terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Zambeziana Convida...


O meu blog é assim uma espécie de casa virtual onde recebo, com muita alegria e prazer, todos os amigos que por aqui passam… Alguns gostariam de ficar mais tempo, conversando, dissertando, filosofando, articulando sobre vários assuntos, mas… eu só tenho uma assoalhada e por isso decidi, a partir de Dezembro, convidar uma/um Amiga/o por mês para falar (escrever) aqui o que entender com muito mais tempo de audiência da minha parte e de todos os amigos que habitualmente me visitam…

Este mês a convidada é a LUSIBERO que me deu a alegria de aceitar o meu convite, o que me deu muita honra!
Por isso, hoje, Zambeziana Convida……………… LUSIBERO!

De Tudo Um Pouco….

”PEDRAS… SERES INERTES QUE “FALAM”…

Ao ver a revista “Super Interessante” de Maio, deparei com a fotografia da capa que é a das estranhas pedras de STONEHENGE, na Grã-Bretanha. O pensamento, este valioso atributo humano, levou-me a uma divagação, no mínimo, estranha; vou falar de pedras! Sim…de pedras! Diz a mitologia que quem criou o Homem foram os deuses Deucalião e Pirra, ao atirarem pedras ao chão, por cima das suas próprias cabeças…Reparem que parto de um pressuposto mitológico… Talvez por isso sejamos um tanto duros, selvagens até, mesmo que civilizados. Mas não será o homem civilizado um puro selvagem, só que mais experiente e sábio? Calma que eu estou a pensar…E esse é que é um problema sério, porque chego à conclusão de que não existe um modo de pensar ou agir, por mais antigo que seja, que possa ser cegamente aceite! É evidente que sendo nós todos, (nós, os humanos) dotados de razão,”cada cabeça, cada sentença”…
Assim sendo, dei comigo a pensar nas pedras da capa da revista…esses bocados de matéria inerte, que arredamos do nosso caminho, quando nele se atravessam, despudoradamente…É bom não esquecer que essa matéria é uma imagem constante do Universo, plena de conotações e ligações à ideia do “BIG-BANG”, momento da explosão da vida, no nosso planeta. De onde vieram esses ancestrais seres sem vida, na verdadeira acepção da palavra, de origem granítica, basáltica, calcária que, ao longo dos milénios foram ganhando forma nas paredes das nossas casas, castelos, monumentos, catedrais, mosteiros, estradas? Se adquiriram vida, que não tinham! Foi porque nós, humanos, fomos dotados da capacidade de entender que as pedras, afinal, até “falam”… Falam? Como é isso? Para mim, elas falam através das vozes daqueles, cujas mãos, escorrendo sangue, as trabalharam, transformando-as nas belezas que os nossos olhos, hoje, contemplam e que acalmam as nossas ânsias e nos enchem os olhos de satisfação…Foi essa pedra, matéria informe de todas as partes do Universo que, por força da inteligência humana, fez aparecer obras majestosas como o Mosteiro da Batalha, o Convento de Mafra, as Pirâmides do Egipto, os monumentos das civilizações Inca, Maia e Azteca, as enigmáticas torres circulares dos Himalaias…Começo, então, a “viajar” pelas linhas geométricas da rectidão e do amor para conseguir “ver” toda a espécie de vida que os tais seres inertes, hoje, possuem…
Tão inertes e informes que, ao longo dos séculos têm sido objecto da atenção de escritores, poetas, escultores, músicos, filósofos e tantos outros criadores de arte. Não fosse assim e não teríamos, agora, perante os nossos olhos o “DUOMO” (catedral) de Milão,”Notre Dâme de Paris”, o Convento de Cristo, em Tomar, “a 9ª Sinfonia de Beethoven”, os jardins suspensos da Babilónia, a moderna Biblioteca de Alexandria, a Grande muralha da China, o Taj Mahal, os mosteiros dos monges budistas, dos Himalaias, encarrapitados nas montanhas desta região do Globo…Interrogamo-nos, sobretudo, sobre a capacidade humana de fazer FALAR estas pedras, a cada milionésimo de segundo. E pergunto-me: não sou eu, também, um pedaço de pedra, susceptível de aperfeiçoamento, nestas tremendas questões com que me debato?
Continuando a minha viagem pelo mundo das pedras, quero mostrar-vos como, até os poetas lhes rendem homenagem. O saudoso e difícil Teixeira de Pascoaes, escritor-poeta que viveu o SAUDOSISMO, na serra do MARÃO, no período entre 1877 /1952, no poema “NOVA LUZ”, e com a lucidez de quem se debate com as interrogações permanentes que configuram a luta entre a Verdade e a Mentira, a Clarividência e o Segredo, diz isto: (…) “Tudo o que é material como a rocha erma e calma/Querendo e desejando-o, é luz e sonho e alma… “. E PADRE VIEIRA, o “Imperador da Língua Portuguesa”, como lhe chamou Pessoa, ao defender os índios do nordeste brasileiro da escravatura e da exploração de que eram vítimas, por parte dos colonos portugueses que os consideravam “ PEDRAS”, escreveu o texto seguinte:”Arranca o estatuário uma pedra dessas montanhas, tosca, bruta, dura e informe. E depois que desbastou o mais grosso, toma o maço e o cinzel e começa a formar um homem: primeiro, membro a membro e depois feição por feição, até à mais miúda; ondeia-lhe os cabelos, alisa-lhe a testa, rasga-lhe os olhos, (…) No fim, aí está um Homem perfeito, talvez um santo, que um dia se pode por num altar!” Era uma pedra antes, não era?
Isto demonstra que todos nós carecemos de aperfeiçoamento para nos tornarmos mais válidos podendo, depois, difundir, irradiando-a, a luz de cada um de nós. Nunca o faremos sozinhos, não nos iludamos…Toda a sociedade tem obrigação de contribuir, para que o ser racional e emotivo possa transformar-se num monumento. Devemos, por conseguinte, elevar a voz contra as pedras da corrupção, da injustiça social, da prepotência, do autoritarismo, dos cinismo e mentira, do enriquecimento ilícito e escandaloso, emergir do caos, em suma, para um combate feroz contra as trevas.
Nós, Homens, devemos ser luz irradiante, entre as “PEDRAS”…Deveríamos…
Mas basta ver o sacrifício desumano dos operários a quem se refere SARAMAGO, no seu “MEMORIAL do CONVENTO”, para encontrar as pedras no caminho do Homem: era de Pêro Pinheiro que os mesmos, em atitude épica, levavam as pedras, às costas, morrendo de fome e de doença, até Mafra, para cumprir o desejo megalómano-egoista de D.JoãoV…Outras pedras, como os “menires” e as misteriosas elevações de STONEHENGE, levam-me, em viagem contínua, até, por exemplo, à Ilha da Páscoa ou às Pirâmides do Egipto, na procura de novas- velhas verdades… Que “pedras “ por ali andaram? Qual SÍSiFO, conduz o Homem a sua pedra, montanha acima… Quando julga ter a tarefa concluída, lá vem o pedregulho montanha abaixo… E toca a recomeçar! É assim a VIDA: UM recomeço, sistemático e contínuo para chegar à “META”, que é a concretização do SONHO!
De quem é a culpa de toda esta estranha “viagem” que acabo de fazer?...De TALES de MILETO, inventor da Filosofia, como escola de pensamento! Que me perdoem os “filósofos”, se estiver errada…Apesar de tudo, discordo dele, eu “bicho da terra”, pequeno e insignificante, pois entendo que, desde que o Homem foi dotado da capacidade de pensar, aí começou a filosofar…

Maria Elisa Rodrigues Ribeiro
maria.elisa.ribeiro@iol.pt
http://lusibero.blogspot.com

37 comentários:

  1. QUERO AGRADECER O IMENSO CARINHO DEPOSITADO, NO BLOG UMA INTERAÇÃO DE AMIGOS(http://sandrarandrade7.blogspot com, E CURIOSA,(http://sandraandrade8.blogspot.com
    ESTOU MUITO FELIZ COM O PRÊMIO.
    GRAÇAS AO SEU CARINHO, CONSEGUI RECEBER O PRÊMIO, FIQUEI ENTRE OS DEZ.
    UM GRANDE AMOR, NÃO PASSA EM VÃO EM NOSSAS VIDAS. ELES SEMPRE NOS DEIXAM MARCADAS, QUE JAMAIS SÃO APAGADAS.
    SÃO COMO CICRATIZES.
    POR MAIS QUE O TEMPO PASSA, AINDA FICARA O SINAL.
    MUITO OBRIGADA PELO SEU VOTO.
    SANDRA

    ResponderEliminar
  2. Muito interesante esta sua proposta.
    Legal..
    Sandra

    ResponderEliminar
  3. Desculpe a palavra cicatrizes, saiu errado acima.
    Sandra

    ResponderEliminar
  4. Maria
    Esta viagem entre "pedras" que falam, que comstruiram História, vidas esforçadas e heróicas, muitas delas ignoradas, fica bem neste 1º de Dezembro, feriado no nosso País e que, possívelmente alguns ( ou muitos) portugueses não sabem o que se comemora e relembra neste dia tão importante para a nossa Nacionalidade.
    As "pedras" de que falas e bem e que por certo contam também a História desta data que hoje se comemora, com pompa e circunstância...mas por outras razões!
    Deliciei-me com o teu "De tudo um pouco" e agradeço-te do coração a tua visita á minha assoalhada...
    Um beijo muito amigo
    Graça

    ResponderEliminar
  5. Como sempre, IMENSA Maria Elisa.
    Realmente somos Pedras de todas as cores, de todos os tamanhos, de todas as texturas a construirmos o mundo Material e Imaterialmente, pois somos pedras que pensam ou pelo menos deveríamos pensar...
    Vamos acomodando em nós as poeiras trazidas pelo tempo, o limo, os visgos. Pelos HOMENS-PEDRAS erguem-se grandes MONUMENTOS-PEDRAS.
    Gostei muito Amiga.
    Beijinhos a ti e a Gracita, esta Fofura de gente.

    ResponderEliminar
  6. Me gusto esa imagen de las piedras que hablan..

    Un beso

    Un gusto leerte siempre..

    Un abrazo
    Saludos fraternos..

    ResponderEliminar
  7. "... E de novo acredito que nada do que é
    importante se perde verdadeiramente.
    Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas,
    dos instantes e dos outros.
    Comigo caminham todos os mortos que amei,
    todos os amigos que se afastaram,
    todos os dias felizes que se apagaram.
    Não perdi nada,
    apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."

    Miguel Sousa Tavares

    Abraços com todo meu carinho.
    Uma linda semana com muito amor e carinho.

    ResponderEliminar
  8. A Maria Ribeiro (a Professora poetisa, como lhe chamo), autora do blg LUSIBERO, é dona de uma pena brilhante, que ora se espraia pela poesia, como, tão logo, por textos como este "De Tudo um Pouco", sem esquecer a observação crítica, por vezes mordaz, da realidade que nos cerca.
    Os seus posts são uma aragem refrescante e enriquecedora, uma mais valia da Blogosfera.
    Um beijo daqui para a Maria Ribeiro.
    Outro para ti, Teresa, pela excelente escolha da convidada.

    ResponderEliminar
  9. Gostei da viagem pelo mundo das pedras e da megalomania!!
    Kiss

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Graça.

    Passei para ler, aprender e deixar um enorme beijo e agradecer o convite.

    Renata

    ResponderEliminar
  11. Alo,
    Blogue interessante! Ja vou colocar nos meus favoritos.
    Um abraco.

    ResponderEliminar
  12. Graça

    sabe que por ti e por este blog eu tenho um apreço enorme, e ficas maior ainda ao meu olhos, quando vejo a generosidade em abrir a casa para os amigos.

    Este mês como sabe eu fiz essa experiência, não como a tua, mas pelo aniversário do Canto, e te digo antecipadamente, que é dando que se recebe.

    Vai ver que alegria nos invade por abrir as portas do blog, da casa, do coração , um gento lindo teu que merece meus aplausos! parabéns!

    Quanto a Maria Elisa,

    quero passar mais tempo te conhecendo, vou ler-te com cuidado, eu gostei muito do que escreveste, e olhe que creio assim mesmo, pedras tem seu poder, ja fiz inclusive no meu blog um post sobre as mesmas, e o teu texto é culturalmente muito rico, adorei e aprender.

    É isso meninas que abramos as portas do coração para as boas energias, do amor, das pedras, da vida e das pessoas que nos cercam.

    Um beijo às duas!

    ResponderEliminar
  13. Acredite Graça que é sempre um prazer passar pela sua casa virtual onde me sinto muito bem recebida.

    Beijinho


    Carmo

    ResponderEliminar
  14. GRAÇA PEREIRA: obrigada, infindável amiga, por teres gostado do texto sobre as pedras que falam e por teres permitido dar a conhecer o meu cantinho...Aos amigos que já se manifestaram...Obrigada pela consideração em que me têm e que me honra, dando-me, sem o imaginarem, um incentivo maior, se possível, para vos continuar a falar, escrevendo, como eu sei fazer: convicta da verdade e do sentimento que exponho, à vossa consideração!
    UM BEIJO GRATO, AMIGO, SINCERO, DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  15. Amiga e Amigo Extraordinários:
    José Rodrigues Dos Santos na sua fabulosa Obra Literária "A Fórmula de Deus" explica que tudo o que podemos visualizar no Mundo surge de forma inteligente. Será intervanção de Deus ou de outra forma inteligente? Somos inteligentes e quem criou uma simples pedra é inteligente.
    Realmente, é admirável a dissertação efectuada por vocês.
    Um facto: Se a explicação do Universo, do Planeta Terra fosse obra do Big Bang Nada teríamos de inteligente à nossa volta: as pedras, as casas, os livros, a vida no geral, não acham?
    Como fomos criados à luz da inteligência, somos inteligentes e agimos com inteligência.
    Brilhante, amigos!
    Abraço e Beijinhos amigos.
    Não é para retribuir. Parabéns inceros.
    Sempre na maior admiração e respeito.

    pena

    Amiga: Acho que teve uma ideia excelente, colocar Posts de outros criadores literários.
    Bem-Haja, preciosa e extraordinária amiga.
    VOCÊ é um tesouro de ouro puro!

    ResponderEliminar
  16. Graça,
    parabéns pela iniciativa, generosa e amiga como tu és.

    Ver aqui, como primeiro convidado, a Lusibero é, para mim,um prazer imenso.
    Tal como foi um prazer ler este texto, que fala de nós e da nossa cosntrução como seres humanos.

    Obrigada às duas por este momento de prazer.

    ResponderEliminar
  17. Texto *****.Iniciactiva brilhante,sucesso.

    "Pedras também as há no sapato..."

    Beijo.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. As pedras!... Um texto de reflexão muito motivador. Até pelo que as mesmas nos dizem. Uma das coisas boas da vida é podermos aprender, sempre...

    Parabéns pela ideia!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  20. As pedras!... Um texto de reflexão muito motivador. Até pelo que as mesmas nos dizem. Uma das coisas boas da vida é poder aprender, sempre...

    Parabéns pela ideia!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  21. Simplesmente ESPETACULAR!
    Como amei e bebi essas palavras tão bem escritas...fico sempre emocionada quando encontro alguém com o dom das letras...
    Pedras, talvez por isso esse meu lado selvagem e atormentado...somos pedras moldadas pelo tempo...só os séculos nos transformarão em homens de verdade.
    Grata Graça, pelo enorme prazer de conhecer a você e a essa maravilha de escritora, a Maria Elisa.Beijo as duas.

    ResponderEliminar
  22. Olá Graça,
    Aqui neste blog é tudo assim, eu chego aqui ainda meio em bruto, e quando saio levo comigo uma cultura acima da média. A Maria diz que viemos das pedras por isso somos duros e aimnda meio selvagens eu ai achei graça porque é verdade, depois fala no sangue nas pedras ai fiquei emocionado, porque nalgumas dessas pedras está o meu sangue também.
    E depois fala fala dos Monumentos do mundo inteiro,das injustiças ada corrupção
    Se a Graça e a Maria me derem autorização venho aqui buscar este texto, para levar para a escola eu ando tirando uma especie de curso de leitura escrita.
    Graça no fim do meu curso,e de ler mais uns textos aqui no teu blog, ai farei um poema para ti, com palavras que tu mereces, entretanto vou continuando a aprender.

    Um beijinho para cada uma de Vocès, José

    ResponderEliminar
  23. Maria:
    O José é um Amigo da Casa e do meu coração. É interessante como despertaste nele a vontade de levar este texto para a Escola onde está a fazer em curo de leitura escrita, como ele diz. A autorização é tua...eu apenas fiz o convite e cedi o meu espaço com muita alegria.
    Vês, Maria, já estamos apertadinhos na assoalhada mas, como está frio que venham mais para nos "aquecermos" uns aos outros...O coração sai daqui cheio com tanto carinho que as pessoas te dedicam.. Eu, como anfitriã, fico feliz com o êxito da minha primeira convidada.
    Obrigada, Maria e um beijo amigo
    Graça

    ResponderEliminar
  24. Amiga, é uma idéia fantástica...gostei.

    beijos!

    ResponderEliminar
  25. Graça, agradeço a sua visita ao blog. E vejo aqui o quanto é maravilhoso este espaço. Cheio de encantos, veracidade, debates e discussões de ideias. Pessoas maravilhosas, construindo este dialógo. Professora belas és. Acredito que muita beleza realiza com os seus.
    Cada construção aqui de comentario é um novo texto a ser construindo. parabéns.

    Quero aproveitar para deixar um convite a vc.

    convidar para viajar comigo até Portugal..
    Ficou curiosa, então veja:
    Deixo o convite aberto para vc. vim participar do meu momento em Portugal.
    Siga este endereço e veja quem está lá.

    Venha para Portugal e veja quem está lá.
    clique neste endereço.
    http://olhardireito.blogspot.com/2009/12/momentos-8poema.html
    deixe seu recadinho lá.

    1º concurso de Poesia.
    Venha viajar comigo.
    Será um grande prazer ter a sua companhia nesta linda viagem.
    Se você achar melhor ir pelo blog da Curiosa é só acessar o link e tenha uma linda viagem...
    Com muito carinho
    Sandra

    ResponderEliminar
  26. Oi minha amiga Graça!
    O Zambeziana, definitivamente, é uma [agradabilíssima] caixinha de surpresas.
    Sua proposta é surpreendente e demonstra toda a generosidade do seu amplo e carinhoso coração.
    Parabéns para você e para a Maria Elisa, que encaixam com muita sensibilidade as peças do nosso belo idioma.
    Um grande beijo brasileiro às duas!

    ResponderEliminar
  27. Maria Elisa e Graça
    Muitos parabéns a ti Maria Elisa pelo lindo texto sobre 'pedras'... que estão sempre em nosso caminho. Ora se movem para sentarem novamente em nosso caminho. O desafio é ultrapassá-las todas. :-)

    Parabéns a ti Graça por esta iniciativa.

    Grande abraço as duas
    Anne

    ResponderEliminar
  28. Oi
    Ainda bem que goste de escreve bastante,
    porque gosto de ler muito.
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderEliminar
  29. GRAÇA

    todas as palavras bonitas repasso para ti.

    Sei que és uma mulher fantástica.

    deixo um beijo com sabor a poesia.

    ResponderEliminar
  30. GRAÇA: Não posso ir deitar-me ,sem te agradecer, mais uma vez esta possibilidade única, de ter podido "falar" com os teus amigos e seguidores.
    AO josé, que se
    sirva do texto ,de modo a enriquecer o seu trabalho. Se é teu amigo, e desejar e consentir, é meu amigo também...
    SABES, GRAÇA, este texto escrevi-o no princípio, quando abri o meu blog; mas. como ainda não era muito conhecida, ninguém, penso eu, lhe deu grande importância...Mas eu sabia que era um texto com uma forte Mensagem, sobre a grandiosidade do ser humano, em que confio.E está à vista o resultado,graças à tua generosidade.
    Boa noite, minha amiga!
    BEIJOS DA LUSIBERO

    ResponderEliminar
  31. Boas Noites.
    Apreciaria muito que me fosse facultada a possibilidade de apresentar um artigo de minha autoria dado que sou grande apreciador do seu espaço.
    Certo da compreensao de V.Ex.ª.
    Atentamente

    Macaco Coxo

    ResponderEliminar
  32. Este blog está cada vez mais brilhante e surpreendente! Parabens por esta iniciativa de convidar outros blogueiros numa partilha saudável e sensível quando, até aqui no "mundo virtual" se cruzam espadas de invejas e outras guerrilhas. Este espaço é ou deve ser um EXEMPLO para todos. Obrigada!
    Anónima de Lisboa

    ResponderEliminar
  33. Passando para te desejar um lindo dia.
    Abraços querida amiga

    ResponderEliminar
  34. Graça minha querida...
    Vejo com muita alegria sua iniciativa...
    E claro levo toda a sabedoria deste texto e deste seu carinho imenso...

    Os rios correm, as pedras rolam
    Algumas insistentes ficam ao caminho, incomodam
    Às vezes abrem-nos feridas...
    Outras, às vezes a nos mostrar saídas...

    Tudo tem seus dois lados...cabe-nos enxergar e interpretar...

    Beijos encalorados deste meu Brasil Verão...tropical...
    para este Portugal lindo, geladinho, e cheio de gente linda, como tu amiga...

    ResponderEliminar
  35. obrigado por me visitar
    retribuo com todo carinho e ainda bem que assim é, porque achei este blog uma obra de arte da qual me torno um assiduo visitante a partir de agora
    felicidades para este desempenho e para continuar a dar nos o peazer da sua leitura
    bjsssssssss

    ResponderEliminar
  36. Parabéns à anfitriã pela bela acolhida e parabéns, também, à convidada, que fez jus ao convite nos trazendo um belo momento cultural. Um beijo carioca para as duas escritoras.

    ResponderEliminar