segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cinéfila... (5)





-Os Miseráveis





Nome original: “Les Miserables” Ano: 1958 Realizador: Jean-Paul Le Chanois Elenco Principal: Jean Gabin (Jean Valjean), Bernard Blier (Javert), René Fleur (Cardeal), Bourvil (Thenardier).

O filme conta a vida de Jean Valjean, um homem preso por roubar um pão. Posto em liberdade condicional após cumprir 19 anos, Valjean é recebido na casa de um Bispo. Ainda assim, à noite Valjean rouba a prataria do Bispo; mas quando os policiais perguntam-lhe sobre o roubo, ele confirma que deu a prata a Valjean e ainda lhe dá dois castiçais. Depois de 9 anos, Valjean se torna um rico industrial e prefeito. Sua paz acaba quando Javert, um inspetor de polícia, que anteriormente foi um guarda da prisão onde Valjean estava, o reconhece e tem quase certeza de que o prefeito é um ex-prisioneiro que nunca se apresentou para cumprir as exigências da liberdade condicional. Enquanto isso, Fantine, uma das empregadas da fábrica de Valjean é despedida por ser mãe solteira e se vê obrigada a se prostituir para enviar dinheiro para as pessoas que cuidavam de sua filha. Quando Javert a prende, seu ex-patrão usa sua autoridade para libertá-la e a recebe em sua casa, pois ela está doente. Javert não consegue provar a verdadeira identidade do prefeito, porque outro homem, Carnot, é confundido com ele e está prestes a ser preso. Valjean vai ao tribunal e revela sua identidade. Quando ele visita Fantine, descobre que ela está gravemente doente e, sentindo que ela pode morrer promete criar a sua filha Cosette. Quando Fantine morre, Valjean escapa de Javert, resgata Cosette dos Thénardiers e fogue com ela para Paris, sendo perseguido por Javert através dos anos.






-A Ponte do rio Kwai




Nome original: “The Bridge on the River Kwai” Ano: 1957 Realizador: David Lean Elenco Principal: William Holden (Shears), Alec Guinness (Coronel Nicholson), Jack Hawkins (Major Warden), Sessue Hayakawa (Coronel Saito), James Donald (Major Clipton).

Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros britânicos recebem o encargo dos japoneses de construir em plena selva uma ponte de transporte ferroviário sobre o rio Kwai, na Tailândia. O coronel Nicholson, que está à frente dos prisioneiros, é o oficial britânico que procura uma forma de elevar a moral de seus homens. Vê a ponte como uma forma de conseguí-lo, tendo-os ocupados na construção e sentindo-se orgulhosos da obra. Por sua vez, o major americano Shears, prisioneiro no mesmo campo, só pensa em fugir. Ao final, ele o consegue e, na contramão de sua vontade, volta algumas semanas depois, guiando um comando inglês, cuja missão é destruir a ponte construída pelos prisioneiros no instante em que passar o primeiro trem.Isso ocorre porque essa ponte serviria como fonte de transporte de armas bélicas para o Japão ajudando eles na guerra,o que o EUA não queria.





-Os Pássaros




Nome original: “The Birds” Ano: 1963 Realizador: Alfred Hitchcock Elenco Principal: Tippi Hedren (Melanie Daniels), Suzanne Pleshette (Annie Hayworth), Rod Taylor (Mitch Brenner), Jessica Tandy (Lydia Brenner), Veronica Cartwright (Cathy Brenner).

Melanie Daniels, uma jovem da cidade de São Francisco, vai até uma pequena cidade isolada da Califórnia chamada Bodega Bay, atrás de um potencial namorado: Mitch Brenner. Mas na cidade começa de repente a acontecer fatos estranhos: pássaros de todas as espécies passam a atacar a população, em número cada vez maior e com mais violência, deixando todos aterrorizados.





-Kramer Contra Kramer



Nome original: “Kramer vs. Kramer” Ano: 1979 Realizador: Robert Benton Elenco Principal: Dustin Hoffman (Ted Kramer), Meryl Streep (Joanna Kramer), Jane Alexander (Margaret Phelps), JoBeth Williams (Phyllis Bernard).

Para Ted Kramer, o trabalho vem antes da família e Joanna, sua mulher, descontente com a situação, sai de casa, deixando Billy, o filho do casal, com o pai. Ted então tem que se preocupar com o menino, dividindo-se entre o trabalho, o cuidado com o filho e as tarefas domésticas. Quando consegue ajustar a estas novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted porém se recusa e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia de Billy.





-Danças Comigo?




Nome original: “Shall We Dance” Ano: 2004 Realizador: Peter Chelsom Elenco Principal: Richard Gere (John Clark), Jennifer Lopez (Paulina), Susan Sarandon (Beverly Clark), Stanley Tucci (Link), Lisa Ann Walter (Bobbie).

John Clark (Richard Gere) interpreta um homem bem sucedido, mas viciado em trabalho. Ele acaba se apaixonando pela personagem de Jennifer Lopez, uma professora de dança. Tímido e sem pensar numa possibilidade melhor e mais acessível, ele tenta relaxar do trabalho e passa a freqüentar as suas aulas, com o propósito de, pouco a pouco, conquistá-la. Refilmagem da comédia romântica japonesa "Quer Dançar Comigo?".




4 comentários:

  1. Este "pacote" é de cinco***** ! Adorei este filme com Richard Gere e a Jenifer Lopez... Deste grupo, acho que vi "Os Miseráveis" mas numa nova versão e era espetacular. Eutambem me perco por bons filmes.
    Beijo e parabens por esta postagem.
    Ligia

    ResponderEliminar
  2. Anónima de Lisboa
    A apresentação do filme "Os Pássaros" por Alfred Hitchcock...está demais. É mesmo dele.
    Parabens por esta postagem.

    ResponderEliminar
  3. Hitchcok, o Mestre do suspense, insuperável!
    Assisti quase tudo dele e Um Corpo que Cai ou Vertigo também fica no mesmo nível de Os Pássaros. Enfim, uma escolha impecável, mas vamos adiante que tem mais!Bjsss

    ResponderEliminar
  4. Os Pássaros me deixaram sem dormir naquela noite... Richard Gere ainda prefiro no Uma Linda Mulher.
    Filmes de guerra eu amo: Me lembro de "Por Quem os Sinos Dobram" com Gregory Peck", \Hanover Street, Fim de Caso, os musicais da Metro com a orquestra do Grey Miller, adoro os filmes em preto e branco.
    Beijos
    San

    ResponderEliminar