segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cinéfila... (1)





Agosto é, por excelência, o mês de férias dos portugueses… Pára o Governo, as Empresas e as Repartições Públicas ficam a meio gás e… vão todos a banhos… ou não!!! Muitos inventaram novas férias… por causa da crise… uma dama muito em moda que paga as favas de tudo!
Embora já esteja aposentada, na minha memória, o mês de Agosto lembra-me sempre férias!
Os meses de Agosto e Setembro eram agitados em Quelimane… Vinham de férias os jovens que estudavam na Beira, Lourenço Marques e nas Universidades em Portugal… e era a loucura total! Se durante o resto do ano tudo nos servia de pretexto para festejar: “o Zé vai para a Tropa”, “o Manel casa-se”, “a Joana faz anos”, “a Emília vai estudar para a Metrópole”… logo se realizava uma festança de arromba a condizer com o acontecimento…
Mas nos referidos meses a minha “agenda social” transbordava às vezes com três festas no mesmo dia… Íamos a todas… um bocadinho a cada. O meu Pai reinava connosco: Então hoje é dia de correr as “capelinhas” não?
Tivemos a felicidade de ser criados com liberdade, que era pedida na mesma medida da responsabilidade!
Durante o ano, no tempo em que eu era uma cinéfila ferrenha, ia ao cinema três ou quatro vezes por semana. Nas férias ia todas as noites!
Comecei por “cheirar” os filmes… de longe, era eu uma garotinha… Talvez muita gente não saiba que, em Quelimane, o primeiro local onde foram rodados filmes foi na velha Associação Africana, de madeira e zinco, na Rua Heróis da Zambézia, pertinho da minha antiga casa (esta ainda era alugada…). O Karimo morava duas ou três casas a seguir ao Clube. Não se pode falar de cinema em Quelimane, sem falar no velho Karimo… De início eram só filmes indianos… grandes dramalhões de faca e alguidar como costumamos dizer…
Saíam de lá todos a chorar…
Quando fomos morar para a nossa CASA (ao lado do Sporting), já o Karimo tinha lançado a sua empresa cinematográfica no salão do Clube Verde que era pequeno para tanta gente que queria ir ao cinema. Só dois ou três anos depois, surgia o magnifico cinema Águia para regalo dos cinéfilos. Mais tarde, aparecia o Cine-Chuabo e, posteriormente, o Estúdio 222, localizado no Clube do Benfica.
Desde que estou em Portugal, o grande ecran foi substituído pelo da Televisão e com lugar cativo no sofá! Claro que não é a mesma coisa… falta-me o fascínio sonoro e a envolvência com o meio ambiente… Não quero dizer que deixei de ir ao cinema mas…não vou com a mesma frequência que ia em Quelimane…
Como Agosto é um mês lúdico resolvi partilhar convosco os trinta (e tal) “filmes da minha vida” e os meus actores preferidos… Quem sabe se não encontrarei coincidências em alguns dos meus amigos da blogoesfera?

Desta lista, 90% foram vistos em Quelimane e por alguma razão nunca os esqueci…
Aqui vai a lista aleatoriamente:


-África Minha



Nome original: “Out of Africa” Ano: 1985 Realizador: Sydney Pollack Elenco Principal: Meryl Streep (Karen Dinesen Blixen), Robert Redford (Denys George Finch Hatton), Klaus Maria Brandauer (Barão Bror Blixen / Barão Hans Blixen), Michael Kitchen (Berkeley Cole), Malick Bowens (Farah).

O livro e o filme relatam a história real da baronesa dinamarquesa Karen von Blixen-Finecke, uma mulher independente e forte que dirige uma plantação de café no Quênia, por volta de 1914. Para sua total surpresa, ela se descobre apaixonada pela África e pela sua gente. Casada por conveniência com o Barão Bror von Blixen-Finecke, apaixona-se pelo misterioso caçador Denys Finch Hatton.





-Música no Coração



Nome original: “The Sound of Music” Ano: 1965 Realizador: Robert Wise Elenco Principal: Julie Andrews (Maria von Trapp), Christopher Plummer (Capitão Georg von Trapp), Eleanor Parker (Baronesa Elsa Schraeder), Richard Haydn (Max Detweiler), Peggy Wood (Madre Abadessa).

Partilhe a mágica e apaixonante história verídica da família mais popular do cinema. Julie Andrews fulmina o ecrã como Maria, uma espirituosa mulher que deixa o convento para se tornar ama dos sete filhos do Capitão Von Trapp, um aristocrata viúvo cujas regras não deixam espaço para música e divertimento. Vencedor de cinco Óscares da Academia, incluindo Melhor Filme, este clássico imortal tem algumas das melhores canções do cinema.



-O Sétimo Selo



Nome original: “Det Sjunde Inseglet” Ano: 1957 Realizador: Ingmar Bergman Elenco Principal: Max von Sydow (Antonius Block), Gunnar Björnstrand (Jöns), Nils Poppe (Jof), Bibi Andersson (Mia), Bengt Ekerot (Morte), Åke Fridell (Ferreiro Plog), Inga Gill (Lisa), Erik Strandmark (Jonas Skat).

Um cavaleiro desiludido, que regressa a casa depois das cruzadas, encontra o seu país vivendo um ambiente de terror ocasionado pela peste negra, que ataca as populações sem piedade. Vive-se o pavor colectivo do fim do mundo, onde todas as desgraças são interpretadas como maus agouros e como castigo de Deus infligido aos homens pelos seus pecados. A igreja aproveita-se desta situação, para ganhar poder sobre o povo, que se lança nos seus braços para salvação da alma.
Max von Sydow interpreta o cavaleiro que tenta resolver os mistérios da vida e da fé, enquanto dura um jogo de xadrez com a própria Morte. Uma das grandes obras de Ingmar Bergman e da cinematografia mundial.


28 comentários:

  1. Querida amiga Cinéfila, a música de fundo do meu blog é a Out of África, que muitos confundem com em Algum lugar do Passado,pois é o mesmo autor. Out of África , tem tudo de bom, música, Robert Redford, Meryl. Noviça Rebelde é um clássico, principalmente quanto ele canta Edelweiss...o outro filme não conheço...Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por partilhar momentos e grandes obras que nos fora ficando na memória.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Meu Deus!!!
    Só mesmo você Gracita, para nos dar tão valiosa partilha.
    Que luxo de postagem, bom gosto e sensibilidade.
    Vou ler a conta gotas para sorver cada pedacinho das tuas descrições.
    Um grande beijinho, amiga

    ResponderEliminar
  4. OLÁ GRAÇA
    Sim, quando escrevo algo tento ser coerente com a razão do que digo.
    Ainda bem que não levaste a mal, ufa...que alívio!
    Assim está bem melhor e já não se torna tão pesado.
    Perguntas-me quando faço um intervalo?
    Nos blogues é difícil fazê-lo, porque adoro colocar fotos minhas e textos adequados às imagens, vivo para isto, que queres?
    Já noutras áreas da minha vida farei agora uma pausa de 3 semanas.
    Fica bem.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Graça
    Desculpe-me a ausência, estava viajando em férias, agora vou colocar os comentários em dia. Muito bom o seu post.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Bons vídeos!
    uma boa semana a todos os que por aqui passam,em especial à administradora.

    ResponderEliminar
  7. Um selinho prá voces meus amigos aqui neste blog.
    Vos ofereço com muito carinho e amor.

    Beijos na alma! M@ria

    ResponderEliminar
  8. Cunhadita,que bela selecção, vá digamos que com algum paganismo..."Último tango em Paris" e "Os dez mandamentos"...Gracinha estás a pisar o risco...agora a sério...está muito giro, inclui muitos dos filmes que são referência para muitos de nós. "África minha" ,é um dos meus preferidos, sem dúvida. Com ele se aprende que o amor e a liberdade são palavras que não combinam. Juntaria, se a lista fosse tb minha, alguns neorealistas italianos: "o ladrão de bicicletas" e "Roma, cidade aberta". Parabéns pelo teu trabalho... e ao teu ajudante!bjs
    Lucha

    ResponderEliminar
  9. Olá Gracinha!!! :) Que selecção maravilhosa! Muitos deles era bem pequena mas adoro cinema e lembro-me perfeitamente!:) Um beijinho enorme e óptimas férias!

    ResponderEliminar
  10. Minha querida Graça
    Que maravilha de postagem, uma bela selecção, adorei.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  11. Graça, excelente essa postagem. Dei uma olhada nos seus preferidos e de muitos deles também gosto muito. O Sétimo selo é um dos meus prediletos (e outros de Bergman).

    bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá Graça

    Mais um soberbo post que me levou à minha juventude em Luanda.

    Deste filmes adorei "Música no Coração e África Minha".

    Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Amiga Graça,
    Seu blog tem o "peso" exato da sua capacidade enorme de nos encantar com suas postagens sempre fantasticamante redigidas.
    Assisti a todos esses filmes e os incluiria entre os cem melhores do mundo.
    Nós, eu, o Rodrigo e o Guilherme somos cinéfilos de carteirinha...
    Tudo ótimo e as luzes desses refletores criaram uma ambientação muito propícia.

    Uma semana mágica, minha querida!!!Bjsss

    ResponderEliminar
  14. Beijo carinhoso de otimo final de semana pra ti querida,,,paz e serenidade sempre....

    ResponderEliminar
  15. Graça,

    Já tinha notado que essa tua excelente postagem estava muito pesada, por isso essa divisão da matéria foi uma boa medida, o que eu faço muitas vez com meus textos.

    Bom fim de semana e abraços,

    Pedro.

    ResponderEliminar
  16. Mi querida amiga Graça, paso para dejarte mis saludos cariñosos y leer tan bello spot, me ha encantado y la nueva decoracion del blog preciosa.
    Te dejo besos y abrazos grandote de sol luna y mar.
    Tu amiga Lola.
    Feliz verano!!

    ResponderEliminar
  17. Agradeço teu carinho e as belas palavras. Voltando e colocando em dia as visitas. Linda seleção de filmes, amo..parabéns.
    Grande bju.

    ResponderEliminar
  18. Uma riqueza, Graça. Vontade de rever tantos filmes. O primeiro filme de Bergman que vi, por exemplo, foi O Silêncio. Depois, nem mais ouvi falar dele. E a memória faz-nos o favor de não nos enlouquecer e seleciona o que podemos lembrar - senão, que turbilhão de imagens, que loucura! Mas como era bom viver essa loucura, pouco por vez, rever tanta beleza que ficou no caminho. Seria também reencontrarmo-nos com nós mesmos.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  19. Boa noite, amiga Graça.

    Voltei e encontro o blog lindo adorei, os filmes assisti a maioria e adoro o Nome da Rosa, li i livro também. Voltei e cheguei para nosso chá de férias.

    Beijo enorme.

    Renata

    ResponderEliminar
  20. "Gosto das pessoas que se enamoram das estrelas... e caem de cansaço, ao voarem em busca da luz."

    (Dom Hélder Câmara)

    Amor & Paz no seu Domingo!Beijos!!

    ResponderEliminar
  21. Ó Graça,

    Que pesado que está oteu blogue... chiça!!! É um cabo dos trabalhos ir lá comentar, tentei 3 vezes e fiquei sempre a meio...

    Mas, queria dizer-te que estou contigo na cinéfila 1: Vi os 3, sendo que África minha e música no coração são meus predilectos, quanto ao sétimo selo, de Ingmar Bergman prefiro Sonata de Outono.

    Cinéfila 2: só não vi os 4 cavaleiros..., gostei dos outros todos, mas do nome da rosa gosto mais do livro.

    C.3: Vi todos, mas o meu predilecto é o clube dos poetas mortos.

    C.4: Vi todos, o meu preferido é a Vida é bela, lindo......... Guerra e Paz, prefiro o livro.

    C.5: Também todos fantásticos, pela nostalgia, elego A ponte do rio Kwai, até já estou a assobiar...

    C.6: ... tenho muita pena, Gracinha, mas o site escapuliu-se pela trigésima vez...

    Tens que aliviar isto, tira os videos, quem quiser que vá procurar...

    Beijinhos, podes confirmar os nossos gostos em conjunto, no meu perfil.

    Mais veijios

    ResponderEliminar
  22. Qui delícia Graça,
    Além de tudo criativa com essa forma de dizer de seus gostos cinéfilos.
    Vi todos aqui,aqui o mais interessanteé o Sétimo Selo,uma história fantástica. Out of África me fez sonhar com esse maravilho, lindo e etéreo homem loiro de olhos azuis,a suspirar mais por ele do que pelo filme- Robert Redford,sem conta os filmes dele que vi e entrei tela adentro.
    Beijos
    San :)

    ResponderEliminar
  23. Graça

    Serei tudo memos cinéfilo, mais por nãr ter tido tempo ser adolescente a sério, admiro os que são. Dos filmes que falas, vi Música no Coração com a namorada, no tempo em que o rapaz era violentado a pagar 3 bilhetes, porque era um tempo em que uma namorada não ia sem ser acompanhada. Quando e onde vi mais filmes foi em Angola, no tempo que passei lá em comissão militar. no entanto adoro ler textos sobre filmes. Houve um blog muito bom, para mim, dedicado a descrever e a comentar filmes, fui fã.
    Fico grato pela visita.
    Beijos

    ResponderEliminar
  24. Viva intensamente a aurora de cada dia.
    Faça de cada momento um devaneio contínuo.
    Torne-se mais e mais forte.
    Sonhe...

    E conquiste seus sonhos.
    Acorde a cada amanhecer com a certeza de que tudo poderá acontecer.
    Sorria...

    E consiga todos os bens que o sorriso pode lhe dar.
    Pois sempre que você sorrir uma estrela irá brilhar.
    Supere-se...

    Seja melhor do que você já é.
    Conquiste superioridade a cada dia.
    Faça tudo o que você quizer.
    Brilhe...

    E seja brilhante até nos passos em falso que a vida dá.
    Tente, tente até conseguir o que quer.
    Brilhe o máximo que você puder.
    Ame...

    Pois o amor é fundamental.
    Tenha sempre alguém ao seu lado no caminho pois, como dizia o poeta:
    -É impossível ser feliz sozinho!

    (texto da net).

    Uma linda semana pra voce!!!

    Voltarei mais tarde para ver seu post amiga.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  25. Minha querida
    estou passando para te deixar um beijinho com carinho.

    Sonhadora

    ResponderEliminar
  26. Graça
    Olá sumi mas voltei e estou começando a visitar os meus amigos da blogosfera.
    Chego aqui fico maravilhada com essa Saga de episódio Cinéfilos e masi ainda quando ainda estou no primeiro e vejo dois filmes que foram e são aminha paixão.
    1_ Out of Africa aqui no Brasil traduz-se "Entre dois Amore"
    2 - The Sound Of Music no Brasil traduz A Noviça Rebelde
    Não me perguntes qunatas vezes jáos vi porque já perdi a conta...

    O Sétimo Selo já não dei tanta ênfase.

    Estou adorando e prometo se não conseguir ler todos vou voltar para ler um por um.

    Beijos e boa semana

    ResponderEliminar