sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vem aí o Outono


Vem aí o Outono, e, para mim, esta é a mais bonita estação do ano. Já repararam como o doirado/acastanhado ou avermelhado da paisagem parece ser um esforço da Natureza a guardar dentro de si, por mais tempo ainda, a magia do Sol ? Os campos tornam-se calmos depois das colheitas diversas e abundantes - cumpriram a sua obrigação! Preparam-se para o descanso merecido. Cada vez mais entendo que também nós vivemos, na vida, as quatro estações do ano! Muitos de nós começam já a viver o outono da vida (afinal, a estação do ano que eu mais gosto…). Melancolia do outono? Porquê? Se o amarelado da paisagem é sinal de tanto que se deu à vida! Não temos o direito de ficarmos tristes - há ainda muita estrada para percorrer e talvez a visão sobre a vida seja muito mais afoita e determinada.
Há tempos, num livrinho de bolso intitulado “Felicidade”, encontrei um pensamento lindo no qual encaixei maravilhosamente o outono da nossa vida!
Era assim: “É só quando já não temos receio, que começamos a viver cada experiência, seja ela dolorosa ou feliz; A viver em gratidão por cada momento, a viver em plenitude.” Viver em plenitude, é isso que é importante, mesmo que já estejemos aposentados profissionalmente. Mas não… aposentados da vida.


Somos jovens ainda, basta acreditar, tão simples como isso. Mesmo no outono da vida, pode ser ainda cedo para conhecermos em toda a sua medida aquilo que Deus ainda nos reserva. Cabe-nos hoje cumprir em alegria e simplicidade, a parcela que nos é dado viver: O dia de hoje… A vida só engana aqueles que não esperam nada dela!
Espigas fartas… Folhas caídas! Deixá-lo… A esperança é dom de Deus em cada dia.

86 comentários:

  1. Amiga sumida mas nunca esquecida por mim...
    Deve ser lindo assistir de perto a mudança das estações na Europa.Cada uma mais bonita que a outra!!!O Outono está chegando aí,e aqui no Brasil esperamos a chegada alegre da Primavera. Tudo fica mais colorido,as pessoas parecem mais felizes e até a alma se enche de cor!!
    Mas como disse Matheus Urruth:
    "A felicidade está nas folhas das árvores,cabe somente a você decedir se viverá um outono ou uma primavera."
    Aproveite a estação para "outonear" um pouco...
    Beijos amiga e saudade!!
    Emilinha

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida Graça.
    sabes que a estação do ano que mais gosto é tb o Outono? Diz mais comigo, com o meu feitio, sei que por vezes mesmo sem eu querer é mais para o triste que para o alegre...
    Adorei a frase que escolhes-te do livro, e adorei tb a de Emília.(realmente eles vão ter a estação que para nós ainda temos o Outono e o Inverno até lá chegar.

    Graça, eu tb me lembro de almoços de fim de semana em que os meus pais reuniam casais amigos e era até ficar escuro. Nós,a criançada adorava-mos...

    Ai, ai, essas fotos de comida... esse pudim!!!

    Desculpa eu fazer tão raras visitas, mas lembro-me muitas vezes dos teus textos e pendo: logo vou lá ver! Pois sim... depois não tenho tempo e passa mais um dia e outro e outro!

    Um grande abraço com muito carinho
    alice

    ResponderEliminar
  3. Graça,amada!
    Como sabes, por aqui, não temos as estações definidas como aí. E tinha esse sonho de ver e sentir a Mãe Natureza nessa época tão linda. Exatamente há um ano pude realizar esse sonho em alguns países europeus, inclusive minha Portugal querida. Carrego as sensações vividas como se a temporalidade não existisse... Vividamente os matizes, espetaculares das folhas, passaram a fazer parte do meu arco-íris pessoal e cotidiano...e sou gratidão.
    Beijuuss, outonais, n.a.

    ResponderEliminar
  4. Bonito texto. Na verdade não gosto muito do Outono. Pode ser uma estação bonita, mas é muito problemática para os problemas respiratórios.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Também gosto do Outono. Da paleta das cores, do início do cheiro a fumo das lareiras, das castanhas, da luz doce que não fere e daquele frio retemperador que nos faz sentir bem...

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Corrigindo amiga:"A felicidade está nas folhas das árvores,cabe somente a você "decidir" se viverá um outono ou uma primavera."
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Sempre ganho presentes ao te ler.Lindo e a esperança deve estar sempre!beijos,chica

    ResponderEliminar
  9. Tens toda razão Graça! Adorei a frase final também. Sobre a vida só enganar quem não espera nada dela. Bjos.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. 1º confesso que adorei as fotos outonais que realmente inspiram mais calor que o frio que eu já adivinho na aproximação do outono da vida.
    Depois o que não gosto é da mudança da hora que encurta abruptamente a luz do dia e me faz desejar a primavera que já não voltarei a ter.
    Finalmente, o teu texto dá-me uma justificação para não entrar em depressão o que sempre acontece quando o céu se torna plúmbeo e o sol, que tanta alegria me dá, desaparece.

    Obrigada amiga

    ResponderEliminar
  11. Olá, Graça!

    A imagem mais que mais simboliza o Outono é sem dúvida a da cor das folhas. Que contrariamente ao arrefecimento que então já se faz sentir, e talvez como compensação, é quando vestem os seus tons mais quentes, colorindo a paisagem - talvez como forma de dizer adeus ao do Verão.

    Bonito o texto e lindas as imagens, cheias de cor, a terminar muito bem com esse pensamento sábio e encorajador sobre a forma de viver a vida, mesmo quando a folha já começa a cair...

    Beijinhos, Bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  12. Correcção.Leia-se:"forma de dizer adeus ao Verão"

    Vitor

    ResponderEliminar
  13. É.....a vida não me vai enganar..troco-lhe as voltas e fico no Outono lindo de que tanto gosto...
    Haja esperança e Fé em Deus...
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Minha querida amiga, cada estação tem seu encanto. Outono é como diz, mas desejo-lhe que regresse, sempre que queira, a uma boa Primavera. Sem aguardar calendário, sem essa espera. E depois qque seria de Vivaldi se não houvesse Inverno. Quer um conselho de velho? Saia do ciclo das Estações e, se gosta do Outono, fique nele o resto da sua vida.
    Cá para mim, amanhã
    não sei
    em que estação estarei

    Hoje assino-me
    O Verdadeiro Rogério Pereira

    ResponderEliminar
  15. Folhas coloridas,
    voam ao sabor do vento:
    outono chegou.

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  16. "folha seca" é o meu marido amiga.

    Graça querida adorei ler cada palavra tua, onde fiquei emocionada com algumas frases, porque revejo-me nelas.
    As imagens são lindas, sabes amiga gosto muito do Verão, Primavera e depois o Outono.
    Beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  17. Querida Graça,

    Imensamente belo que está o teu blog com estas cores de Outono!

    E as estações do ano são sim sempre lindas e as da vida também. Concordo contigo quando dizes que o Outono não tem nada de melancólico e eu digo que nem mesmo o Inverno o tem.
    É tão bom ouvir a música da chuva, aconchegarmo-nos no calor do lar e deixarmos que o tempo seja morno e nos traga o descanso que as outras estações não nos deram!

    Estas cores de Outono são belíssimas e viver sem receios é também uma questão de atitude, de seres que estão neste mundo para dar força aos outros, como TU.

    Receia-se muito falar de velhice, de doença, de morte e são coisas tão naturais na vida que não podem ser tabu se queremos viver em harmonia.

    É a cultura do bom, do belo e do perfeito que afastou dessa naturalidade as pessoas que passaram a ter medos de tudo, porque deixaram de acolher no seio da família os velhos e a própria morte.

    Beijinhos Outonais e de todas as cores.
    Branca

    ResponderEliminar
  18. Graça querida...

    Aqui estamos no final do inverno, semana que vem começa a primavera.
    Um beijo, bom final de semana!

    ResponderEliminar
  19. Também para mim,Graça!

    Não vejo a hora de tudo ver doirado, e sair por aí de máquina fotográfica, "roubamdo" com o olhar tanto tesouro a céu aberto...

    Um beijo

    Walter

    ResponderEliminar
  20. Olá, Graça, texto bonito este, que me fez sentir vontade de acreditar que "...pode ser ainda cedo para conhecermos em toda a sua medida aquilo que Deus ainda nos reserva."

    Espero bem que venha ainda o tempo de sentir e viver beleza, como é bela toda a cor que o outono mistura, como de uma paleta se tratasse, não é?

    Pelo menos, enquanto a gente lê, a gente viaja e sonha, e, por momentos, esquece um pouquinho o cinzento da dor.

    bjs amigos

    ResponderEliminar
  21. Também gosto muito do Outono! A vida só engana quem não espera nada dela... :) As cores do Outono da vida, dão uma tonalidade dourada à Estação e à vida... se as soubermos ver... :) Beijinho grande

    ResponderEliminar
  22. Olá Graça

    Vivo o meu Outono como se de uma Primavera se tratasse.

    Belíssimo texto.
    Parabéns!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  23. Para mim também, Graça, o Outono é a mais bonita e a mais agradável das estações, e no outono da vida também vai sendo assim... Maturidade, serenidade, compreensão, amor, vão pavimentando nossos caminhos quando aprendemos a caminhar por eles, seja qual for a estação. Ainda no inverso podemos ter dias bonitos, ensolarados, aconchegantes... Depende de nós e temos que fazer o possível para que assim aconteça...
    Beijos e um bom final de semana para você.

    ResponderEliminar
  24. Amiga muito, muito querida!
    Que lição de otimismo nos passaste agora! Na verdade, nos passas sempre. Seja no outono ou no inverno da vida temos que crer no melhor, apesar das línguas más que habitam certas bocas [risos], ou até por isso mesmo.
    Por aqui, avizinha-se uma tímida primavera. Aí, corro ao meu pequenino jardim para deslumbrar-me na descoberta de um simples botão de flor.Falo sério, sou criança no meu íntimo.
    Um final de semana fascinante, Graça!
    Deus te abençoe e te guarde!Bjsss

    ResponderEliminar
  25. No Brasil começa a Primavera. De verdade,começam os dias a ficar mais quentes.Logo teremos, por aqui, um incomdo calorão. Preferia o Outono que aí vai chegando.

    Abraços,Graça

    Paloma

    ResponderEliminar
  26. Gosto muito das cores que toma a natureza pelo Outono, mas devo confessar que prefiro a primavera com o renascimento da vida!
    E além disso, depois do Outono vem o Inverno e aqui onde moro, no noresta da França, o frio às vezes é de rachar! Mas sim, é necessário que a nossa mãe natureza possa descansar para en seguida poder nos dar o melhor;o)

    ¤ Beijinhos amiga e feliz fin de semana ¤

    ResponderEliminar
  27. Graça, amiga
    Não podia estar mais de acordo consigo, quanto à forma como importa encarar cada "tempo" do nosso tempo: seja qual for a estação do ano - e há gostos para todas elas... - o que é verdadeiramente importante é a força da esperança com que começamos cada um dos nossos dias!
    Beijinho e bom fim de semana - ainda de Verão mas, de facto, pertinho do Outono!
    Quicas

    ResponderEliminar
  28. Gostei da sua reflexão inteligente e emocionante. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  29. Oi Graça, como vai? E aqui estamos na expectativa da Primavera. Também gosto do Outono, adoro ver as folhas das árvores, abustos, se renovando. É tão poético. Pra nós, mulheres, é uma estação bem "chic", não é? Gosto das cores em tons de cinza do outono. Muitas vezes , vivemos as quatro estações, não necessariamente na ordem que a natueza determinou, não é? O estado de espírito é quem determina a chegada de cada uma. Viajei no seu belo post.

    Beijocas e bom fim de semana.

    E.T. Morri de rir com a classificação que você deu ao Mourinho e ao Cristiano Ronaldo, lá no meu blog. Faço coro com você.[rsrs]

    ResponderEliminar
  30. Graça,
    Lindo, muito lindo!
    Também gosto do outono, apesar dele ser bem diferente por aqui: não tem hora certa pra chegar, mas deixa o clima mais ameno, arrefecendo o calor do verão. É o tempo em que as frutas ficam mais perfumadas, saborosas e coloridas...e as plantas continuam florindo. Gosto também de estar no outono da vida, com mais harmonia e tranquilidade para saborear os frutos que ela nos dá.

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  31. Um texto de leitura agradável e reflexiva.
    O outono na natureza e na vida de todos nós.
    Por mim todas as estações são belas, mas dispensava o Inverno, pela chuva e pelo frio.

    As cores de cada estação estão enquadradas em todos nós e é preciso aceitá-las e transformá-las sempre em coisas melhores e diferentes, mais positivas. Ninguém pode esperar no outono da vida ter tudo já concluído na sua própria vida.
    Existem sempre tarefas em todas a estações e é necessário estarmos atentos e prontos para cada desafio.

    ResponderEliminar
  32. Muito lindo e gratificante o texto, o outono tem uma sedução própria.Beijos

    ResponderEliminar
  33. Eu gosto do Outono e da Primavera.
    Gostei do que escreveu sobre o Outono.
    Neste final de verão, em que os dias foram
    tão inconstantes e no próprio dia várias
    variações de temperaturas é bom desejar
    que o Outono não venha muito zangado.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  34. as estações do ano são quatro

    era assim, que começavam as redacções da 3ªclasse

    as da vida, são tantas como os habitantes de tantos mundos e em tudo se assemelham às dos comboios

    transportam-nos para uma outra estação, dimensão

    e Graça, as cores do outono, são as mais complexas de obter, numa mistura perfeita, quente e doce como esta página

    um beijo

    manuela

    ResponderEliminar
  35. Concordo com você, Graça.
    Todas as estações, quer sejam da natureza ou da vida, são belas e importantes.
    O outono, na natureza, tem seu encanto e magia.
    No outono da vida, a sabedoria passa a reinar, tornando as pessoas mais serenas e determinadas
    em seus objetivos e desejos.
    Ótimo final de semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  36. Olá Graça!

    Gostei demais de sua metáfora ao comparar as folhas avermelhadas a tentativa para guardar um pouco do calor do sol!

    Assim somos nós:se conseguimos guardar essa "quenturinha" em nosso jeito de ser estaremos ,para sempre, na primavera!

    Um beijo e meu carinho!

    Sonia Regina

    ResponderEliminar
  37. Lindo texto...muita inspiração. O outono é aquela paradinha que fazemos de vez em quando para refletir sobre nossa vida, escolher a direção, repirar fundo e simplesmente, seguir vivendo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  38. Lindo amiga. Muito boa sua reflexão. Amorosa como você.
    beijos

    ResponderEliminar
  39. Também gosto muito do outono tem uma magia muito especial. Todas as suas diferentes tonalidades tornam-na numa estação linda. Adoro ver as folhas a formarem tapetes pelo chão.
    Bom domingo e uma excelente semana.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  40. E aqui, Graça, a primavera, florida mas tocada à vento...

    beijão
    Anne

    ResponderEliminar
  41. Para mim também a estação que mais me comove, a que me aproxima às minhas origens.
    http://amigos-de-portugal.blogspot.com/2008/09/chegou-o-outono.html
    http://amigos-de-portugal.blogspot.com/2010/11/e-outono.html
    Aqui tens alguma prova disso, entre outras mais.
    Que sejas um pouco mais feliz no outono...
    Abraços

    ResponderEliminar
  42. Minha querida

    Todas as estações têm o seu encanto...e mesmo no outono da vida podemos e devemos ser Primavera.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  43. Boa tarde

    Minha Amiga
    Vem...
    há-de chegar...
    mas, aproveitemos estes finais de Verão!
    Ainda sem chuva...
    Também gosto muito do outono tem uma magia muito especial. É a estação do ano com mais tonalidades e bem diferentes, é uma estação linda.
    Adoro ver as folhas a formarem tapetes pelo chão.
    Agora deliciei-me com estas imagens.

    Pois minha amiga, daqui a nada não tenho mais lugar para as milhares de fotos que tenho...
    ainda ontem fiz 300 em 3 horinhas de passeio, dá a média de 100 fotos por hora...

    Obrigada pela partilha.

    Ontem foi dia de raid.
    Partida:
    Posto de Turismo Municipal – Moita
    Está sempre de máquina em punho a registar tudo o que o rodeia? Aproveite agora para participar no 6º Raid Fotográfico da Moita e mostre-nos o que a sua objectiva vê sobre o concelho da Moita.

    TEMA 1 - “Zona Ribeirinha”
    TEMA 2 - “Festas em Honra de Nª Sr.ª da Boa Viagem”
    TEMA 3 - “Um Olhar sobre o Quotidiano”
    são os três temas que lhe propomos.

    A si cabe-lhe apenas captar o que de melhor existe no concelho nestas áreas.
    Participe.
    Mais informações em
    www.cm-moita.pt.

    Foi assim que apresentaram o convite para participar no raid.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  44. Viver em plenitude!!! Penso que seja também o lema de quem está no outono da vida, como eu!!!
    Este domingo é especial, pois vindo aqui, recebo de presente este texto maravilhoso.
    Bom domingo.
    Abs diretamente de Leiden, na Holanda...

    ResponderEliminar
  45. Gracinha: Instalei o googlechrome e parece que já posso comentar NOS VOSSOS BLOGS!Por favor ,diz-me se entrou, sim?
    Agora ,o teu artigo: minha querida ,sem querer, deste-me um amparo emocional muito grande! Eu ando sempre em baixo, quando se aproxima o dia dos meus anos e sinto -me velha, sem gosto por nada que não seja escrecver poesia. Até faço a minha filha infeliz!Estou melhor e mais positiva desde que te li! Deus te pague!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  46. Também a minha estação preferida, aliás costumo dizer que sou uma alma de Outono :)
    As cores quentes, a frescura dos dias, o cheiro da terra molhada, tudo enfim.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  47. É sem duvida uma linda estação mas sinto alguma nostálgia quando me lembro que em brave é necessário o recurso aos casacões...
    Bjs

    ResponderEliminar
  48. O outono é mesmo uma bela estação. Acho que o outono da vida também tem a sua beleza. Só aqueles que estão de mal com a vida é que não percebem isso.
    Aqui estamos saindo de um inverno suave e à espera da primavera.

    bjs

    ResponderEliminar
  49. Olá Graça bom dia:

    Que bom é chegar aqui a este teu cantinho e ver esta alegria de Blogue.

    São os imensos comentários que aqui tens sempre, são as formas tão harmoniosas em que todos comentam, são os belos posts que aqui publicas, e tantos amigos que sempre te visitam sempre é caso para se dizer:

    Sensacional o que aqui se vê.

    Não pares amiga, pois a cada post teu mais se engrandece este teu Blogue que já é um marco na net de tão visitado que é e tanto carinho ele tem para quem o visita.

    Outono, uma estação que para mim é como uma reflexão de vida.

    Caem as folhas mas as árvores ficam, porque novas folhas virão dar lugar aquelas que caem e poder-se-à pensar de seguida que aquelas caídas lá deixaram o seu lugar para as que virão a seguir.

    Nesta estação também o Sol me faz recordar o Sol de outras terras em que o nascer e o pôr quase se identifica com o de cá na sua forma tão calma raiando uma luz de paz e alegria, afinal o Outono não é tristeza mas sim, um salto para uma nova era de tempo que pela frente nos vai surgindo.

    Bom post amiga, imagens belas onde a cor das folhas simbolizam bem o encanto que a natureza nos dá.

    Bjos, boa semana te desejo e muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  50. Graça querida, que delícia vir aqui e sentar-me embaixo destas árvores lindas, coloridas. Sinto falta delas, parece que fazem parte de minhas lembranças. talvez por herança genética, memória ancestral... quem sabe?
    Sim, amiga, somos jovens ainda para acreditar num amanhã, num sonho qualquer e realizá-lo.
    Sinto-me assim aos 65 anos. Em cada idade vivida uma experiência. Creio que meu sonho maior foi alcnçado: ao olhar para trás e ver que num caminho vezes tortuoso, houve sempre a alegria de viver.
    E hoje, ainda ela está aqui, no meu coração.
    Só morremos quando deixamos de acreditar no sonho, na realização destes e no êxtase de estarmos aqui participando neste momento único no tempo agora, certos de que existe vida para além da montanha.
    Sinto-m feliz...
    A alegria aqui ainda mora, mesmo que dias eu esteja triste.

    Assim é a lei: verão e invernos, com a beleza das primaveras e outonos a nos fortalever a alma!
    Bom viver!
    Um beijo no teu coração, doce guerreira!

    ResponderEliminar
  51. Querida amiga, passei para agradecer a tua visita e o comentário tão gentil, Graça tens um jeito tão gostoso de escrever, ficaria horas apreciando o que escrves há muinta sensibilidade em tudo. O outono não deixa de ter a sua beleza, com as folhas caídas formando tapetes pelo chão e quando são de plátanos, são tapetes vermelhos, lindos! mais a primavera aquí para nós e a estação das flores, não só as roseiras mais as fruteiras tambem, uma mangueira florida não existe coisa mais bela, e ainda exalam o perfume de suas flores, aquí perto onde moro existem alguns pés florido onde não me canso de de velas, como são lindas na sua floração. Um abraço carinhoso Celina.

    ResponderEliminar
  52. Ai, Celina, as mangueiras em flor...que saudades! Já as não vejo desde que deixei a minha terra. Adoro a sua bela floração...Palmeiras, mangueiras e um belo sol a esconder-se por de trás delas e a escoar-se a seus pés, o rio caminhando para o mar!! Este é o postal que está eternamente no meu coração.
    Beijos.
    Graça

    ResponderEliminar
  53. Querida Graça!

    Cheguei a tempo de colher uma folha avermelhada no meio desta lindíssima paisagem doirada e tão aconchegante.
    O Outono está a chegar, para mim ainda não chegou, pelo menos por aqui ainda não se sente. Mas há sim, um cheiro a vinho novo, a figos maduros e há romãs vermelhinhas, mas ainda há também muito milho madurinho por apanhar... e há maçãs em todo o lado e cheiro a cidra que fermenta nas fustes ao lado do vinho na adega...
    Gosto do Outono, mas espero que seja longa esta estação e que não me traga o tempo cinzento e deprimente do Inverno, porque esse eu detesto :(

    Tal como o tempo, tentemos estender este Outono que chega e vamos vivendo com o calor do Verão cada dia, pleno e em harmonia, muita paz e sobretudo saúde.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  54. só a natureza mesmo pode guardar para si, o sol.
    lindo!

    ResponderEliminar
  55. O Outono é verdadeiramente um sonho para aqueles que registam em fotografia. As cores, a temperatura, os aromas, muita harmonia.
    Desejo que tenha um Outono excelente.
    Beijo

    ResponderEliminar
  56. Olá Graça!
    Já me sinto tão "de casa"...adorei seu post! Nós que estamos quase na primavera, mas não temos essa divisão tão perfeita das estações, ficamos aqui na divagação e na esperança de termos um tempo mais ameno! Na minha região não faz frio, e o calor é intenso, mas nem por isso amo menos essa terra!
    Bjs,

    ResponderEliminar
  57. Que linda mensagem Graça!

    As duas estações que mais gosto, primavera que está se aproximando aqui e outono que chegou aí além mar.

    Você fez uma comparação perfeita de vida e estações, o homem também vive as suas estações e é certo que o outono do homem é belo, ainda guarda luminosidade cheia da alegria da primavera vivida e do calor do verão que passou. Há muito do que se usufruir em um outono.

    Uma ótima semana pra você querida!

    ResponderEliminar
  58. Também adoro o Outono. A natureza parece uma paleta de cores fortes e sugestivas. O que não gosto nada é do vem a segur:o Inverno!
    Beijo
    Teresa(Quelimane)

    ResponderEliminar
  59. .

    .

    . querida graça,,, .

    .

    . já li esta página algumas vezes . e por ora deixo.Lhe o silêncio como resposta afirmativa .

    .

    . e que no outono . não nos falte a esperança . até por.que . com os dias mais melancólicos . há quem os entenda depressivos .

    .

    . também gosto imenso do outono . assim como da primavera . são as estações intermédias que equilibram a "severidade" do frio ou do calor .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderEliminar
  60. Olá,Graça!!

    Que lindo seu texto!!Também gosto do outono,é uma das minhas favoritas, tem algo mágico no ar...só não gosto do inverno...me sinto hibernar!!Bom outono pra ti!
    *Por aqui vamos entrar na primavera!!Ah!!Depois do inverno, nada como a primavera para renascer!!
    Beijos pra ti!!

    ResponderEliminar
  61. Olá querida amiga Graça.

    Escritas por ti as Estações do ano são todas lindas, e são, eu só não gosto é do frio.

    Das quatro estações do ano
    tão diferentes e desiguais
    gosto do Verão e do Outono
    é da Primavera que gosto mais

    O Inverno também tem sua beleza
    embora eu não gosto muito dele
    ele tem que regar bem a natureza
    e acho que para muitos ele é belo

    Há lugares onde não há Inverno
    nem erva nem plantas a crescer
    mas viver lá deve ser um inferno
    quando nem há água para beber

    Nisto somos uns privilegiados
    onde não há muito frio nem calor
    nem precisamos estar muito tapados
    nem a nossa pela muda de cor

    Um beijinho grande,
    José.

    ResponderEliminar
  62. Olá Graça! Passando para agradecer a visita e o comentário, assim como, apreciar este teu belo e profundo texto. Confesso que gosto mais da primavera, isso porque, já ha alguns aninhos passados (69), quando a primavera chegou aqui no Brasil, dia 23, me trouxe na sua bagagem. Rsrs.

    Beijos e muita paz pra ti e para os teus.

    Furtado.

    PS; Por curiosidade, estive olhando a lista do "Por onde ando" e não tive a felicidade de ver o Arte & Emoções por lá. Rsrs.

    ResponderEliminar
  63. Aqui nos despedindo do Inverno, ainda com noites muito frias para nosso tropicalismo. Como você adoro o Outono, sou fã desses amarelos esmaecidos, desse marrom avermelado que ao verde se mistura...Linda sua postagem,como espero tenha sido sua caminhada durante seu afastamento do Blog.

    ResponderEliminar
  64. Boa noite, querida amiga Graça.

    Lindo texto!!
    Realmente as folhas secas no chão, o vento... Tudo parece prenúncio de recomeço.

    (Muito obrigada pelas suas belas palavras que me confortaram demais)

    Que Deus a abençoe.
    Beijos no coração.

    ResponderEliminar
  65. Quente e lindo como o Outono que avança a passos largos.

    Gosto imenso da sua escrita, Graça.
    Beijinho
    Ana Sofia

    ResponderEliminar
  66. No meio de tantos e carinhosos comentários o meu será mais um, dos que terão toda a possibilidade de passar por entre os pingos da chuva (parece que vai começar a chover uns pingos, hoje...).

    Num intervalo do tempo que teima em não se deixar domar por mim, ou eu não consigo arranjar forma de me moldar ao seu jeito de passar o tempo, vim aqui matar saudades...
    de quê?
    de quem?

    Deste sítio lindo, harmonioso, cheio de mensagens de esperança, a falar-nos do Outono da vida... com muita coragem e esperança!

    De Moçambique também, 1969-1971, a minha filha Inês, hoje com 42 anos, nasceu em Nampula.

    Beijinho, Graça, obrigado,

    António

    ResponderEliminar
  67. Um começo de Outono que quase parece ser de Verão e ainda bem porque não gosto do frio, mas, gosto e muito do que escreve.
    Monhé

    ResponderEliminar
  68. Gostei do pensamento, Graça! Nós também vivemos as estações na nossa vida; fases diferentes e em cada uma tivemos de tudo ; considero que na fase em que estou vivo as 4 estações ao mesmo tempo...dias em que o sol brilha apesar da chuva e do frio, dias em que vejo flores por todo o lado apesar de não haver nenhuma nos jardins, dias em que sinto um frio gélido mesmo com um calor abrasador; penso que sempre foi assim...creio que assim será sempre. A estação de que menos gosto é a do Inverno, embora considere que ela também tem a sua beleza, mas deixa-me sempre mais triste . Adorei o teu Outono, Graça! Um beijinho e espero que o sol não nos deixe por enquanto.
    Emília

    ResponderEliminar
  69. A natureza tem seu encanto e devemos viver harmoniosamente com ela aceitando com gratidão as estações do ano e todas são lindas e o outono ficou ainda mais lindo com suasbelas palavras,com estas imagens lindas,parabéns Graça adoro ler você.
    beijos de outono.

    ResponderEliminar
  70. OLá Graça,

    Cheguei em boa hora, falar da outonal é a felicidade de assim comungar com ela, quando se desnuda a fazer das folhas a mais bela aquarela.
    Dizer que somos sim semelhantes as estações, ao tempos de mudanças quando sempre instáveis que somos, seja em que tempo for...
    O outrono representa renovação, a troca de roupa do espírito em nós. Despimo-nos do velho ao despontar para o novo, renascendo a cada manhã...

    Lindo texto o que sai de ti
    que tanto aprecio no que escreve, seja em tuas postagens, seja em teus comentários, sempre a desdobrar os teus sentimentos, na visão sensível em ti.

    Parabéns minha amiga, sempre admiravel.

    Bjs

    Livinha

    ResponderEliminar
  71. Graça
    Não imagina o meu pesar em não chegar mais pertinho de você.
    Minha família me carregou por onde pode mas não houve condições de ir te ver.
    Mandei uma lembrancinha via correio, espero que tenha chegado.
    Fica aqui o meu carinho e o desejo que o Outono seja momento de paz em teu coração.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  72. Belo texto sobre o Outono...Espectacular....
    Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneament

    (Dalai Lama)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  73. Preciosas imágenes, el Otoño es una de las estaciones más emblemáticas.
    un abrazo.

    ResponderEliminar
  74. Boa tarde, Graça
    Concordo, dum modo geral, com o teu belo texto.
    No Outono da Natureza as cores são lindas! A variedades dos "verdes" é enorme, tranformando-se em vermelhos, amarelos, castanhos...
    No Outono da vida há uma sabedoria intrínseca que compensa qualquer desconforto corporal.
    Mas... ao Outono segue-se o Inverno, e é essa certeza que faz com que ele não seja a minha estação preferida.

    Lindíssimas as imagens que escolheste.

    Uma boa semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  75. Linda, esta forma de dizer outono. Cada fase da vida tem o seu encanto. Depois do verão nada melhor do que o abrandamento da luz para sossego e conforto da alma.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  76. Olá Graça

    Tudo bem com vc amiga. Saudades suas.

    Bjooooooooooooooo.....................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderEliminar
  77. Mais uma vez aqui neste jardim encantado, cujas flores são palavras e sempre Outono no coração...Bjs querida.

    ResponderEliminar
  78. Querida Graça,

    O meu beijo... e saudades!!!

    AL

    ResponderEliminar
  79. Graça, passo raidamente hoje, mas quero ler e ver tudo. Estou encantada com teu blog. Essa cozinha do post anterior me conquistou.
    Já o outono no Brasil não tem essas cores, mas de muito céu azul e árvores carregadas, um ventinho que esfria a nos avisar que o inverno vem. Agora esperamos ansiosos essa tal primavera que deve ter parado em alguma pensão à beira do caminho, pois o frio ainda nos pega de jeito.
    A palavra é aceitação,aproveitar a vida e acalentar um sonho. O mais nos vem mesmo que lutemos, então...
    Abração e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  80. Uau...que lindo Graçabeijos......

    e aqui n Brasil estamos no primeiro dia da primavera...

    e ela está lindaaaaaaa...

    adoro todas as estações, mas Primavera e Outono são as mais lindas...

    tem selinho da primavera pra vc aqui

    http://traduzindo-emocoes.blogspot.com/p/primavera.html

    escolhe o que mais gostar... beijos.

    ResponderEliminar
  81. Oi Graça!

    Por aqui já é primavera, mas não posso negar: outono, com todo seu encanto e serenidade, é a minha preferida!

    Beijos

    ResponderEliminar
  82. Amiga de Ouro Puro:
    Uma delícia, o que escreve de forma sublime sobre o Outono.
    Escreve com pureza, magia e encanto.
    É linda, sabia?
    Parabéns por um texto fabuloso que interpreta com a Estação do Ano que também gosto.
    Parece que as suas palavras encetam um bailado terno e perfeito na fluídez do que significam.
    Beijinhos amigos perante a sua gigantesca forma constante de maravilhar e deslumbrar.
    Com respeito.
    Sempre a admirar o seu talento enorme.

    pena

    Bem-Haja, fantástica amiga.
    Adorei.

    ResponderEliminar
  83. Minha querida amiga,como eu gostava de vir ler as coizinhas que escrevias...e gosto mas vir ao meu bloco me faz chorar e por isso não te tenho ir visitar mas não me esqueci de ti
    Vou colocar no blog e por isso escuso de estar a escrever-te aqui a razão do meu sumiço
    Bom fim de semana e muitos beijinhos da amiga
    Graça

    ResponderEliminar
  84. Esperança é vida, vida que deve ser vivida dia-a-dia do melhor modo que podemos e sabemos tentando seguir a luz que Deus nos mostra. Ser feliz é também e principalmente fazer os outros felizes.
    Adorei seu texto. O Outono para mim significica melancolia, calma, tempo de balanço e de silencio.

    Um abraço e obrigada pelo carinho deixado no Oceano.
    oa.s

    ResponderEliminar