sexta-feira, 5 de março de 2010

Homenagem às Mulheres


De madrugada, quando o sol é ainda uma estilha cor-de-rosa e as acácias arranham o céu com silhuetas grotescas, o canto dos galos – um no assento de um tractor, outro numa lata de gasolina caída, outro no telhado de colmo do celeiro – acorda as mulheres nas terras áridas de África. Como um só corpo, levantam-se, amarram os lenços à cabeça e os bebés às costas, põe lenha a
arder sob os caldeirões, separam comida para as galinhas e porcos, amontoam papa de aveia em tigelas, amaldiçoam o cão e fazem fila para a bomba de água. Quando o sol nasce - um malévolo olho laranja – metem-se pelo trilho traçado no mato por gerações de pés endurecidos pelo trabalho, e dirigem-se ao campo para passar o dia.
Nas planícies húmidas da Ásia, a madrugada põe também as mulheres em movimento: rastejam para fora dos seus mosquiteiros, enrolam firmemente os seus saris, sopram o braseiro para o avivar, desfazem-se em meiguices para convencer os filhos a comer arroz e os bezerros a comer papa de aveia, conduzem o búfalo para os arrozais envoltos em nevoeiro, e depois avançam para a tépida água castanha e vergam-se, assim permanecendo durante todo o dia.
Nos Andes é o sino da Igreja e os cães a ladrar que acordam as mulheres. Murmuram uma oração, apertam uma saia, arrastam baldes de água desde o poço na praça da aldeia, prendem as cabras e ordenham-nas para um velho balde de alumínio, aquecem feijões e despejam-nos em pratos de latão.
Depois, fechando uma porta raquítica, avançam pelo trilho íngreme e pedregoso que vai das suas casas até aos campos.
Outras são acordadas pelos chamamentos para a oração do alto dos minaretes das mesquitas; por macacos a zurrar pendurados em oliveiras; por vacas a mugir, com as tetas intumescidas e cheias de leite.
Estas mulheres, que vivem nas zonas rurais de todo o mundo, são agricultoras em tudo menos no nome. E a sua labuta produz metade da alimentação mundial.
Para sermos iguais temos que assumir o que realmente somos; e nós, mulheres, nunca seremos mulheres iguais se não nos amarmos umas às outras.

70 comentários:

  1. Graça, que lindo texto!
    Somos únicas e somos mais se unidas!
    Gostei muito. Tenho lido muitos textos em homenagem as mulheres esta semana, e o teu engloba muitas de nossas facetas.

    Beijo e obrigada pelas palavras de apoio :)

    ResponderEliminar
  2. Não é por acaso que a UNICEF tem um programa que apoia a escolarização das mulheres, porque está mais do que provado que a sabedoria delas é passada de mães para filhos,

    enquanto os homens, detentores de mais direitos e oportunidades, não legam nada às filhas!...e perdoem-me os cavalheiros...

    Hoje, aqui e agora, ao nosso lado na Europa das luzes e do euro, quantas desigualdades e quanta diferença entre cada mulher, sujeitas a novas formas de escravatura ou a tráficos desumanos que deveriam envergonhar o mais injusto dos governantes!

    Obrigada Graça, por esta homenagem tão bonita que nos ofereces!

    um beijo

    Manuela

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Graça
    lindo o teu texto, conseguiste englobar uns poucos de continentes, diferentes...mas para as mulheres sempre iguais.
    Muito bem escrito...adorei.

    beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  4. Belo, certeiro, comovente. Que texto, Graça! Amei.

    "Para sermos iguais temos que assumir o que realmente somos; e nós, mulheres, nunca seremos mulheres iguais se não nos amarmos umas às outras."

    Bjs e inté!

    ResponderEliminar
  5. Graça
    São mulheres fortes, imbatíveis nas lutas pela vida... Mulheres da África, da Asia, da Oceania, das Américas ou da Europa, mulheres dos cinco continentes, todas com o mesmo sonho em comum: apenas e tão somente serem mulheres reconhecidas como tais e merecedoras de respeito e de amor.
    Lindo texto, linda e merecida homenagem.
    Meu beijo para cada uma delas, estejam aonde estiverem. E que Deus as abençoe.
    Beijo e boa tarde, Graça

    ResponderEliminar
  6. Graça.São destas mulheres que nos dão lições de vida e de grande luta.Perante ainda o derespeito por certos senhores do mundo,onde a escravatura é uma praga.Todas elas merecem amor,dignidade,e serem reconhecidas com liberdades e direitos iguais perante a sociedade...gostei do tema e teria muito mais a escrever.
    Beijinho Lisa

    ResponderEliminar
  7. Está em nós a transformação dessa desigualdade.
    Se damos à luz a cada ser que habita esta terra, também podemos, unidas, mudar esse quadro.
    Merecemos respeito e dignidade.

    Gratidão
    Alzira

    ResponderEliminar
  8. Um beijo muito grande para todas as mulheres,principalmente para ti que és uma grande mulher e uma fantástica escritora.
    Zé Al

    ResponderEliminar
  9. Há muito tempo que não lia um texto tão bem trabalhado e de uma ternura comovente.
    Parabéns Graça.
    Um beijinho a todas a mulheres do mundo pela graça de serem Mães, mulheres lutadoras e guerreiras.

    ResponderEliminar
  10. Querida Graça,
    Neste texto fez um retrato completo do que é ser Mulher! Mulher é Mãe, companheira e trabalhadora! Esta sua Homenagem enquadra-se bem nos textos que têm aparecido na Blogosfera muito bem apresentada e cheia de carinho por quem tanto labuta! Adorei!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Para sermos iguais temos que assumir o que realmente somos; e nós, mulheres, nunca seremos mulheres iguais se não nos amarmos umas às outras.

    Uma linda e merecida homenagem à todas as mulheres de todas as raças, religião, classe social.

    Obrigada amiga, e a vc que é uma GRANDE MULHER desejo-lhe um FELIZ DIA DA MULHER.

    Obrigada de coração pelo seu carinho, és recíproco.

    Vc foi até o meu cantinho e me deixou um lindo abraço, nada mais justo que eu retribuí-lo.

    Um gde e terno abraço amiga.

    Que seu fim de semana seja de gdes realizações e muitas e muitas bençãos.

    Que Deus nos proteja.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  12. Um hino à Mulher. Fez-me lembrar a Mãe Coragem. De facto existe uma força maior na mulher cujo exemplo mais prático são os referidos no texto. Nao advogo, porém, o feminismo nem quaisquer correntes que facilmente se tornam mais factor de desigualdade do que união, sejam das mulheres, homossexuais, etnias, etc., mas tal é diferente da sensibilização e da homenagem como tao bem aqui prestas. Nao penso que as mulheres devam dar as mãos umas às outras, nem os homens se unirem: penso que o natural é a formação humana que nos leve a nao desdenhar do que nao conhecemos e menorizamos so porque achamos que sim, por maior que seja o nosso convencimento.

    A Mulher é, ela mesma, uma instituição: como Mulher, como Mãe, como Senhora... embora ressalte sempre mais por motivos negativos o lado de ser mulher aqui bem espelhado. Mas enquanto não dermos as mãos e nao olharmos à cor ou ao sexo (ou às convicções por mais fortes que sejam) como garante de uma autoridade que nos legitimamos, o mundo andará sempre às avessas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Minha querida amiga Graça,

    O teu texto é de uma ternura que me humedece os olhos a todos os instantes.
    Bem-hajam as mulheres, especialmente assim como a Graça.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Olá Graça, fiquei emocionada ao ler este lindo texto de homenagem às Mulheres.Beijocas e bom fim de semana.
    P.S.:Viva o Dia Internacional da Mulher-8 de Março!

    ResponderEliminar
  15. Homenagem bonita e merecida a estas mulheres, cujo trabalho é esquecido e como dizes, alimenta metade da população mundial... Somos verdadeiramente iguais em tudo, menos no que nos torna diferentes e únicas. Seremos apenas consideradas iguais, quando lutarmos todas por esse reconhecimento... Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  16. Eiii Graça!
    Antes de mais nada estou até sem graça...só hoje indo no blog da Mariza vi e li as palavras generosas e carinhosas que deixou para mim... OBRIGADA! Quanto ao texto, adorei e como já foi dito quase tudo só me resta dizer, novamente, OBRIGADA por tanta ternura.
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Olá Graça
    Belo texto. Meu carinho e respeito a todas as mulheres e em especial à minha mãe que tanto amo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Graça, obrigada por mais este fabuloso texto dedicado á Mulher. Às mulheres, que em certas sociedades não passam de simples "coisas"-objectos e diariamente são feridas na sua dignidade enquanto ser humano.

    Um beijinho grande

    Bom fim de semana

    Carmo

    ResponderEliminar
  19. Olá Graça.
    Um beijinho para todas as mulheres do mundo,em especial para ti que és uma mulher lutadora e acima de tudo uma brilhante escritora.
    Beijinho grande.
    Angelino.

    ResponderEliminar
  20. Parabéns pela sua postagem.
    O seu texto acabou de me convencer q mulher é sempre mulher independente do lugar.
    Necessitam do mesmo respeito,do abraço,do carinho e de muiiiiiiiiiiiiiito amor.
    Sinto orgulho de pertencer a essa ala e por mais q eu tenha enfrentado algumas questões ñ muito favoráveis ñ me arrependo jamais de ter nascido mulher.Pq a mulher tem a uma fortaleza imensa dentro de sí o q a torna um ser especial.
    Parabéns amiga.
    beijokas.

    ResponderEliminar
  21. Oi
    Ser mulher me deixa muito feliz.
    Parabéns pra todas que esse dia
    seja de muita alegria.
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderEliminar
  22. Crida Graça muito obrigada pela homenagem, o texto tá lindo. E a rosa vermelha é mesmo a minha preferida. beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Viva Graça!
    Extraordinário texto, de uma extraordinária MULHER!
    Já lá vai o tempo em que as rapariguinhas da minha aldeia transmontana cantavam:... quem me dera ser rapaz/ser rapariga que tristeza/que impressão que isso me faz...
    Ainda bem que tudo evoluiu, podendo graduar-se a civilização de um povo pela decência e consideração com que as mulheres são educadas, tratadas e protegidas.
    Bem haja às mulheres.
    Bjs para todas.

    ResponderEliminar
  24. Minha amiga
    Com um beijinho GRANDEEEEEEEE


    AMOR E PAIXÃO


    Amor e paixão...
    Duas palavras lindas...
    Que se completam...
    Que dão as mãos...
    Que se irmanam...

    E as duas juntas unem-se...
    E são felizes...
    Mas nem sempre...
    As duas estão unidas...

    E de costas voltadas...
    São algo que magoa...
    E que nos faz doer!...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  25. Minha querida amiga Graça,
    estou sem palavras diante a beleza desta homenagem, muito obrigada por ser minha amiga, sinto-me previligiada por ter amigas assim como a Graça.

    Gosto de ser MULHER e desejo a todas as MULHERES DO MUNDO um dia muito feliz.

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  26. Que seria de nós homens sem voces?

    Bjos e bom f-d-s

    ResponderEliminar
  27. Olá Graça querida.
    Mais um texto lindo!
    Linda homenagem a NÒS MULHERES!
    E a minha ausência do teu cantinho deve-se a isso mesmo.
    Fui convidada pela Junta de Freguesia, para participar numa exposição de artesãs, para comemorar o dia da Mulher.
    O tempo tem sido pouco, a inauguração é amanhã e tive que entregar os trabalhos hoje.
    estou desculpada amiga???
    Amanhã, venho ao teu cantinho, para ver o desafio com calma, pode ser?
    Jinhos grandes amiga e mais uma vez desculpa.

    ResponderEliminar
  28. CUSQUINHA
    Parabens por teres sido convidada para essa Exposição. Acredito que os teus trabalhos vão dar outro brilho ao evento. Sucesso, minha queruda!
    beijocas
    Graça

    ResponderEliminar
  29. Olá Graça, Bonito texto, é bem verdade a mulher Africana trabalha quase vinte e quatro horas por dia.

    deixo aqui este poema do António Aleixo.


    Deus disse:faz todo o bem
    neste mundo,e, se puderes
    acode a toda a desgraça
    e não faças a ninguém
    aquilo que tu não queres
    que, por mal,alguém te faça

    Fazer bem não é só dar
    pão aos que dele carecem
    e à caridade o imploram
    é também aliviar
    as mágoas dos que padecem
    dos que sofrem, dos que choram

    um bom fim de semana,
    um beijinho grande,
    José

    ResponderEliminar
  30. Justa homenagem, Graca.

    Um texto comovente e enriquecedor. Nunca tinha pensado nessas mulheres africanas, da forma a que se refere aqui. Talvez porque raramente as apresentem dessa forma, creio...

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  31. oi Graça.
    as mulheres são fortes, muitos mais fortes que muitos homens até, ´trabalham, cozinham, carregam os filhos a ventre, cuidam da casa, da roupa, de tudo em fim, e muitas vezes ainda não são respeitadas,
    mas o importante, é que somos mulheres de fibra nem sempre unidas é verdade mas fortes e capazes....parabém a todas nós.



    Graça, me perguntaste sobre um cactu no meu blog... este cactu é de região muito seca no meu país, por isso no inverno deves regalo bem pouco, uma vez ao mes é suficiente, se estiver muito frio evite rega-lo....no verão pode ser regado uma vez por semana, se estiver em pleno sol, ou a cada 15 dias se estiver a meia sombra,
    espero ter ajudado de alguma maneira, e peço desculpa pela demora, esta semana foi complicada para mim....

    um grande beijo.

    Rosan

    ResponderEliminar
  32. Francisco
    Se te referes á imagem da foto... não são defacto mulheres africanas; estas, ao da Ásia. Como habitualmente uso muito fotos de Moçambique, escolhi de outro ponto do Globo. No texto, corro prácticamente, todos os continentes.
    Fico contente com o teu espírito observador...ou não fosses tu, escritor.
    Um beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  33. A mulher impressiona a cada dia a cada aprendizado, sua coragem, garra e detrminação de fazer e conquistar...ser mãe...paz.

    ResponderEliminar
  34. Ola Graca

    Uma bonita homenagem prestada a todas as mulheres, gostei :-)

    beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  35. Gracinha, querida!
    Fiquei aqui em êxtase!Rsrs.
    Enquanto te lia e o faço com o máximo de atenção, um emaranhado de situações e leituras ficaram dançando nessa minha cabeça.
    Pensei nas camponesas brasileiras; pensei nas mulheres rendeiras do nordeste brasileiro (minha avó fazia rendas), e me lembrei de um livrão de história que diz que as mulheres sempre foram os seres mais fortes do mundo, e mais, que esse negócio de fragilizar e romantizar a mulher é coisa desse sistema capitalista perverso a fim de nos ver sempre por baixo, em todos os sentidos. Nossa! Tanta coisa tua leitura me despertou...
    DESPERTEMOS, MULHERES!
    Feliz Dia Nosso, Amiga!!!Bjsss

    ResponderEliminar
  36. Lindo texto Graça, linda homenagem à todas as mulheres do mundo.
    Bjs.

    Adorei as suas coleções. Eu também adoro colecionar. Tenho uma de gatos (cartões, fotos e bibelôs), tenho uma de bonecas de porcelana e comecei uma de bonecas (regionais) de pano (rss).
    Ah! eu adoro canecas.

    ResponderEliminar
  37. Um bonito post, sinto o carinho em falar , em pesquisar o ser mulher em cada lugar...uma bela homenagem a cada uma de nós. Mas sabes , bom seria se homenageássemos umas às outras nas pequenas coisas do dia a dia..em um pouco mais de união, no respeito cultivado sempre, na proteção e valorização de sermos quem somos... esse individuo cheio de historia , de luta, de sensibilidades e sentimentos....falta um pouco de valorização da outra, além de nós mesmos...um pouco de amizade e sentimento de igualdade...maior compreensão e proteção da mulheres em favor de tb mulheres...se é que me entendes.


    Um beijo e desde já te desejo um feliz dia 8.

    Erika

    ResponderEliminar
  38. Viva Graça bom dia:

    Que se poderá dizer mais do que aqui dizes neste teu belo post em Homenagem ás Mulheres?

    O teu texto diz tudo e eu que muito valor dou ás mulheres porque pelo que vi naqueles tempos em África, sei bem a dureza que elas tinham que enfrentar para muitas vezes ter um pouco de comida para elas e para os filhos.

    São imagens que nunca se podem esquecer porque ficaram gravadas para sempre em minha mente.

    Ser mulher é um dom, eis que aqui estou a escrever-te estas palavras graças a uma mulher que me pôs no mundo mas que já cá não está e que eu muito amei porque além de muito sofrer para me criar, também muito labutou no campo onde em tempos difíceis chegou a trabalhar de Sol a Sol para que não me faltasse pelo menos o sustento que alimentou o meu corpo.

    Eu já o disse a muita gente que se o mundo fosse governado por mulheres seria um mundo diferente onde haveria mais amor entre as pessoas e a paz seria um marco plantado neste mundo onde os homens só o destroem devido à ganância do poder e à ambição de o terem na palma da mão.

    Parabéns por este excelente post que, marca bem aquilo que de bom sai de ti.

    UM VIVA BEM GRANDE a todas as mulheres que nos dão vida e amor próprio, porque delas vem a grande força para viver-mos dia após dia.

    Bjos, óptimo fim de semana e felicidades.

    ResponderEliminar
  39. Começaste a tua homenagem por África...como não podia deixar de ser. Vimos muitas vezes as mulheres negras debruçadas sobra a terra, klimando,buscano o pão para toda a família quando o filho dormia nas suas costas sob um sol tórrido..Vimos tantas vezes..
    Mas tu correste os continentes..Linda homenagem,Graça!
    Beijo
    Teresa(Quelimane)

    ResponderEliminar
  40. A unidade entre as mulheres,como se anjos fossem,com uma só asa!Magnífico,Graça Pereira,ode sua à Mulher!

    Viva La Vida!

    ResponderEliminar
  41. aeh nós somos demais né hehe
    beijos e obrigada pela homenagem às verdadeiras mulheres! temos orgulho das que são guerreiras e não tem medo da vida!
    até!!

    ResponderEliminar
  42. muito bom o seu blog, gostei dos argomentos e concordo. Obrigado por o seu comentario no meu blog. Eu tambem luto para a mesmas coisas.
    Danilo

    ResponderEliminar
  43. Texto muito belo e muito actual...

    ... mas no "Dia do Homem" eu não me vou esquecer de falar nas mulheres.

    Beijo,
    António

    ResponderEliminar
  44. Graça,meu carinho pelo "Dia Internacional da Mulher".Um abraço tbem à todas as mulheres que visitam seu espaço.
    Mostramos que mesmo através da nossa fragilidade, somos fortes o suficiente para erguermos a cabeça, pois sabemos que somos capazes de vencer.Portanto, mulheres fracas ou fortes,não importam,não é mesmo?
    Um abraço.
    Emília

    ResponderEliminar
  45. Olá Graça

    Estou visitando seu blog. Lindo, cheio de graça...
    Portugal é terra de meu pai. Ele nasceu em Malpica do Tejo – Castelo Branco.
    Voltarei outra hora para ai demorar-me mais.
    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderEliminar
  46. Graça,
    Você é um pura inspiração!
    Falando como meus portugas...Sempre que venho cá neste teu sítio, me encanto e me encontro tão íntima de tuas visões descritas, tuas emoções são minhas, como lá, em África tivesse vivido.
    Me faz um bem enorme esse teu "canto" entrelinhas, tua palavra tem música aos nossos ouvidos.
    Grata por partilhar tanta coisa profunda e emotiva.
    Beijos
    San

    ResponderEliminar
  47. Olá Graça
    Mais um lindíssimo texto, mais uma reflexão.
    Mulheres! Sempre presentes, sempre diferentes e sempre iguais. Maltratadas, amadas, queridas e bastas vezes desprotegidas. Não há hora, não há sol - Há noite e preocupação. São o pêndulo e o equilíbrio duma família.
    Feliz o homem que tem como companheira uma MULHER.
    A propósito de homens. Onde estão os homens destas MULHERES?
    Ah, não digas. Somos o sexo forte, né?
    Bjo grande para ti.
    Diogo

    ResponderEliminar
  48. Olá Graça!
    Lindo o seu blog e lindo texto. Parabéns por ambos! Obrigado por seguir o meu blog.
    Beijos e Paz!

    ResponderEliminar
  49. Uma bonita homenagem à Mulher. Textos sempre bonitos e bem escritos.

    ResponderEliminar
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  51. Querida Graça, você deixa poucas palavras para avaliar a grandeza das suas palavras, que inusitadamente direcionam o nosso olhar para o inestimável valor (normalmente não reconhecido) da Mulher do campo, da água, da areia, da neve...
    Sem dúvida, o fardo de dissabores que ela carrega é ainda maior e é digno sim dessa belíssima homenagem. Parabéns!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  52. Maravilhoso texto. Parabens por te teres lembrado daquelas mulheres sempre tão esquecidas.Nestes dias, lembram-se as mulheres famosas que conseguiram guindar-se aos topos do topo. Todas somos mulheres e eu gosto de o ser e anotei a tua última mensagem, por isso, Parabens a todas as mulheres do mundo.
    Para ti, um beijo carinhoso
    Ligia

    ResponderEliminar
  53. Gracita, tive três grandes mulheres na minha vida; a minha mãe que perdi aos 10 anos de idade, a minha avozita que perdi aos 30 e a minha manita, que eu adoro e que felizmente ainda continua a fazer parte da minha vida. Foram/são três mulheres maravilhosas. As duas que partiram deixaram um vazio tão grande, que apenas o tempo consegue suavizar a marca deixada pela sua ausência.....mas tem dias que é difícil não deixar cair uma lágrima. :(

    Abençoado esse ser chamado MULHER :)

    Parabéns a todas as mulheres do mundo.

    Bom fim de semana para ti e para o Nuno :)

    Beijito

    Norberto

    ResponderEliminar
  54. Norberto
    Sei como doem as saudades desses amores que partiram... Há dias que custam mais e é impensável, não chorar.
    Sabes alguma coisa da nossa querida amiga Malú?Tenho rezado por ela porque é uma querida e que faz falta ao nosso convívio.
    Um Domingo muito feliz para ti...descansa, mas passeia também.
    Ainda não te tinha dito: acho a tua cidade lindissima, com um ar acolhedor e bem arrumadinha. Foi uma agradável surpresa.
    Beijocas e dorme bem
    Gracita

    ResponderEliminar
  55. belíssimo texto. Grata pela partilha! ser mulher é uma dádiva de Deus pois geramos, amamentamos e criamos. Amor incondicional e além tudo a que se trabalhar... construir a vida,

    Feliz dia das mulheres e bom domingo!

    beijinhos,

    Gisele

    ResponderEliminar
  56. Lindo, como sempre! Parabens à Graça que é uma grande MULHER!
    Monhé

    ResponderEliminar
  57. Feliz Dia Internacional da Mulher!

    Mulher...
    Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
    Que divide sua alma em duas
    Para carregar tamanha sensibilidade e força
    Que ganha o mundo com sua coragem
    Que traz paixão no olhar
    Mulher,
    Que luta pelos seus ideais,
    Que dá a vida pela sua família
    Mulher
    Que ama incondicionalmente
    Que se arruma, se perfuma
    Que vence o cansaço
    Mulher,
    Que chora e que ri
    Mulher que sonha...

    Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
    Cheias de mistérios e encanto!
    Mulheres que deveriam ser lembradas,
    amadas, admiradas todos os dias...

    Para você, Mulher tão especial...

    (autor desconhecido).

    beijooo.

    ResponderEliminar
  58. Gracita, ainda não tenho novidades da nossa amiga Malu, penso que não vamos tê-la por cá antes da recuperação, no mínimo 15 dias, segundo ela me disse. Mesmo não a conhecendo pessoalmente, também gosto muito dela e confesso que estou bastante preocupado com o estado de saúde dela, visto tratar-se de um assunto sério demais para nos deixar imunes ao mesmo. Vou torcer para que tudo corra bem,..... vai correr tenho a certeza :)
    Obrigado pelos elogios à minha cidade, eu também a acho bonita, mas eu sou suspeito, ah ah ah ah. Ainda não consegui fotos para poder mostrar a parte Oeste-Norte, mas vou ver se consigo. Talvez por ser tão acolhedora, mais de 50% dos habitantes não são naturais de cá e sim de outras cidades portuguesas e até estrangeiras. O irmão da Susanita(terra de encanto) também vive cá. Numa das freguesias (Abiúl), temos a praça de touros mais antiga do país. É um concelho com 17 freguesias e segundo os últimos dados de que disponho somos cerca de 16 mil habitantes em todo o concelho. É um concelho bastante grande, que vai da serra (Serra da Sicó), até ao mar (Praia do Osso da Baleia), praia que foi nomeada "Praia dourada", pelo facto de ser ainda uma praia bastante preservada no seu estado semi-selvagem. O Ministério do Ambiente não deixa construir nada em redor para manter a sua preservação natural.
    Pronto, minha menina, aqui tens um pouco da história da minha cidade.:)
    Resto de bom domingo para ti e para o Nuno, junto de uma óptima semana.

    Beijo/Abraço para os dois.

    Norberto

    ResponderEliminar
  59. Norberto
    Kanimambo por tanta informação e se, mais de 5o%, não é natural daí e escolheu Pombal para viver, é porque realmente a cidade é acolhedora. Bonita, já vi que sim!
    Parabens pela tua cidade. Fico com vontade de a conhecer.
    Beijocas para ti
    Gracita

    ResponderEliminar
  60. Admiráveis mulheres!
    Graça querida, amanhã terá uma homenagem para todas as mulheres, na qual você fará parte, a sua imagem enriqueceu.

    beijinho

    ResponderEliminar
  61. Querida amiga Graça,

    Volto para te deixar algo especial que me deram com muito amor e quero partilhar contigo.

    Corpo de Mulher

    Estrela cadente
    Duma galáxia qualquer,
    Na noite cerrado
    Corpo de mulher.
    Música de vento
    Aragem de mar,
    No dobrar da esquina
    Clarão de luar.
    O cigarro apagado
    No cinzeiro do bar,
    Gestos estudados
    Abraços por dar.
    Aroma de urze
    nos lençóis da cama,
    suspiros retidos
    Em teias de lama.
    Vontade de ficar
    desejos de ir
    Ao fundo do mar
    Em volta de ti.
    Olhar que se cruza
    No termo da noite
    Braço que se estende
    Até à madrugada.
    Lágrima que desce
    e bordeja a boca
    desperta o desejo
    Em palavras soltas.

    Quase em surdina
    Suplico o teu corpo
    No toque da harpa
    No silêncio que oiço.
    Amarro-me ao cais
    Dum porto qualquer
    Sabor a canela
    Corpo de mulher

    In, "Sabor a Sal e a Mel"
    Maria José Areal

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  62. Querida Ná
    "Quase em surdina
    Suplico o teu corpo
    No toque da harpa
    No silêncio que oiço" Maravilhoso Poema, neste sabor gostoso de canela... Obrigada por este carinho, a ti, Mulher, com M grande!!
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  63. Excelente homenagem às mulheres. Elas sempre foram ae guerreiras, as trabalhadoras, o esteio de qualquer casa; foram e continuam a ser; costumo dizer que é por tudo isso que a natureza as incumbiu da difícil e encantadora tarefa de " ser mãe". Como diz o povo brasileiro, " ser mãe é padecer no paraíso"; é mesmo! E é esse sofrer, essa inquietude constante pelos filhos que faz dela uma fortaleza em todos os aspectos. Muito obrigada pela homenagem, pois, como mulher, senti-me homenageada e muitos parabéns a ti, Graça, pela Grande Mulher que és! Que sejas sempre muito feliz. Um beijinho muito especial
    Emília

    ResponderEliminar
  64. Gracita;

    Quando tiveres tempo, explicar-me-ás o significado "kanimambo"..... Quando eu tiver maior disponibilidade, convidar-te-ei para a visitares :)


    Beijito

    ResponderEliminar
  65. Parabéns Graça, este texto está extraordináriamente bem escrito! fiquei encantada, linda homenagem!
    Obrigada
    Bjs

    ResponderEliminar
  66. Querida Graça,

    uma linda homenagem a todas as mulheres que labutam pelo pão de cada dia. Que o AMOR nos una a todas as mulheres e que desperte a nossa consciência para o poder que há em nós.
    Um lindo e sábio texto, minha amiga.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  67. Merecemos,não é?:P Obrigada! Beijinho*

    ResponderEliminar
  68. Graça

    Que texto maravilhoso em Homenagem as mulheres. Nada mais precisa ser dito pois resumistes bem -"Para sermos iguais temos que assumir o que realmente somos; e nós, mulheres, nunca seremos mulheres iguais se não nos amarmos umas às outras."

    Obrigado por nos mostrar história tão real e verdadeira.

    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar
  69. Graca, so hoje voltei aqui e nao sei porque, como se algo me chamasse.

    O que eu quis dizer no meu comentario anterior foi que as mulheres de Africa (ao contrario das asiaticas que sempre foram apresentadas como escravas do trabalho), raramento sao faladas pela sua produtividade, mas pela desgraca, infelizmente.

    Beijo

    ResponderEliminar