sexta-feira, 6 de maio de 2011

Por Dentro

“Por dentro das coisas… é que as coisas são”! Esta foi uma frase que nunca esqueci, dita por um homem culto, honesto, íntegro, um verdadeiro humanista e a propósito de uma história verídica que ele julgou e actuou com a sabedoria de Salomão.
Infelizmente todos nós temos a tendência de julgar os outros de ânimo leve, fazendo-os passar por um tribunal onde todos são culpados… menos nós! De um modo geral, são condenados sem apelo nem agravo, pelas aparências, pelo diz que disse ou porque nos apetece sermos os primeiros a lançar as “causas”!
Ela é uma mulher rica, viúva, fresca, vistosa, ainda bonita nos seus cinquenta e tal anos, mostrando a graciosidade de uns trinta e poucos. Nos tempos do marido parecia feia e muito mais velha. Nunca se deram muito bem, havia sempre desentendimentos alguns a que eu assisti. Não é que ele fosse um homem mau, pelo contrário! Mas eram diferentes e essa diferença, em vez de os completar, afastava-os cada vez mais. Ele era um homem de trabalho e justificava os bens que deixara, com a ajuda da mulher que nunca virou a cara ao esforço e à iniciativa. Arregaçara as mangas sempre que fora preciso e ele lhe pedira.
Faltaram-lhe muitas coisas: uma juventude feliz e bem vivida, uma alegria, a que nem sempre pudera dar asas porque parecia mal… E uns sonhos, muitos sonhos, que foram dobrados e arrumados em qualquer arca esquecida no tempo.
Tudo acontecera de repente e, de um dia para outro, ficou com o estatuto de viúva!
Como seria diferente se tivéssemos coragem de rir, de sermos felizes, de sermos reis nem que fosse por um dia ou por alguns anos apenas. A vida nunca nos surpreenderia, nem nós aos outros.
Lamentou a perda do seu companheiro de trabalho e pai dos seus filhos mas havia no seu olhar uma nova aurora a despontar. Não pôs luto mas não é por aí que se podem medir sentimentos. Eu também não o usei e acho ridículo porque a maioria das mulheres se vestem de negro apenas para “dar contas” à sociedade!
Aos poucos, aquela primavera da vida tão sufocada aparecia num doce Outono com pinceladas de alegria e prazer. Fez obras na sua mansão, remodelou as mobílias e modernizou todos os compartimentos. As notícias e primeiras críticas vinham dos empregados que afirmavam que se o marido voltasse à terra e presenciasse tudo aquilo, sucumbiria de novo!
Convidou-me para ver o novo visual da casa e gostei do que vi. Havia mais luz, igual à que eu via nos seus olhos. Afinal, ela fora a colaboradora do tiranete na acumulação da riqueza da qual agora era dona e senhora. Fora uma moura de trabalho em casa e nos negócios. Ajudara a ampliar os haveres do casal, era perspicaz e inteligente e nisso ele dava-lhe ouvidos.
Vendeu ou passou parte dos negócios para ficar mais livre e gozar a vida! Um dia desapareceu dos meus olhares mas, ao passar pela mansão a criada informava-me: está a percorrer a América do Sul!
Certo dia encontrei-a na rua, mais magra e muito morena e com um sorriso de orelha a orelha.
Modernamente vestida, pintada ligeiramente e com um penteado mais sensual.
Combinámos um café! Quando entrou houve um ligeiro sururu. Quem a viu e quem a via.
Trazia uma pulseira no pé onde airosamente brilhava uma pequena tatuagem. Tinha um ar feliz, um ar de quem tinha descoberto o mundo, um ar de quem principiou a viver, um ar de quem ainda pensa que a vida começa amanhã…
Começaram os julgamentos, à revelia claro, e as condenações choviam! Mas nada fez apagar a luz nos seus olhos de criança deslumbrada. Pode parecer patético mas a mim enternece-me aquele Outono florido e inspira-me simpatia.
Quando ela passa murmuram da viúva que tirou o luto dos olhos! Censuram-na pelas suas viagens, censuram-na pelo aparato das suas roupas que dão sempre nas vistas, censuram-na por se rir, censuram-na por aquele maravilhoso desabrochar da sua crisálida de esposa infeliz.
Vai a todos os programas culturais, ao cinema, a chás e jantares. Arrasam-lhe a reputação e ninguém lhe perdoa que seja feliz. Ela sabe que falam dela e para calar “as bocas do mundo” aparece com braçados de rosas vermelhas e diz com um ar que eu julgo ser sincero: “São para a campa do meu marido” E todas as semanas lá vai ela ao cemitério comprar a paz que lhe falta. Tem agora sessenta anos (que não parece), dinheiro, saúde mas limitam-lhe a liberdade.
Às vezes, confidencia-me: “Tenho cá dentro um anseio de viver, de espairecer, de ser feliz mas sei que toda a gente me censura e me fazem pagar tão caro…”
Ao que lhe respondo: “Não ligue, por dentro das coisas é que as coisas são. Deixe de pautar os seus passos pelos que o mundo quer e permite que dê. Seja apenas feliz!”


85 comentários:

  1. Que lindo! Este é o caminho da felicidade. Parabéns pelo post! Bom dia

    ResponderEliminar
  2. Pois então Graça
    A vida nos foi dada e damos satisfações aos que querem cuidar dela e esquecem de suas próprias.
    O julgamento é um dos maiores dos pecados que podemos cometer em relação às pessoas.
    É bem o ditado: Quem vê cara não vê coração.

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  3. Very nice words, though the translation of the change.
    So go to joy and happiness.
    Life goes on and while you are alive, must live...
    Many greetings

    ResponderEliminar
  4. O importante é viver a vida sem pensar no que as pessoas pensam...
    Um abraço! Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Gostei e mais uma vez confirmei que as pessoas falam dos outros para se entreterem e não pensarem em si próprios e nos problemas que têm; que não encaram bem a autenticidade e a felicidade daqueles com quem se cruzam.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. A expressão é muito interessante e vou apropriar-me dela, apesar de conhecer uma de sentido muito parecido ("a verdade das coisas está muito para além da casca que sempre ostentam" Quanto ao seu conselho, é de seguir - apesar de ser cada vez mais dificil, num mundo onde as aparências são determinantes para o sucesso individual...

    ResponderEliminar
  7. Que feliz frase essa Graça! Que pena que a sociedade limite a felicidade de quem apenas deseja ser feliz! Conheço tantas viúvas que desabrocharam na liberdade, nas conquistas pessoas, autonomia e felicidade... só elas saberão os julgamentos e o preço que tiveram de pagar por isso, mas julgo que até elas saberão que o saldo è positivo. Que bom poder contar com a tua amizade! Beijinho meu

    ResponderEliminar
  8. Olá Graça
    A felicidade dos outros incomoda a muita gente. O importante e viver e ser feliz, sem se importar com a opinião alheia, pois como diz o ditado: "Os cães ladram, e a caravana passa".
    Bom fim de semana
    Bjux

    ResponderEliminar
  9. Amiga Graça.Na sociedade a felicidade nossa sempre incomoda os outros,todos tem direito a serem felizes e como diz o velho ditado" as telhas do telhado escondem muita coisa"conheço algumas pessoas que foram mais livres depois de serem viúvas.
    Beijinho bfs

    ResponderEliminar
  10. Querida Graça!

    Este não é apenas um dos teus maravilhosos contos, é muito mais.
    Dá-nos conta do que as pessoas são capazes, ao condenarem com os seus julgamentos indevidos, outras pessoas que merecem o seu quinhão de felicidade.
    Essa tua amiga, tem-te não só a ti, mas também o bom senso de ignorar as vozes e os olhares dos que não contentes com a sua vida impedem os outros de serem realmente felizes, nem que seja por algum tempo.
    Há tantos casos assim, infelizmente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Minha querida Graça

    Como sempre histórias de vida...que podem ser de uma qualquer mulher que vive amordaçada e presa numa vida que não a satisfaz...abraçada apenas nos sonhos e vendo a vida passar por ela.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  12. Graça, Pessoa Especial,
    As únicas pessoas que estão connosco a vida inteira somos nós mesmos. Portanto, devemos mostrar-nos vivos enquanto estivermos vivos.
    Obrigado pelas visitas e pelos comentários, muito próprios e especiais, ao Dr. Belarmino.
    Um beijo,
    Jorge

    ResponderEliminar
  13. Olá Graça


    Uma história de vida de alguém que decidiu viver e não só existir.
    Tantas que não o fazem ,receando a sociedade que continua implacável com as mulheres.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. O mundo é ignorante e cruel......Ou cruel por
    ser ignorante....Normalmente as pessoas acomodam-se a uma 'vidinha', por causa dessas
    crueldades...Eu sou dos que torço, por uma segunda oportunidade para ser feliz...
    Beijo

    ResponderEliminar
  15. Graça:
    mais uma EXCELENTE postagem!
    Gostei da sua apreciação e do que se retirar de BOM das suas palavras sábias.
    Ahhh... estou a ver que as Piadas publicadas no alone estão a fazer SUCESSO!... Que BOM...!!!
    Abração, Amiga.
    Excelente Fim de Semana.
    A.Rui

    ResponderEliminar
  16. Graça, hoje vim lhe fazer um pedido. O ArcadoAutoConhecimento foi indicado para concorrer ao SELO BLOG DA SEMANA, em votação que se iniciou no dia 05/05 e ficará aberta até o dia 11/05/2011 no BLOG DO SUPER WILL. Se você quiser me presentear com seu voto, deve acessar o blog do Super Will, no endereço http://wwwwillblog.blogspot.com/. O Will é o idealizador do selo, tendo por objetivo homenagear e promover a confraternização blogueira através da troca de links, divulgação e experiências. Desde já, agradeço a gentileza e amizade.

    ResponderEliminar
  17. Graça obrigada pelo teu cuidado ,mas infelizmente está tudo na mesma ou ainda pior....
    Bom fim semana para ti
    Beijinhos
    Graça

    ResponderEliminar
  18. Querida amiga, o importante é que nós sermos felizes, sem dar importância a opinião alheia. Viva a vida. Beijocas

    ResponderEliminar
  19. ...hay
    animas
    animo
    animan
    animando
    animas
    GRACA
    tu texto
    alma anima
    de mujer...


    un fuerte abrazo , tuyo :

    j.r.s.

    ResponderEliminar
  20. Graça minha amiga
    Este teu post mexe demais comigo. Tenho 54 anos, fiquei viúva com 38, sofri na peles certas coisas de que falas, sofri também bastante porque fui uma das esposas mais felizes, até ele adoecer, depois foi um sofrimento louco provocado até pela própria doença (cancro) dele, quando ele faleceu uma das coisas que me pediu foi para eu continuar a ser a mulher que sempre fui, mas não é fácil porque o próprio sofrimento não me deixou, mas continuei até hoje sempre a vestir-me como gosto, sempre com a minha maquiagem, até com a tal pulseira na perna que sempre usei e uso, refiz minha vida com o meu "folha seca" que foi o meu grande primeiro amor da minha vida tinha eu 13 anitos, hoje é o meu marido e continuo a ser como sou, eu própria, não vivo para satisfazer os outros vivo como me sinto bem, só isso, mas por vezes paga-se caro sermos nós próprias,mas foi sempre a minha filosofia de vida com o meu falecido que foi um grande homem,marido e pai, e com este meu marido que é uma paixão continuamos os dois a ser nós próprios, sem fretes, sem hipócresia, e para estarmos de bem com os outros temos que estar de bem connosco mesmos. Desculpa querida de seca.
    Beijão

    ResponderEliminar
  21. É tão fácil julgar os outros, não é?

    ResponderEliminar
  22. Olá, ma jolie!
    Effectivamente, há por aí gente demais que só está contente quando vêm os outros infelizes!
    E eu no lugar dessa senhora teria mudado de terra, porque nem sempre é fácil suportar o olhar critico dos outros.

    ***
    Beijinhos et um feliz fim de semana, amiga!

    ResponderEliminar
  23. Oi Graça!

    A felicidade começa quando nos permitimos viver sem depender da permissão do outro.

    Um abraço carinhoso e que tenhas um lindo sábado!

    A paz esteja contigo

    ResponderEliminar
  24. Minha querida... me vi neste texto... literalmente!...

    Com certeza, aos poucos, aquela Primavera da vida tão sufocada aparecerá num doce Outono com pinceladas de alegria e prazer... eu espero!

    Beijos meus, com carinho.

    ResponderEliminar
  25. Foi um desabrochar tardio, mas valeu a pena.
    Deixar que o povo fale. A língua do povo ninguém segura.

    Belo texto, minha amiga.
    Beijo e um ótimo final de semana.

    ResponderEliminar
  26. Você é tantas em uma,
    Maior que a Lua, o infinito,
    Até que o mar imenso,
    A estrelinha é seu sinal,
    Deste amor, incondicional,
    Mãe! Você é imortal.

    Marisa de Medeiros

    Beijos de coração prá coração! M@ria

    ResponderEliminar
  27. Oi Graça,
    Como sempre, uma história tão bem contada e, a ilustração está perfeita.

    Temos aqui uma canção que começa assim: "Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  28. É tão fácil julgar os outros, difícil mesmo é construir a própria felicidade.
    Uma história muito bem narrada.
    beijos

    ResponderEliminar
  29. por dentro
    é que somos o que as coisas não são

    corajosa, a mulher que ousa ser feliz! idependentemente da cor do vestido e dos rumores invejosos de quem pontua a vida num imenso tédio

    obrigada por esta memória feliz!

    um beijo

    manuela

    ResponderEliminar
  30. Enquanto somos vivos é que temos necessidade do respeito e carinho do/ companheiro/a. Um viúvo não é uma pessoa que tenha que viver amarrado a um túmulo, porque a sua vida continua para quem cá continua.
    Cumps

    ResponderEliminar
  31. Olá querida estou passando para ler essa linda postagem! E deixar um beijo em seu coração.

    ResponderEliminar
  32. Olá, Graça!

    Este mundo tem muito de preconceituoso, e ainda mais de invejoso, e julgar os outros é exercício delicado, direito que a muitos não devia ser consentido.

    Procurar ser feliz é um direito de todos, e o mais básico de todos eles.Faz essa mulher muito bem ao procurar ter o que certamente nunca teve, viver o que possivelmente não viveu- procurar recuperar algum do tempo perdido. Nada é mais empolgante que a perspectiva de ser feliz, o sentir que se poderá viver de novo ... ou pela primeira vez.

    Pertinente o tema, cada vez mais, numa sociedade que vai mudando, mas às vezes não assim tanto...!

    beijinhos, bom domingo.
    Vitor

    ResponderEliminar
  33. A sociedade cobra dela o quê? Lutou ao lado do marido, agora lhe resta ser feliz e viver até onde Deus permitir.

    BeijooO*

    ResponderEliminar
  34. As pessoas deveriam primeiro olhar a própria vida,antes de se preocupar com a dos outros.
    Já temos tantas coisas a resolver,não é mesmo?
    Recebi seu email,mas até passar tudo e receber o resultado dos exames ando sabática,mas logo que souber do resultado lhe escreverei.As filhas vieram passar o Dia das Mães comigo e é sempre uma alegria tê-las ao meu lado.
    Parabéns pelo Dia das Mães e que você possa curtir o domingo com o Nuno,tá?
    Beijo grande amiga...
    Emilinha

    ResponderEliminar
  35. ...Graça querida,

    adoro teus posts!!


    "Uma garotinha, perguntada
    onde era sua casa, respondeu:
    (onde minha mãe está).

    Keith L. Brooks

    Parabéns à todas as mamães
    já realizadas, e também
    àquelas que um dia serão!

    Muahhhhh

    ResponderEliminar
  36. às vezes, e são muitas, não queria ter esta percepção...fica mais difícil...

    Ótimo texto, Graça!

    Beijos

    ResponderEliminar
  37. Graça

    Os amargos tem medo dos felizes...

    bjos
    Anne

    ResponderEliminar
  38. Adorei o texto, Graça. Penso que todos nós conhecemos mulheres assim, mulheres que depois de ficarem viúvas viram o que era a felicidade. Infelizmente o preconceito continua e se fosse um homem que quisesse ser feliz depois de ficar viúvo com certeza não sofreria tanto com as criticas. Pena que as pessoas continuem a olhar para a vida dos outros e sintam inveja da felicidade que veem. Parabéns, Graça pelo lindo texto. Um beijinho e uma bela semana
    Emília

    ResponderEliminar
  39. Vamos fazer de cada espinho
    A esperança de encontrar uma rosa
    E de cada dor
    A possibilidade de um sorriso.

    (Clarice Lispector)

    Feliz Semana e o meu carinho...M@ria

    ResponderEliminar
  40. concordo plenamente querida! e o seu texto sempre envolvente torna a mensagem ainda melhor

    bjs meus

    ResponderEliminar
  41. Bom dia,Graça!!

    Lindo texto!Uma lição de vida!
    Se as pessoas se preocupassem mais com suas próprias vidas, não teriam tempo de cuidar e criticar a dos outro!afinal,cada um sabe a dor e a alegria de si mesmo...
    beijos pra ti
    ótima semana!

    ResponderEliminar
  42. Gracta, minha amiga, ao longo dos nossos dias dessa vida transitória, muitos aprendem o real sentido de VIVER e muitos se perdem por querem VIVER a vida do próximo e esquecem de aprender pela vida que lhes é dada.
    Cuidar de nós já é um amplo e complexo mote... imagine cuidar e julgar os demais para apenas confortar os egos que nos surgem...
    VIVER é MARAVILHOSO, porém não menos COMPLEXO!!!
    AGARRAR nossa felicidade é o maior BEM.
    Grande abraço

    Sua forma de escrever sempre cuidadosa e delicada!!!

    ResponderEliminar
  43. Pena as pessoas não se preocuparem com as suas vidas, e condenarem os outros sem os conhecer. Lindo post como sempre.
    Bjs

    ResponderEliminar
  44. Querida amiga, meu blog Devaneios está completando um aninho de vida, e gostaria de convidá-la para comemorar. Tem um selinho lá para você. Tenha uma linda semana. Beijocas

    ResponderEliminar
  45. "Como seria diferente se tivéssemos coragem de rir, de sermos felizes, de sermos reis nem que fosse por um dia ou por alguns anos apenas. A vida nunca nos surpreenderia, nem nós aos outros."

    A crõnica está especial, mas só o excerto acima já valia um post.

    Beijos, querida Graça.

    ResponderEliminar
  46. É que ser feliz custa tanto, pra quem tem medo de ousar...Tenho um poeminha que diz: "As vezes, a Felicidade na vida, é como se fosse um presente indevido"... Me identifiquei muito com esse texto. Sou uma dessas tantas...Mas ainda insisto...Beijos, querida.

    ResponderEliminar
  47. Oi, Graça, minha flor

    Depois dê um pulinho lá no Amadeirado e entre (clique) na página "Selos & Cia" do Blog. Deixei lá um selinho da Blogueiro Versátil pra você, que muito merece o título. Bjkas e uma excelente semana!!!

    ResponderEliminar
  48. Bom foi receber a graça de sua visita e descobrir o encanto do seu cantinho.

    Abraços,
    Roberta Mendes

    ResponderEliminar
  49. Olá minha querida.
    Tudo bem?
    Realmente a vida é curta e devemos aproveitar todos os momentos sem nos importarmos sobre os que os outros dizem!
    Espero que tenha uma boa semana!
    Um grande beijinho,
    M. Céu

    ResponderEliminar
  50. Olá Graça, que espetáculo!!! Isso acontece muito, lamentavelmente.E como... Esses atos pequeninos (pré-julgamentos)são próprios de pessoas que não são felizes, não fazem por onde, e optam pelo caminho de "perseguir" quem é feliz.E ser feliz é tão fácil...
    "A felicidade aparece para aqueles que choram.
    Para aqueles que se machucam.
    Para aqueles que buscam e tentam sempre".

    (Clarice Lispector)

    Um beijo, querida , e aplausos pelo belo post!!!

    ResponderEliminar
  51. Algumas são providas de muito gozo quando se há uma vida conjunta, outros parecem ter um fardo em vez de um amor.
    Mas amar-se é necessário, e não ouvir os outros as vezes é muito necessário.

    Beijos vermelhos

    ResponderEliminar
  52. Era bom que cada um se preocupasse apenas consigo e com os outros sempre no sentido positivo. Mas este mundo é grosseiro...e mau.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  53. Graça,

    Ler os teus textos é sentir a exactidão de cada palavra e deixar transbordar todas as emoções...

    Beijos!
    AL

    ResponderEliminar
  54. Bom conselho o teu! Não ligar à multidão e realizar seus sonhos.

    Mas o visual novo, não traduz o que lhe vai na alma. As flores, são a desculpa para o que considera culpa!

    Ela sente-se culpada
    Por dentro continua amordaçada
    Não mudou!...

    Falta-lhe a mentalidade para mudar e isso não vai
    com a mudança exterior. Pobre mulher!

    Um Abraço

    Mª. luísa

    ResponderEliminar
  55. Oi, Graça!

    Gostei muito de ler esse seu texto. É hipocrisia assumir uma atitude que não condiz com o que nos vai por dentro. Cada um sabe de si, e não cabe a ninguém julgar, especialmente num caso como esse. Melhor seria se os que criticam prestassem mais atenção à sua própria vida. A vida é curta, e cá se está para ser feliz, apesar dos pesares.

    "Por dentro das coisas... é que as coisas são!" É mesmo assim.

    Bjs, querida amiga, e inté!

    ResponderEliminar
  56. :) E é caminhar para a felicidade... Um beijinho grande Gracinha :)

    ResponderEliminar
  57. Era o que tu deverias ter feito tambem: refazer a tua vida! Creio que o teu marido ficaria muito mais feliz.
    É desperdício uma mulher toda Afecto, ficar de coração fechado!
    Sabes a minha opinião!
    Beijo
    Teresa (Quelimane)

    ResponderEliminar
  58. Teresita
    E tu sabes a minha!!!O meu coração não está fechado ao afecto, ao amor... O amor existe quando há alguem para amar e...alguem para ser amado!O Amor não tem que passar necessariamente por outro homem...neste capítulo, acho que não houve mulher mais feliz do que eu!De resto, o mundo precisa de Amor e eu dou-o sem cobrar nada e sem que me cobrem a mim tambem. Entendes?
    Mil beijos
    Graça

    ResponderEliminar
  59. Oi Graça,
    Tem um selinho encantado pra você, lá no "Guardados e Achados". Espero que goste.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  60. Bom dia Graça:

    Começo por te dizer uma coisa que para mim sempre existiu em meu ser.
    Acho que nem todos tem a tendência de julgar os outros de ânimo leve.
    Isto é o que eu penso e, não interpretes isto como uma critica a este teu post que como todos está excelente, apenas neste ponto eu assim penso porque, quando se fala em ânimo leve, não se olha aquilo que vai dentro da alma de cada um, visto que, cada cabeça sua sentença e como tal, nunca ninguém poderá ao certo saber o que vai na cabeça dos outros.

    Claro que quando se fala em tendência, lá vem logo por arrasto o pensamento de que aquilo que o meu vizinho faz eu o faço também porque moro pegado a ele, e aí, bate muito este ponto de que se o pecado mora ao lado ele afecta quem está perto.

    Existe (em meu ver) o julgar e o saber julgar que, no modo perjurativo distingue as duas formas que serão (o sei e o parece que sei).

    A história está muito explicita e dela cada um tira os seus dividendos onde por vezes, se cai numa espécie de ratoeira que está desarmada e, a isso muita gente não olha.

    Claro que a vida tem muitas voltas e, quando elas são de 360 graus dão nestes resultados.

    É o chamar olhos nos olhos para que se possa distinguir o ontem, hoje e o amanhã.

    É mais uma bela história descrita por ti que, com tudo no seu lugar, faz pensar muita mente do que é a vida num abrir e fechar de olhos.

    Bjos, tudo bom e felicidades.

    ResponderEliminar
  61. Oi ...vim fazer uma visita,li seu conto até o fim....
    Infelismente é assim...há pessoas que vivem a vida de outras e esquecem de viver a própia vida...sem saber o que se passa dentro da pessoa...
    Graça dei uma olhadinha na sua página e me emocionei com luz na janela...fui contigo ao sapateiro,me simpatizei tbém,vigei voltei para vê-lo e me emocionei no regresso qdo voltei a visitá-lo e saber do acontecido...também me marcou a mensagem que me passou.."Quem herdou uma tradição orgulhosa deve preservá-la e quem não a herdou,deve iniciar a sua própia tradição"
    Lindo....beijos

    ResponderEliminar
  62. Mesmo bastante atarefado, consegui dar um saltinho até aqui. Adoro os seus blogs.

    ResponderEliminar
  63. Querida Amiga..
    Hoje você é um dos homenageados
    com mais alguns amigos no meu blog.
    Hoje tem mais pessoas que de costume graças
    a Deus tenho bastante amigos
    E quero dar carinho a todos
    fico feliz com o carinho que recebo
    é essa forma que escolhi de agradecer.
    Um lindo dia beijos ,beijos,,Evanir.
    www.aviagem1.blogspot.com

    12 de maio de 2011 08:58

    ResponderEliminar
  64. Sempre houve, sempre haverá, quem se incomode com a felicidade alheia. Infeliz de quem pautar sua vida pelo que os outros dizem pelo que julgam sem nem sequer tentar entender que a vida deve ser sempre um hino de alegria e paz.
    Que sua amiga seja sempre muito feliz, pois ela faz por onde se-lo, portanto, ela bem o merece.
    Beijos

    ResponderEliminar
  65. Querida Graça

    Um belo texto, uma história que é o retrato da vida de muitas mulheres.Todos nós temos o direito de procurar a felicidade, de nos sentirmos bem na nossa pele e de sorrir à vida.Esta é que tem de ser a verdadeira postura.Quanto ao resto, os mexericos, a má língua, não interessa nada...

    Beijinhos
    olinda

    ResponderEliminar
  66. Contado assim chega dentro, emociona.
    Se uma ilusão se pode concretizar, por que não fazê-la realidade. A vida está cheia da concretização de pequenas coisas, que muitas vezes não passam duma utopia.
    Um grande abraço, querida amiga

    ResponderEliminar
  67. Graça, não percebo deixei-te um comentário e agora não o vejo!! Que se passa?
    Beijo
    Teresa (quelimane)

    ResponderEliminar
  68. Não sei, Teresa! Respondi ao teu comentário e tb não tenho assim como de mais amigos. Tinha 66 comentários e agora recuou... Não te sei explicar estes "milagres" que ás vezes acontecem por aqui...A mim, é a primeira vez mas há blogueiros que se queixam dos seus comentários (dos amigos) desaparecerem!
    Paciência querida, comentas no próximo post.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  69. Houve um problema no blogger e os comentários de ontem foram todos perdidos.
    Bom FDS pra você também, Graça.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  70. Querida Amiga..
    Creio que deve ter sumido comentários seu .

    Vim me desculpar com o problema do blogspot
    sumiu a postagem onde vc estava em homenagem ,também não vi nem o aviso que estive aqui,
    E voltaram a postagem depois de ter feito outra.
    Logo coloco você amiga fiquei triste com tudo isso.
    Um abençoado final de semana beijos de luz,,Evanir.
    www.aviagem1.blogspot.com

    ResponderEliminar
  71. Olá Graça bom dia:

    Sobre o comentário que antes aqui tinha deixado e que desapareceu, o que aconteceu foi o Google que andou com mexidas no Blogger e causou este problema a milhões de utilizadores.

    A mim também me sucedeu o mesmo que até trocou isto tudo mas, agora já está quase normalizado.

    Aqui abaixo neste link podes ver o que sucedeu pois está lá a notícia de tal caso.

    Vai aqui abaixo e lê:

    http://www.publico.pt/Tecnologia/google-repoe-blogger-apos-quase-um-dia-em-baixo_1494082

    Mais abaixo neste outro link podes ler também o sucedido vai aqui:

    http://buzz.blogger.com/2011/05/blogger-is-back.html

    Este segundo está em inglês mas caso não saibas traduzir lendo, vai à tradução do Google que logo lês tudo melhor.

    Pode ser que ainda te reponham tudo como estava, eu até me desapareceu este ultimo post mas depois foi reposto.

    Bjos, bom fim semana tudo bom te desejo amiga.

    ResponderEliminar
  72. Graça:

    Aqui neste link abaixo também podes ler informação mais detalhada sobre o que aconteceu.

    Vai aqui:

    http://www.ferramentasblog.com/2011/05/o-blogger-esta-fora-do-ar-e-indisponivel-sem-explicacao-consistente.html

    Espero que este teu Blogue ainda possa ser tudo normalizado.

    Bjos, saúde felicidades.

    ResponderEliminar
  73. Prodigiosa Amiga Valiosa de Excelência:
    "...Faltaram-lhe muitas coisas: uma juventude feliz e bem vivida, uma alegria, a que nem sempre pudera dar asas porque parecia mal… E uns sonhos, muitos sonhos, que foram dobrados e arrumados em qualquer arca esquecida no tempo.
    Tudo acontecera de repente e, de um dia para outro, ficou com o estatuto de viúva!..."

    Uma história da vida real. Extraordinária feita com a sua exactidão e preciosismo valor literário admirável e fabuloso.
    Excelente!
    Bem-Haja, pelo delicioso talento.
    Abraço amigo a si eao que concebe com beleza e encanto, numa escritora de sonho.
    Com respeito.
    Sempre a admirá-la

    pena

    Fantástica.
    Bem-Haja, pela luz enorme que transmite de forma fantástica a todas as pessoas.
    Adorei.

    ResponderEliminar
  74. Querida amiga, imagine quantas mulheres vivem presas dentro de um casúlo durante toda a vida em que estão casadas, pois a sociedade cobra demais. Agora ela está livre para desfrutar daquilo que ajudou a construir, tirou o peso da alma e resolveu ser feliz. Mas as "más" línguas sempre tem que falar, isso é inveja da felicidade alheia. Adorei a história. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

    ResponderEliminar
  75. .

    .

    . simples.mente assertivo . porque é de dentro para fora que a vida acontece .

    .

    . eu? eu nunca lhe perdoaria se fora diferente .

    .

    . por.que . no en.tanto . somos gente .

    .

    . "fomos onde a vista alcança" canta o nuno . nesta que é uma das canções que diariamente me acompanham tão so.mente o a.penas porque "ainda sinto a minha estrela nos teu caracóis" .

    .

    . um bom fim.de.semana .

    .

    . um beijo . sempre amigo .

    .

    .

    ResponderEliminar
  76. Olá, Graça

    Faço minhas as palavras da 'Teresa'.Também eu deixei comentário a este post.Deve ter sido no dia 11 em que se verificaram problemas com os blogs, a nível geral.Do meu desapareceu o meu último post que foi no dia 11 e os respectivos comentários.

    Voltarei.

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  77. Olá, querida Graça
    Que vc seja muito feliz e abençoada!!!
    Bjs de paz e excelente Domingo com paz e alegria.

    ResponderEliminar
  78. Graça minha amiga,

    No teu texto eu me vi.
    perdi, chorei, sofri mas não me dei a intriga.
    Simplesmente resolvir agir, pintar de cores viariadas a minha vida e cá estou, sobrevivi, aceitando as normalidades da vida, quando escritas foram um dia que assim teria que ser.
    A verdade é, como viver, completar o circulo que me falta, quando um outro foi completado?
    É preciso caminhar, as coisas que estão dentro das coisas, temos que saber ler e compreender.

    Lindo texto. Como sempre é um prazer te ler.

    Bjs

    Livinha

    ResponderEliminar
  79. Mi querida amiga Gracia, muy buenos dias, paso para dejarte mis saludos cariñosos y leer tus letras que son pura verdad, habeces se juzgan a las personas a la lijera y eso no es así, nadíe somos nadie ni quien para juzgar.

    "No juzgues si no quieres ser juzgados".
    "Antes de juzgaz, mirate a ti mismos".
    "Aquel que juzga a la ligera el demonio lo tiene a su vera".
    ***
    Me ha gustado mucho tu entrada es preciosa muy importante para reflexionar, te felicito mi amiga Grace.
    Te dejo besos y abrazos grandote tu amiga Lola.
    feliz domingo.

    ResponderEliminar
  80. Olá seu blog é mesmo lindo..que bom que encontrei!
    Será um alegria sua visita


    Shalom


    http://nairmorbeck.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  81. Graça!

    Esse teu texto me fez lembrar uma frase de Renato Russo: “O que eu mais queria provar pra todo mundo é que eu não precisava provar nada a ninguém”

    É isso amiga, muitas vezes somos julgados com dois pesos e duas medidas. Só aprendemos a viver quando aprendemos a não dar tanta importância ao que os outros pensam a nosso respeito. Temos que nos conceder uma segunda, terceira, quarta chance de ser feliz. Felicidade é algo pessoal, somos responsáveis pela nossa.

    Bela Postagem!

    Um beijo enorme.

    ResponderEliminar
  82. olá amiga,

    Sinto a tua falta!

    Um beijo,

    Mª. luísa

    ResponderEliminar
  83. Agradeço imensamente a sua visita e o seu carinhoso comentário! Seu blog deixa em nós a sensação de terra natal e família reunida! Muito bonito e acolhedor com seus textos ótimos de ler!
    Parabéns!
    Beijos mil!!!!

    ResponderEliminar
  84. Minha querida venho apenas agradecer e deixar votos de um lindo fim de semana.
    Beijinhos de luz e muita paz.

    ResponderEliminar
  85. Ola Graça,
    Quanto é bom estar aqui...
    Devo me desculpar por nao vir mais vezes. Aquele livro nao me da tempo, esta é a verdade. hoje vou escrever o restante do capitulo 20 e
    sexta-feira eu postei parte do capitulo 20 e lendo o seu texto eu pude perceber o quanto seu texto tem ligação com o meu.

    Tenho tanta coisa para falar de meu encantamento por estar aqui. Primeiramente te digo que estou escrevendo escutando suas musicas, e a segunda me fez até arrepiar... Midge Rure - Breathe é linda demais e eu já peguei para colocar em partes do capitulo 20 rsrs e vou pegar outras porque o seu gosto musical nao é diferente do meu.
    Outra coisa é ver que Sueli esta aqui em seus comentários, eu a admiro demais!

    Esta personagem que você descreve fez a coisa mais certa do mundo. Não se pode viver se o passado nao te deixa. Foi passado, viveu o luto que mesmo que fosse rápido aparentemente, talvez não seja, porque até hoje ela vai no cemitério, cuidar daquele ser que um dia foi muito mais que um ninguém.
    Mesmo que tenha sorrisos em sua face, mesmo que mudou a cor do cabelo, enfim... Cuidou de si por não estar morta e deseja ainda ser feliz, dentro dela existe sim a saudade, a dor de não ter feito tudo isto que esta fazendo junto com o marido, porque pelo que você descreveu ela desejava e ele não era participativo, que pena... Porque quando amamos alguém, o que a gente mais quer é buscar alegria junto a ele.

    Eu particularmente estou amando uma pessoa que conheci a quase dois anos e te digo que me sinto muito feliz com ele. Vejo grandes qualidades em sua pessoa, mas tem um mas... Ele trabalha como cuoco em um restaurante e não tem tempo para mim como eu queria. O trabalho dele toma todo o seu tempo e qualquer sabado, domingo e feriado o trabalho dele é mais agitado ainda.
    Queria fazer viagens junto a ele, mas não tem como e sozinha eu não desejo. Te digo que é muito difícil, tem vezes que sinto vontade de largar tudo, mas sei que seria difícil encontrar alguém que o substitua, porque o sentimento já tomou conta de mim.
    De tudo isto tem uma coisa que me esta deixando feliz... Ele é do Egipto e em Agosto irei conhecer a sua família, vou conhecer o Egipto, e para mim isto é bárbaro, rsrsrs Valeu a pena ter paciência, hehehe

    Adorei o seu texto e me fez reflectir muito para perceber que o amor que sinto nao é de se jogar fora, só porque nao posso fazer o que eu quero... me fez refletir que mesmo estando com alguém eu posso continuar me cuidando na presença dele, posso fazer a tatuagem que eu quiser, rsrs(nunca fiz, hehe)posso fazer o que desejo porque ele me admira pelo o que sou e não me priva de nada, mesmo não podendo me dar toda a atenção que mereço quando se aproxima faz o tempo ser grande!
    Beijos no seu corçao.

    ResponderEliminar