domingo, 10 de julho de 2011

Um Poeta --- Um Destino --- Uma Pátria

Melhor ocasião do que esta para falar da minha Pátria, da nossa Pátria quando tantos duvidam dela e outros tantos, a tratam como lixo?

“Esta é a ditosa PÁTRIA minha amada…”

O voto cumpriu-se: morreu na Pátria, a que tanto e tão longe fora servir. Passaram-se mais de quatrocentos anos. A memória dos homens pouco pôde guardar daquela vida que se queimou na aventura e no estudo, no amor e na desgraça. Mas os seus versos aí estão, e nos versos está o homem, o homem que não é só ele mesmo, que ficou para nós como símbolo, imagem de Portugal vivo – Portugal feito homem para que pudéssemos amá-lo melhor.
Estudante em Coimbra, boémio em Lisboa, soldado em África e no Oriente, cristão fervoroso e artista requintado – enamorado do Céu e da Terra… Aí temos o génio português na sua mais alta expressão, condensado na obra de um poeta; aí temos o destino português, resumido na obra dum homem.
O vento da aventura que ainda soprava em Portugal no século XVI levou Luis de Camões para fora da Corte, para as terras de África onde se bateu contra os infiéis, para as Índias remotas onde amou e sofreu. E de todas as ausências, e de todas as partidas que ele viveu concretamente, ficou nos seus versos o travo de uma saudade que não se apaga:

“Já a vista pouco a pouco se desterra
Daqueles pátrios montes que ficavam.
Ficavam o claro Tejo e a fresca serra
De Sintra, e nela os olhos se alongavam.
Ficava-nos também, na amada terra
O coração, que as mágoas lá deixavam
E já depois que toda se escondeu
Não vimos mais enfim que mar e céu”

Mas nem a dor da ausência detém uma inquietação profunda que trabalha. A saudade o que é, no fundo, senão “a febre de além” de que fala outro poeta?
Muitas vezes, ao longo da história portuguesa e da biografia de Camões, essa INQUIETAÇÃO FOI O ESTÍMULO DE UMA ACÇÃO HERÓICA, a força que moveu as espadas em todas as loucuras de valentia, o vento que soprou as velas de todas as descobertas.
Os seus versos continuam hoje a fazer história e a apontar caminhos. Foi um dos que firmaram com sangue o destino de Portugal e a sua voz retumbe para além dos séculos, com convicção e incitamento.
A sua vida foi a imagem condensada do destino português: na saudade, na insatisfação que nada acalma, no amor da glória e da luta, e, sobretudo, na vocação irresistível de SER PORTUGUÊS!
Pelo mundo, aos pedaços repartiu a portugalidade. Retalhando-se, continuou inteiro, fundindo-se imprimiu carácter nos que participavam na fusão… Outro poeta diria: A minha Pátria é a minha Língua!
É esta PÁTRIA gloriosa hoje vilipendiada e mal amada… contudo, as suas fronteiras não se podem nem se DEVEM traçar numa linha ininterrupta, Pátria que vive e ama e fala PORTUGUÊS nos cinco continentes do mundo.

“Esta é a ditosa PÁTRIA minha amada…”



“Cantando espalharei por toda a parte”….
Amália Rodrigues Cantou Camões! Hoje, Ana Moura, fá-lo também!


64 comentários:

  1. Graça, vc me deixou sem voz...
    Uma postagem digna de vc...
    Uma homenagem linda e poética à Camões e ao povo português.Através dos poemas,músicas e relatos sinto o amor e a saudade,quando longe,que vcs tem de Portugal.
    Como escreveu o próprio Camões:"A verdadeira afeição na longa ausência se prova."
    Parabéns amiga!!!
    Beijo grande.
    Emilinha

    ResponderEliminar
  2. “Esta é a ditosa PÁTRIA minha amada…”

    Obrigado Graça.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Graça
    Que posso eu dizer perante esta pérola de homenagem a Camões e ao nosso Povo, como só a graça consegue. Amei parabéns Graça.
    Beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  4. Essa é a minha Pátria. A nossa Pátria amada, que se estende pelos quatro cantos do mundo e que fala a Língua de Camões! :)Beijo grande

    ResponderEliminar
  5. Olá Graça

    Hoje, mais que nunca, devemos "gritar" com orgulho...

    “Esta é a ditosa PÁTRIA minha amada…”

    Parabéns pela soberba homenagem.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. "Esta é a ditosa Pátria minha amada", mais pobre ou mais rica, nunca quis outra e estou disposta a lutar por ela até ao fim dos meus dias.

    Obrigada Graça, a tua é uma linda homenagem, com o Castelo da Nacionalidade como pano de fundo e que linda é a cidade onde nasceu Portugal, que em 2012 será capital europeia da cultura!

    Só temos motivos para ter orgulho nela, de contrário não teríamos tantos estrangeiros a querer viver por aqui, desde os ingleses que há longos anos se situam em terras do Douro e mais recentemente no sul de Portugal, até aos alemães e outros povos, que têm descoberto a tranquilidade dos montes e das planícies alentejanas.

    Ainda um dia havemos de voltar a ser ricos, porque de alma já o somos.

    Beijos para ti.
    Branca

    ResponderEliminar
  7. Tema Aparte....como eu gosto de Ana Moura....
    Acabei de colocar um video no meu Blog...
    Parabéns e obrigado pelo Tema....
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Belíssima homenagem.
    Eu tenho uma amiga brasileira que vive em uma cidade de Portugal, não sei dizer o nome porque não me recordo, mas vejo tantas fotos do lugar e admiro este a beleza que circunda este seu Pais. Reparei uma coisa nas fotos... A higiene do lugar. As ruas da cidades parecem que foram limpas não só uma vez por dia e sim de manha, de tarde e de noite, de tao limpas que eram, rsrs
    Hoje falo esta bela língua, porque nasci em um Pais descoberto por Portugal e gosto da minha língua onde consigo escrever sentimentos que mesmo estando aqui na Itália por 10anos não consigo demonstrar o que sinto em palavras como consigo em Português.
    Gostei muito de ler Camões aqui no seu blog, gostei também da imagem usada, ficou lindo o blog.

    Eu queria te dizer obrigada pelo seu incentivo la no meu blog. Para mim é muito importante vindo de uma pessoa inteligente como você. Queria dizer também que tenho publicado capítulos do livro, mas não sei porque não estão sendo mostrado aos blogs dos amigos e hoje eu publiquei o capitulo 22... Quando sentir vontade de ler Olivia passa la, rsrsrs Beijos enormes no seu coração!

    ResponderEliminar
  9. Olá, Graça!

    Belíssimo texto este, evocando as nossas glórias passadas e o seu brilhante e inspirado contador. São a elas e a ele que ainda hoje continuamos a lançar a mão quando nos assalta a dúvida do que somos, e seremos, como nação.
    São o nosso estímulo, e também consolação, para o pouco que hoje somos quando comparamos com esses tempos que há muito já lá vão...

    Muitos parabéns!
    beijinhos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  10. Só não sei
    no dizer de Camões, tão oportuno de cantar
    Qual a grande mágoa
    que pode estas mágoas calar

    Mágoas de hoje não calam...
    Temos de decobrir a mágoa de que fala o poeta

    (Um belo post, parabéns)

    ResponderEliminar
  11. Olá amiguinha!
    Tenho paixão por Camões, pela sua vida e obra!
    E tu com esta homenagem ao nosso Grande Camões e ao nosso (pequeno) Grande Portugal, deixaste-me sem palavras!
    Só me ocorre dizer!....
    " Ditosa Pátria que Tais Filhos Tem "
    Obrigada, jinhos grandes.

    ResponderEliminar
  12. Sou português com muito orgulho e critico alguns portugueses porque não o sabem ser.
    Cumps

    ResponderEliminar
  13. Gostei de tudo: o texto escrito com garra, o fundo escolhido - berço da Nacionalidade - e voz linda de Ana Moura cantando Camões! Não podia ser melhor.
    Beijo
    Teresa(Quelimane)

    ResponderEliminar
  14. ___________________________________

    Gostei muito do seu texto... A Pátria não é boa nem ruim, é aquilo que nós fazemos dela! Também não gosto que ninguém fale mal do meu país... Os desmandos, falcatruas, ambições, não fazem parte da Pátria e sim dos homens.


    Beijos de luz e o meu carinho!!!


    ______________________________________

    ResponderEliminar
  15. Querida Graça
    Tua sensibilidade nos toca do outro lado do mundo.
    O que dizer, senão te reverenciar por este momento e te agradecer?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Booommm Diiiaaa, Graça!

    Aqui no Brasil são 9h30am, e meu dia não poderia começar melhor... As primeiras palavras que li nesta manhã foram as suas, nesta poesia que me deixou sem voz, mas que me trouxe alegria, otimismo e ainda mais admiração por você e por tudo o que escreve.

    Estou em dívida, não me esqueci não!!!

    Portugal e portugueses são admiráveis. Na minha curta estada pela Europa não houve lugar onde fui melhor acolhida e recebida. Quero um dia poder voltar com mais calma e conhecer cada pedacinho dessa terra maravilhosa, e se possível também conhecer a querida Graça!!!

    Grande beijo

    Marcia

    ResponderEliminar
  17. Márcia
    Com muito carinho te receberei e mostrar-te-ei alguns cantinhos maravilhoos deste "jardim à beira-mar" plantado!
    Mil beijos
    Graça

    ResponderEliminar
  18. ditosa foi, é e será

    na língua de Camões falada por tantos, é verdade

    mas se no seu tempo eram as caravelas que nos ligavam ao mundo
    agora é o mundo que inevitavelmente se liga a todos nós

    e a viagem continua

    obrigada, Graça, por nos lembrares Camões!


    um beijo

    manuela

    ResponderEliminar
  19. Feliz e oportuna ocasião para relembrar Camões e quem a nossa pátria ainda canta, querida Graça!

    Tenho muito orgulho em ser portuguesa e de viver neste terraço sobre o Atlântico.

    Falta neste momento, vencer o mundo corrupto que nos invadiu. Lançar de novo os barcos ao mar e descobrir o rumo certo para este país.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Querida Gracinha... Esta é realmente a nossa Pátria!:) De mares conquistados e gloriosos poetas!!!:) Beijinhos enormes

    ResponderEliminar
  21. Bela e merecida homenagem a esse Grande Poeta.Camões é o maior poeta lírico do classicismo português. E seus sonetos, que lindos!Graça, fiquei emocionada quando você citou Amália Rodrigues. Minha querida e saudosa mãe adorava Amália.

    Um beijo, querida amiga, e obrigada por suas sempre gentis visitas .

    ResponderEliminar
  22. Ola querida amiga
    Estou na final da ostra poesia, me desculpe por mais uma vez vir lhe pedir votinho para a minha poesia, Precisamos. Mas sem a sua ajuda eu não irei conseguir. Prometo que passando esta fase eu virei comentar apenas sobre o conteúdo de seu cantinho.
    Desde já lhe agradeço de coração.
    Tudo do melhor para você.
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  23. Para além de oportuníssimo, desenvolveste o tema com muita arte e engenho.
    Parabéns pela forma como o fizeste, pois é nos momentos de crise de identidade como o que atravessamos que devemos lembrar o que de melhor fomos capazes de fazer.
    Querida amiga Graça, desejo-te uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  24. vim deixar um beijo e

    dizer que gostei muito mas sei do que és capaz de nos oferecer
    beijos

    ResponderEliminar
  25. Parabéns por este texto maravilhoso.
    Pena que nem todos o leiam e o interiorizem em cada palavra e em cada gesto.

    E hoje, como naquele tempo, vemos atropelos e esquecimento daqueles que construíram a alma do povo português.

    ResponderEliminar
  26. Preciosa Amiga de Excelência:
    "...Estudante em Coimbra, boémio em Lisboa, soldado em África e no Oriente, cristão fervoroso e artista requintado – enamorado do Céu e da Terra… Aí temos o génio português na sua mais alta expressão, condensado na obra de um poeta; aí temos o destino português, resumido na obra dum homem...."

    Belo retrato do que foi Luis Vaz de Camões.
    Um lutador. Um poeta. Extraordinário.
    Fez bem em dar viva voz ao poeta ímpar e magestoso.
    Parabéns sinceros.
    Adorei.
    Um Post mágico feito com o seu talento imenso.
    Abraço amigo de respeito, estima e consideração pelo que concebe de valioso e pertinente.
    Sempre a admirá-la pela genialidade do que significa e do que é.

    pena

    Notável atitude sua.
    Bem-Haja, fabulosa e mágica amiga genial.
    Fantástica, enorme amiga de sonho.
    Gostei imenso.

    ResponderEliminar
  27. Apesar de tudo penso que todos nós temos orgulho do nosso pedacinho português e agora, mais do que nunca precisamos de mostrar esse amor à Pátria com trabalho e luta contra a corrupção, desperdícios e falta de respeito para com os que mais precisam. Parabéns pela maravilhosa postagem e uma boa semana, Graça. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  28. Ola querida amiga
    Estou na final da ostra poesia, me desculpe por mais uma vez vir lhe pedir votinho para a minha poesia, Precisamos. Mas sem a sua ajuda eu não irei conseguir. Prometo que passando esta fase eu virei comentar apenas sobre o conteúdo de seu cantinho.
    Como votar você entra no link …http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/
    No final paginas das poesias esta escrito
    VOTE CLICANDO NA PALAVRA COMENTÁRIOS Lindalva 1 comentários
    Por favor coloque coloque o nome da autora e da poesia, ( Precisamos ... Maria Alice Cerqueira e o nome do seu blog. para que Lindalva possa confirmar seu voto.
    Desde já lhe agradeço de coração.
    Tudo do melhor para você.
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  29. Oi Graça, tudo de bom para vc e familia. A SUA TERRA É LINDA AMEI Portugal quando por aí passei fiquei deslumbrada, e as montanhas azuladas de Fátima. é assim que eu as vejo.De Luís de Camões Um poeta que dispensa adjetivos. Gosto muito do que vc escreve abraços Celina.

    ResponderEliminar
  30. Olá Graça teu blog é deveras interessante, parabéns já estou te seguindo. Sou a Lindalva da Ilha e administradora do Ostra da Poesia e o teu voto no pena de ouro foi computado com sucesso. beijos

    ResponderEliminar
  31. Oi Graça, há dias não passava por aqui... ando como coração meio atormentado às voltas com o inventário de meu pai!
    Abraço,
    Lais.

    ResponderEliminar
  32. Querida Graça,

    Adoro a Ana Moura! Ela não sabe...:)))

    Beijos,
    AL

    ResponderEliminar
  33. Muitos parabéns amiga Graça por esta soberba homenagem!
    Bjs

    ResponderEliminar
  34. Uma Linda homenagem a Camões e a Portugal. A nossa Pátria a gente sempre carrega com muito orgulho, mesmo não concordando com tantas coisas fora dos lugares. Parabéns Graça. Um texto muito bonito. Um abeijo e ótima semana.

    ResponderEliminar
  35. "A sua vida foi a imagem condensada do destino português: na saudade, na insatisfação que nada acalma, no amor da glória e da luta, e, sobretudo, na vocação irresistível de SER PORTUGUÊS!" - estas são as SUAS palavras quase no final do seu texto.
    Graça: eu, como a grande maioria dos seus seguidores e amigos, tenho que lhe agradecer estas palavras que dedica a Camões e aos Portugueses. Que forma linda você teve para nos dizer coisas que muitos de nós sabemos mas que, muitas vezes, "esquecemos" por CULPA PRÓPRIA!
    Bravo, Amiga!
    Beijo do
    A.Rui

    ResponderEliminar
  36. Minha querida Graça

    Uma homenagem linda e com a Ana Moura a cantar, adorei.
    Deixo um beijinho e agradeço o carinho e apoio, estou melhorando.

    Rosa

    ResponderEliminar
  37. Maravilhoso.Só posso aplaudir.
    Monhé

    ResponderEliminar
  38. Querida Graça!

    Tu escreves como ninguém
    sobre um qualquer assunto
    deixa-ma que te diga também
    do que escreves eu gosto muito

    Linda e bela homenagem
    Ao homem, e grande poeta
    escreveu na sua passagem
    a poesia mais bonita

    Também eu quando saí do Tejo
    e entrei em alto mar
    será que volto outra vez
    a ver de novo este lugar

    Felizmente voltei a ver
    o lugar de onde parti
    a tranquilidade que queria ter
    essa nunca mais a vi



    Essa parceria quero fazer
    pode ser feita a toda hora
    primeiro tenho que aprender
    tu vás ser a minha professora

    Beijinho grande,
    José.

    ResponderEliminar
  39. Olá amiga Graça

    Antes de mais muito obrigada pela palavras que deixou no meu blog, agora lendo este seu belo texto, quando muitos já quase trocam de nacionalidade para se tornarem europeus, e tanto maltrataram e maltratam ainda esta terra Lusitana. Um pouco mais de amor próprio não faz mal a ninguém, antes pelo contrario se pensassemos um pouco mais Português na hora em que formos às compras, talves possa fazer a diferença.

    Já me afastei um pouco, mas há certos temas incontornaveis

    Fique bem, bj

    ResponderEliminar
  40. Um texto oportuno quando tantos se esquecem de SER portugueses e, como sempre, muito bem escrito.
    Parabens!
    anónima de Lisboa

    ResponderEliminar
  41. Tinha que ser tu, Gracita, a fazer esta bela homenagem a este ícone da nossa LITERATURA.
    Pois vou te contar... certa vez, aqui, no Brasil, veiculou uma redação que falava de uma forma muito chula sobre Luís Vaz de Camões que achei um absurdo, mas depois compreendi que este SENHOR não é de todos e sim para aqueles que são dotados de extrema sensibilidade!
    Abraços e beijinhos, minha amiga!

    ResponderEliminar
  42. Ciao Graça!
    Grazie per il tuo sostegno e per le tue parole!
    Adesso va molto meglio, e finalmente ho finito tutta la trafila e le cure che tre anni fa ho dovuto cominciare a causa di un tumore!
    Ti voglio bene!
    AranciOnissimA

    ResponderEliminar
  43. Está divinal o teu trabalho. E muito a propósito. É que os senhores dos 'mercados' que se lixem no lixo para onde nos remeteram. E esta ditosa pátria que novos mundos abriu, tem de mandar essa máfia, para a p... que os pariu.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  44. Olá Graça. Bela homenagem a esse ícone da literatura. Beijos, amiga.

    ResponderEliminar
  45. Bela homenagem a Camões e a Portugal...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  46. Oi Graça,
    Devo te dizer que Camões está Vivo em palavras e sentimentos, por aqui também...

    Estou vindo menos aos blogs, pois ando cuidando das idas e vindas aos exames médicos do maridão. Está tudo caminhando para um bom resultado.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  47. Estelinha
    Fico tão feliz com essa boa notícia. Se me permites: beijocas para os dois.
    Graça

    ResponderEliminar
  48. Belissimo, Amiga!
    Beijo
    Ligia

    ResponderEliminar
  49. Portugal e Luís de Camões, com os Lusíadas, foram
    os maiores do século XVI no Renascimento.

    E este País que deu ao mundo Novos Mundos. pereceu...

    Talvez tivesse ficado dormindo à sombra dos
    Descobrimentos e do louvor dos Lusíadas...Talvez!

    Belo texto, como é apanágio de ti.

    Maria luísa

    ResponderEliminar
  50. Maria Luisa
    Será que adormecemos TODOS? Que raio de pó nos deram que enfraqueceu a nossa memória e vontade??
    Nesta altura, entraria uma " padeira de Aljubarrota" que daria conta dos FMI e outros...afins!!!
    Estamos "moles" minha querida...sem coluna vertebral...é o que é!!
    beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  51. Querida Graça...

    Só você -com esse talento tão peculiar de criar sensibilidade em palavras- poderia construir uma moldura à altura de Camões.
    Ele foi o começo do meu amor pela literatura. Depois que o conheci , mesmo não entendendo bem a grandiosidade do texto que me era apresentado( tinha 14 anos)nunca mais deixei de amar a literatura.

    beijos. Parabéns pela beleza da homenagem.

    ResponderEliminar
  52. Patria é mãe, é filho, é esse espírito inquieto, nada santo, que, - ora agonia, ora alegria -, nos habita. Como tal, muitas vezes Pátria é dor. Pátria é feita da escolha dos que se permitem sonhar e trabalhar por ela, - escolhas nem sempre acertadas. Mas o poder é um presente dado pelo povo a uns poucos, o que nos permite acreditar que amanhã não será hoje. "Grandes mágoas podem curar mágoas..." Sim!

    Um post maravilhoso, amiga. Muito já experimentei por aqui esse sentimento de que você fala em seu texto. Em verdade, ainda o experimento...

    Camões, é sim, para sempre.

    Bjs, minha querida. Adorei o vídeo! Inté!

    ResponderEliminar
  53. Querida Graça,

    Vim reler-te, rever-te... e deixar um beijo!

    AL

    ResponderEliminar
  54. Graça estás melhor do teu braço,espero que sim pois precisamos de uma padeira de Aljubarrota para ver se tira de cá toda a porcaria que nos estão a por e que em parte nós tivemos culpa pois andamos a dormir e deixamos chegar a tal estado ,se Luís de Camões voltasse....
    A Kika gostou muito da tua visita e manda dizer que sim tem um namorado já vai fazer um ano é o Xixo que lhe dá muitos miminhos mesmo vivendo no Brasil tem um grande amor um pelo outro mas o dia deles namorarem é quinta feira porque nos outros dias ela tem que fazer entrevistas aos amigos e dar noticias de outros por vezes tristes por vezes alegres
    Ronrons da Kika e ela também gosta das tuas escritas,claro que eu nem se fala mas como a minha menina anda muito pretendida eu depois não tenho tempo para ir mais vezes aos meus amigos
    Beijinhos e bom fim de semana
    Da amiga que não te esquece
    Graça

    ResponderEliminar
  55. Pois é, Graça! Estivemos a dormir na forma...espero que ainda acordemos a tempo...
    O meu braço ainda me dá que fazer...com os dias mis quentes, melhora!
    Beijocas para as duas.

    ResponderEliminar
  56. Um belo final de semana pra ti amiga,,,poesia e paz sempre...beijos e beijos.

    ResponderEliminar
  57. Bom dia, Graça!
    Camões, a Alma e o Símbolo maior do nosso idioma. Li tantos textos sobre esse Imortal, mas o teu está perfeito, perfeito, nada mais a acrescentar.

    Um final de semana com aquelas pipoquinhas estalando de quentinhas e a criança dentro de ti, sorridente e feliz!
    Um beijão, amiga do coração!!!

    ResponderEliminar
  58. Passei para deixar um beijinho e dejesar
    um bom fim de semana.
    Irene

    ResponderEliminar
  59. São sensações que a ausência produz, que nos marcam na vida. Camões, Garrett, Herculano: uns sabem-o transmitir melhor, eu faço-o assim:

    À Pátria

    Aqui, 

    na distância,

    é quando 

    se nota a Pátria. 

    Cada frase, 

    cada imagem, 

    cada som...

    SAUDADE

    SOU PORTUGUÊS

    Sem querer, mas desejando-o,
    essa humidade que cria a emoção;
    fez que essa gota liquida, mas cálida,
    deslizasse pelas minhas faces,
    até encontrar-se com o canto da boca;
    para deixar esse sabor salgado:
    como o do nosso mar;
    que foi transformando-se em doce;
    ao embeber-se da pujanza, da ternura,
    néctar de vida… a saudade!
    Fazendo-me inchar o peito
    e proferir com orgulho, sou português!

    Para ti, querida amiga, um grande abraço

    ResponderEliminar
  60. Graça,

    Para quem estudou a obra poética de CAMÕES, como ocorreu comingo no Curso Clássico, não pode deixar de admirar esse trabalho magnífico de Ana Moura com sua empecável interpretação de "Endeixa" e música de Carlos Gonçalves.

    Parabéns (na certa voltarei outras vezes para ouvir essa talentosa cantora).

    Abraços,
    Pedro.

    ResponderEliminar
  61. Essa arrepiou Graça. Amiga hoje é Domingo dia mundial da preguiça, porisso me desculpe, pois parte do meu coment será no copia e cola. Então primeiramente quero dizer que meu blog principal foi e sempre será minha Ilha e aos poucos fui criando Ilhotas, uma delas o Ostra da Poesia, ele era como uma estação do ano, abria as portas quando do evento Pena de Ouro, após o 5º Pena, que terminou a pouco senti que não poderia mais fazer o Ostra hibernar até o próximo evento, assim, para ele dá apenas uns cochilinhos, semanalmente (nos FDS) vou postar uma poesia de um blog amigo, seguidor, ou que por ai nas ondas me encante, inclusive criei um selo pelo momento... espero que você continue visitando o Ostra e agora não precisa votar, só apreciar a poesia do (a) amigo (a) blogueiro (a). Desejo-te um restinho de domingo com poesia e festa, luz e sorriso. ♥☆Jinhosssssssssssssss♥☆ Amiga aparece na minha Ilha estou lançando um convite a um encontro blogueiro ai em PT, minha segunda Pátria de coração, apesar das mazelas seja aqui no Brasil ou ai ou em qualquer parte do mundo, as pessoas é que são importantes.

    ResponderEliminar
  62. Graça!
    Que palavras maravilhosas usastes para enaltecer este país tão heróico e querido por todos nós.
    Adoro Portugal e os portugueses e a música tocou fundo em mim também que tive ancestrais portugueses.
    Ai, que saudade de Portugal, bateu-me agora!
    beijinhos cariocas

    ResponderEliminar
  63. Coisas interessantes,

    vejo por aqui!


    Bom fim de semana!


    Bjsss

    ResponderEliminar
  64. oi amiga,
    Te desejo boas férias e um breve retorno, pois já estou com saudades.
    Beijocas.

    ResponderEliminar