quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Gabriel

Na varanda do quarto do hotel, Gabriel ouvia os ruídos da noite. Fechou os olhos e os sons materializaram-se na sua memória, transportando-o à infância.
Eram iguais. Incrivelmente iguais. O dialecto falado pelos negros que passavam sem pressa, o vento das folhas das palmeiras, mas tão diferentes dos ruídos de Lisboa ou doutra capital europeia.
Cada cidade, pensou, cada lugar, tem um ruído de fundo específico, como uma música que lhe pertença e seja tocada, interminavelmente, ficando ligada às coisas, às pessoas, às árvores.
Aquele era o som de fundo que ouvira durante toda a sua infância e juventude... Depois, partira para Lisboa, onde passara o resto da sua vida E aí, o ruído era outro.
 
Ainda estava para saber o que lhe passara pela cabeça para se meter naquele avião, em Maputo, e ir ao Norte de Moçambique, em visita ao lugar onde crescera. Não era do tipo saudosista e sabia que essa visita iria, inexoravelmente, prejudicar a suas memórias ciosamente guardadas. Tal como uma fotografia tirada acidentalmente sobre outra, por não se haver rolado o rolo fotográfico. Com a desvantagem da última, mais nítida, anular a primeira, aquela que já fazia parte integrante do passado.
Não devia ter vindo pois aquele lugar já não lhe pertencia As coisas escapavam-se-lhe quando tentava encontrá-las, adquiriam novas formas, novas maneiras de ser e de estar, que nada tinham a ver com o que queria que fossem.
Excepto os sons. Esses eram os mesmos. Excepto a noite quente, excepto os cheiros familiares.
Será que o ouvido e o olfacto são tão importantes como a vista na recolha das memórias? Na varanda do Hotel, sentiu uma imensa angústia invadi-lo. Como a que se sente perante um amor perdido e que não se queria perder. Como a que se experimenta no reencontro de um amigo íntimo de infância, que entretanto envelheceu e nos olha com olhos curiosos e distantes.

Sentiu o suor da noite quente, desceu e foi para a rua. Dirigiu-se, uma vez mais, para a casa onde crescera, tentando que ela lhe falasse e o acolhesse. Ali estava ela, decrépita, abandonado o jardim e as árvores, sem passado, nem futuro, simplesmente morta. Como casa que foi casa mas que já o não é. Aliás, reflectiu, como casa sem lugar aqui, tão desajustada como eu, vagamente europeia e totalmente rejeitada.
Em frente, no terreno vazio, tinha aparecido um bar e restaurante que não existia no passado. Esse sim, perfeitamente adaptado aos novos tempos, coberto com folhas de palmeira e com algumas mesas espalhadas por baixo da grande mangueira. Pelo menos serviam caranguejos e camarão, sempre bons como dantes.
Entrou e procurou alguém. Levou tempo a ver o velho sentado no canto, com a garrafa de cerveja na mão, que o olhava com olhos curiosos. Pediu os caranguejos e a cerveja e voltou a olhar para o velho.

Os olhos curiosos não o largavam e pareceu-lhe vislumbrar uma espécie de sorriso
- Sabes quem eu sou?
- Sei, disse o velho lentamente, és o filho do senhor inspector e vieste ver a tua casa.
- Mas já não é a minha casa- disse Gabriel. Foi aí que o sorriso se abriu
- Para ti é sempre a tua casa, senão, não tinhas vindo.
Esquecida a cidade, Gabriel reencontrava o seu lugar, a sua infância, as suas memórias. Começavam naquela casa, prolongavam-se no terreno vazio e terminavam no sorriso daquele velho.
- Vamos comer caranguejos, disse. Já passou tempo demais.

 - José Alves Pereira in "Poemas & Retratos"



"Nunca se deve regressar aos sítios onde fomos muito felizes"
 - Graça Machado in "Feitiços"

26 comentários:

  1. Concordo com o que diz a Graça Machado.
    Momentos mágicos são únicos.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Texto interessante! Gostei de ler

    Beijos
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Graça bom dia:

    2015 e a vida continua numa rotina de quase mais do mesmo que só é diferente quando o nosso ego se move para outros locais, outras pessoas, outros costumes etc., pois a pasmaceira em que muito do tempo nos encontramos envolvidos nos leva a andar quase como moribundos dentro do nosso íntimo.

    Este post quando indica:

    em Maputo, e ir ao Norte de Moçambique, em visita ao lugar onde crescera.

    fez-me recordar lugares por onde passei e vivi lá bons tempos que, apesar de serem difíceis jamáis poderão ser esquecidos de minha memória porque a saudade é isso mesmo, uma vida de um tempo onde tudo era diferente com gentes de outras culturas e outros corações bem diferentes daqueles que por cá existem.

    O cheiro da terra onde o sol nos contempla de uma forma radiante, as chuvas por vezes torrenciais, os ventos que sopram no rosto comtemplando-o com sua brisa maravilhosa e as noites belas estreladas numa beleza rara, é tudo aquilo que a memória muita vez me trás como se ainda lá esteja numa radiante felicidade.

    África é assim e, quem a sentiu como eu a senti, nunca poderá esquecer tudo aquilo que por lá existiu e existe porque, faz parte de um paraíso na terra.

    Um post que é como regressar ao passado de uma paixão sem fim.

    No final e por baixo deste belo manjar que por lá era muito usual, estas frases (Nunca se deve regressar aos sítios onde fomos muito felizes), acho que voltar se isso for possível, será uma felicidade redobrada porque aquilo que esteve diante de nós de novo estará para que se complete a felicidade total.

    Comento deste meu novo blog de fotos porque pretendo expandi-lo o mais que possa com fotos de locais que muito gosto e dar a conhecer a quem o visita imagens por mim captadas porque além de adorar a fotografia também adoro belos locais.

    Tudo de bom te desejo amiga.

    Bjos.



    .

    ResponderEliminar
  4. Lindo texto, detalhes de um regresso ao lugar da infância deixada pra trás..E tuas palavras bem fecharam o post! Lindo!! beijos , obrigadão pelo carinho lindo lá! chica

    ResponderEliminar
  5. Olá Amiga, como tem passado?
    Ainda bem que voltou ao blog, faz tempo que não a "lia".
    Eu acho que se deve voltar aos sítios onde fomos felizes, mas sou eu a achar :)
    bjinhos doces

    ResponderEliminar
  6. Magnífico texto que fechaste com chave de ouro.

    Concordo contigo. O tempo tudo muda e as boas recordações devem ficar intactas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Regressar ao passado onde as memórias e os sabores se perdem e se cruzam.
    Difícil ler sem imaginar,sem viajar, sem redescobrir pessoas e coisas que fazem ainda parte de nós embora num tempo passado.
    Ainda que as memórias abram grandes feridas,nós tentamos sempre voltar procurando entender esses momentos de felicidade.

    ResponderEliminar
  8. Oi Graça!
    Que beleza de postagem.
    As vezes voltar e recordar pode sim nos ferir, mas também, recordar é viver novamente aqueles momentos felizes junto dos nossos queridos. Beijos! Mariangela

    ResponderEliminar
  9. Bom dia de sábado

    Obrigado pela história... do regresso ao passado, Graça!

    "Nunca se deve regressar aos sítios onde fomos muito felizes"
    aqui está a explicação porque não quero voltar a Moçambique
    ...
    Estamos a 7 de Fevereiro, dia que me deixa muito nostálgica
    ...
    procuro ocupar o tempo visitando os amigos da blogosfera
    ...
    NÃO
    não quero esquecer que foi neste dia
    há 94 anos ...nasceu a minha querida Mãe
    e, só a tive comigo 20 anos
    prestes a fazer 60 anos, sofro por estes 40 anos sem a presença da Mãe
    ...
    o coração hoje está gelado
    precisava tanto de um abraço forte e real
    ...
    enfim...
    desculpa o desabafo

    Amiga, caso visite o meu
    MOMENTOS PERFEITOS
    convido a visitar também
    o outro meu blog,
    que fez 1 ano esta semana
    e tenho lá um post do 1º aniversário:

    http://tempolivremundo.blogspot.pt/

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha Querida
      Compreendo a tua saudade misturada com a tristeza de teres tido a tua mãe contigo, pouco tempo. Mas tu, estás no coração dela num qualquer lugar do espaço e acompanha-te no desenrolar do teu caminho.
      Irei visitar o teu novo blogue.
      Aceita um abraço muito apertado e amigo
      Graça

      Eliminar
  10. Voltar por vezes é uma terapia. Fiz isso e resolvi muitas coisas com essa coisa chamada saudade. E senti-me em casa.

    ResponderEliminar
  11. Acredito...mas, é um risco e não sei se tenho coragem de perder todas as minhas memórias.
    Bj
    Graça

    ResponderEliminar
  12. .

    .

    . no contexto subentendido no Seu texto . estou de acordo . assim como estou de acordo noutros contextos . quando por exemplo guardamos na memória a imagem de alguém no seu tempo saudável . que entretanto se debilitou . pelo que . presentemente . são quantas as vezes que teimamos em manter a imagem do passado desse alguém . e então para isso é vital que não nos confrontemos que o seu estado presente . ou com o estado em que se encontrava quando partiu deste mundo .

    .

    . noutras situações . como viajar . por exemplo . para um lugar onde somos felizes . é então muito bom voltar a esse lugar . e desfrutar . no meu caso . desde que descobri o médio oriente e o oriente . em dois mil e sete . não mais desisti . e volto sempre . ainda este mês regressarei ao sudeste asiático . e qualquer dia não me chegarão os dedos das mãos para que possa contar as vezes que já lá voltei . e porquê ? . porque por lá . sou muito feliz . :) .

    .

    . um bom.domingo . graça . e,,, um grande beijinho meu .

    .

    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo, quando já não estão nenhuma das pessoas que fizeram caminhada comigo e me ajudaram a ser muito feliz...é difícil voltar...Agora ir a outros sítios, estou de acordo. Gostava muito de ir a Goa e vou tentar realizar esse sonho...Quanto a ti, Paulo, vai, vai sempre porque o Oriente é fantástico!
      beijo amigo Graça

      Eliminar
  13. Um prazer ler este texto e ver as imagens que o ilustram...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  14. Um texto muito belo. Obrigada pela partilha.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Graça,

    Feliz por a encontrar!

    Ainda estou no Brasil!

    Verifico que continua a escrever sobre o local que mais amou e não esqueceu

    "África minha" ...

    E gostei da continuação sobre tudo quanto conheceu e amou
    e ainda mais da sua presença
    e sua sensibilidade
    ao que escrevo.

    Agradeço,

    Maria luísa

    ResponderEliminar
  16. Olá, Graça Amiga!
    Gostei de ler esta história de vida da realidade africana.
    De África retenho na memória aquele calor húmido que não nos abandonava, mesmo à noite. Creio que tentar agora redescobrir África seria para mim uma desilusão. Prefiro conservar as memórias felizes que ainda resistem e que continuam a viver em mim e a inspirar-me.
    Um beijo,
    Jorge

    ResponderEliminar
  17. Graça.
    Agradeço a Deus por ter te conhecido a alguns anos atrás,
    pois essa amizade perdurará até quando eu existir...
    Graça me emociona ler o quanto você ama e sente saudade
    da Africa.
    A Africa realmente tem uma doce magia
    que me emociona muito.
    Deus abençoe seu final de Domingo.
    Uma semana abençoada e feliz.
    beijos no coração carinhos na Alma.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  18. O texto é, como sempre, intenso. A reflexão última deixa muito a pensar...

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. Como concordo contigo, Amiga! Ia ser muito dficil para ti voltar à tua Zambézia e ver tudo tão diferente. Boa sorte com o novo livro e ate breve Beijinhos
    Emilia

    ResponderEliminar
  20. Que lindo...adorei
    Mandisse Junior
    Atualmente em Luabo-Zambezia

    ResponderEliminar
  21. Histórias e memórias d'África que só tu sabes nos ofertar, Graça. Um poder descritivo extraordinário e cheio de emoções do passado. Maravilhoso texto! Amei demais!
    Amiga, muito grata pela tua sempre bem vinda visita ao nosso cantinho, e te desejando uma doce semana. Ah, essas ilustrações que escolheste são jóias preciosas.
    Deus abençoe sempre a tua inspiração! Mil beijos e carinhos!!!

    ResponderEliminar
  22. vamos comer caranguejos, o tempo é uma ilusão e eu gosto tanto de caranguejo


    beijinhos, Graça

    ResponderEliminar
  23. As coisas, os lugares sempre se modificam. Nós também já não somos os mesmos. Esse tempo feliz perde-se para sempre na vida real. Permanece apenas em nossa memória.

    Sempre lindas as suas histórias.
    bjs

    ResponderEliminar