEliminar
  29. Desejo felicidade,
    prosperidade, saúde,
    realizações, paz e tudo
    de melhor para você e toda
    a sua família nestas festas.

    Feliz Natal! Feliz Ano Novo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Lindo texto Graça... gosto tanto teus escritos.

    Um Feliz Natal pra ti.

    beijos
    Anne

    ResponderEliminar
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  32. Honrada com sua visita ao meu blog. Vim até aqui e estive olhando e adorando tudo. Já estou te seguindo. Beijos Boa semana!

    ResponderEliminar
  33. Façamos de nossa vida uma extensão da noite de Natal,renascendo continuamente em amor e fraternidade. Natal, noite de alegria, canções, festejos, bonança.
    Que seu coração floresça em amor e esperança!

    ResponderEliminar
  34. Minha querida amiga Graça!

    Esta prenda de Natal
    é também minha pertença
    vai ficar num lugar especial
    para que eu nunca me esqueça

    Uma casa velhinha
    uma acácia em Flor
    era muito pobrezinha
    mas cheia de muito amor

    Como podia a mãe sorrir
    tinha vontade era de chorar
    quando um filho lhe vai pedir
    pão,e ela não tem para dar

    Este conto tão bem escrito
    nesta altura do Natal
    como tudo é mais bonito
    qundo o pouco bem dividido
    dá para mais gente afinal

    Tanto lá como aqui, me fizeste
    emocionar, és muito especial
    mesmo quando não é Natal.

    Ainda sou capaz de passar
    por aqui antes do Natal,

    Beijinho,
    José.

    ResponderEliminar
  35. Minha querida Gracinha

    Comovente...intensa e profunda esta história que me encheu o coração de calor.
    E como tu descreves bem os sentimentos de cada um.

    Deixo o meu beijinho carinhoso
    Rosa

    ResponderEliminar
  36. Preciosa entrada, que estas fechas entrañables, llenas de paz y felicidad, tengas unas felices fiestas.
    un abrazo.

    ResponderEliminar
  37. Belíssima e emocionante. Snif...
    Que prenda mais linda, Graça! Obrigada!
    Te desejo uma noite de Natal com harmonia e alegria.Elas se completam, não é?

    Um beijinho e obrigada por sua palavras.

    ResponderEliminar
  38. Sim, Preciosa Amiga de um Enorme pensamento: O amor!
    Parabéns. Realmente, concordo consigo onde houver amor há tudo, mas tudo mesmo.
    Excelente lição de vida que já sumariei em mim.
    Beijinhos amigos ao seu encanto literário fabuloso e perfeito.
    Beijinhos de Feliz Natal em família.
    Com respeito e sempre a admirá-la.
    Agradecido pela sua visita no meu blogue e pela ternura e carinho de magia pura lá expressos que adorei.

    pena

    ResponderEliminar
  39. Sim, Preciosa Amiga de um Enorme pensamento: O amor!
    Parabéns. Realmente, concordo consigo onde houver amor há tudo, mas tudo mesmo.
    Excelente lição de vida que já sumariei em mim.
    Beijinhos amigos ao seu encanto literário fabuloso e perfeito.
    Beijinhos de Feliz Natal em família.
    Com respeito e sempre a admirá-la.
    Agradecido pela sua visita no meu blogue e pela ternura e carinho de magia pura lá expressos que adorei.

    pena

    ResponderEliminar
  40. Minha querida Graça
    Perdão pelo “copy & paste”, mas não dá para individualizar…
    Trago votos de BOAS FESTAS, fazendo minhas as palavras de Gandhi…
    “Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos;
    A consciência de aprender tudo o que for ensinado pelo tempo afora;
    Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem;
    A capacidade de escolher novos rumos;
    Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável:
    Além do pão, o trabalho; Além do trabalho, a acção.
    E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
    O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."
    (Gandhi)

    BOM E SANTO NATAL E FELIZ ANO NOVO

    PS - Obrigada pela visita e votos de Natal feliz.
    Que engraçada coincidência - eu também estou rareando as minhas visitas aos blogs amigos (conforme informo no meu penúltimo post) exactamente porque estou a escrever o meu segundo livro - e precisamente sobre África (as minhas três Áfricas...)
    Quando o tiveres editado por favor informa-me pois vou querer um exemplar. Tenho a certeza que vou adorar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. GRAÇA SUBLIME AMIGA,
    Magnífico texto. É a mais bela prenda de Natal que nos poderias oferecer. O Amor exemplar daquela Mãe operou milagres e os filhos não o desmereceram.
    Um beijo, com os meus melhores votos de um BOM NATAL e um NOVO ANO com muita SÁUDE e FELICIDADE.
    Jorge

    ResponderEliminar
  42. Olá Graça

    Comovente e sensibilizante texto. Uma lição de vida.
    O amor familiar, a união, partilha são a melhor prenda de Natal.
    Valores que hoje são substituídos pelo consumismo.

    Parabéns por tão belo texto.

    Beijinhos e Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  43. Olá, amiga!

    Hoje venho simplesmente desejar-lhe
    uma excelente Quadra Natalícia!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  44. Querida Graça

    Dezembro é um mês de reflexões,
    nos lembramos de pessoas que
    partiram, nos alegramos com os
    novos amigos que chegaram,
    queremos perdoar e esquecer,
    queremos abraçar e presentear...

    Mas, não existe maior emoção e
    alegria que saber que Jesus veio
    ao mundo para nos confortar, dar
    amor, caminhar ao nosso lado e
    pegar na nossa mão quando tudo
    se mostra difícil...

    Desejo a você votos de um
    Feliz Natal; um ano novo cheio de
    realizações pessoais e profissionais,
    e agradeço a Deus por colocar em
    meu caminho pessoas tão especiais.

    Beijos!
    Maria Cristina Gama

    ResponderEliminar
  45. Estamos a poucos dias do Natal esse dia especial que vemos passar por nós
    incansavelmente ao longo de toda a vida.
    vamos abrir as portas dar ao Menino Deus as boas vindas ao aniversáriante.
    Um Feliz Natal ..Paz Amor E Luz De Jesus.
    Obrigada por estar presente na minha vida no decorrer desse ano que breve chegara ao final.
    Deus permita que nossa amizade seja iluminada pelo menino Jesus.
    Um dia lindo.
    Um Natal De Felicidade Para Você Familia E Amigos.
    Beijos ternos e carinhosos.
    Evanir.
    Tem um presente de Natal no blog se gostar esta a seu dispor.

    ResponderEliminar
  46. Olá Amiga Graça
    Antes de mais obrigada pelas suas palavras.
    O facto de ter chamado a policia, ainda piorou, pois como forma de vingança já por duas vezes (a 1ª vez, foi quando chamei a polica, no sábado à noite à meia-noite) fecham um cão que têm, na cozinha, que fica mesmo ao lado da minha sala, e saiem todos, e o cão, chora, ladra e uiva até à hora que chegam, que ainda ontem era 00.30h.
    Só pode ser de propósito, claro está, porque até à data nunca se ouviu o cão, a não ser de dia, mas é normal, sendo a fala dele.
    Enfim...
    Adorei o seu texto.Uma bela história, sem dúvida alguma! Como todos os textos que tenho lido aqui.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  47. Feliz Natal e um Bom Ano de 20112, com a mesma inspiração de sempre.
    Cumps

    ResponderEliminar
  48. Olá, Graça!

    Com ou sem chocolates na árvore, que este Natal tenha um sabor doce para ti e os teus:BOAS FESTAS; FELIZ NATAL, são os meus votos - com um beijinho amigo.

    Vitor

    ResponderEliminar
  49. Em tempos de agitação e bom andar com passos leves e deixar que velhas história nos recordem coisas da infância.
    Que nascer no natal seja renascer e rever, rebrotar e ter o espírito leve e alegre.
    Abração.

    ResponderEliminar
  50. É este o espírito de Natal que está cada vez mais ausente, amiga Graça, e que tanto nos falta.
    Comovi-me, como certamente todos os que te lêem, pois é impossível não o fazer.

    Se todos dividíssemos, mesmo o pouco que temos, o mundo seria um constante Natal.

    Beijinhos
    Boas Festas.

    ResponderEliminar
  51. Querida amiga que história linda e comovente. Esse é o espiríto do Natal o partilhar o que temos com quem mais precisa. Aproveito para desejar um Natal muito Feliz e que o novo ano seja repleto de alegria, saúde, paz e amor. “A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (autor desconhecido)
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  52. Muuuuito bonito, Graça!!

    Feliz Natal e Ótimo Ano Novo!!

    beijos

    ResponderEliminar
  53. E eu aqui, fiquei a chorar.
    Vi toda a cena e não tinha como não me emocionar.
    Era mais ou menos isso que minha mãe contava sobre a minha avó, aí, nesta terra tão querida.
    Com 7 filhos e uma vida difícil, sempre tinha o pão guardado para quem à porta chegasse com fome.
    São corações assim que levam a verdadeira mensagem da caridade.
    Feliz Natal minha querida Graça e que o Pai te abençoe e a tua família.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  54. Voltei!!!
    Se me permites, este conto encerrará os meus posts de Contos de Natal.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  55. Querida amiga, adorei o conto de Natal...

    Agradeço o carinho deixado no meu Oceano, desejo-lhe um Feliz Natal e um Excelente 2012.

    beijinho
    oa.s

    ResponderEliminar
  56. Olá minha querida.
    Passei para desejar um Santo Natal, repleto de alegria e algumas prendinhas.
    Tudo de bom!
    Beijinhos,
    M. Céu
    http://coisasgirasmcf.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  57. Um conto lindo como só tu sabes contar.
    Lembrando os nossos natais africanos, à beira dos Bons Sinais, saudosamente!
    Beijo amigo.
    Teresa (Quelimane)

    ResponderEliminar
  58. Um conto maravilhoso,pleno de ternura. Lindo!...
    Estou emocionado.

    Agradeço a sua visita em meu espaço e sua palavras tão amáveis.
    Seu blog é muito aconchegante.
    Desejo-lhe e a toda a sua família um Natal muito abençoado e que o próximo ano seja de muita Paz.
    Beijos

    ResponderEliminar
  59. Querida Graça, para ti e família um,
    Feliz Natal.

    Quisera
    Eu neste
    Natal, armar uma
    Árvore em meu coração
    E neste pendurar, em vez de
    De bolas, os nomes de todos os
    Meus amigos. Os amigos de longe Os
    de perto. Os antigos e os mais recentes
    Os que vejo em
    Cada dia e os que
    Raramente Encontro.
    Os sempre lembrados e
    Os das Horas alegres. Os
    Que sem querer, eu magoei
    Ou sem querer me magoaram.
    Aqueles a quem conheço profun-
    damente E aqueles a quem conheço
    Apenas a aparência. Os que pouco me
    Devem e aqueles a quem muito devo. Meus
    Amigos humildes e meus
    Amigos importantes. Os nomes
    De todos que já Passaram pela minha
    Vida. Uma árvore de raízes Muito profundas
    Para que seus ramos nunca Sejam arrancados
    Do meu coração. De ramos
    Muito extensos que novos
    Nomes vindos de todas as
    Partes venham juntos aos
    Já existentes. Uma grande
    ***************************
    Árvore de sombras agradáveis
    =========================
    Para nos agasalhar neste Natal.


    Meu amigo e Amiga virtual
    Nobres amigos, amigos do povo
    Vos desejo um feliz Natal
    E um próspero Ano Novo

    Um beijinho,
    José.

    ResponderEliminar
  60. Ô Graça, que lindo conto!... Emocionante. Eis aí o verdadeiro espírito do Natal. Descrito com maestria por essa sua sensibilidade ímpar.

    Amiga, desejo-lhe muito Boas Festas; um 2012 de muita saúde, muito amor e muita paz. Beijo no seu coração. Abraço bem apertadinho. Inté, minha querida!

    ResponderEliminar
  61. Oi, Graça! Passando para lhe desejar Boas Festas e um ano cheio de novas ideias e realizações!
    Agradeço, também, sua participação sempre amiga, sempre presente. Até 2012!

    Grande abraço e meu carinho a você.
    Tais Luso

    ResponderEliminar
  62. Querida Graça,

    ando devendo tanto aos amigos que prezo tanto.
    Desculpa minha ausência... mas é só física, pois que moras há muito no meu coração por tua delicadeza e fraterna presença!

    Quero deixar meus votos de um Natal pleno de amor de Jesus, que sejas muito muito feliz!
    E que 2012 venha sem tantas atribulações... que sejam mais calmos os caminhos. Principalmente o teu, que seja o mais suave dos caminhos!

    Muitos beijos no teu coração!

    ResponderEliminar
  63. Graça, minha querida,
    Pedro chegou!!! Veio montado em um cavalo branco que pegou com Papai Noel. Entregou-me o mimo, o que me deixou muito feliz.
    Adorei meu presentinho que veio carregado de carinho. Obrigada.
    Pedro ficou de voltar aqui para levar o seu presentinho que ainda estou a preparar. Enquanto isto, ele passeia em seu cavalo branco.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  64. Encandora época, quando nascem brotam histórias tão linda, acácias e toda a natureza de fortes e verdadeiros sentimnetos, repletos de amor.

    Que sejam perenes, esses sentimentos, a partir dessa quadra natalina, seguindo-se pelo Ano Novo em diante >>>>

    Tenho um prenda na Cadeirinha, que compartilho com todos que comigo estiveram no decorrer de 2011.

    Beijinhos, Graça,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  65. Um conto cheio de ternura e que é ou devria ser a imagem desta quadra. Gostei.
    Monhé

    ResponderEliminar
  66. Graça querida!
    O Natal está bem próximo...
    "Papai Noel, neste Natal eu desejo que a "Paz e a Harmonia" encontre moradia em todos os corações.

    Que a Esperança seja um sentimento constante em cada ser que habita este planeta.

    Desejo que o Amor e a Amizade prevaleçam acima de todas as coisas materiais.

    Que as Tristezas ou Mágoas, sejam banidas dos corações,
    dando lugar apenas ao Carinho.

    Que a "Dor do Amor", encontre o remédio em outro Amor.

    Que a "Dor Física", seja amenizada e que Deus esteja ao lado de todos, dando muita força, fé e resignação.

    Que a Solidão seja extinta, e no seu lugar se instale
    a Amizade Verdadeira, e o Companheirismo.

    Que as pessoas procurem olhar mais a sua "volta", e não tanto para "si" mesmas.

    Que a Humildade e o Respeito residam na Alma e no Coração de todos. "Que saibamos Amar e Respeitar o Próximo como a nós mesmos".

    Desejo também que meu pedido se realize não só neste Natal,
    mas em todos os dias de nossas vidas!"
    (Desconheço a Autoria)

    Um lindo Natal para você!
    Feliz 2012!!!

    ResponderEliminar
  67. Bom dia Graça:

    Um post muito belo que me faz recordar os tempos de menino e moço onde também as dificuldades da vida se impunham para que pudesse ter coisas de luxo ou grandes vistas para ornamentar o presépio como agora se pode fazer.

    Os bonecos de papel ou cartão pintados a lápis de cor era o que se usava para tal fim onde juntamente com o pinheiro vindo de um qualquer pinhal ás escondidas do dono representava a árvore no conjunto dessa quadra.

    Tempos muitos difíceis mas que nunca serão esquecidos pela beleza e simplicidade que neles existia.

    A união familiar em conjunto com os amigos era também parte dessa festa que nos alegrava o coração numa simples mas feliz quadra natalícia.

    Parabéns amiga por mais um excelente post aqui no teu cantinho muito belo.

    Bjos, paz amor e felicidades te desejo neste Natal e Próspero ano Novo.

    ResponderEliminar
  68. Que beleza a sua história! Uma família que conhece o verdadeiro sentido do Natal.

    Querida Graça, que o Deus-Menino derrame sobre você e família inúmeras bençãos. Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  69. Querida amiga,

    É Natal...
    Um momento doce e cheio de significado para toda a nossa vida...
    É tempo de repensar valores,de ponderar sobre a vida, e tudo que nos cerca.
    É o momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperanças que mora dentro do nosso coração para termos um mundo com muito mais Amor e Paz!!!
    Desejo a você e toda a sua família um Natal abençoado e cheio de alegria.
    FELIZ NATAL!!!!!

    Beijocas de luz e paz...

    ResponderEliminar
  70. Uma maravilha a sua narrativa ! É preciso viver o verdadeiro espírito de Natal!
    Feliz Natal com muita Paz e Esperança.

    ResponderEliminar
  71. Querida Graça, ti auguro un Felicissimo Natale, io sto bene, e speriamo sia sempre così!
    Un bacione grande grande,
    AranciOnissimA

    ResponderEliminar
  72. Querida Graça:
    Comovente esta história de Natal! Linda esta união familiar na adversidade. O papel da Mãe sofrida que tudo faz para ver os outros felizes. E como a melhor prenda de Natal que se pode dar a alguém, nada tem a ver com bens materiais. Darmos amor a alguém, é afinal a melhor prenda de Natal que podemos receber.
    Um Santo e Feliz Natal e que o ano de 2012 te traga saúde e paz.

    ResponderEliminar
  73. Amiga Gracita, minha querida, desejo a si a todos aqueles que você traz em seu coração um NATAL e ANO NOVO carregados de PAZ, AMOR e muita SAÚDE!!! Imenso abraço!!!!

    ResponderEliminar
  74. Hola Grace que bonitas son tus entradas,
    que tengas unas felices fiestas,
    ¡feliz Navidad!.
    un abrazo.

    ResponderEliminar
  75. Oi Graça,
    O conto é lindo e emocionante, além de trazer a mensagem do verdadeiro espírito do Natal.

    Que este espírito faça morada em nossos corações!

    Desejo-lhe um Natal repleto de bençãos, de amor, paz e muita alegria.

    Que 2012 seja próspero e de grandes realizações!

    SAÚDE E PAZ, SEMPRE!

    Obrigada pelo carinho da convivência neste ano que ora se finda.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  76. Minha querida Gracinha

    Como sempre os teus contos emocionam de tão pedaços de vida que são...que o espírito de Natal esteja sempre no nosso coração em todos os dias do ano.
    Feliz Natal para ti e todos que te são queridos.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  77. Como de costume, cá encontro belas surpresas. Belas palavras. Grande abraço e boas festas, amiga.
    Au revoir.

    ResponderEliminar
  78. PASEI PARA TE DESEJAR UM NATAL DE LUZ COM SAÚDE E FELICIDADES. QUE O MENINO JESÚS LHES ABENÇÕE. O CONTO É MUITO LINDO, COMOVENTE ATÉ O IMPORTANTE E TERMOS SAÚDE E MUITA FÉ EM DEUS ,O RESTO DAREMOS UM JEITO .UM ABRAÇO AMIGA GRAÇA, OBRIGADA POE SER MINHA AMIGA.Um ABRAÇO DE MUITO CARINHO CELINA

    ResponderEliminar
  79. Graça, seu conto de Natal muito tem a ver com o que postei no "Luz", mas não o fiz de modo tão emocionante!! Eu poderia pensar: "É só um conto", mas sei que muitas pessoas passam sozinhas a noite de natal. A família que apresentou serve de exemplo. Por que não dividir o pouco que se tem?
    Feliz Natal!! Muitas alegrias e carinho junto aos seus!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  80. Querida Graça, minha amiga linda!

    Por um Natal melhor, mais fraterno... diferente.

    ""Sou uma árvore de Natal diferente

    Um dia senti,
    Que a terra ardia.
    Pensei, ser eu
    Que estava febril,
    Delirante,
    Ou tinha mesmo acordado
    Atordoada,
    De uma noite mal dormida.
    O tempo era de Verão,
    O vento que soprava
    E a gente que passava.
    Grande era o alarido
    Que num instante
    Virou clamor e fundiu o espanto
    Em pranto de dor.
    Não estava febril, afinal,
    Nem mesmo mal acordada.
    Tudo ardia em meu redor
    Ao som de gemidos e estalidos
    Em tom de sinfonia gritada,
    E logo em cinzas eu via
    A minha terra,
    A minha gente,
    O meu adro
    E o meu terreiro…
    Holocausto em nome de nada.
    A dor foi passando
    Como a água do ribeiro
    Ao encontro da outra margem.
    Do meu chão,
    Erva verde, frágil e mansa
    Foi crescendo,
    Relembrando a cada instante
    A minha solidão,
    A negrura,
    Que em tom de amargura
    Se havia instalado
    Em todo o canto de mim.
    Sem ramos, nem folhas,
    Sem filhos, nem amigos
    Desistia da vida,
    Mesmo,
    Que o vento me açoitasse
    E as lágrimas teimassem
    Em saltar porta fora.
    O tempo foi passando
    Estirada naquele chão,
    Espreitava o dia acontecer,
    No desejo de me arrastar
    Para além do mar.

    Um dia,
    Um outro dia…
    O chão estremeceu.
    Do céu, uma fresta de luz
    Incandesceu,
    E não sei mesmo
    O que me aconteceu.
    Senti mãos,
    Escutei vozes,
    E fiz viagem até esta paragem.
    E aqui estou eu!
    Nesta sala iluminada,
    Neste sítio ajeitado no abraço,
    Neste canto todo feito de ternura.
    Continuo feia e queimada,
    Ressequida e enquistada,
    Não mo lembrem, …sei bem.
    Mesmo sem ramos, nem folhas,
    Mesmo tendo perdido o vigor
    E a robustez doutros tempos,
    Neste espaço tão mimado
    E com laços brancos enfeitada,
    Sinto-me noiva, amante
    Deste tempo de Natal.
    Saibam de mim!
    Escutem a voz do meu coração,
    Olhem bem em meu redor…
    E mesmo que a noite seja fria
    Não há maior alegria
    Do que aquela
    Que a minha alma canta.
    De braços queimados,
    E toda vestida de branco,
    Oh gente de Campos,
    Oh gente desta terra
    Bem-haja!
    Obrigada.

    Natal de 2011
    Poema de Maria José Areal"


    Beijo da tua amiga

    ResponderEliminar
  81. Um natal cheio de sonhos e paz.
    Beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  82. Graça querida
    Voltei para deixar meu beijinho e uma flor.

    Feliz Natal

    ResponderEliminar
  83. Graça,

    Aqui já é Natal, com texto tão lindo!

    Feliz Natal! E que tenhamos paz no ano vindouro.


    Um beijo,

    Linda Simões

    ResponderEliminar
  84. Graça... FELIZ NATAL E ANO NOVO.
    Tenho dos cartões pra vc no Blog SELINHOS PRESENTES...


    Beijo

    ResponderEliminar
  85. Graça, passei para desejar um abençoado Natal . Que o menino Jesus fique durante o ano de 2012 bem pertinho de ti . Mil BJs

    ResponderEliminar
  86. Comovente este lindo texto amiga. Realmente muitas vezes pensamos que não temos quase nada, mas infelizmente há sempre aqueles que não teem mesmo nada.
    Desejo-lhe um Santo Natal e que 2012 lhe traga tudo o que deseja.
    Um abraço e FESTAS FELIZES

    ResponderEliminar
  87. Oi Graça, lindo conto... como dizem; "o pouco com deus é muito, e este pouco com amor é tudo" Pena que pocos lembrem que Natal é festa de confraternização e amor e não só comercio de vaidades. Estive ausente e deixo aqui meu abraço a você desejando-lhe um Natal repleto de amor e um ano novo pleno de luz. bjs

    ResponderEliminar
  88. Olá minha linda amiga !
    quero desejar um Natal cheio de luz, amor e muitas benções pra ti e os seus.
    agradecer sua presença sempre.
    OBRIGADA!!!!
    espero que ano que vem possamos continuar a cultivar nossa linda amizade!
    BOAS FESTAS!!!
    volto só fim de Janeiro

    ResponderEliminar
  89. Oi, amiga!
    O teu blog tá cada vez mais lindo.
    Um maravilhoso NATAL prá ti também.
    Obrigada pelas palavras bonitas, sempre.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  90. Após ter lido teu lindo e emocionante texto, é com lágrimas nos olhos que te desejo a ti, amiga, e tua família um felicíssimo Natal.

    ***
    Beijinhos no coração****


    *.* . + _/\_. * . * .. + . * . * . * * .. * *
    *. +. * ),” ( . * . + * . +. + . * .+ . * + . * . * . * .
    ………..{_}
    ……… /……\\…………_/\_
    …….. /……..\\………*>,”<
    ……. /_____\\\……*Silent Night,
    …. {`______`}\\….* , + * Star Above,
    ….././..o….o..\\\\\…….._/\_
    …(….(__O__)…)\\…….>,”<
    …{………u….`-”}\\\..+ *.*.+.*.+ Blessed Gifts
    … {………………}\…..*,+*.._/\_ * + . of hope
    …. /{…………..}\\………*,..>,”< + * *+and love,
    … /….”…………”…\\…*……..*
    .. /_/……`”`…..\\\\_\\..* + ., * * , +*
    ..{__}##{ ]##{__}\
    ..(_/\\\\\\\|\\\\\_/\\_)\..Have a Joyous Christmas Season!
    …….|___|___|\\……..+ * , . * ** * , . * +
    ………..|–|–|\\\…….+,*+..*
    ……….(__)`(__)\\\\\\
    ¤°.¸¸.•´¯`**’¤°.¸¸.•´¯`*¤°
    …………..MERRY CHRISTMAS……………..

    ResponderEliminar
  91. Feliz Natal e uma Ano Novo que, não sendo próspero (pelo menos a acreditar nos mensageiros das más notícias), sirva para concretizar os nossso objectivos terrenos.

    ResponderEliminar
  92. …………()
    …………( )
    ………|░░░|
    ………|░░░|
    ………|░░░|
    ………|░░░|
    °º♫✿ ♪FELIZ
    °º✿ NATAL!!!
    º° ✿♥ ♫° ·.

    ……………¨♥*✫♥,
    ………,•✯´………´*✫
    …….♥*……………. __/\__
    …….*♥…………… ..*-:¦:-*
    …¸.•✫……FESTAS FELIZES !!!!

    ____/)___/)______./¯"""/')
    ¯¯¯¯¯¯¯¯\)¯¯\)¯¯¯'\_„„„,\)

    【© Jota Ene 2011 ™】

    ResponderEliminar
  93. Lindo conto Natalicio!!! As acácias....recordam-me "A Cidade". A cidade das acácias onde, (parafraseando alguém) fui muito feliz.
    "Melhor do que todos os presentes por baixo da árvore de natal é a presença de uma família feliz".
    BOAS FESTAS e um Novo Ano cheio de desejos realizados.

    ResponderEliminar
  94. Olá Graça
    Desejo a você e família um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações e muito amor.
    Bjux

    ResponderEliminar
  95. Graça, deixo a vc todo meu carinho e desejo de celebrações com muita paz e alegria. Que 2012 traga a vc ainda mais energia e que possa iluminar sempre a todos.

    Grande beijo, muitos sonhos, muitas realizações, muita paz e muito AMOR.

    Beijos

    www.luzcameradiversao.com

    ResponderEliminar
  96. Um Feliz Natal e um 2012 que contrarie tudo o que dizem dele. Gostei do conto, como sempre uma delicia de se ler.
    Monhé

    ResponderEliminar
  97. Que belo conto Graça!
    Ricos são aqueles que possuem o coração cheio de amor, do amor tudo pode brotar e ser construído, como Beatriz o fez coma s coisas de sua velha mala e Pedro fez ao amigo e sau mãe. O amor é o mais precioso dos bens.

    Desejo a você e à sua família, Graça, um Natal abençoado de luz e amor.

    ResponderEliminar
  98. Olá!

    Só passei para deixar um abraço e desejar um Feliz Natal na companhia de quem a Graça mais ama.

    Estes são também os votos dos meus amigos do Farol, Tétis e Poseidón)

    Obrigado por esta linda mensagem, comovente.

    ResponderEliminar
  99. Oi Graça!
    Emocionada desejo-lhe um Bom NatAl e um Bom Ano Novo.
    Seja Feliz
    Herminia

    ResponderEliminar
  100. Voltei pra desejar FELIZ NATAL, hoje no dia em que todos nos reuniremos pra festejar...beijos,chica

    ResponderEliminar
  101. Que o seu Natal seja de muito amor, paz, serenidade, reflexões, união e harmonia em família, e que a verdadeira essência desse dia, que é o amor e a mensagem de paz do Menino Jesus esteja na alma e no coração de todos,,,UM FELIZ NATAL...beijos

    ResponderEliminar
  102. Oi Graça!!!
    Quero te desejar todas as felicidades possíveis.
    Que você, todos seus amigos e familiares.
    Tenham um natal com muita paz amor e harmonia.
    Que o Ano Novo traga para todos nós um mundo melhor,
    Mais justo e com mais amor e compreensão.
    Feliz Natal e Prospero Ano Novo.
    Beijinhos
    Ângela Guedes

    ResponderEliminar
  103. Olá Querida Graça.. ...

    Vim aqui te agradecer pelo carinho de tuas palavras que tanto edificam, tuas visitações tão preciosas pra mim, e amizade virtual e te desejar um Maravilhoso Feliz Natal, de paz, alegrias, carinhos , amores, saúde(mais que tudo!) e harmonia, e um Novo Ano cheinho de renovos e realizações.

    Feliz Natal e Boas Festas à você e seus entes queridos!
    Grande beijo no coração!
    Lecy'ns

    ResponderEliminar
  104. GRAÇA

    fiz HOJE o meu post de NATAL no
    "Momentos Perfeitos"...

    no outro blog já fiz há 3 dias sobre a minha ida ao Circo de Natal, com os netos.

    Convido-te a vires espreitar,
    embora muito diferentes,
    têm o seu conteúdo.

    No entanto não deixo de aqui formular um desejo para todos nós:
    Que nenhuma crise
    nos arranque do coração a capacidade e o desejo de
    "amar, amar perdidamente..."
    nem nos impeça de continuar
    a ter nas nossas mentes
    "todos os sonhos do mundo...".

    Obrigado pela tua mensagem de Boas Festas.

    Beijos c/sabor a sonhos de abóbora

    ResponderEliminar
  105. Minha querida amiga vim agradecer a sua gentil mensagem de parabéns, todo o seu carinho e a sua presença sempre constante no meu humilde cantinho, o que me deixa muito feliz.
    Feliz Natal e um Bom Ano Ano.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  106. Querida amiga Graça Pereira,

    Também desejo a você o melhor, todas as bençãos de Deus que foram entregues por meio de Cristo.

    Grato por sua amizade, um grande abraço do amigo,

    Edson Carmo

    ResponderEliminar
  107. Para si e sua Família eu desejo UM
    FELIZ E SANTO NATAL.
    Tudo de bom para vós
    Um beijinho da amiga
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  108. Um xi-coração grande, cheiinho de votos de Santo e Feliz Natal.Um Ano bom, cheio de saúde, ânimo, esperança para a luta.Abraço carinhoso

    ResponderEliminar
  109. Que conto mais lindo, Graça. E como o contas bonito...
    Um feliz Natal cheio de amor e alegria.
    beijos

    ResponderEliminar
  110. Graça,

    Estou passando por aqui para desejar-te uma Feliz Natal e um ano de 2012 com paz, saúde e muitos amigos.

    Abraços,
    Pedro.

    ResponderEliminar
  111. Oi
    Estou passando pra desejar
    um Natal de amor e paz
    e um Ano Novo cheio de
    sucesso.
    Beijos...
    Lúcia

    ResponderEliminar
  112. Feliz Natal amiga lindaaaaaaaaaaaa!!!! Felicidadessssssssss
    Bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  113. Feliz Natal e Bom Ano Novo.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  114. FELIZ NATAL, querida amiga.
    De pleno acordo com a idéia do texto.
    Renascimento, lembrança, vivência do AMOR!
    Tantas vezes o adulto esquece o que sabia na infância.
    Beijos, ate breve

    ResponderEliminar
  115. Quanta ternura!!!
    Recordar é viver, só assim a vida tem sentido e é por isso que continuamos fieis às nossas vivências, e convicções, que ficaram detidas no tempo, numa época de felicidade plena.
    Que sejas muito feliz, mas sempre.
    Aquele abraço amigo

    ResponderEliminar
  116. Minha querida e inesquecível amiga, eu não poderia deixar de vir aqui para lhe agradecer o carinho da sua companhia e amizade!
    Que o ano de 2012 lhe traga todas as realizações almejadas.
    Que seja abençoada com o bem maior que é o amor e a saúde.
    Que a harmonia reine em seu lar!
    Que seja corada com a felicidade!

    Tu és especial para Deus, e para mim também!
    Carinhos...
    Beijos de Luz e Paz

    ResponderEliminar
  117. Querida amiga,
    Ter asas é viver intensamente as coisas simples e belas do dia a dia.
    Ter asas é ficar em silêncio e ouvir dentro da gente, o Deus que habita cada coração.
    É isso que lhe desejo para o Ano Novo que está chegando...
    Que você tenha asas como as águias.
    Que a lua e as estrelas emprestem um pouco do seu brilho, para iluminar o Novo Ano,
    e que Deus nos dê "Asas de Águia" para voarmos bem alto na construção de um mundo melhor.
    Tenha um Feliz e abençoado Ano Novo ao lado daqueles que você mais ama. Beijocas.

    ResponderEliminar
  118. E sabe você qual é a minha maior prenda de Natal nesse momento, amiga super querida?
    Vou dizer-lhe agora: é poder rever e "pisar" nesse espaço tão bem decorado(lindo, lindo, lindo) que você nos presenteou com o seu bom gosto e carinho.
    Obrigada sempre pelo teu carinho, Graça!
    Um 2012 abençoado por Jesus, o aniversariante! Você merece, meu Anjo! Você merece!
    Te adoroooooo!!!

    ResponderEliminar
  119. Querida Graça!

    Esperarei por um novo post, que sei que publicarás para o Fim de Ano.
    Entretanto, deixo-te um beijinho.

    ResponderEliminar
  120. Graça,
    Venho avisar que Pedro já seguiu sua viagem de volta, em breve ele estará a bater na tua porta.
    Esqueci de perguntar se ele iria voltar a cavalo.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  121. Hola Grace que tengas unas felices fiestas
    y para el nuevo año que llega se cumplan tus
    deseos, ¡feliz año 2012!.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  122. Graça desculpa de só hoje te responder mas isto tem andado um pouco mal...espero que o novo Ano me traga aquilo que eu desejo e para ti que te traga igualmente tudo que desejares,nunca me esqueço de vocês mas na verdade é quando estou um bocadinho no computador vem logo a dor
    Muitos beijinhos e que tenhas uma passagem de ano divertida
    Amiga
    Graça

    ResponderEliminar
  123. Querida amiga Graça

    Venho desejar BOA PASSAGEM DE ANO.
    Queria te trazer algo super especial para o Ano Novo, mas tive um problema:
    - Como vou embrulhar toda a minha amizade e ainda um doce beijo?
    Perante tal dificuldade, decidi oferecer-te uma frase do nosso imortal LUÍS DE CAMÕES:
    “Jamais haverá Ano Novo se continuarmos a copiar os erros dos anos velhos”.

    FELIZ ANO NOVO!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  124. Belíssimo escrito, minha boa amiga.

    "Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre."
    (Carlos Drummond de Andrade)

    FELIZ 2012, AMIGA! BEIJOS

    ResponderEliminar
  125. Belissimo este conto.
    Bj
    Maria

    ResponderEliminar