domingo, 25 de novembro de 2012

Postal de Natal

 
Tiago acocorou-se atrás de uns arbustos pensando que aquela noite iria ser muito frutuosa para si. Há mais de duas horas que vigiava o bairro procurando as grandes casas de gente endinheirada. Em algumas, tinha de ter cuidado: havia cães perigosos, fechaduras com alarmes, e, noutras, já se festejava o Natal com grande alarido e muitos convidados.
Tiago tinha que esperar pelo momento oportuno, não tinha dúvidas. Entretanto pensava como havia chegado àquele caminho… Tivera um trabalho tradicional na família mas que resultara num fracasso. O seu irmão mais velho singrara na vida. Era um empresário de sucesso, no topo da fama e das finanças. Tiago queria também mostrar à família que era um homem de dinheiro e tinha um pequeno trabalho que apenas servia de fachada a outros meios perigosos onde ia buscar o desejado poder. Ali, acocorado, esperando a melhor altura para fazer um assalto, pensava que tinha seguido por aquele caminho só para agradar à família e não ficar atrás do seu irmão. Mas afinal porquê? Sabia fazer tantas coisas… trabalhava a madeira como ninguém. Já entrara em leilões onde os seus trabalhos eram os mais cobiçados, e por bom preço. Trabalhara em antiquários de renome, onde restaurara com minúcia peças muito antigas. Não, tinha de mudar de vida e logo agora que pensava em constituir família. Susana merecia o melhor que lhe pudesse dar.
Esta noite seria a última vez! Depois abriria o seu negócio e, já com algum nome na praça, seria o antiquário mais famoso do país. Estava decidido: seria a última vez!
Cheio de boas intenções saiu do seu esconderijo e foi por um atalho, talvez para chegar mais depressa a casa. Mas, a última das vivendas, onde vivia uma velhinha simpática, tinha as janelas com as cortinas corridas e, dentro da sala, via-se a velhota muito animada a colocar prendas debaixo da árvore de Natal e depois a espalhar as pequenas lâmpadas coloridas por todo o pinheiro. Devia estar sozinha pois não via ninguém a ajudá-la.
Por fim, a velha senhora, colocava postais de Natal belíssimos em cada ramo da árvore. Tinha ainda um na mão e olhava-o pensativa, estudando onde ficaria melhor aquele postal tão especial. Finalmente prendeu-o à parede que ficava em frente da porta. Tiago pensou que aquela porta devia levar às escadas que conduziam ao andar de cima. Com certeza que a senhora Margarida seria dona de belas e antigas jóias. Sorriu satisfeito!
Quando é que ela iria para a cama? Mas a senhora Margarida voltou à sala e abria e fechava a porta para ver se tudo estava bem preparado para receber os netos no dia seguinte.
Sentou-se na velha poltrona junto à lareira e tomou o seu chocolate quente (que já não estava tão quente, depois das voltas e voltas que a senhora dera…) e contemplou feliz a sua bonita árvore de natal. Olhou o relógio, ”Meu Deus, as horas que já são!” Levantou-se e caminhou até à porta. Deu um último olhar à sala e sorriu satisfeita. Apagou as luzes e dirigiu-se para o andar de cima, para o seu quarto.
Tiago pensou que seria muito fácil assaltar aquela casa. Já na cama, Margarida foi pensando na alegria que os netos teriam no dia seguinte… estava tudo tão bonito. Fechou os olhos e o sono foi apoderando-se dela, pesadamente.
De repente, os seus olhos abriram-se “O que foi aquilo” Teria ouvido bem? Afinal a casa já era velha e tinha sempre ruídos esquisitos. Se o barulho continuasse, bastava tocar no telefone que estava ligado à casa do filho, quase ao lado da sua e logo Mário estaria ali.
Acalmou-se e voltou a aconchegar-se na cama. Mas volvidos poucos segundos Margarida ouviu um som que lhe dava a certeza que alguém tinha entrado na sua casa.
Tiago entrara pela janela da sala que cedera com facilidade. “Ela devia ter cadeados nas janelas” pensou. Talvez nessa noite a senhora Margarida aprendesse a ter mais cuidado.
Afinal, Tiago pensava que até estava a fazer uma boa acção… Começou a colocar pequenos objectos de valor nos seus bolsos e dirigiu-se para a porta do corredor. Parou para escutar.
Tiago não queria meter medo à senhora Margarida mas pensou nas jóias que ela deveria ter guardadas no seu quarto. Não queria também arriscar muito e muito menos ser preso.
Abriu a porta com cuidado e subitamente um som muito alto atordoou no silêncio da casa.
A abertura da porta criara uma corrente de ar que fez abrir o postal de cânticos de Natal que a senhora Margarida colocara na parede. Tiago fechou a porta e correu para a janela, cessando assim a música. Falhara de novo.
Entretanto Mário atendeu o telefonema da mãe e dirigiu-se logo para a casa da senhora Margarida, enquanto a esposa chamava a polícia.
Tiago, já seguro em sua casa, jurava a si próprio que deixaria definitivamente aquele modo de vida.
Na manhã do dia de Natal a velha senhora ao abrir a porta de sua casa encontrou dois embrulhos: um continha as peças roubadas e outro uma séria de cadeados para as janelas.
A polícia abandonou o caso embora tivessem desconfiado um pouco do Tiago, o ladrão fracassado e de bom coração.
No Natal do ano seguinte, Tiago enfeitava a sua árvore e tal como a senhora Margarida, colocou um postal com cânticos na parede em frente da porta da sala e, quando esta se abria, o vento abria também o postal enchendo o ar com lindíssimas músicas que faziam sorrir o seu filho de poucos meses.
Para Tiago, um empresário feliz no restauro de mobílias, este postal era o sinal de como no Natal anterior, representara um rasgo na sua sorte.

81 comentários:

  1. Lindo, maravilhoso conto, que podia acabar em tragédia, mas tu deste-lhe um final lindo. O ladrão felizmente fracassou, mas teve o final que merecia, pois afinal tinha bom coração. Adoro ler-te amiga e este foi mais uma leitura deliciosa. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  2. Minha doce Graça.
    Tiraste o melhor do coração deste homem. Eu peço à Deus que todos manifestem essa Essência de luz que o Pai nos deu com tanto amor.
    Vivi teu conto, como sempre.
    Que venha o Natal e com ele não só esperanças e sim realizações.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Lindo conto! Pudéssemos ter muitos corações arrependidos.
    Fazer verdeira a frase que: ninguém é de todo mau.
    Bom Bom final de domingo. Abraços. Edna

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de conto e que bom um final feliz!!Gostei muito!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  5. Graça,

    Seu titulo está mal
    Ponha
    "Tiago, o verdadeiro Pai de Natal"

    :))

    ResponderEliminar
  6. Tudo aqui é lindo até as coisas que tu consegues.
    Saudoso bj.

    ResponderEliminar
  7. Excelente conto para a quadra que se aproxima.
    Onde arranjaste o postal de baixo, Graça ?
    Outra beleza !

    Um beijo.

    ResponderEliminar

  8. Boa noite, Graça

    Um lindo conto com uma grande lição.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Graça
    Adorei o conto que mostra que sempre há tempo para mudar!

    Grande beijo
    Anne

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Graça
    Adorei o conto que mostra que sempre há tempo para mudar!

    Grande beijo
    Anne

    ResponderEliminar
  11. Grace, un bello cuento de Navidad que nos acerca a estas fechas que están a punto de llegar y que nos plantea un final feliz. Y que el ser humano siempre tiene una segunda oportunidad.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  12. O Natal é uma época cheia de brilho,,,cores e vida...beijos de boa semana pra ti amiga.

    ResponderEliminar
  13. Há muito de belo para além da beleza da sua escrita.
    Algo que só pode morar num coração grande e sem grades.

    Beijo meu

    ResponderEliminar
  14. Olá, Graça!

    Original e muito bem tecido este teu conto de Natal: a forma como o conduzes, o ladrão de bom coração e arrependido que criaste, e a forma como tudo termina em bem, é certamente no fundo o reflexo da tua maneira de ser: O de uma pessoa bonita, onde mora um bom coração!

    E já agora, será que não podias converter o coração empedernido deste malvado "nosso rei Mago Gaspar" em criatura de bem, fazer com que ele nos restitua o Natal? Tanta gente que iria ficar feliz e contente;ou será pedir-te demais...?

    Claro que gostei muito; está uma delícia de conto!

    Boa semana; beijinhos
    Vitor

    ResponderEliminar
  15. Ah! que bom, uma história de ladrão com final feliz! E muito bem conduzida, por sinal, como só você sabe contar!
    Fiquei muito contente com a viagem de Pedro, gosto muito dele (rsssss).
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  16. Um conto maravilhoso.Adorei.

    Beijo meu.

    ResponderEliminar
  17. Algo superior coloca-nos, com frequência, à prova!

    Bela história com final feliz!

    Os meus sinceros parabéns!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  18. Uma linda história saída de alguém com uma forma especial de
    estar na vida. Gostei do final...ainda bem, que há quem possa
    mudar para melhor.
    Beijinhos
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  19. Este era um ladrão especial que tinha bons propósitos...
    A essência não muda. Somos o que somos e cada qual age de acordo com seus valores. Provastes isto aqui, minha amiga!
    Eu adoro ler suas histórias... Sabes contar como ninguém.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  20. Um conto maravilhoso com final feliz, contado ao jeito da amiga Graça é sempre bem vindo.
    Muito lindo querida amiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. MEU PRIMEIRO DE NATAL PRESENTE,CORRIGINDO,NOSSO,BOM TE LER E ASPIRAR,POETA ESCRIBA QUERIDA NOSSA!

    VIVA LA VIE

    RE E RI

    ResponderEliminar
  22. Lindo conto Graça! Por aqui já é natal.
    Beijuuss

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde Graça
    Todo é bom quando acaba bem e neste caso o rapaz até deixou os produtos do roubo e o propósito de se emendar de vida.

    Não deve haver muitos rapazes que tenham esta parte final do Tiago...

    ResponderEliminar
  24. Olá amigo!
    Santa artigo interessante, gostei!
    Tenho um amigo dia maravilhoso!
    Abrace-o com amor!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  25. Isto só prova que o Natal é uma época especial; consegue fazer com que todos vivam com um espIrito diferente. Desejamos e por isso dizemos sempre que Natal tem de ser todos os dias. Pena que esse espírito maravilhoso QUE SE NOTA EM TODOS ACABE, LOGO QUE SE APAGUEM AS LUZINHAS QUE AGORA ESTÃO POR TODA A PARTE. BELA HISTÓRIA E MUITO BEM DESCRITA, COMO SEMPRE. UM BEIJINHO AMIGA E QUE SINTAS EM TODOS E POR TODO O LADO ESTE ESPIRITO QUE SE VIVE.. ATÉ BREVE
    EMÍLIA

    ResponderEliminar
  26. Cara amica mi sono guardata tutti i tuoi post,che avevo perso!!
    Complimenti!!
    Io ultimamente non riesco a stare al pc,ma ci vedremo presto!!
    Un bacio grande grande!!
    Sabry!!

    ResponderEliminar
  27. Olá Graça Amiga,
    Quando dei por ela a tua bela história tinha terminado, e com ela a redenção do nosso Tiago. Gostei e simpatizei com o Tiago.
    Um beijo com amizade e gratidão pelos teus simpáticos comentários no Azimute.
    Jorge

    ResponderEliminar
  28. O calendário ditou e guiou todo o conto. Talvez porque Natal é sempre... que cada um queira.

    Gostei mesmo muito. Beijinhos

    Laura

    ResponderEliminar
  29. Mais um milagre do Natal.
    Gostei bastante do seu conto, Graça.Como sempre, muito bem escrito.

    Beijos e uma feliz quarta-feira.

    ResponderEliminar
  30. É isso!! Viva o Natal, que o verdadeiro espelho se espalhe!

    Beijos Graça!

    ResponderEliminar
  31. Muito bem escrito Graça. Sabe, fico sempre imaginando que tipo de histórias pode fazer parte da vida dessas pessoas que acabam se tornando marginais. Hoje você colocou uma história, que acabou bem, onde o bem venceu o mal. Pena que nem sempre é assim. Talvês seja o Milagre do Natal.
    Gostei muito!!!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  32. Amiga Graça!

    O Tiago por assim dizer
    não era um bom ladrão
    ainda ficava a perder
    por ter um bom coração

    Roubar uma velha senhora
    não foi uma bonita acção
    mas outra grande senhora
    deu hoje a ele o perdão

    O Tiago restaura a mobília
    com cores tintas e vernizes
    e no seio da suas família
    hoje todos vivem felizes

    Beijinhos.
    José,



    ResponderEliminar
  33. Lindo esse texto amiga Graça. Agradeço sua visita e seu comentário me ajuda a aumentar a minha autoestima. Um grande abraço e sua visita e com certeza uma grande alegria.

    ResponderEliminar
  34. .

    .

    . graça,,, minha amiga,,, .

    .

    . a.manhã . dia 29 . o intemporal faz anos . é claro que . conto conSigo . :) .

    .

    . voltarei para comentar esta Sua página . como é habitual .

    .

    . muito obrigado .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderEliminar
  35. acredito na existência de ladrões com bom coração

    de velhinhas com sorte também,

    digamos, que no Natal todos os sonhos são permitidos, e a esperança será uma forma criativa de recuperar móveis e consciências


    um beijo, Graça

    ResponderEliminar
  36. Uma história lindíssima e muito bem contada.
    Gostei muito, querida amiga.
    Beijinhos
    (e bom Natal, se me esquecer mais lá para a frente...)

    ResponderEliminar
  37. Coisa mais linda de se ler,Graça! Belíssimo conto.A imagem do bom velhinho de vermelho me fez lembrar do nosso amigo Antonio Campos, do blog Vivendo em Versos,que virou estrelinha e deixou muita saudade.Nessa época era o papai Noel dos pampas. :(

    Um beijo,Graça,e muito obrigada pelo seu carinho e por suas visitas, sempre gentis,ao meu blog.

    E.T.
    Voltei de viagem na terça,mas amanhã parto pra outra.Dessa vez por aqui mesmo e por poucos dias. Bye...

    ResponderEliminar
  38. Amiga queridaaaaaa!
    Perdoe-me pela demora em vir. Tenho me esforçado para colocar minhas visitas em dia. rsrsrs
    Estava com muitas saudades de ler suas histórias. E o blog está lindo.
    Mais um Natal está chegando e o Ano Novo já está próximo também.
    Quero destacar que meu ano de 2012 foi mais gostoso, pois você fez parte dele.
    Desejo que o seu Natal seja de muita paz, muita saúde e união em família.
    Que nossa amizade se fortifique mais ainda em 2013.
    Você já participou da
    Promoção de Natal de Sônia Silvino's Blogs:
    "Como foi o seu melhor Natal"?
    Se já participou, agradeço e desejo muito boa sorte!
    Para participar, é só contar na postagem do dia 20/11/12 no blog fLaShBaCk.CoM:
    http://soniasilvinoflashback.blogspot.com.br
    Maiores informações aqui:
    http://blogsdasoniasilvino.blogspot.com.br
    Participe! Boa sorte!

    Obs.: Em breve, meus blogs entrarão "em férias" e só retornarão em janeiro de 2013. Com exceção, dos agregadores de links:
    http://blogsdasoniasilvino.blogspot.com.br, http://blogsdasoniasilvino2.blogspot.com.br e http://soniasilvino38.blogspot.com.br (The Best Blogs 2) que continuarão online.
    MAS A BLOGUEIRA (euzinha) NÃO VAI TIRAR FÉRIAS. VOU CONTINUAR VISITANDO OS AMIGOS E AMIGAS E RETRIBUINDO AS VISITAS RECEBIDAS.
    O blog fLaShBaCk.CoM, http://soniasilvinoflashback.blogspot.com.br, ficará aberto até o final da promoção: dia 21 de dezembro de 2012.

    Beijocas, muitas!!!
    Boas Festas!

    ResponderEliminar
  39. Graça, que bela tua história, muito bem tecida.
    O final foi maravilhoso.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  40. Um conto bonito como todos os que tu escreves.
    Preparas o Natal de um modo muito teu.
    Parabéns!
    Beijo
    Teresa(Quelimane)

    ResponderEliminar
  41. Graça, voltei pra agradecer o carinho!Adorei e já está por lá! beijos,obrigadão,chica

    ResponderEliminar
  42. Graça, querida, é lindo teu conto de natal. Tocante, reflexivo, e nos traz esperanças para os homens de boa vontade. Parabéns!!!! Beijos!

    ResponderEliminar
  43. Momentos que nos transformam por dentro! Lindo conto! Bj

    ResponderEliminar
  44. Oi
    Querida
    Parabéns,lindo conto!!!!!
    Obrigado pelo carinho e gentil comentário
    Não fossem as distâncias e valores de correios,seria um prazer enviar mimos a todas minhas queridas amigas..................
    Um abraço carinhoso
    Bjosssss

    ResponderEliminar
  45. Minha querida Gracinha

    Mais uma bela estória lindíssima e cheia de significado e contada da maneira que apenas tu sabes.Adorei como sempre.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  46. Hermosa historia, gracias por tu comentario!!!
    besos.


    •L•

    ResponderEliminar
  47. Uma autentica história de Natal. Ladrões de bom coração são como agulha em palheiro.Dificeis de encontrar.
    Antes de me despedir deixe-me dizer-lhe que no Sexta iniciei a publicação do que eu sonhava seria um livro. Porém a vida não está para sonhos e assim se quiser acompanhar sentir-me-ei muito feliz com a sua presença.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  48. Se todos os Tiagos do mundo se arrependessem assim...Uma história muito bonita.
    Monhé

    ResponderEliminar
  49. Querida amiga Graça, achei lindo o teu conto, principalmente pelo final feliz. tenho certeza que ele tirou belíssimas lições de tudo isto, e terá lindos exemplos para passar ao filho para não acontecer o mesmo o que aconteceu com ele. Um abraço fraterno Celina.

    ResponderEliminar
  50. Graça

    Se a história, tão primorosamente contada, é verdadeira...
    e bom será que seja...foi um Milagre de Natal.

    E estas coisas, por vezes, acontecem...e deveriam acontecer mais vezes.

    Gosto da tua forma de contar e de nos trazeres coisas que tu lembras, a cada passo que dás.

    Com ternura, agradeço.

    Maria Luísa

    ResponderEliminar
  51. Estou bem afastada ,mais as saudades que sinto
    chega dói meu coração.
    Por meio dessas poucas palavras estou
    passando para deixar meu carinho,
    e dizer de uma forma ou de outra vou fazer
    de tudo para jamais ser esquecida.
    Foi para uma comemoração junto de todos
    amigos e (as) foi colocado no ar A Viagem desse
    Natal de 2012.
    Deixei na postagem um mimo caso gostar fica
    a vontade para trazer para seu blog.
    Um abraço carinhoso tenha certeza
    minha amizade é absolutamente e Sinceramente
    verdadeira.
    Carinhosamente,Evanir..

    ResponderEliminar
  52. Amiga hoje eu vim lhe oferecer dois selinhos, um de 700 seguidores e o outro de Natal.
    http://www.mariaalicecerqueira.com/
    Obrigada pelo carinho de sua presença lá no meu cantinho.
    Tenha uma linda tarde junto com o desejo de Feliz Natal.
    Abraço muito amigo
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  53. .

    .

    . a.pesar dos pesares o tiago teve sorte . e foi essa sorte que o ajudou a salvar.se de um modo de vida pouco dignificante e muito perigoso .

    .

    . e há tantos tiagos por aí . e alguns . terminam os seus dias felizes atrás das grades . para sempre ou por tempo indeterminado .

    .

    . uma página muito bonita esta . e que pena tenho eu não conhecer esta velha senhora . gostava muito de lhe dar um beijinho . terno e afectuoso . pois gostava .

    .

    .

    . [. muito obrigado pela Sua presença no quarto aniversário do intemporal .] . sem ela . teria seria decerto . bem menos fulgente .

    .

    . e,,, .

    .

    . ainda regresso . ah pois regresso . antes do natal . :) .

    .

    . um beijo . sempre amigo .

    .

    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regressa Paulo, pois vou por as fotos da minha casa vestida de Natal...
      Beijo amigo.
      Graça

      Eliminar
  54. ...e é tempo de começarmos a postar sobre o Natal!
    Gostei do deu texto.

    Beijihno para si!

    ResponderEliminar
  55. Olá Graça
    Muito tempo afastado, volto e vejo esse belo texto. Amei.
    Beijos

    ResponderEliminar
  56. Recebi o postal


    Convido todos os meus amigos, especialmente os que residem no Porto ou imediações, a estarem presentes no EVENTO da artista LILI LARANJO, que se realiza na Sede da Casa Luso Angolana do Porto - Associação Lusófona, situada na Praça das Flores, Nº 3 a 23, Centro Comercial Fontenário, Loja 11, PORTO.

    Este evento tem lugar no dia 9 de Dezembro (próximo domingo), pelas 15 horas. (FEIRA - Artesanato, Bijuterias, Livros e Quadros) e Momentos de Poesia e Música. E UM BRINDE DE NATAL.

    Conto convosco!

    ResponderEliminar
  57. Um conto de Natal de que gostei muito!
    Adoro histórias que acabam bem!
    Et je rêve que tous les Tiagos du monde laissent parler leur bon coeur!

    ***
    Gros BISOUS et BON weekend mon amie****

    ResponderEliminar
  58. Olá, querida
    Obrigada por ter me comentado durante a minha ausência...
    Vou me deter nas duas fotos... vi assim: um que doa e outro que rouba... A vida é assim: um constante ir e vir... dos bons e maus... cada um tentando exercer o seu papel frente ao mundo e exalando o seu cheiro particular ou (fedor)...
    Lindo post!!!
    Espalhando cartões de bondade e a gente vai se enchendo de ternura também...
    Tem um convite pra vc amanhã dia 9 e 10...
    Bjs de paz e bem

    ResponderEliminar
  59. Una bella historia,querida amiga que la alegria y la esperanza te acompañen en estas fechas,un abrazo.J.R.

    ResponderEliminar
  60. Minha querida Gracinha

    Passando para agradecer o teu carinho de sempre e deixar um beijinho.
    Uma semana cheia de paz.
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  61. Sim, postal de Natal o que aqui tão bem pintas, mas onde estão, hoje em dia, esses belos postais de Natal? Sei que existem, mas apenas se usam.
    Que este Natal teu não decaia nunca e que tenhas um BOM NATAL.
    Um abraço imenso

    ResponderEliminar
  62. Quantas barreiras vencemos
    no decorrer desse ano.
    Quantas ficaram para resolver
    no próximo ano.
    Quantos amizades eternas eu conquistei
    quantos se perderam no meio do caminho.
    Existe amizades eternas também as passageiras
    aquelas que enche nosso coração
    de alegria e depois parte.
    Enfim é quase Natal numa prece silênciosa
    permaneço orando com fidelidade por cada amigo(a)

    Desejo a você nesse Natal muita paz e muita luz.
    Não são os presentes que me fascina ,
    mais o aniversário de Jesus.
    Um abençoado final de semana.
    Beijos no coração e carinhos na alma.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  63. Feliz Natal amiga Graça
    Grata pela visita
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  64. Minha querida Gracinha

    Hoje passando para agradecer a presença carinhosa no meu aniversário.Obrigada.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  65. Minha Querida Graça:
    Bem hajas pela tua linda mensagem em "Luz de África" e pela referência aos Bons Sinais, que me transporta para o Rio dos Bons Sinais, também designado por Rio de Quelimane, que, na língua local – o chuabo, tem a designação de Rio Cuácua, e que fica na confluência dos Rios Lua-Lua e Quá-Quá. É informação que recolhi da net há uns meses, quando escrevi um pequeno registo sobre o Rio dos Bons Sinais. É um nome precioso para um rio.
    É sempre emocionante assistir ao arrependimento activo de alguém que, até aí, não caminhava pelo trilho certo. Se cada marginal tivesse este autêntico rebate de consciência, não seria o nosso mundo um mundo incomensuravelmente melhor?
    Para ti, minha Querida, um abraço cheio das constelações que se acendem no firmamento da tua Zambézia, lá onde tudo é luz.

    ResponderEliminar
  66. “Em algum lugar sobre o arco-íris
    Pássaros azuis voam,
    E os sonhos que você sonhou
    Sonhos realmente se tornam realidade.”
    Que as suas energias iluminem o seu caminho e tragam um novo amanhã!
    Desejo-lhe um feliz natal e um abençoado ano em 2013.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  67. MINHA QUERIDA VENHO ASSIM MUITO GENEROSAMENTE RETRIBUIR OS SEUS VOTOS, QUE DEUS ELUMINE SEMPRE O SEU OLHAR E A SUA CASA PARA QUE NADA LHE FALTE. NUMA ALTURA DESTAS EM JÁ FALTA TANTA COISA MAS QUE UM DIA QUANDO A NOSSA HORA CHEGAR PODERMOS DIZER VALEU A PENA TER CÁ PASSADO E TER CONHECIDO ESTE PLANETA, MESMO COM TANTAS CONTRUVÉRSIAS.
    FELIZ NATAL PARA TODOS OS QUE LHE SÃO QUERIDOS, BEIJINHOS DE LUZ COM SABOR A FILHOZES.

    ResponderEliminar
  68. Boa tarde minha amiga Graça!

    Apareceu uma estrela nos céu
    Derramando um rastro de luz
    tinha nascido o filho de Deus
    e que se iria chamar Jesus

    três réis magos seguiam o caminho
    e a estrela ia sempre mais além
    até que chegaram junto ao menino
    que tinha nascido na gruta em Belém

    estava rodeado de alguns animais
    estava o São José, e Nossa Senhora
    que cuidavam dos deveres maternais
    naquele momento e à naquela hora

    os réis magos deixaram seus presentes
    que era o incenso a mirra e o ouro
    e despediram-se e todos contentes
    por terem deixado um pouco de valor

    chegou depois um quarto rei mago
    mas não levava nada para o menino
    tudo o que transportava ele tinha dado
    a alguns famintos que viu no caminho

    E assim nasceu o rei dos oprimidos
    isto foi há muito mais de dois mil anos
    Mas os tiranos ainda foram todos banidos
    Continuam escravizando outros humanos

    Obrigada Graça, pelos teus lindos versos

    Se a Gente não se ver mais
    desejo-te um feliz natal junto dos teus
    e que esse rastro de luz te ilumine sempre

    Beijinhos com amizade
    José.










    ResponderEliminar
  69. E ao Poeta José, um beijo de Obrigado! Feliz Natal para ti e todos os teus.
    beijo amigo
    Graça

    ResponderEliminar
  70. Feliz Natal e que o Ano Novo traga paz, bons fluídos, esperança, enfim tudo que você queira! Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  71. Le temps s'étant accéléré depuis le 21/12 à 21h11, et mon monde risquant de s'écrouler si je passe trop de temps sur la blogosphère, je passe en vitesse te déposer mes meilleurs voeux pour les fêtes de fin d'année!
    Puissent-elles être joyeusement remplies de bonheur, amour et harmonie!

    ***
    Gros BISOUS Graça****

    ____________________+
    ___________________“x”
    ___________________“@”
    _________________“@@@”
    ________________“@@@@@”
    _______________“@@@@@@@”
    _____________“@@@@@@@@@”
    ___________” ” ” ” JOYEUX ” ” ” ”
    _____________“@@@@@@@”
    ___________“@@@@@@@@@”
    __________“@@@@@@@@@@@”
    _________“@@@@@@@@@@@@@”
    ________” ” ” “ ” N O E L” ” ” “ ”
    ___________“@@@@@@@@@@@”
    _________“@@@@@@@@@@@@@”
    ________“@@@@@@@@@@@@@@@”
    _______“@@@@@@@@@@@@@@@@@”
    ______“@@@@@@@@@@@@@@@@@@@”
    _____“@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@”
    ___” ” “ “ “ ” À TOI ET À TA FAMILLE “ “ “
    _“ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “ “
    ________________xxx
    ________________xxx
    ________________xxx
    ____________xxxxxxxxxxxx

    ResponderEliminar
  72. Graça minha querida amiga!

    Passei por aqui pra te deixar meus desejos de um feliz Natal pra ti e um 2013 com muita paz e saúde.

    Grande beijo
    Anne

    ResponderEliminar
  73. Esta amiga que te quiere un montón te desea con inmenso cariño.
    …………(¯`O´¯)
    …………*./ | .*
    …………..*♫*.
    ………, • '*♥* ' • ,
    ……. '*• ♫♫♫•*'
    ….. ' *, • '♫ ' • ,* '
    ….' * • ♫*♥*♫• * '
    … * , • Feliz' • , * '
    …* ' •♫♫*♥*♫♫ • ' * '
    ' ' • . Navidad . • ' ' '
    ' ' • ♫♫♫*♥*♫♫♫• * ' '
    …………..x♥x
    …………….♥
    __[-]__
    .. (*>*)
    . (.. : .. )
    .( .. : . . )
    Muchos besinos

    ResponderEliminar
  74. Bom dia Graça! Hoje estou passando pra te deixar meu carinho. Que o seu natal seja cheio de paz e harmonia em companhia dos amigos e da família. Que a passagem deste ano renove e revigore em todos a esperança de saúde, prosperidade, bem estar e felicidade. Feliz Natal! Um Ano Novo cheio de vitórias.
    Beijinhos no coração
    Gracita

    ResponderEliminar
  75. Minha querida Gracita

    Que todos os teus dias sejam Natal e do coração nunca se apague o sol
    Que todos os momentos sejam plenos de felicidade...amor e esperança
    Que todos os sonhos se transformem em realidade com a força do amor
    Que o espírito do verdadeiro Natal renasça nas mãos de uma criança

    Os meus votos de Feliz Natal junto de todos que te são queridos e
    que a felicidade e o amor estejam sempre presentes na tua vida.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  76. Passando pra desejar Um Natal de Luz, Paz e Amor...
    Que Deus abençoe toda sua família.
    Bjs
    Kaka

    ResponderEliminar
  77. Olá Graça, passando pra te desejar um 2013 abençoado. Que seja um ano de muita paz. Bjs

    ResponderEliminar
  78. Minha querida Gracinha

    Passando para te deixar o primeiro beijinho deste ano que está agora a começar e desejando que seja pleno de amor e paz.

    Sonhadora

    ResponderEliminar