quinta-feira, 9 de maio de 2013

Bom Dia Esperança


Não sei se alguma vez já vos aconteceu, num dado momento da vossa estrada, encontrardes uma encruzilhada com várias direcções e sentirem o desânimo cair sobre vós. 
E agora, por onde sigo? 
Os projectos que trazíamos à partida parecem não encontrar eco em ninguém. Aquela nostalgia do “ontem” que trago sempre dentro de mim e que me fez pensar neste caminho à procura de amigos, julgo que já não existe nos outros, dissipou-se com o tempo. 
A saudade não encontra espaço e o silêncio passa por tantas recordações que pus à disposição de todos, numa disponibilidade de coração aberto. 
Será que a amizade, o tempo para os amigos agoniza impiedosamente? 
Os ideais foram desmantelados, murcharam pelo sol forte de uma vida difícil e já não há possibilidade daquela unidade que era bonita de se ver e, principalmente, de se sentir. O hoje, com todas as suas vicissitudes de atropelamentos, correrias loucas de sobrevivência, desencontros, tempos sem horas, amarguras, abafou a alegria e o gosto de viver de antigamente? 
Será que já não vos conheço, amigos de outros tempos? Já não sereis os mesmos? 


Tudo isto me fez pensar e parei para me organizar. Terei também eu mudado? Perdido a fé nos outros, na vida e em mim? 
No barco da vida quem deita fora a fé, deita também fora a esperança. Costumo ser optimista mas reconheço que marquei encontro com o desânimo e hoje estou como o tempo, enfarruscado, triste e sem brilho! A moleza tomou conta de mim… mas garanto-vos que ainda não é a capitulação. A esperança há-de voltar e levar-me mais longe ainda. 
A tarefa é grande, penosa e sacrificada. Não pelo trabalho em si, mas pelas respostas que não chegam. Mas este blogue continua a ser um desafio, uma luta e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade. 
Abri os olhos fechados por algum cansaço, limpei a face por onde escorriam as lágrimas e pus-me de pé! Caía a noite e ouvi rumores de vozes e passos cansados de gente desanimada, cansada, perdida talvez em encruzilhadas, como eu… Olhei a mochila caída a meus pés, tantos sonhos a sair de dentro dela, notas musicais de um outro tempo, de outro céu e de outro mar. A esperança sobrevive sempre que um adulto chora, disse alguém. 
A noite já vai longa mas vem aí a manhã que fará cantar de novo o meu coração. Quero abrir de novo as janelas da vida e saudar: bom dia esperança! 
Quem caminha espera e quem espera caminha. Jamais foi proibido agarrarmo-nos a um sonho para seguirmos viagem. O sonho impulsiona-nos para a vida. Amanhã, quero sorrir e sonhar, sonhar sempre. E se eles se desfolharem silenciosamente, ao menos ficarei com a esperança. Com essa flor que quero trazer sempre nos cabelos a lembrar-me que resistir é viver e desistir é morrer; farei caminho ao encontro dos outros, da alegria e da vida. As noites servem para isto: para encontrarmos, por entre as estrelas, o nosso rumo.


61 comentários:

  1. Que lindo, Graça, vivemos num sonho (às vezes eu acho) e a esperança é por onde renascemos depois de cada morte (morremos sempre também). Ânimo, sempre...

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Sempre haverá duvidas e descrença.....Lá dizia o poeta....'O sonho comanda a vida', mas sempre ligados à esperança....
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Magnífico texto...melancólico!

    Penso que andamos todos "cinzentos", cabisbaixos,arredios...sem sonhos, nem esperança.

    Ando desanimada...tento não perder a esperança nem os sonhos!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Olhar em volta, para trás, para a frente. Abrir as mãos, o peito, a alma. Por muitas mazelas que sintamos, há sempre qualquer brilho que desponta. Isso é vontade de viver.
    Gostei muito de a ler, Graça.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  5. Tremi quando comecei a ler.
    Não posso crer
    Caiu
    Já se viu?
    Tanta gente a cair
    Continuei a ler
    e fico feliz, por se erguer

    Conselhos?
    Sim!, assim

    "Ehi, vamos embora
    que esperar não é saber
    Quem sabe, faz a hora
    não espera acontecer"

    ResponderEliminar

  6. Que beleza de postagem!
    É isso ai caminhar rumo ao nosso ideal, cair, levantar e continuar seguindo sempre em frente, acreditando sempre que o nosso sonho está logo ali.
    Beijos Graça, uma boa noite!
    Mariangela

    ResponderEliminar
  7. Olá, Graça!

    Fico surpreso com o texto que aqui encontro: algo ou alguém te terá magoado ou desapontado para aqui trazeres o teu desânimo; coisa nada habitual em ti - antes o contrário.Os tempos não vão fáceis, o que em nada ajuda o que por vezes já será difícil.Mas momentos assim muitos de nós os teremos, que durarão umas vezes mais, outras menos, mas que sempre esperamos que cheguem ao fim:tal como a seguir à noite vem o dia, que tantas vezes ajuda a ver luz naquilo que parecia tão sombrio.

    Oxalá que o teu desabafar tenho ajudado.Deixo um beijinho amigo, e o desejo que afastes essa tristeza para longe; fica bem.

    Vitor

    ResponderEliminar
  8. Boa noite , Graça!
    Todos temos na vida destes momento de angústia, de dúvida e desalento. Os tempos mudaram e as pessoas também. O que antes era feio e intolerável, hoje passou a ser o máximo!!! Andamos meio perdidas com esta inversão de valores. E a juntar a tudo isto a política nacional, um desastre.
    Minha cara...depois de uma noite escura, o sol brilhará!!!
    Abraços.
    M. Emília

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito de te ler mas, não esperava encontrar-te tão desalentada, pensei que andavas empolgada e feliz com o teu livro!...espero que a manhã faça cantar de novo o teu coração, e deite para lá a tristeza.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  10. Triste minha querida amiga, mas que posso eu dizer se eu própria estou passando por uma fase tão má da minha caminhada, mas perdi o caminho, encontro apenas encruzilhadas,e nelas não me sinto a viver, mas a sobreviver.
    Graça muita força.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  11. Andamos todos meio desorientados meio perdidos sem saber muito bem por onde havemos de ir na busca por essa esperança de que tanto precisamos.
    Este é o ano da Fé Da renovação da nossa fé. Penso que é nela que devemos encontrar a nossa força.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. A vida, em si, é uma encruzilhada. Muito contribui o nosso estado anímico, pelo que as decisões importantes tão só devem ser tomadas quando bem digeridas. Convém a reflexão bem meditada.
    Depois de muita vida vivida só cabe pensar que a experiência é um grado, e muitas a vezes com elevado custo! Por isso devemos ser cautos. Vivendo um dia detrás do outro. e intensamente.
    Um abraço bem grande

    ResponderEliminar
  13. Olá amiga Graça!
    Que texto com tanto desânimo e tristeza..
    Encruzilhadas, também já me deparei muitas vezes, perdida sem rumo sem saber para que direcção seguir. Não é fácil muitas vezes decidir qual o caminho mais certo, muitas vezes até se acaba por não decidir por nenhum e deixar simplesmente o tempo passar e ver o que resulta dessa "espera"...
    Vamos lá a animar porque esta não é a Graça que conheço, cheia de vida e alegria.
    Um beijinho grande muito doce.

    ResponderEliminar
  14. Quantas vezes me questiono neste meu percurso de vida! Tantas vidas que nos passam ao lado ou que vamos deixando de lado sem que pensemos realmente nisso. Recuperar? Às vezes é tarde, mas não impossível. Gostei imenso da reflexão! Bjs

    ResponderEliminar
  15. Oi Graça,
    Creio que a vida é assim, cheia de caminhos a percorrer e que nem sempre é possível retornar. Haverá sempre amigos a nos acompanhar, alguns por períodos longos, outros nem tanto, mas o que vale mesmo é a emoção e o sentimento que floresce dentro de nós.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  16. Querida amiga, tenha um lindo e abençoado dia das mães. Beijokas

    ResponderEliminar
  17. Querida amiga Graça , buenas noches, paso para dejarle mi saludo. muy bonito texto, la esperanza muy importante.
    Que seria la vida sin esperanza, gracias por compartir tus letras, siempre es placer leerlas. Un fuerte abrazo.
    Lola Barea.

    ResponderEliminar
  18. .

    .

    . querida amiga graça .

    .

    . a vida . faz parte de uma passagem transversal a todos . para um tempo eterno . porque todos nós somos para sempre . é natural . que no decurso desta passagem passemos por todos os momentos de que o Seu precioso texto fala . quando assim é . a noite . permite.nos a reflexão . reflexão essa que deve ser assente ou ter por base a FÉ .

    .

    . e,,, é pela fé que hoje venho aqui . fé essa associada à amizade que sinto por Si . e que se traduz na sua indispensável presença no intemporal . neste tempo de Maria . porque apenas Maria . nos pode salvar .

    .

    . um bom resto de domingo .

    .

    . um beijinho meu . sempre amigo .

    .

    .

    ResponderEliminar
  19. a estrada, é um fio

    a encruzilhada, uma cruz


    ou uma ave de asas abertas, ou um sinal de adição


    custa muito este tempo, Graça
    mas é o nosso, de passagem

    estaremos todos juntos, sempre


    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá minha querida amiga, lindo o texto, como também a sua página. Depois de um longo e tenebroso inverno, devo voltar com meu blog. Postei ontem uma homenagem ao Dia das Mães e vou tentar seguir escrevendo, não com a mesma drquência, com edições diárias, mas com dinamismo e entusiasmo de sempre. Tenha uma excelente semana, amiga e vamos continuar nos comunicando.
    Beijos...
    Edward de Souza

    ResponderEliminar
  21. Lindo, Graça.
    Que a busca nos alcance!
    Bj.

    ResponderEliminar
  22. Graça

    Os amigos se ausentam
    e eu pedi um ramo de rosas vermelhas.

    Tentei entrar nas várias veredas
    e me enganei anos seguidos
    e segui caminhos incertos.

    Encontrei amigos
    e perdi amigos
    e outros
    que não foram nada.

    E perdi muitas coisas
    que me foram tiradas
    por gente que passava, sem graça.

    Mas acreditei sempre
    num Ser elevado
    para além,
    do que era apresentado.

    E sobrevivi sempre, até agora,
    como Peregrina que sou
    num mundo que não me pertence.

    Te acompanho até ao limite,
    mas não sei onde ou quando
    termina esse limite...

    Mas, neste momento, estou presente!

    As tuas gavetas
    têm muitas recordações
    que não vão voltar, mas vão alimentar
    as tuas forças para a caminhada.

    E pede rosas
    De todos os tamanhos
    E de todas as cores.

    Pede e continua a pedir!...

    Te entendo
    e estou a teu lado!

    Maria Luísa

    ResponderEliminar
  23. "Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.

    Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.

    Nos dias de hoje, cada vez mais, acentua-se a necessidade de ser forte. Mas não há uma fórmula mágica que nos faça chegar à força sem que antes tenhamos provado a fraqueza."
    Padre Fabio de Melo

    Padre Fábio de Melo

    Um abraço cheio de delicadezas, muita paz e luz!!

    ResponderEliminar
  24. Bom dia Graça:

    Este teu post faz-me pensar que o desânimo da vida se apoderou de ti pois em
    certos momentos da tua descrição sobre a vivência nesta terra me leva a crer isso.

    Amiga, a vida tem de tudo e tu, sabe-lo bem por tudo aquilo que já passaste, viste e
    muito ainda hás-de ver.

    Nós seres humanos, caminhantes deste mundo cão, somos como uma bola de neve que
    quanto mais ela rebola mais via crescendo por isso, maior é e assim tal como nós mais
    vivência se vai acumulando em nosso ser.

    Acima de tudo aquilo que por nós vai passando, somos uma esfera cintilante que o tempo
    nunca apagará porque, o nosso ser fica para sempre na memória da vivente humanidade.

    Existe de tudo nesta bola que gira no espaço celestial por isso, há uma coisa que está acima de tudo aquilo que possa ser a descrença de um mundo melhor que é A Esperança.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------
    A noite já vai longa mas vem aí a manhã que fará cantar de novo o meu coração. Quero abrir de novo as janelas da vida e saudar: bom dia esperança!
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Acima estão palavras tuas que reflectem bem o despertar daquilo que é um grande louvor à vida
    que nos assiste onde a Esperança nos controla com o pensamento sempre posto nela para que
    nunca possamos desistir dela que nos leva sempre a ter o sonho que tanto ambicionamos na vida
    onde também a felicidade está presente.

    As janelas da vida são o raiar de um novo mundo que tanto ambicionamos com a esperança a dar-nos essa força divina a não desistir-mos da luta para a alcançar.

    Amei este teu post amiga, ele é mais uma revelação daquilo a que todo o ser humano que tenha esperança espera na vida o alcance dessa tão ambicionada esperança concretizada.

    Tudo de bom te desejo boa amiga.

    Bjos, saúde e muita paz em teu coração na Esperança que tanto desejas para a tua vida.

    ResponderEliminar
  25. Bem escrito mas não gosto de te ver assim desanimada, tu que és a alegria em pessoa. Espero que seja só uma nuvem negra a passar no teu céu azul.

    Beijo
    Teresa (quelimane)

    ResponderEliminar
  26. Nada como não parar para reflectir no que nos mói. Sempre há uma solução, sempre. ;)

    ResponderEliminar
  27. Que bom se de alguma forma contribui para melhorar teu dia! Fica com Deus, no silêncio conseguimos visualizar o melhor caminho, aliás, teu coração já sabe...
    beijos

    ResponderEliminar
  28. Que lindo texto! Traz reflexões que muitas vezes nos consomem. Creio que o desânimo costuma abater a todos, em determinados momentos. Mas passa, quando nos lembramos que os sonhos não terminam e que a esperança anseia para que a abracemos. Bjs.

    ResponderEliminar
  29. Não há palavras para traduzir as tuas nuances, o que vem a ser de todos neste mundo agonizante em que nada se supõe senão, deixar correr solto até o dia em que nos daremos ao voo da constância, sem retorno de breve tempo, mas a compreensão do que nos levanta e mantém de pé, ainda que não se creia e por nada mais, nada mais...

    Uma linda tarde em braços de esperança...

    Beijos

    Livinha

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde Graça!!!
    Uma reflexão positiva e que acontece com todos nós em determinados momentos.
    Mas o que vale é sermos felizes...
    Obrigada de coração por seguir meu blog.
    Seja sempre bem vinda!!!
    Deus lhe abençoe...
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderEliminar
  31. Todas as escolhas têm as suas consequências...

    beijinho

    ResponderEliminar
  32. Graça, muito obrigada por seu comentário na minha pagina e por me seguir. Muito bom seu blog
    Se quiser me visitar em outra pagina acesse: www.janeladosoton.blogspot.com
    Um abraço daqui do Brasil pra essa terra lusitana maravilhosa! Yone

    ResponderEliminar
  33. Gosto de compartilhar tudo o que passou
    às vezes feliz pelo que aconteceu,
    às vezes com vontade de gritar por aquilo
    que deixou de acontecer sonhos que
    deixaram de ser realizados.
    É preciso termos muita fé para sentirmos ,
    que nossa luta não será em vão.
    Te agradeço de todo coração
    pela partilha da sua doce amizade.
    Uma noite feliz e abençoada.
    Beijos ,Evanir.

    ResponderEliminar
  34. Olá Graça, e que tudo esteja bem!

    Um escrito intenso, deveras expressivo do momento que passa teus sentimentos, mas, em toda a nossa jornada sempre nos deparamos com momentos assim. Penso que seja talvez pelas desilusões que outros semelhantes nos infligem ou, talvez seja mesmo o momento de avaliar o que conseguimos até o momento, e também o que temos condições de conseguir, mas jamais, você vai pensar em desistir, nem mesmo se render, não jamais, pois sabemos bem que sempre após a tempestade, o sol sempre vai brilhar, e fazer todo nosso esforço valer a pena, ainda que a tempestade tenha obstruído nossa jornada por alguns instantes, seguimos em frente, sempre!

    Pois é prezada Graça, como você mesmo escreveu, a noite existe para que, ao fim de um dia difícil pudéssemos nos reorganizar para poder seguir com a mesma vontade o novo dia que virá!
    Grato por tuas visitas e gentios comentários, pela amizade em compartilhar belos escritos e imagens, eu deixo cá meu desejo para que seja sempre deveras intenso e feliz o t eu viver, abraços e, até mais!

    ResponderEliminar
  35. ... e eu fiz um poeminha em resposta ao seu, lá no blog (rsss). Bjs.

    ResponderEliminar
  36. Que linda reflexão, li...senti e absorvi... Um beijo querida poetisa muita Luz...

    Márcia

    ResponderEliminar
  37. quem já não sentiu o que descreves, talvez até vezes demais, mas o sol nasce todos os dias para nos dizer que há todos os dias mais uma oportunidade para ser feliz
    beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Querida,
    a vida é assim cheia de momentos ímpares e situações que por vezes se repete.
    A forma como enfrentamos cada uma é que
    mostra nosso amadurecimento ou endurecimento
    diante da vida.
    Sempre disse aos meus: No dia que eu desistir do Ser Hu-Mano, então já não valera mais à pena viver.
    O fato é que apesar das decepções
    sou inteiramente apaixonada pela vida e por tudo que vivo.
    Sei que voce tambem é assim.
    Seguir adiante é o que nos cabe.
    Passa la no blog, falo de autoestima.
    Bjins

    ResponderEliminar

  39. Obrigada por esta partilha de pensares e sentires.

    "O sonho impulsiona-nos para a vida. Amanhã, quero sorrir e sonhar, sonhar sempre."

    Um beijo

    ResponderEliminar
  40. Um momento e tanto para refletir. Cair e levantar com sucesso faz parte do nosso caminhar. Nos fortalece para andar eretos pela vida afora.
    Adorei!
    Beijos mil

    ResponderEliminar
  41. O comentário que ia deixar seria qualquer coisa como a última linha do texto, mas como já lá está, digo apenas que me identifico com muito do que aqui está escrito, e que parabenizo uma vez mais e sem limites esta capacidade simultaneamente bela e profundamente humana de ser e refelctir...

    Um beijinho, Graça...

    ResponderEliminar
  42. Muito bom dia, ESPERANÇA!
    Um grande abraço do Brasil!

    ResponderEliminar
  43. Esperança nos faz viver, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  44. Olá.
    Precisamos do sentimento de esperança, para seguirmos sonhando nessa luta que chamamos de Vida.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar em da vida barco, dele através tudo confirmado foi.................................
      NÃO IMPORTA O RITO OU FOLCLORE
      QUERO COM ELE FALAR,DANÇAR
      RODOPIAR,ESTRELA COMO SE FOSSE
      E A VIDA SUGAR,INDEPENDENTE DO TEMPO E DO VENTO
      VIVER È PURA MAGIA
      BZU MÃOS SUAS
      RICARDO

      Eliminar
  45. Bom momento para uma reflexão
    temos que ter esperança, para segui adiante com
    nossas lutas e conseguir o que almejamos
    Abraços com carinho
    Rita!!!

    ResponderEliminar
  46. Graça Amiga,
    Um texto que é uma lição de vida.
    Devemos sempre acreditar na força da vida e renovar sempre a nossa esperança.
    Beijo,

    ResponderEliminar
  47. Parabéns por mais este texto maravilhoso. Não me canso de te ler.Continua.
    Beijo
    João

    ResponderEliminar
  48. Adoro te ler e refletir sobre as leituras. Linda esperança que não deve faltar! beijos,chica

    ResponderEliminar
  49. Hola querida amiga Gracia, paso a visitarte para dejarte mi saludo y mis mejores deseos para ti, un fuerte abrazo, con cariño. Lola Barea.

    ResponderEliminar
  50. Minha querida amiga
    Gostaria de te dirigir palavras de grande alegria e muito ânimo... mas não as tenho para te dar - o que descreves é exactamente o que se passa comigo - o mesmo estado de alma, a mesma nostalgia, a saudade imensa que não diminui com o passar dos dias...

    Relativamente a amizades não comungo das tuas palavras - os amigos(as) de antigamente mantêm-se, inalteráveis; os virtuais... alguns são de boa cepa, estão sempre presentes (especialmente nos momentos difíceis), outros são como o vento, vêm e vão... e só temos que saber dar o devido valor a uns e a outros.

    De qualquer modo, por mais melancólicos que nos sintamos, não podemos esquecer que a vida é uma dádiva de Deus, e que temos o dever de fazer dela um hino de amor e esperança. (às vezes à custa de enorme esforço...)

    Espero que o teu livro esteja a portar-se como deve ser:)))
    E espero também que consigas realizar o teu sonho de ires a Lourdes. Mesmo para quem não é religioso é um local de grande misticismo, em que o ambiente convida à interiorização, à meditação, e, como consequência, transmite paz.

    Que a tua esperança nunca morra, querida amiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  51. Querida amiga
    Vim para lhe dizer que não me esqueci de ti, nem deste lindo cantinho, peço desculpas pelo meu silencio, mas tem sido por conta da vida, que em certas vezes nos pede um pouquinho de tempo para ela mesma. Vida que apesar de nos trazeres muitos desafios a desvendar, nos trazes a serenidade de te viver com muita alegria, paz e amor.
    Peço desculpas pelo recadinho montadinho, eu queria muito passar pelo seu cantinho para e ficar por mais tempinho e desfrutar do aroma deste lindo lugar, pode demorar um pouquinho, mas voltarei.
    Tenha uma linda tarde coberta de muita paz e Amor!
    Com carinho
    Abraço amigo
    Querida amiga se poder venha conhecer o meu site. http://www.mariaalicecerqueira.com.br/
    O meu muito Obrigado de todo o meu coração. Que Deus os abençoe!

    ResponderEliminar
  52. Muitas vezes, ao longo da vida, nos encontramos em situações assim. Mas não podemos desanimar, nem desistir. Viver não é fácil, nem justo, mas temos que lutar sempre.
    Grata pelas tuas preciosas visitas, amiga Graça! Grata pela compreensão com a minha ausência. Grata pelas palavras carinhosas de sempre!
    Tenha um fim de semana maravilhoso e cheio de alegria!
    Muitas beijocas!

    ResponderEliminar


  53. Que cada día de tu vida sea más bello que el anterior
    y que nunca te falte la ilusión de un nuevo amanecer.

    Feliz despertar a este domingo vestido de cielo, calzado
    de simpatía, mientras es peinado con hilos de madreselvas...

    Un breve abrazo,
    adueñado del sentimiento.

    Atte.
    María Del Carmen



    ResponderEliminar
  54. Minha Querida Zambeziana:
    Mais um excelente texto teu, que poderia ter sido escrito por mim se tivesse o teu dom da escrita, porque me revejo nas tuas palavras sábias - em todas e em cada uma delas. Viver é de facto uma actividade árdua e cada vez temos de ser mais fortes para saber contornar os escolhos com que deparamos no nosso caminho e para nos levantarmos de cada vez que tropeçamos nesses mesmos escolhos por não ter sido possível contorná-los. Minha Querida Zambeziana, haveremos sempre de conseguir reerguer-nos! Não és tu uma Zambeziana, uma Africana cheia de garra e talento perante as imensas adversidades da vida? O Rio dos Bons Sinais correrá sempre para o lado onde tu estiveres, para te abençoar.
    Um abraço do tamanho do sol da tua Zambézia.

    ResponderEliminar
  55. Graça,

    Hoje venho para te agradecer imenso a tua presença sempre constante e amiga, mesmo num reabrir para um post que foi apenas um desabafo político em coro com outros amigos e que nem dei a conhecer a ninguém, mas tu descobriste. A ti, especialmente e a alguns outros quero dizer que fecho o blog de vez. Há um mundo que me chama cada vez mais, fora destas lides, mas porque tenho imenso respeito por quem aqui desenvolve um trabalho sério e generoso como o teu, volto como agora sempre que tiver saudades de rever amigos como TU, pessoas únicas que nos marcam de verdade. Aliás temos outro sítio para nos encontrarmos e para já ainda vou aparecendo por lá, embora também pouco, mas a amizade é assim mesmo, fica sempre viva até à alegria do reencontro.

    Beijos, sempre.
    Branca

    ResponderEliminar
  56. Bom dia, Graça Esperança!

    Sim, é a esperança que leva adiante nossos passos e nossos sonhos... Mas a luta às vezes é maior, por isto paramos aqui e ali! Para recarregarmos nossas forças e nossos sonhos!

    Uma bela semana com muitos e muitos sonhos a realizar e a sonhar!

    ResponderEliminar
  57. Meu Deus, Graça, como este texto se encaixou em mim. Sinto-me exactamente como tu e a cada dia que passa a minha alma se inquieta mais. Eu não acredito que os AMIGOS se foram, o que desapareceu foi o tempo para o convívio com eles. Não há tempo, dizem, dizemos nós também, mas anda tudo numa correria tal que nem se dá conta de que o tempo está a passar a uma velocidade atroz. Costumo dizer que a falta de tempos é sempre a desculpa para se não telefonar a um amigo, para não se passar uns bocadinhos com ele, mas se ele morre, então há todo o tempo do mundo para se ir ao velório e depois ao enterro. à noite penso sempre que amanhã será um novo dia e que o encherei de alegria, mas o que é certo é que a alegria não aparece e a inquietude continua. Mas, vou fazer como tu. Amanhã vou dar um viva à Esperança e ajudá-la a ajudar-me; ela sozinha não consegue. Obrigada por teres escrito o meu desabafo; não conseguiria descrevê-lo dessa maneira e a minha alma ficou mais leve. Beijinhos, Graça e uma semana cheia de ESPERANÇA.
    Emília

    ResponderEliminar
  58. Olá ! Passando para agradecer a tua honrosa visita e o teu amável comentário lá no nosso humilde espaço. Estou bem graças a DEUS, retornando com a esperança de poder continuar contando com a tua atenção, compreensão e, principalmente, a tua amizade.

    Quando me sinto diante de uma encruzilhada, peço ao meu amigo, protetor e conselheiro de fé, que me indique o caminho a ser percorrido e, em pouco tempo sou atendido.

    Beijos e muita paz pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  59. Temos que ter esperança para driblar os obstáculos e seguir pela vida afora...
    Beijos mil

    ResponderEliminar