segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cinéfila... (7)





-Há Lodo no Cais





Nome original: “On the Waterfront” Ano: 1954 Realizador: Elia Kazan Elenco Principal: Marlon Brando (Terry Malloy), Karl Malden (Father Barry), Lee J. Cobb (Johnny Friendly), Rod Steiger (Charley Malloy), Eva Marie Saint (Edie Doyle).

Marlon Brando oferece uma das interpretações mais electrizantes do cinema, como Melhor Actor, neste vencedor do Oscar de Melhor Filme de 1954.
O antigo pugilista Terry Malloy (Brando) poderia ter sido campeão mas viu-se obrigado a ganhar a vida a trabalhar para Johnny Friendly (Lee J. Cobb), o chefe do mais perigoso bando de gangsters da cidade.
Quando um trabalhador rebelde é assassinado, Terry é dominado pela culpa. Será necessário o amor de Edie Doyle (Eva Marie Saint), a irmã do homem morto, para mostrar a Terry até que ponto chegou tão baixo...
Realizado por Elia Kazan (Um Eléctrico Chamado Desejo) e escrito por Budd Schulberg, este drama inesquecível sobre a redenção de Terry é um dos filmes mais aclamados de sempre.





-Os Sete Magníficos




Nome original: “The Magnificent Seven” Ano: 1960 Realizador: John Sturges Elenco Principal: Yul Brynner (Chris Larabee Adams), Eli Wallach (Calvera), Steve McQueen (Vin Tanner), Charles Bronson (Bernardo O’Reilly), Robert Vaughn (Lee), Brad Dexter (Harry Luck), James Coburn (Britt).

O filme conta a história de um grupo de mexicanos, residentes em um pequeno vilarejo, e que vivem aterrorizados pelo bandido Calvera e sua gangue, que invade o local com frequência para roubarem mantimentos.
Os mexicanos não tem armas, dinheiro e nem tampouco temperamento violento. Visando obter ajuda, três deles deslocam-se até a fronteira onde encontram Chris e Vin, dois pistoleiros norte-americanos desempregados e que arregimentam mais cinco companheiros, para juntos defenderem o vilarejo.





-Bullitt




Nome original: “Bullitt” Ano: 1968 Realizador: Peter Yates Elenco Principal: Steve McQueen (Bullitt), Jacqueline Bisset (Cathy), Robert Vaughn (Chalmers), Norman Fell (Baker), Robert Duvall (Weissberg).

O ambicioso político estadunidense, Senador Walter Chalmers, comanda uma investigação do Senado sobre a máfia. Ele pede ajuda à policia de São Francisco para escoltar e guardar durante um fim-de-semana a testemunha chave Johnny Ross, irmão de Pete Ross, o chefão de Chicago. O tenente Bullitt e seus homens ficam encarregados da segurança de Johnny. Eles o levam para um quarto do Hotel Daniels, onde o vigiam dia-e-noite. Porém, em uma noite que o Inspetor Stanton está no posto de vigia, o quarto é invadido por dois pistoleiros que atiram nele e em Johnny Ross. Bullit acompanha os feridos até o hospital, e passa a vigiá-los, mas Ross morre. Bullit desconfia de algo errado quando Stanton lhe conta que o próprio Ross abriu a porta para os assassinos entrarem. Ele não quer que os bandidos saibam da morte de Ross, e com a ajuda de um médico consegue esconder o corpo enquanto investiga os rastros dos assassinos.





-Madame X





Nome original: “Madame X” Ano: 1966 Realizador: David Lowell Rich Elenco Principal: Lana Turner (Holly Parker), John Forsythe (Clayton Anderson), Ricardo Montalban (Phil Benton), Burgess Meredith (Dan Sullivan).

Holly (Lana Turner) se casa com um milionário, mas tem um amante latino ( Ricardo Montalban), que morre acidentalmente. Diante da chantagem de sua sogra (Constance Bennett), ela abandona o marido e filho, e, dada como morta, fica conhecida como Madame X. acusada de assassinato, é defendida por seu próprio filho, sem saber de quem se trata.





-Não há Paz entre as Oliveiras




Nome original: “Non c'è Pace tra gli Ulivi” Ano: 1950 Realizador: Giuseppe De Santis Elenco Principal: Raf Vallone (Francesco Dominici), Lucia Bosé (Lucia Silvestri), Folco Lulli (Agostinio Bonfiglio), Maria Grazia Francia (Maria Grazia Dominici).






-Papillon




Nome original: “Papillon” Ano: 1973 Realizador: Franklin J. Schaffner Elenco Principal: Steve McQueen (Henri Charriere), Dustin Hoffman (Louis Dega), Anthony Zerbe (Toussaint), Woodrow Parfrey (Clusiot), Bill Mummy (Lariot).

Um dos maiores clássicos do cinema de todos os tempos.
A impressionante determinação de um homem em se libertar das grilhetas que o mantém preso por um crime que sempre declarou ser inocente.
Steve McQueen é Henri Charriére, conhecido como Papillon. Acusado e condenado por homicídio tentou por várias vezes a sua sorte em arriscadas fugas, até finalmente conseguir. Dustin Hoffman é Dega, o seu parceiro de prisão.
Um hino à coragem, determinação e disciplina e principalmente ao que um espírito verdadeiramente livre e indestrutível pode conseguir face a desafios terríveis.



4 comentários:

  1. Lana Turner, nossa! Essa mulher enchia a tela com sua beleza e charme...

    Que seleção!!!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma tentativa:

    Que filmes espectaculares...

    Mas quanto ao teu texto, concordo que antigamente, fosse onde fosse, aqui ou em África, o cinema era como no Cinema Paraíso, fazia parte da comunidade, onde os vizinhos se encontravam e estendiam as suas relações para um espaço de absoluta recreação...

    Detesto ir hoje em dia ao cinema, que nem tem im intervalito para tomar um café, fumar um cigarro, comer um chocolate e discutir o filme, tentando adivinhar o final...

    Veijios

    ResponderEliminar
  3. Mulher Lua
    Totalmente DE ACORDO contigo....
    Beijocas e boa semana
    Graça

    ResponderEliminar
  4. Papillon um dos primeiros filmes que vi e junto li o livro,fantástico. Me lembrei do Filme Conde de Monte Cristo, versão mais recente, maravilhoso, mas agora ainda quero ler o livro. Nessa mesma estrada vem Os Miseráveis, O Último Samurai adorei, principalmente o ator japonês. Platoon foi um filme de guerra que me impressionou, saí do cinema como parte daquele terror todo.

    ResponderEliminar