sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dingo


Passam-se tantos anos num ano de ausência… Foi isto sobretudo que ele sentiu ao regressar após cinco anos em África. Muito tempo decorrera dentro dele e nas pessoas que vinha agora reencontrar. Supunha que só ele vinha diferente e que qualquer mudança na sua maneira de ser era produto natural de uma larga vivência em terras longínquas.
A solidão marcara-o como a tatuagem de um marinheiro. Solidão e luta.
Dingo não o conheceu e atirou-se-lhe furioso como a um estranho. Dingo, o cão companheiro de todos os momentos. O cão que ele vira nascer e trouxera para casa, pequenino.
O amigo, o camarada permanente, cuja alegria dependia exclusivamente dele, que só com ele brincava e da sua mão comia. Pois afinal – o que é a força da vida! – acostumara-se a outros donos e agora, preso a uma corrente, ladrava e reagia à presença daquele que fora tudo para ele. Bem modificado vinha, de certeza. Não era apenas a barba como dizia a mãe: “Com essa barba ninguém te conhece”… Era a alma. Os cães pressentem a alma.
Tudo nele se modificara… até a faculdade de querer bem. Já não era capaz de querer bem ao cão por isso o estranhara. Olhava para tudo com um olhar distante… Para a casa, para a quinta que tanto o interessara na sua qualidade de agrónomo. “Posso deixar de existir que tudo continua sem mim… Para quê afinal o esforço de sobreviver”?
“Dingo vai levar esta carta à Laura” - E Dingo ia, de carta na boca, todo ufano, a abanar o rabo.
Há quanto tempo se passara isto? Há cinco anos. Há cinco somente. E parecia há tanto tempo… Apeteceu-lhe repetir a proeza: “Dingo, vai levar esta carta à Laura…” E silabou melhor: “à Laura!” Mas Dingo em vez de obedecer, ladrava.
Pobre Dingo sempre preso agora… “Teve de ser - explicaram. “Não podemos soltar um cão que se atira a qualquer pessoa que entre na quinta. É um perigo.”
Pensou: “Quando cá estava nunca mordeu ninguém.”
A mãe, daí a dias, como quem não quer a coisa (as mães têm um jeitinho especial para isto) falou de Laura. Que se casara, talvez ele não soubesse a novidade. Casara-se com um rapaz de Lisboa, boa gente, segundo diziam, mas de pouco dinheiro. Possivelmente entusiasmara-se com o dinheiro dela. Ele não sabia que Laura tinha dinheiro, nunca pensara em tal coisa.
Admirou-se: “Pelo dinheiro e não por gostar dela…” Não quis ouvir mais. A pergunta morreu-lhe entre os lábios: “e é feliz?” A mãe poderia dizer-lhe que não até à maneira de consolação.
E como seria mil vezes pior sabê-la infeliz… Não se importou em indagar mais. Aliás que poderia ele esperar se não lhe escrevera nunca? Natural que Laura o esquecesse…


Dias depois, notou que alguém vinha buscar Dingo para um passeio. Ouvira falar nisso desde que chegara mas o desalento não o tornara curioso. Andava alheado de tudo.
Uma tarde, observou a cena da janela do seu quarto – Uma rapariguita delgada, com um aspecto semi-intelectual, semi-desportivo, levava Dingo que, aos pulos, mostrava o seu entusiasmo sem se poder conter.
- Dingo, juízo! – e a sua voz meia autoritária, meia doce, enchia o ar de melodia.
Quem era? Pelo à vontade devia ser alguém das proximidades… Não se informou. Apetecia-lhe tão pouco falar, a sua própria linguagem o cansava. E depois o mistério rodeava a cena de certo encanto.
A mãe, sempre que podia aconselhava-o a casar e ele nem queria ouvir falar no assunto.
Entretia-se pois a assistir à cena da rapariguita com o Dingo atrás da cortina do seu quarto, como se estivesse nos bastidores e com um certo fausto teatral.
E a cena de facto repetia-se frequentemente. Até com uma certa assiduidade.
Dingo parecia adivinhar os dias em que a amiga o vinha buscar. Tornava-se veludo para ela.
A rapariga frágil como um junco e Dingo com toda a sua força, ficava manso e feliz pela sua trela… Seria a irmã de Laura, a pequenita das tranças feita mulher?! Mas não eram parecidas…
Eram agora dois a esperá-la: Dingo junto da casota todo excitado, ele, por detrás das cortinas corridas, as primeiras vezes por curiosidade, agora de sorriso nos lábios e uma esperança a crescer-lhe no coração.
Certa tarde, a mãe lançou isto no espaço:
- A Sara vem buscar o Dingo. E sabes porquê? Por ti. Quando te foste embora jurou que havia de substituir-te. Não te lembras dela?
Não se lembrava. Isto é, havia uma imagem de uma garotita de tranças… mas era então aquela jovem mulher?! Ah pois cinco anos é muito tempo…
-E porquê substituir-me?
- Não sei. Diz que o Dingo costumava levar uns bilhetes teus… qualquer coisa assim parecida. Bilhetes para a Laura, mas ela é que os recebia para entregar à irmã e ficou a gostar do cão e pronto, dá-se à maçada de o vir passear e o Dingo adora-a.
No meio do silêncio em que dormia a sua alma, qualquer coisa acordou como uma planta ao primeiro toque da primavera. O silêncio, entretanto , era ainda muito largo, muito profundo, havia camadas de neve e camadas de neve por cima daquilo que ele verdadeiramente era.
Manteve-se na posição: atrás das cortinas. Simplesmente havia agora um brilho novo no seu olhar.
- Amanhã a Sara vem lanchar cá em casa. Espero que nos faças companhia. - anunciou a mãe.
Não apareceu, mas, a partir daí, a Sara ficava sempre para lanchar depois do passeio com o Dingo. E era tão agradável o timbre das suas gargalhadas que ele deixou-se contagiar. Começou a rir também. Ao princípio, era uma presença silenciosa. Depois conversou. Os acontecimentos foram-se sucedendo lentamente, muito lentamente… até que um dia, aconteceu, aquilo que já se adivinhava.
É muito bom ter um cão!!

94 comentários:

  1. Graça

    Uma estória muito bem contada, sem sobressaltos mas cheia de reencontros.

    Os animais são elos de ligação com os outros e connosco. Subscrevo a frase final.

    Bom fim de semana.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. é muito bom ter esperança!

    Dingo reconquistou o rapaz e o rapaz, o cão

    há história mais bonita?

    um beijo, Graça

    manuela

    ResponderEliminar
  3. Olá, Graça!

    Diz a expressão que há cães com sorte.Neste caso a sorte foi dele, por ter assim um cão...
    A vida é feita de caprichos e surpresas; de gente que se perde e se encontra, e tu relatas isso aqui lindamente bem.

    beijinhos, bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  4. Graça querida
    Amei a estória, reconquistaram-se um ao outro, eu tenho oito gatos e uma cabra e é como se comungassemos juntos. Adoro os meus bichinhos, e adorei a estória do Dingo e do cão.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Que história bonita. E julgo que será verdadeira... será? É verdade, é tão bom ter um cão e quando ele que nos antecipa os anseios e nos escolhe a alma gémea, melhor ainda! :)) beijihos e bom fim-de-semana Graça!

    ResponderEliminar
  6. Graça, minha querida,
    Que história linda! Assim contada por você... a gente se sente dentro dela.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  7. Um conto que eu gostaria de ter contado...

    Um beijo para si e ao Dingo um afago

    ResponderEliminar
  8. Sou apaixonada por animais, em especial os cães. estas histórias fazem-me encher os olhos de lágrimas... estes encontros e reencontros com animais é emoção pura.
    Linda história Graça amiga, tão bom vir aqui lê-la!

    Um beijo no seu coração,
    Pat.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Graça,
    A vida é feita encontros, desencontros e reencontros, conquistas e reconquistas... Que história tão bonita, e terminou da melhor forma:"É tão bom ter um cão!!". Também tenho um, e digo o mesmo.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  10. Graça,


    Um texto lindo e emocionante ...
    Concordo : " É tão bom ter um cão" !

    Adorei te ler.
    :)


    Beijo e uma Noite de Paz.

    ResponderEliminar
  11. Olá Graça bom dia:

    Regressado de umas férias Económicas cá dentro mas lá fora onde também existem coisas boas, aqui estou de novo comentando os teus belos posts que marcam e bem o sentimento e a alegria com que tu os editas.

    Este post faz-me lembrar de quando eu era jovem na idade dos meus 15 anos onde morava numa casa com um grande quintal e tinha uma cão que era um grande amigo e bom guardião da casa mas que um dia também nos deixou a saudade de ter outro igual era impossível.

    Existe uma lenda que diz entre o cão e o cavalo qual deles o mais inteligente e mais amigo?

    Não se sabe visto que, a forma em que cada um deles se afeiçoa ao ser humano e divergente dai, serem os dois tomados como os mais inteligentes animais existentes na natureza.

    Este teu post está muito bem escrito como é apanágio teu, pois é bom ler-mos histórias assim escritas por alguém como tu que nos presenteias com estas relíquias neste teu belo Blogue.

    Parabéns amiga.

    Bjos, bom fim de semana com muita paz e saúde.

    ResponderEliminar
  12. Uma história como muitas outras, mas onde vence o amor. Afinal os animais são nossos amigos e por vezes são uma óptima terapia para certas doenças.

    Gostei Graça. É linda a história assim como o seu jeito de a recontar.
    Gosto de todos os animais e os cães surpreendem-me pelo seu afecto e o seu carinho.

    Cinco anos de ausência é muito tempo e quando os nossos laços não têm raízes é ainda mais tempo.

    ResponderEliminar
  13. Às vezes penso que as estórias escolhem as pessoas certas para se fazerem ouvir.
    Lindo!...

    Um beijo

    ResponderEliminar
  14. Lindo Graça, parabéns!!!!

    É, de fato, lindo ter um cão...amei.
    Beijos querida e um excelente final de semana.

    ResponderEliminar
  15. As tuas histórias,gosto delas porque sei que são verdadeiras.Tu és uma brilhante contadora de histórias,sempre foste! E há mais,muitas mais,vais espantar toda a gente.
    Beijo
    Teresa(Quelimane)

    ResponderEliminar
  16. Estou a chorar, Graça! Não é pelo Dingo, não é pela Sara, não é pela mãe... É pelo desgosto de amor que tem muita intensidade nestas linhas...
    Beijinhossssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  17. .

    .

    . ter um cão é ter um irmão . é ter a ausência de qualquer ilusão . nunca em vão .

    .

    .

    . companheiro de todos os dias . do silêncio de tantas as noites . da felicidade em cada acordar . da saudade e da nostagia durante o dia . do colo à rente à tardinha . de ceia em companhia . do afago . no pêlo .

    .

    .

    . a amizade assenta num sentimento primário . numa reciprocidade "quasi" inata . latente . um cão . é em tudo mais do que [in.certa] gente .

    .

    .

    . e,,, .

    .

    .

    . posso levá.la . pela mão . a um momento intemporal ? .

    .

    .

    . um bom fim de semana .

    .

    . um beijo amigo . graça .

    .

    .

    ResponderEliminar
  18. Adorei o teu conto.
    Para além da boa narrativa, tem conteúdo...
    Querida amiga Graça, tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  19. Concordo inteiramente: é muito bom (é óptimo!) ter um cão.
    No teu conto, perfeito, o cão representou o papel de Cupido, proporcionou o encontro de dois corações que, quem sabe não se amavam já há muito tempo?... O amor tem destes mistérios...

    Bom fim de semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Querida Graça!

    Deixei-me levar pela envolvente história, magnificamente contada.
    Quantas vezes não se encontram pessoas que em silêncio, no seu próprio degredo, suplicam apenas a míngua dum olhar, um motivo para sorrir, a esperança dum toque na sua mão.
    Havia um Dingo e uma menina de tranças pretas e o gelo quebrou-se !!!

    Adorei, como sempre.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Linda história.

    "Não ladra cão sem ter razão"

    Beijo.

    ResponderEliminar
  22. Uma história contada como só você sabe fazer, amiga. Eu amo meus cães. Eles são capazes de tanta luz... E a gente sabe que no que parece mais explícito implícita está certa escuridão. No que mais se evidencia, vive aquela luz que cega. Linda essa história de amizade e amor.

    Bjs, amiga. Um abraço apertado. Inté!

    ResponderEliminar
  23. Olá Graça

    Mais uma bela e comovente história que me prendeu até ao fim.

    Verdadeira amizade entre dois seres.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  24. Sempre aqui encontro uma estória muito bem contada! e o Dingo conquistou-me!
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. li, senti, e humedeceram-se-me os olhos!

    Graça, abraço-a e digo-lhe que é bonita...!

    Walter

    ResponderEliminar
  26. Minha querida Graça

    como sempre as estórias escritas e contadas por ti,sentimo-nos quase a viver o enredo.
    Adorei e deixo um beijinho com carinho
    Rosa

    ResponderEliminar
  27. Sim, esse fiel amigo que nunca o trairia.
    Continuo a ter a Hannah muito presente, foram quinze anos de convivência.
    Num romance de Blasco Ibañez, Cañas y barro, um episódio similar ao que narras, só que é uma serpente. Ele vai para a tropa e quando regressa vai ao monte à sua procura, pronunciando o nome, Sancha. Aparece uma serpente imensa que o abraça, envolvendo-o até asfixiá-lo.

    Um grande abraço desde a emoção criada com a tua bela historia, que me trouxe recordações que o tempo não logra suprimir...

    ResponderEliminar
  28. Sempre a vejo por entre os blogs de amigos comuns e hoje nao sei exatamente porque chego-me a voce,leio um conto que emociona e faço-me sua seguidora, se permitires rs
    Um bom domingo Graça

    ResponderEliminar
  29. Querida Graça, bom dia!

    O cão estava revoltado
    por ele se ter ido embora
    sentiu-se assim abandonado
    mesmo ele voltando agora

    Só se sentia em liberdade
    quando a Sara o vinha buscar
    saltava e pulava à vontade
    às vezes até se punha a ladrar

    Por fim havia uma boa relação
    entre o dono e o Dingo
    quem tem em casa um cão
    tem naturalmente um amigo

    O cão é o melhor amigo
    que o homem e a mulher podem ter
    está confirmado com este conto do Dingo
    que aqui acabei de ler.

    O resto de um bom Domingo,
    Beijinho,
    José.

    ResponderEliminar
  30. Fiquei completamente envolvida na sua linda história.
    Beijos e bom domingo!!
    Carla

    ResponderEliminar
  31. Olá, Graça

    Gosto muito dos seus textos, da forma como escreve, vou acompanhando a história como se já fizesse parte dela e quando acaba fico ainda à espera de continuar a ler...
    Este texto foi perfeito, onde não falta nada, o tempo, o lugar, as pessoas e... o cão.Adorável!

    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
  32. SABIAM...

    SABIAM QUE...

    O PRÍNCIPE WILLIAM E SUA KATE também foram AO CINEMA VER ESTE FILME...???

    Cerca de três meses depois do casamento, o príncipe William e a mulher mantêm o romantismo com saídas a dois.
    Depois de uma semana e meia dedicada a atos oficiais - durante a visita ao Canada e aos Estados Unidos - os duques de Cambridge aproveitaram o regresso a casa para namorar.
    No passado sábado, o jovem casal desfrutou de uma ida ao cinema, para assistir à comédia A Melhor Despedida de Solteira (Bridesmaids).

    A sua presença não passou despercebida e depressa começaram a surgir comentários no Twitter.
    "O meu amigo da universidade viu o príncipe William e Kate Middleton no cinema perto de minha casa", escreveu uma das testemunhas.

    ResponderEliminar
  33. Linda história de amor!!!
    Escreves muito bem. Quando vais publicar esses contos?
    Eu gosto muito de animais... tenho um lindo gato e morro de saudades dele... estou sempre pedindo a minha sobrinha que mande fotos dele para mim, enquanto estamos na Holanda...
    abs,

    ResponderEliminar
  34. Olá Graça. Linda história, que se torna mais linda ainda nas suas letras. Os animais são especiais. Isso me lembra muito minha filha, que os amava de coração. Beijos.

    ResponderEliminar
  35. Oi
    E foram felizes para sempre,
    ele e ela e o nosso cãozinho,
    que deixou essa história muito
    doce.
    Beijos...
    Lúcia

    ResponderEliminar
  36. Que estória mais linda, Graça! Estórias com cães sempre me enternecem e como esta me tocou o coração! Há como um ar de primavera, de renascimento e reencontro. Adorei! Beijos,

    ResponderEliminar
  37. Olá Graça.
    Lindo conto e sua descrição foi deliciosa.
    Amei ler. Um cão sendo o pivor de um reencontro com a vida e o amor por parte de uma alma até então amargurada e solitária. Como é bom ter um cão!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  38. Histórias de encantar.
    O amigo cão que nunca esquece a quem amor se deu a ele por ofertar.
    As tuas histórias tão bem contadas, nos leva a viver, nos transporta para dentro de tuas páginas a não desejar que a história acabe.
    Sim é muito bom ter um cão e a poucos dias eu perdi um deles, minha Brenda que deixou um companheiro, uma filha e a família humana a quem muito ela se dedicou...

    Maravilha Graça, sempre muito bom apreciar teus contos, leves, sentidos e fantásticos, cheios de encanto que nos eternece...

    Feliz semana pra ti

    Bjs

    Livinha

    ResponderEliminar
  39. Amei o texto e esse Dingo me trouxe lembranças e saudades e sofri...

    Eu tenho dentro de mim
    ou na minha memória
    tanta coisa que me pertuba
    e escrevo coisas simples,
    mas tão cheias de simbolismo
    que toda eu por dentro,

    Não tenho neve, mas tenho símbolos...

    Um abraço,

    Mª. Luísa

    ResponderEliminar
  40. Graça querida
    O cão já sabia que um dia eles se encontrariam.
    Sabedoria de um ser que dizer ser irracional.
    Lindo, principalmente quando vem de ti.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Amiga bom dia, paz para todos , conto muito interessante, que nos leva a ler até o fim , prende a nossa atenção, gostei,Graça querida vai o meu abraço de agradecimento,pela visita ao meu blog.Celina

    ResponderEliminar
  42. Olá,Graça!

    Que belíssimo texto! É triste quando os acontecimentos da vida mudam uma pessoa, mas o amor pode sempre fazer algo!!Amei!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  43. Uma história muito bonita e bem contada.
    Monhé

    ResponderEliminar
  44. Amiga Graça,
    Acordo também, todas as manhãs, com os cânticos dos pássaros, sabiás, bem-te-vis e ainda têm os beija-flores que vêm aqui, pertinho da minha janela, para roubar o néctar do meu pequeno jardim. lindos ladrõezinhos, não é mesmo?Rs.
    Olha, não faz muito tempo que li um artigo que falava da história do cão - são descendentes de lobos - e que, através dos tempos, foram conquistados pelo homem até se formar essa amizade milenar entre ambos.
    Conto-lhe isso tudo para chegar ao teu Dingo, o cãozinho que reabasteceu de energias e esperanças o triste marujo.
    Maravilhoso o teu conto e as imagens, doçuras...

    Obrigada mesmo por tua sempre querida visita!
    Beijos e muitoooo carinho!!!

    ResponderEliminar
  45. Querida amiga Graça!

    Obrigada por teres avisado, eu não vi nada, possivelmente não deve ser a primeira vez que isso acontece, há pessoas que têm desaparecido do meu blog misteriosamente, pessoas que eu gostava muito e elas tão bem gostavam de mim.
    E agora o que eu é que eu faço, se eu não percebo nada disto, alguém me diga.
    Peço desculpa.

    beijinho,
    José.

    ResponderEliminar
  46. Olá querida Graça!
    Emocionei-me ao ler este lindo texto. O amor e a vida ao lado de um cão...
    De certeza, muita gente tem uma historia de vida para contar ao lado de um companheirinho, até eu!
    Quisera ter esse dom para coloca-la no papel!
    Lindo mesmo! Beijinho.

    ResponderEliminar
  47. Amiga... Seus textos são muito interessantes...

    Vi seu coment. no Blog da Estela.... E achei uma semelhança entre a flor que vc falou que tinha no jardim, com uma que eu tinha no meu tb... rs...
    "rainha da noite "... Aqui se chamava de dama da noite... Ela parece uma grande rosa branca e só abre à noite... Bom... nem sei se é a mesma, mas deu saudades dela...


    Beijo

    ResponderEliminar
  48. A esperança é tudo. Não podemos desistir..
    É com muito carinho que venho lhe oferecer um selinho do Blog Interação de Amigos.
    Espero que goste..
    BLOG INTERAÇÃO DE AMIGOS
    http://sandrarandrade7.blogspot.com
    oferece o selinho bem especial para vc. passe lá.
    Vou te esperar.
    UM CARINHO PARA TODOS OS MEUS VISITANTES E SEGUIDORES. O AMOR UNI PESSOAS.
    A INTERAÇÃO DE AMIGOS OFEREÇE PARA VOCÊ QUE SEMPRE ESTÁ AQUI. OBRIGADA PELA SUA COMPANHIA.
    SANDRA

    ResponderEliminar
  49. ...hecha
    un mar
    del rosal
    que das
    desde tí
    para
    con todos
    luz de oro
    luz del valle
    que al llegar
    su verdemar
    su verde ve
    en tí
    GRACA amiga
    el reencuentro
    a manos llenas
    llenas por tí...




    con todo mi ilusión y un ramo
    de rosasblancas GRACA para tí :




    j.r.s.

    ResponderEliminar
  50. Adorei tua história e os cães só nos fazem bem...bjs, boas férias na Espanha!chica

    ResponderEliminar
  51. Graça amiga
    É tão bom poder ler - como se vivendo-as - histórias tão lindas e tão bem contadas! E ter um cão, sim (ou uma cadela, que é o meu caso...), com uma "memória" que resiste ao tempo que, sempre, passa...!
    Beijinho
    Quicas

    ResponderEliminar
  52. Admiro quem escreve tão bem assim.... Parabéns!!! Tbm tava com saudades.... Nem posso reclamar de tua ausência quando eu mesma estou devendo umas visitinhas... Obrigada por me ser fiel!!!!
    Bjsssss

    ResponderEliminar
  53. Anónima de Lisboa
    Gostei da história e do modo como está contada. Emocionei-me deveras.

    ResponderEliminar
  54. Olá Graça

    Confesso que fiquei emocionada com esta linda história que agora nos trouxeste.

    Real ou ficção, que importa... todas as histórias, todos os contos têm algo de real.

    A tua maneira de narrar prende-nos de tal forma que parece estarmos a viver todo esse enredo. Ao chegar ao fim apetece-me mais, o que me leva a ler tudo uma segunda, uma terceira vez.

    É tão bom ter um cão!! e é bom ter como amiga uma escritora "de mão cheia" como tu.

    Obrigada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  55. .

    .

    . graça,,, .

    .

    . especial e em especial . no dia de hoje . em que tive um momento especial . singular .

    .

    . 100 palavras para Lhe agradecer . e a certa certeza de que tudo farei para nunca a des.apontar . im.perfeito que sou .

    .

    . por.que preciosa é a amizade abençoada por Deus .

    .

    . grat.íssimo . do fundo do coração .

    .

    . e de coração para coração . deixo.lhe um beijo .

    .

    . sempre feliz .

    .

    .

    . paulo .

    .

    .

    ResponderEliminar
  56. Ainda me consegues surpreender! Como foi possível durante tantos anos ocultares tamanho talento, que nos prende e comove? Bem hajas. Um beijinho do teu irmão.

    ResponderEliminar
  57. Paulo
    O mérito...não foi meu e eu fiquei feliz por te oferecer um momento singular...especial!
    A Amizade, é feita de pequeninas contas, ligadas por um fio de prata...talvez a formar um rosário por onde passa uma comunicação transparente da mente, com a verdade do coração!
    Um beijo carinhoso.
    Graça

    ResponderEliminar
  58. Manito
    Sempre gostei de escrever...Tu sabes! Simplesmente agora, há dois factores importantes: disponho de tempo e tenho mil vidas dentro de mim, a pedirem espaço e visibilidade! É o mínimo que posso fazer por elas...
    Beijo
    Migá

    ResponderEliminar
  59. Graça, querida
    parabéns pelo Dia do Escritor, ontem, você é uma escritora super talentosa. A história contada povc eu li em um fôlego só. Muito bonita! Belíssimo cão e a amizade dele faz um bem enorme. Bjkas com muito carinho!

    ResponderEliminar
  60. Graça, gostei muito do seu conto. Muito boa a maneira como você o finaliza.

    bjs

    ResponderEliminar
  61. Estimada Amiga de ouro e de Excelência:
    Os animais também têm sentimentos. De pureza e fraternidade reconhecida a quem os trata com dignidade e amor
    Tem um talento sublime e maravilhoso.
    Parabéns pela literatura que faz de si gigantesca do sentir.
    MUITO OBRIGADO pelo carinho e ternura quando estive ausente.
    É prodigiosa numa escrita de sonho.
    Abraço amigo, genial amiga de sonhar.
    Com respeito e sempre a admirar o que escreve com imensas pureza e beleza.

    pena

    ResponderEliminar
  62. Um dia repleto de paz e poesia pra ti minha amiga,,,beijos e beijos.

    ResponderEliminar
  63. Graça, amada!
    Fiquei aqui encantada com sua história de puro amor...Também tenho um amigo desses, às vezes muito ciumento rsrs, que nos aquece com sua fidelidade e alegria.
    Beijuuss n.a.

    ResponderEliminar
  64. Olá, querida Graça!
    Saudades poéticas, rsrs
    Agradeço desde já sua visita e palavras...
    Amiga das belas inspirações...
    Como é maravilhoso ler suas letras...
    Uma belíssima história, eu fiquei emocionada, ou seja, você descreve com perfeição todos os detalhes.
    Deus abençoe você e sua família.
    Beijos no coração.
    Carinhosamente,
    Cely.

    ResponderEliminar
  65. Beijinho e obrigada pela visita


    Dia das avós é dia de Amor...

    e foi mesmo,Ontem, Hoje e será também Amanhã...




    Hoje é dias dos avós.
    Mas... amanhã...
    Depois de amanhã...
    E sempre...
    É dia dos avós...
    ... Do mimo...
    ... Da ternura...
    ... Do carinho...
    ... Do estar...
    ... E de poder transmitir...
    ... A força...
    ... E a confiança...

    Eu sou avó...
    Todos os dias...
    E é tão bom...
    Poder sentir...
    Essa confiança!...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  66. Graça, gostei de ler a história do Dingo.

    (O meu envelope não chegou ainda - estamos um pouco longe, e os Correios não vão bem das pernas. Vou continuar aguardando.)

    ResponderEliminar
  67. Eis aí mais uma prova de que o cão é realmente um grande amigo do homem. Belo conto Graça. Adorei!

    Beijos e ótima quinta-feira pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  68. ...olá minha linda!

    andava sumida, um pouco sem tempo
    de navegar por todos os blogs
    que amo,
    mas sempre trazendo comigo vcs
    no coração.

    quanto ao Dingo...

    dizer o que senão que estes são
    os melhores amigos que temos?


    bjs, moça linda!

    ResponderEliminar
  69. Que delícia!E você possui um dom muito raro, o de nos colocar na cena.Maravilhoso!bjs e paz.

    ResponderEliminar
  70. Um lindo dia pra ti amiga,,,carinho, poesia e beijos beijos...

    ResponderEliminar
  71. Delicio-me com as suas histórias tão bem contadas! É um dom.

    Beijo
    Ligia

    ResponderEliminar
  72. Há duas formas para viver a sua vida:
    Uma é acreditar que não existe milagre.
    A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

    (Albert Einstein)

    Beijos e Bom Fds......M@ria

    ResponderEliminar
  73. estimada amiga Graça,

    estórias com final feliz... algumas são do meu agrado outras parecem-me ficção.

    esta gostaria que fosse pura realidade. tem todos os condimentos que afagam o coração.

    se não é verdadeira, dela o fizeste, com esse jeito maravilhoso da tua expressão literária que me encanta.

    beijo e kandandos meus... inté amiga!

    ResponderEliminar
  74. Querido Guma

    Mas é verdadeira...posso dar o meu cunho pessoal mas, são vidas que vi viver ( passe o pleonasmo) e outras, que me foram contadas!!
    A única ficção aqui, é a do leitor que pode transformar a história com o final que quiser...
    Beijos e bom fds
    Graça

    ResponderEliminar
  75. ...antes
    de que
    des
    noche tu
    estocada
    quiero
    darte
    amiga GRACA
    un canto
    del alma
    que se aferró
    con una rosa
    rosazul de sí
    solo para tí...




    un fuerte abrazo :



    j.r.s.

    ResponderEliminar
  76. Lindissimo poema José! Obrigada por teres colhido uma rosa azul...só para mim!
    Beijos
    Graça

    ResponderEliminar
  77. Graça, que linda sua estória. Tenho um amigo assim que amo muito.É muito bom ter um cão!Um beijo e ótimo fim de semana. Smareis

    ResponderEliminar
  78. Uma delicia ler o que escreves. Aprecio muito e está história nos enche de otimismo.


    PS. Estou bem, tive alguns problemas familiares que agora já se encaminham para uma boa solução. Agradeço o carinho.

    beijos

    ResponderEliminar
  79. Graça,
    Fazia tempo que eu comparecia ao teu blogue, mas foi com grande alegria que constatei o quanto tuas reflexões merecem ser lidas. Aos lê-las me dei conta que ainda existe inteligência na bloguesfera, Parabéns, JAIR.

    ResponderEliminar
  80. Amiga Graça que história encantadora. Não tenho cão embora os meus filhos sempre tenham pedido para ter um, mas vivo num apartamento saímos de manhã para o trabalho e para as escolas e regressamos bem à noitinha, não me parece que fosse bom para o bichinho estar todo o dia sózinho. Há 2 anos os meus miúdos compraram um coelhinho, é a delicia de todos nós, como eles dizem o bichinho faz parte da familia.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  81. O cão é o melhor amigo do homem.
    Gostei muito da narrativa e mais ainda do final.
    Cumps

    ResponderEliminar
  82. Linda postagem, Graça! De muita intensidade e emoção! Beijos e obrigada pelo carinho no Solidão de Alma, enquanto estive ausente. Bom final de semana querida.

    ResponderEliminar
  83. A personagem volta de África comportando-se como se comportam os soldados que voltam da guerra. As atrocodades que presenciam os tornam um tanto que sem sentimentos, sem humanidade. O Dingo não sabia nada disso, como também muitos nada sabem o que significa viver uma guerra.

    Muito boa estória, minha moça!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  84. "Amigos são flores...
    Amigos são poemas...
    Como flores, devem ser cultivadas com carinho e dedicação, para que as tempestades da vida não esfacelem suas pétalas e para que possamos ter seu perfume em todas as estações.
    Como poemas, devem ser sentidos nas fibras mais sutis da alma, com respeito e gratidão, para que sejam a melodia risonha a embalar nossas horas em todos os períodos do ano".

    VENHA NA CURIOSA BUSCAR SEU CARTÃO AMIGOS DO CORAÇÃO.
    Lhe ofereço com muito carinho que nos temos um pelo outro...Amizades são vinculos super carinhosos entre os verdadeiros. AMIGOS, seja virtual eou real.

    Carinhosamente
    Sandra

    ResponderEliminar
  85. Amada amiga, menina que traz consigo todas as luzes benditas da paz e do amor, hoje vim pra lhe agradecer de alma e coração por seu apoio, por seu carinho que com certeza foi de grande importância nesse meu intenso momento de dor...
    Deus te abençoe eternamente!

    Graças a Deus já estou conseguindo dar continuidade aos meus passos, que agora se reinicia em uma nova estrada...

    Carinhos muitos pra ti, viu?
    Beijos de flor
    Suelzy

    ResponderEliminar
  86. Estou encantada com o jeito simples e envolvente de contar a história, amei!
    beijos, ótima semana

    ResponderEliminar
  87. (((((((((( ORBAYU
    AL
    DIA ))))))))))))))))


    ====== MENCION HONROSA BLOG
    PREMIO POESIA GRACA =========




    ...VISILLO de mimbre
    ángel del desierto
    y orilla callada
    que rebrotais
    islas llenas sal.
    !! Ví tu sobre
    sobre los demás
    entresofocos del buzón !!
    Venías en el y
    mi bello márfil
    mi don del oraculo
    conmigo colibrí
    matutino del anhelar
    que vendas mi alma.
    Y entrelineas oro
    de tus manos leí
    hecho un pergamino.
    Faldón de laderas
    donde esta noche
    donde empurpurada
    dormire despierto.
    Tras recoger tu rosa
    mi mención lumbre
    oro de ensueño
    oro de tí
    y niebla por madrugar.
    Que me acompañará
    GRACA querida claustro
    de mi sangre encendida
    trufa entre fados
    desbordando flores...
    Y tú policroma
    esperanza del despertar
    solo de claridades
    y armonia con sentidos
    y esta brisa oro ora
    quien te escribe
    lleno de alegria
    nevando estrellas
    y luces de pasión
    tam tam tam pulso
    tam con sus latir
    tam tam mil gracias
    por todo...late también
    tam tam GRACA ...todo mi corazón...








    j.r.s.

    ResponderEliminar
  88. Olá Graça, que tenhas umas boas férias com tudo de bom. Cá te esperamos. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  89. Boas férias, boas fotos, temas e saúde.
    Os animais são factor de grandes lições de vida. Importa também ajuda-los e preserva-los.
    Beijos

    ResponderEliminar
  90. Quando voltares, saibas que tem um selo comemorativo dos 300 seguidores do artes e escritas esperando por você : http://selosarteseescritas.blogspot.com/2011/08/300-wwwarteseescritasblogspotcom.html
    Um abraço, Yayá

    ResponderEliminar