segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cinéfila... (4)





-Esplendor na Relva





Nome original: “Splendor in the Grass” Ano: 1961 Realizador: Elia Kazan Elenco Principal: Natalie Wood (Wilma Dean ‘Deanie’ Loomis), Warren Beatty (Bud Stamper), Pat Hingle (Ace Stamper), Audrey Christie (Sra. Loomis).

Bud e Deanie são um casal de estudantes que vivem no Kansas, no final da década de 1920. Apaixonados, eles sofrem resistência em razão da repressão sexual da sociedade da época. A quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, atinge suas famílias, tornando ainda mais difícil o romance.





-E Tudo o Vento Levou




Nome original: “Gone With the Wind” Ano: 1939 Realizador: Victor Fleming Elenco Principal: Vivien Leigh (Scarlett), Clark Gable (Rhett Butler), Olivia de Havilland (Melanie Hamilon), Evelyn Keyes (Suellen), Thomas Mitchell (Gerald O’Hara), Barbara O’Neill (Ellen O’Hara), George Reeves (Stuart Tarleton), Fred Crane (Brent Tarleton).

O filme conta a saga da voluntariosa Scarlett O'Hara, filha de um imigrante irlandês que se tornou um rico fazendeiro do sul dos Estados Unidos, durante a guerra civil americana.
Scarlett começa o filme como uma jovem mimada e atrevida que vive na fazenda dos pais. Ela é apaixonada por Ashley Wilkes, filho do fazendeiro vizinho, mas este se casa com Melanie Hamilton. Para fazer ciúmes, logo em seguida Scarlett casa com Charles Hamilton, irmão de Melanie. Após os casamentos, Ashley e Charles partem para a Guerra, que havia acabado de ser declarada. Contudo, Charles morre pouco tempo depois disso. Após ficar viúva, Scarlett vai para a cidade de Atlanta para viver com Melanie e aguardar a volta de Ashley, e acaba por servir ao Sul, como enfermeira, ajudando a cuidar dos feridos da chamada guerra de secessão. Durante esse tempo fora de casa ela começa a sentir na pele o sofrimento, fome e pobreza. Ao voltar para a fazenda dos pais, Scarlett encontra sua mãe morta, seu pai louco e toda a fortuna destruída. Diante dessa situação desesperadora ela toma as devidas providências para não deixar que tomem a sua querida "Tara".
Durante esse processo, Scarlett precisa da ajuda de Rhett diversas vezes, chegando até a se casar com ele após a perda de seu segundo marido. Porém, Scarlett nunca se deu muito bem com Rhett, casando com ele por interesse. Só no final do filme Scarlett realmente se apaixona por Rhett, contudo o desfecho é inesperado.







-O Monte dos Vendavais




Nome original: “Wuthering Heights” Ano: 1939 Realizador: William Wyler Elenco Principal: Merle Oberon (Cathy), Laurence Olivier (Heathcliff), David Niven (Edgar), Flora Robson (Ellen), Geraldine Fitzgerald (Isabella).

Um viajante perdido em meio a uma tempestade nas montanhas, consegue chegar a uma casa onde vive uma estranha família. À noite, ele parece ver um fantasma de uma mulher. Então a criada Ellen resolve lhe contar a história da família. Começa com a chegada do órfão cigano Heathcliff, trazido pelo dono da casa, o sr. Earnshaws. Imediatamente hostilizado pelo filho Hindley, ele a tudo suporta por sua paixão por Cathy, a filha. Quando o pai deles morre, Heathcliff perde toda a proteção e passa a ser o cavalariço da família. Cathy, apesar de apaixonada por Heathcliff, anseia por uma vida melhor e acaba se envolvendo com seu rico vizinho, o elegante Edgar. Esse romance destrói a relação dela com Heathcliff, que foge da casa mas retorna dez anos depois como um rico proprietário, disposto a se vingar de todos que o humilharam.






-A Vida é Bela



Nome original: “La Vita è Bella” Ano: 1997 Realizador: Roberto Begnini Elenco Principal: Roberto Begnini (Guido Orefice), Nicoletta Braschi (Dora), Giorgio Cantarini (Giosué Orefice), Giustino Durano (Eliseo Orefice).

Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, Guido, filho de judeus, é mandado para um campo de concentração, juntamente com seu filho, o pequeno Giusoé. Guido é um homem simples, inteligente e espirituoso, um pai amoroso, e graças a isso consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão participando de um jogo, sem que o menino perceba o horror no qual estão inseridos.






-Doutor Jivago




Nome original: “Doctor Zhivago” Ano: 1965 Realizador: David Lean Elenco Principal: Omar Sharif (Yuri), Julie Christie (Lara), Geraldine Chaplin (Tonya), Rod Steiger (Komarovsky), Alec Guinness (Yevgraf), Klaus Kinski (Kostoyed).

Espectacularmente fotografado e meticulosamente realizado, este marco da história do cinema relata-nos a luta de um homem pela sobrevivência numa nação devastada pela guerra.
A nação é a Rússia, um orgulhoso país prostrado de joelhos pela revolução. O homem é Jivago (Omar Shariff), um talentoso poeta e dedicado cirugião a quem a guerra não poupou, dividido entre a meiga mulher com quem casou (Geraldine Chaplin) e a fogosa mulher que não consegue esquecer (Julie Christie). Baseado no romance de Boris Pasternak, vencedor do Prémio Nobel, este poderoso, mas sensível filme, arrecadou Oscares para Melhor Fotografia, Melhor Argumento, Melhor Música Original (que inclui o inesquecível 'Lara's Theme'), Melhor Cenografia e Melhor Guarda - Roupa.
Uma 'produção brilhante' (Chicago Tribune) a todos os níveis, Doutor Jivago é a Sétima Arte no seu esplendor.






-Guerra e Paz




Nome original: “War and Peace” Ano: 1956 Realizador: King Vidor Elenco Principal: Audrey Hepburn (Natasha Rostova), Henry Fonda (Pierre Bezukhov), Mel Ferrer (Prince Andrei Bolkonsky), Vittorio Gassman (Anatol Kuragin), Anita Ekberg (Helene Kuragina), Herbert Lom (Napoleon).

A obra-prima literária de Leo Tolstoi ganha vida neste épico clássico do cinema, interpretado por alguns dos maiores e mais talentosos actores da Época de Ouro de Hollywood.
Com Audrey Hepburn como Natasha, Henry Fonda como Pierre e Mel Ferrer como Príncipe Andrei, Guerra e Paz, nomeado para os Óscares da Academia, é um envolvente drama com conflitos internacionais, espectaculares aventuras, poderosas intriga e trágico romance, sob o arrebatador pano de fundo da invasão da Rússia por Napoleão.



18 comentários:

  1. E o Vento Levou, filme marcante entre o luxo e a guerra, cenas marcantes uma delas, quando Scarlett volta a Tara, mãe morta, pai louco, e não há mais o que comer...ela vai até a horta e faz um juramento emocionante que nunca mais passará fome (lindo). A Vida é Bela, uma fantástica história para que uma criança não se de conta dos horrores da guerra. Dr. Jivago maravilhoso. Guerra e Paz traz esse mimo do cinema chamado Audrey Hepburn...Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Deixe-me dizer que estou fascinada com os seus gostos cinematográficos:D Dos que nomeou, só não vi o "Gone with the Wind", mas está na lista há uns tempos. Muitos figuram também na minha lista de preferidos: "Limelight-Luzes da Ribalta", "Splendor in the Grass", "Ben-Hur", (em relação aos que tenham a Audrey Hepburn não consigo distinguir e venero todos igualmente), Dez Mandamentos, Wuthering Heights, etc, etc.......Adorei a lista!:D*

    ResponderEliminar
  3. Esta noite vim ao cinema,ver os filmes que já tinha visto, alguns mais que uma vez, estão aqui os melhores dos melhores, pelo menos para mim, agora depois de ver um bocadinho de cada um deles,foi como reviver o passado.
    Nos últimos quinze anos, fui uma vez ao cinema com a minha neta ver a Mama Mia.
    Obrigada Graça, deve ter sido cá uma trabalhadeira.

    um beijinho,
    José.

    ResponderEliminar
  4. O "esplendor na relva" é um dos filmes que não esqueço, já o vi várias vezes e é sempre com grande emoção que o revejo. "A vida é bela" outro inesquecível filme.
    Graça, parabens pela recolha extraordinária!
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  5. "Esplendor na relva", fomos com o grupo vê-lo ao Águia, lembras-te?
    Beijo
    Teresa (Quelimane)

    ResponderEliminar
  6. Oh! Que ideia genial... Adorei! Os seus filmes de eleição são os meus. Ainda pensei- Não tem o "Clube dos Poetas Mortos" E não é que tinha? Tinha mesmo!

    Um beijo, Amiga!

    ResponderEliminar
  7. Sir Laurence Olivier e todos os demais...só tem craques!
    Amei!!!

    ResponderEliminar
  8. Graça,
    quer legal vc nos brindar com essa seleção de bons filmes.
    Eu adorei " Doutor Jivago, mas um dos primeiros filmes que eu assisti quando menina ainda,foi
    "BEM HUR" e lembro que sai do cinema tão impressionada que minha mãe acabou comprando o livro para que eu pudesse rever e entender as cenas que me impressionaram.
    Mas todos os filmes que vc destaca são adoráveis e imperdíveis. Vou revê-los com mais tempo.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Minha amiga querida.
    Como é lindo poder sempre estar aqui nesta riqueza do teu recanto que aqui se encerra.
    É como viver na tua propria terra, transportando-me nas tuas letras tão bem escritas e elaboradas como unicas.
    Esta tua postagem feita por capítulos,
    nos faz acompanhar como uma novela, interessante e bela.
    Filmes tão bem escolhidos, me fez reviver algum
    tempo passado, dos instante quando ainda adolescente a viver um tempo bonito.

    Obrigado pelo teu carinho em minha casa,
    pelo teus encantos, quando até mesmo nos comentários bem definidos que nos embevece.
    Estou na tentativa de retorno, brigando entre alma
    e corpo, me reerguendo. Assim como alma faz um corpo padecer, corpo padecido, leva a alma tbém a sofrer e velejar em tristeza e desenganos.
    Por isto estou me sentindo meio quebrada, mas com certeza me reerguendo aos poucos.

    Um grande e afetuoso abraço
    e um lindo fim de semana pra ti.

    Bjs

    Livinha

    ResponderEliminar
  10. Graça,um filme mais lindo que o outro!Boas recordações em Ben Hur,Quem tem medo de Virginia Woolf?...todos filmes de excelente bom gosto!Bela postagem!Bjs,

    ResponderEliminar
  11. Graça, que delícia! Em alguns momentos voltei no tempo... Bom demais. Seleção de muito bom gosto do início ao fim.

    Nossa! Trouxeram-me tão boas recordações...

    Bjs, querida. E obrigada por essa "viagem". Inté!

    ResponderEliminar
  12. Graça, dos filmes que você elencou acho que não vi dois ou três, os demais também fazem parte da lista de preferidos. Eu incluiria, Os girassóis da Rússia, Sob o sol da Toscana e Love Story, filme que me levou às lágrimas e chorava sempre apenas me lembrava dele.É tão gostoso saber que mesmo tão distantes tivemos uma infância que em muitos pontos se assemelhava, os filmes, o jardim, as árvores frutíferas, o amor à natureza e aos animais.
    Um abraço muito afetuoso e ótimo final de semana.
    Angel

    ResponderEliminar
  13. Boa noite Graça e bom fim de semana. Tem filmes lindos e aqui em casa meu marido compra alguns antes mesmo de chegarem nas telas do cinema.
    Abraços!
    Carla

    ResponderEliminar
  14. Graça

    Levei imenso tempo e fiz muitas tentativas para lhe escrever.

    A idéia dos filmes é espectacular. Vi-os todos,
    há anos atrás, muito atrás.

    A beleza não passa e reviveu o passado. Tenho sentido a sua falta.
    Este mundo virtual, para mim, continua a ser estranho. E no google onde há milhões, ainda é mais difícil.
    Adorei conseguir encontrar onde escrever.

    Beijos e obrigada,

    Mª. Luísa

    Maria luísa

    ResponderEliminar
  15. Graça, excelente ideia. Adorei rever cada um. Os nossos gostos são muito semelhantes.
    Obrigada pela partilha.
    Sétimo selo, há séculos que não revia.
    África minha - fabuloso!
    Mas todos eles excelentes escolhas

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde minha amada.
    Sua postagem está perfeita.
    Veja, os 10 mandamentos é um clássico, eu ainda era muito jovem quando o assisti,sei q é muito longo e no cinema ele passava em duas partes lindo demais.
    Muitos outros eu também assisti.
    Fantástico.
    Parabéns.
    Beijokas e um lindo domingo.

    ResponderEliminar
  17. Ai ai... E o Vento Levou (aqui o título no Brasil), meu filme de cabeceira (risos), me projeto até hoje nessa mulher que luta pela sua "terra" sua origem, seu chão.
    Dr. Jivago é lindo, me lembra outro filme maravilho com a Ingrid Bergman: A Princesa Anastácia, sem esquecer daquele ícone do cinema Yul Brynner, junto vôo para a Indonésia e o vejo em O Rei e Eu, inesquecível.
    Beijos
    San

    ResponderEliminar
  18. Obrigado minha flor pela visita.
    Beijokas millllllllllllllll.
    Seu blog tá tão lindo!!! de muito bom gosto.

    ResponderEliminar