terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Blog Zambeziana Festeja O Seu Primeiro Aniversário

.
A 23 de Fevereiro de 2009 nascia o meu blog com o poema “A MINHA TENDA É ÁFRICA”.
Sabia o que queria mas não sabia qual o caminho a seguir. Os meus conhecimentos de computador e internet eram quase nulos. Mergulhei de cabeça neste mundo virtual, com algum medo e apenas sustida por uma bóia de salvação (Obrigada, meu Filho!).
Na vida tudo é mais do que aquilo que os nossos olhos vêem. Sabia que para lá da cortina dos olhos, havia uma multiplicidade de imagens a que teria acesso se continuasse a caminho.
Levava na mochila, para além de sonhos e projectos, apenas a palavra Recomeçar!
Recomeçar sempre, depois dos cansaços e desânimos. Sabia que se claudicasse uma vez, tudo estaria perdido.

Normalmente é de noite que escrevo… quando mais facilmente oiço o roçagar das aves que trago dentro de mim e me derramo nas palavras. No silêncio, a memória é mais límpida e traz à tona tudo o que o rio da vida juntou.
As pessoas de quem falo existiram mesmo e as suas histórias de vida verdades que eu gosto de contar porque, de alguma forma, me marcaram. Alguns contos e poemas já os escrevi há muito tempo mas nunca tive oportunidade de os mostrar a outros olhares. Outros, já foram publicados em diversos jornais e revistas, quer em Moçambique, quer em Portugal.
Sempre gostei de escrever. Quem me conhece há muitos anos sabe disso. Por isso, em Dezembro de 96, dei asas ao meu sonho e nascia o jornalzinho (mensal) FOLHA DE CÔCO distribuído a mais de 700 sócios do CLUBE DA AMIZADE (Quelimane/Zambézia/Moçambique), cuja publicação teve a durabilidade de sete anos! Penso que foi um esforço grande de todos aqueles que queriam recordar em colectivo a mesma terra. Por uma questão de ordem financeira e porque os sócios já se espalhavam (e espalham) pelo mundo inteiro não havia possibilidade de continuar com o jornal de pé.
Ficámos pelo Convívio Anual (cada ano num ponto diferente de Portugal) onde desafogamos mágoas e saudades e onde oiço sempre “E a Folha de Côco?”


O Zambeziana nasceu pois, em princípio, para colmatar a falta do nosso jornalzinho… mas, contrariamente ao que pensava, chegava ao meu blog, como uma brisa de ternura, amigos de todo o mundo, com uma seiva nova a correr por entre as minhas lembranças, desejosos de lerem as minhas histórias. Vieram devagarinho como uma onda que vem pelo mar fora desejosa de se espraiar em novas areias… Misteriosa é esta palavra Amizade!
E vão chegando com a luz da manhã e sei o nome de todos eles... Pressinto-os para lá do ecrã e quase adivinho o seu estado de espírito, assim como eles têm noção quando há nuvens negras no meu horizonte… e deixam palavras de luz, em revoadas de pássaros a chilrear a sua alegria. Trazem-me estrelas para as minhas noites e os meus cansaços.
Aquilo que muitos teimam em chamar de Acaso…não existe! Há sempre uma explicação para o que nos acontece… Tudo aquilo que tenho recebido de vós e não cabe em palavras... Tudo isso deixo nas vossas mãos e corações apenas com um sussurro amigo: OBRIGADO!


Esta é a minha lembrança que todos podem levar como recordação deste dia.


105 comentários:

  1. Ora aqui estou eu!
    Nao vou dizer as mesmas palavras que vao seguramente ser aqui repetidas mil vezes. Apenas digo que este e um grande blog, que a Graca e uma grande anfitria e uma optima visita.
    Desejar-lhe saude, porque sei que com saude, este blog continuara.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Minha querida amiga.
    Muitos, muitos Parabéns ao teu cantinho.
    E a ti que o criaste amiga.
    Um agradecimento muito especial ao teu filho, por te apoiar, porque sem esse apoio, não estaríamos aqui, nem nos podias deliciar, com as tuas escritas, meio histórias meio verdadeiras.
    Histórias essas ás quais tens dado vida, e as trazes até nós como uma bênção.
    Amiga, sinto que estás feliz, embora com alguma nostalgia à mistura.
    Esta música é prova disso.
    Os bons momentos, trazem-nos sempre à memória, outros bons momentos já vividos.
    Daqui por um ano, se Deus quiser, cá estaremos para festejar o 2ª. ano do ZAMBEZIANA.
    Jinhos grandes amiga.

    ResponderEliminar
  3. Agora entendi amiga.PARABÉNSSSSSSSSSSSSSS!´Vc merece, só estou aguardando o livro.Que continue a nos proporcionar momentos mágicos com os textos aqui postados.
    Vou levar o selinho.Obrigada
    Emnilia

    ResponderEliminar
  4. Querida Graça.
    Nossos blogs são bebês, acabados de nascer. Já caminham por caminhos que desconheciamos.
    Parabéns.
    Com certeza o presente é nosso.
    Gratidão
    Alzira

    ResponderEliminar
  5. Olá Graça. Afinal os nossos cantinhos nasceram praticamente juntos; o nosso nasceu a 11 de Fevereiro; a Graça apareceu na festa e provou uma fatia de bolo; hoje aqui estou eu para dar os parabéns ao teu cantinho e para ajudar a soprar a vela; começamos as duas, ou melhor as 3 sem grande experiência na area da informática, mas, com grande coragem chegámos até aqui e tem sido muito bom; conhemos pessoas, trocamos ideias e assim ficamos mais ricas em todos os aspectos. Espero sinceramente que continue com este magnífico tabalho por muito tempo com a certeza de que aqui estarei sempre para me deliciar com tudo aquilo que esvreves. Como tu, amiga, também tive o suporte do meu filho; sem ele nunca teria sido capaz de criar um blog, por isso aqui deixo um beijinho muito especial ao teu filhote pela ajuda dada à sua mami( como diz o meu). PARABÉNS, Graça e, peço-te, continua| Votarei aqui sempre. Muitos beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Era uma vontade de fazer
    Agora é a satisfação de ter feito.
    Feito bem feito!

    Parabéns
    Tácito

    ResponderEliminar
  7. Acende a velinha para cantarmos os parabéns.
    E vai de champanhe - tchim, tchim.
    Longa vida!
    Parabéns.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns por este maravilhoso blog...apesar de com nuvens negras no meu horizonte, quero deixar um céu de estrelas como suspiro neste doce cantinho...
    Bjinho
    Felicidades

    ResponderEliminar
  9. Em muita tenda me acampei
    por êsse Moçambique fora,
    a Zambézia também atravessei,
    e ao Blog Zambeziana
    dou os parabéns agora.

    ResponderEliminar
  10. É maravilhoso ler-te, é maravilhoso ter-te como amiga, mesmo que virtual. Espero deixar muitas outras mensagens em muitos outros aniversários do Zambeziana :)
    Para quando esse livro ????
    Desejo-te os maiores sucessos vida fora :)
    Obrigado por teres cruzado o meu caminho :)

    Beijo, miúda :)

    Norberto

    ResponderEliminar
  11. Um ano de alegria e mensagens de muito amor. Quisera poder estar bem pertinho de vc para saborear esse bolo do saber que vc partilha conosco quando escreve. Parabéns!!!!!
    beijos e abraços carinhos.

    ResponderEliminar
  12. Querida Graça,

    Ainda bem que passei por aqui agora, mesmo a última coisa que faço hoje.
    Sentia uma necessiadade inexplicável de te vir dar um abraço e desejar-te bos noite!

    Olha com o que me deparo!

    P A R A B É N S Q U E R I D A!

    Conseguiste num ano esta proeza! Tens o que mereces, todo o carinho e amor dos teus amigos e seguidores, para além de uma enorme e invulgar capacidade de escrever.
    Adore-te!

    Amanhã venho eber contigo uma taça e festejaremos juntas esta enorme alegria.

    Beijinhos mil,

    ResponderEliminar
  13. Querida Graça,

    Estou feliz por ter chegado ao teu cantinho e me teres acarinhado de uma maneira tão bonita.
    Gosto de te ler e reler, sentir a tua força, a tua doçura, a tua tristeza e saudade….deste lado sinto que és feita de amor e muita luz e vejo muitas vezes teus olhos a brilhar.
    Nada acontece por acaso,tenho também essa certeza! Por isso, vamos encontrando no nosso caminho as pessoas que vamos necessitando no momento presente para nossa aprendizagem e crescimento.
    Parabéns amiga, pelo 1º aniversário do Zambeziana !
    Desejo que continues a partilhar connosco os teus poemas e textos maravilhosos.

    Um grande abraço cheio de carinho

    ResponderEliminar
  14. Não sabia dessa bela história, Graça!
    Admmiro-a ainda mais.

    Parabéns e que a caminhada continue firme!

    Beijo =)

    ResponderEliminar
  15. Parabéns e que venham muitos mais aniversários deste blog que é uma delícia!! kiss

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabéns Graça, que festeje muitos mais, sempre rodeada de amigos e com muito sucesso!

    Deixo um beijinho grande e a minha amizade.

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  17. Gracita, voltei para levar e teu selo.

    jokas :)

    ResponderEliminar
  18. Graça, antes de mais um grande beijinho de parabéns por este primeiro aniversário. Já com tantas visitas e tantos seguidores. Vale mesmo a pena passar e para por aqui.
    Depois, parece que estávamos em sintonia porque esta sua postagem é como uma resposta ao desafio que deixei no meu blog agora mesmo. Já guardei a lembraça deste dia nas minhas Caixas de Recordações.
    Um grande beijinho,
    Maria Emília

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Graça:

    Como em tão pouco se faz tanto é a maneira mais correcta que eu encontro de exprimir aquilo que vejo aqui em teu Maravilhoso Blogue.

    Sim Graça, em Um Ano este belo Blogue já conta com 318 seguidores e cerca de 62.000 visitas o que é caso para dizer (Isto é Obra).

    Desde a primeira vez que aqui vim deu-me logo a sensação de que este teu Blogue ia longe pela forma em como eram apresentados teus posts e a riqueza neles contida.

    Se há Blogues que eu gosto pelas suas variedades e estilos escolhidos, este é um Favorito meu não só pela forma em como ele está apresentado mas também pela pessoa que o representa, mostrando grande valor intelectual e carinhoso perante todos que o visitam.

    Ah boa amiga, Nampula, quando penso nela e nos bons tempos que lá passei, o meu coração quase chora de saudade mas, o sentimento de amor que ficou em mim por aquela terra e aquele povo jamais o esquecerei.

    Mais conheci de passagem que ficou no role de meus encantos, como Nacala, Beira, Ilha de Moçambique, o antes Lourenço Marques agora chamado de Maputo, e depois passando por Durban (África do sul)até Angola onde de paragem de 4 dias conhecendo aquela baia tão linda de Luanda foi um encher de peito de alegria por tudo o que vi onde fica para sempre em minha vida.

    Enfim amiga, pode ser que um dia possa lá voltar para recordar algo daquilo que lá vivi, a vida dá muitas voltas e, se a oportunidade vier ao meu encontro de lá voltar, não hesitarei a ir de novo aquela terra que marcou parte do meu destino.

    Levo o teu selo de 1.º Aniversário com toda a alegria que ficará em meu Blogue enquanto ele existir, pois desde já, para ti vão os meus parabéns por ele.

    Bjos, muita Paz saúde e felicidades te desejo para sempre em tua vida e que continues sempre com este teu maravilhoso Blogue é um pedido meu que te faço, pois ele é já um marco postado bem forte na nossa Blogosfera.

    ResponderEliminar
  20. Que hermoso siempre pasar por tu espacio.. descubrirlo.. es extraordinario lo que escribes.

    Un beso.


    Un abrazo
    Saludos fraternos..

    ResponderEliminar
  21. Graça, parabéns pelo primeiro aninho do Zambeziana. Concordo com o primeiro comentarista...você é uma grande anfitriã e uma excelente visita.
    Ah! a música...linda!
    Abraço,
    Lais.

    ResponderEliminar
  22. Muitos parabéns por este primeiro aniversário Graça. Mesmo não tenho essa raiz Africana, entrei de mansinho nesta palhota e me senti em casa... Tem sido um verdadeiro privilégio poder ler as histórias e os sentires que partilhas, Penso que a blogosfera tem esse dom, em nada virtual, de verdadeiramente aproximar as pessoas e em muitos blogues, e neste blogue em particular se encontra essa amizade permanente, por isso a amizade também, está de parabéns. :) Um grande beijinho

    P.S. Lembrei-me agora, por teres falado no jornal, (espero não ser um abuso), mas se este espaço serve a amizade, talvez me possa também ajudar a encontrar uma querida e velha amiga, ex-colega da Faculdade de Psicologia, que também morava em Gaia e também veio de Moçambique, de nome Olga Freitas, se alguém a conhecer ou tiver contacto, eu agradecia muito. Obrigada.

    ResponderEliminar
  23. Graça
    Muitos parabéns pelo aniversário do blog.
    que continue com o belo trabalho que tem feito.
    Estou levando o selinho e vou postar com carinho

    beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  24. Parabéns Graça.
    A vida é uma corrida e uma aposta que sempre queremos ganhar. Com ou sem ajudas foi a tua determinação que te fez avançar e conquistar esse mundo de seguidores e admiradores pelas histórias e todos os textos primorosamente escritos.
    Espero que no futuro consigas ainda mais louros pelo teu trabalho e concretização dos teus sonhos.

    ResponderEliminar
  25. Graça
    Parabéns por esse primeiro aniversário e obrigada por todos os momentos de boa leitura e boa prosa que aqui temos sempre encontrado.
    Ergo minha taça e brindo com alegria esta importante data. tchim-tchim...
    Feliz Aniversário ao Zambeziana, Parabéns à Graça.
    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Parabéns, Graça.

    Que este seja o primeiro ano de muitos que ainda estão por vir. Que sempre ao chegar aqui nos encanta, abrilhanta nosso dia. Então vamos comemorar com muita Alegria e por toda minha vida deixa muitos beijos para ti.

    Renata

    ResponderEliminar
  27. Querida Graça,

    Bom dia e muita alegria!
    Estou de novo contigo para te dar mais parabéns e passaremos o dia o mais junto possível.

    Para já, tens uma lembrança na Casa do Rau, muito pequenina mas com muito amor.
    Espero que gostes.

    Beijos e abraços, da tua amiga,

    ResponderEliminar
  28. olá!graça, desejo que venham mais anos junto de nós,com suas histórias de vida,verdadeiramente fascinantes.parabéns,beijinho

    ResponderEliminar
  29. Vim deixar um abraço pra vc Graça, assim como te parabenizar por mais essa conquista e, desejo muitos e muitos mais sucessos, vc merece.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  30. PARABÉNSSSS!!!
    Graça que felicidade, com tantas histórias maravilhosas o seu blog só poderia ser um sucesso mesmo.
    Estarei sempre por aqui!
    Xeros!

    ResponderEliminar
  31. Graça
    "Normalmente é de noite que escrevo… quando mais facilmente oiço o roçagar das aves que trago dentro de mim e me derramo nas palavras."

    E eu acrescentaria "e sais a voar o voo da águia"... Quando te conheci, lá no Alma Tua e o Rangel me indicou o teu blog, te achava uma mulher triste... De lá pra cá tenho sentido que a tristeza levanta seu manto e te deixa bater as tuas asas! Isso é tão bom e escrever-se é certamente causa disso. Comigo aconteceu assim...

    Muitos parabéns pelo teu blog e agradeço que existas - tenho imenso prazer de vir aqui e te ler, te conhecer...

    Beijos
    Anne

    ResponderEliminar
  32. Querida Graça,
    Fico feliz em participar do brinde ao 1º aníver do teu blog.
    Cada postagem simboliza alegria compartilhada em grande estilo: Coração revelado em textos singulares.
    Beijo grande
    O selinho já está no Poesia na rede vic
    **7ª tentativa de postar este comentário.Rsrs

    ResponderEliminar
  33. Então aqui vai, querida cunhada:
    Os meus parabéns pela construcção desta página tão variada de assunto. Bem se nota o teu espírito irrequieto e bem moçambicano.
    Parabéns pois à eterna Miss Simpatia!
    Beijinho,
    Lucha

    ResponderEliminar
  34. PARABÉNS GRAÇA..
    LINDA FESTA, LINDA COMEMORAÇÃO..
    AMEI..
    UM BELA HISTORIA REFERENCIANDO O BLOG.
    MUITO AGRADECIDA EM ESTAR AQUI HOJE..
    UM GOSTOD BOLO E SABOROSA CHAMPANHE.
    MUITO BOM..
    PARABÉSN..SANDRA

    ResponderEliminar
  35. Parabéns!!! Que muitos aniversários você possa comemorar, o blog é lindo!
    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  36. Olá Graça,

    Mais um ano que passa
    mas este foi diferente
    porque tu amiga Graça
    tives-te sempre presente

    A tua força o teu carinho
    a palavra amiga de bondade
    nunca me senti sozinho
    estives-te sempre a meu lado

    E hoje que por aqui passo
    não encontrando outra maneira
    deixe um beijinho e um abraço
    minha amiga GRAÇA PEREIRA

    Parabéns pelo teu sucesso
    e esta multidão de seguidores
    porque tu bem mereces
    com os teus elevados valores

    Um grande abraço,
    José

    ResponderEliminar
  37. "oiço o roçagar das aves que trago dentro de mim me derramo em palavras".

    Graça querida, linda imagem, e e assim que tuas palavras vem até mim. Sinto a suavidade, beleza e lirismo de teu coração amigo.

    PARABÉNS, ZAMBEZIANA, meu Memórias de Vidas Passadas te saúda num abraço fraterno!
    E eu, Maria Izabel te parabenizo pois através deste belo Blog, eu tive a felicidade de te conhecer!
    Beijos no teu coração!
    UM ANO é TUDO DE BOM!!!

    ResponderEliminar
  38. Ha situações que temos de "interromper" para deixar uma palavra. A comemoração do aniversa´rio deste blogue, é uma delas. Também gosto da noite: ha mais paz, clareza de sentimentos e ausência de estarmos em tudo e em todas ao mesmo tempo sem que, na realidade, nao estejamos em nenhuma.

    Um beijinho de parabéns e obrigado pela amizade

    ResponderEliminar
  39. Oi querida,passei aqui para parabeniza-la por esse primeiro ano de blog,que por sinal é maravilhoso,vc não tem o que agradecer...
    eu que agradeço,por poder entrar neste espaço tão bonito e ler coisas belissimas que vc sabe escrever e expor com dedicação carinho e amor...
    Obrigada querida,mil beijos

    ResponderEliminar
  40. Pela pessoa que és ,linda,pela competente e mágica escriba amada!,pela guerreira mulher inesquecível,e pela pessoa poesia em pétalas formas te abraço,beijocas dou e abraço,amada amiga irmã! parabéns pelo aniversário de blog teu! te amamossssssssssssssssssssssssss22viva la vida!

    ResponderEliminar
  41. Graça

    Olha no que deu uma folha de coco!

    E foi assim que eu ganhei outra pátria,

    das coisas do coração
    da língua portuguesa
    das memórias partilhadas
    do silêncio da noite onde encontramos lugar para a escrita
    das pessoas diferentes de mim, mas tão iguais a mim!

    O que aqui me trouxe pela primeira vez foi a inveja! Feio sentimento!

    Confesso que invejei aquele mini encarnado, igualzinho a outro que uma amiga da minha irmã possuía nos anos 60 e onde às vezes me permitiam que acompanhasse as suas loucuras de jovens felizes!

    O que aqui me mantém é a amizade.
    A tua, Graça!

    A primeira pessoa, que na net, me tratou por tu e me fez acreditar que as minhas histórias tinham de facto, um imenso mar ao fundo.

    PARABÉNS!

    (e agora tenho mesmo de levar este selo e não faço a menor ideia como se faz! e cá em casa não existe um Nuno para me explicar...)

    um beijo

    Manuela

    ResponderEliminar
  42. Graça, querida, meus parabéns! Que dádiva desfrutar de teus escritos! O presente é nosso por teu blog existir!
    Eu, assim como tu, tb comecei como quem não quer nada e fui me embrenhando nesse mundo mágico e cá estamos, cara amiga, comemorando contigo data tão importante para todos nós!
    Que a Vida te dê muitas flores!
    Grande beijo.

    ResponderEliminar
  43. Antes de mais Parabéns, muitos Parabéns!

    Permita-me que a abrace carinhosamente neste dia tão especial.
    Passei por Casa - a do Rau, li o que a minha mãe tinha postado para si com emoção, depois li a sua mensagem para a minha mãe, a Ná e não pude deixar de vir até cá para lhe dar um carinho.
    A minha mãe é doce e linda como sabemos. Se lhe fez uma singela homenagem é porque a amiga Graça a merece, por completo.

    Beijinho e passe um bom dia!
    Pedro Ferreira

    ResponderEliminar
  44. MINHA QUERIDA: cheguei só agora,da Clínica.
    AO fazer as visitas de cada dia, aquelas que posso fazer, dadas as limitações de tempo, dei de caras com o "TEU" primeiro aniversário!
    Obrigada por não teres claudicado, nunca! mesmo se com a ajuda do teu filhote! Afinal, até nisso temos parecenças, pois eu fiz um ano em Janeiro e tudo o que tenho aprendido tem sido com a ajuda e o estímulo da minha SUSANA!
    Tens um blog, lindíssimo e muito humano, e para além disso, contamos sempre! com as tuas palavras e o teu carinho!
    BEIJOS DE FELIZ ANIVERSÁRIO, minha amiga:
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  45. Amiga Graça.Parabéns pelo ano do blog. As palavras que aqui encontro,sempre fazem jus a alguma coisa,presente ou não,são palavras que os amigos gostam de ler.Pela minha parte adoro a sinceridade das mesmas,e pronta para a ajuda,já retirei o selo e levei com todo o gosto.
    Beijinho e felicidades para continuar.Lisa

    ResponderEliminar
  46. Olá Graça !!!
    Parabéns pra você..
    Nesta data querida... Uhuhuhuhu!!!!
    Que "menino" mais precoce esse????Um aninho e só nos "diz" palavras lindas...
    Você fez muito bem em transformar o "claudicar" num "caminhar firme e determinado".Siga em frente!
    Um beijo e tudo de bom!!!!

    ResponderEliminar
  47. Olá
    Parabéns Graça. Cheguei devagarinho e fiquei, fiquei porque adorei, é sempre uma viagem maravilhosa a que faço até aqui.
    Tchim tchim
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  48. Salvé Graça!

    Vim até aqui porque uma miaga em comum me confidenciou que seu blog era "diferente"!
    E é de facto.
    Mora aqui ALGO MAIOR...tao MAIOR que atrai os demais a visitá-la e comentá-la.´Sáo assim as Leis Universais...só quem as desconhece não sabe que há uma entre outras, chamada de ATRACÇÃO!
    Atraímos o que de dentro nos sai, quer em palavras, em actos e
    sobretudo em pensamentos! porque esta vibração é passada mais veloz que LUZ!
    Todos somos UM!

    Prezo aqui ter entrado mesmo sem ser convidada... - embora nunca fosse uma "penetra".
    Vesti-me das suas palavras que li com gosto..não só neste post. Comunguei consigo - sem qualquer doutrina - e agora sirvo-me do cálice do AMOR!

    Levo-a comigo.
    E para que este encontro e dia tão especial não fique sem um presente meu...
    deixo primeiramente a minha PAX
    e depois....
    se quiser incomodar-se e ir até ao meu blog - na faixa da direita um tanto baixo, encontrará o selos do meu blog - traga o/s que mais gostar. Eles são os meus "óscares" com os quais distingo quem pretendo e não, para serem passados por aí sem qualquer preceito.

    Saúdo-a como na antiga Lemúria e Atlântida:

    ESPAVO! - quer dizer literalmente:
    "reconhecendo a LUZ que há em SI"!

    Sempre....
    Mariz

    ResponderEliminar
  49. Cheguei tarde mas ainda a horas de lhe desejar parabéns.Faça-me um favor: Seja feliz.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  50. Oi
    Eu não podia ficar de fora dessa festa.
    Gosto de ler o que escreve.
    Espero ver esse blog a dizer palavras
    tão lindas.
    É como uma criança de 1 aninho
    sempre alegre sonhando com um mundo
    melhor.
    Parabéns pra esse super blog.
    Hummmmmmmmm
    Que festa linda.
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderEliminar
  51. Graça, minha amiga da Net, uma das pessoas
    fantásticas(que tive a sorte de encontrar...)
    muitos parabéns pelo aniversário do seu
    blogue.Muita sorte para si.
    Tudo o que quero para mim, desejo a si.
    Levarei o selo que colocarei com muito gosto
    nos meus blogues.
    Um grande beijinho da Irene

    ResponderEliminar
  52. Graça,tão esse espumante é so para compor a mesa?! Oh cum camando...nem um pastelinho de bacalhau, nem um chouricito assado...
    Olhe, por fim resolvi inaugurar a rubrica dos selos, passado quase 14 meses de blogosfera. Coloquei o seu lá no Vale dos Sentidos :-)

    Beijos

    ResponderEliminar
  53. Francisco:
    Até que um pastelito de bacalhau não era má ideia...
    Um segredo: não aprecio champanhe, prefiro brindar com vinho do Porto!!
    Vou já ao Vale, ver o "panorama"..
    Beijocas
    Graça

    ResponderEliminar
  54. GRaça com carinho...


    Para ti, MADEIRA vai o meu pensamento...


    ROSTOS


    Rostos muitos rostos...
    Cansados...
    Preocupados...
    Com dor...
    Com angústia...
    Com ânsia...
    Ansiedade grande,do momento...
    Porque o momento sente-se aqui...
    Mas estes rostos...
    Com muito medo...
    Têm também...
    Muita esperança...
    Esperança no recomeçar...
    Pois esperam,voltar a sorrir...


    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  55. Minha Querida
    fiquei contente por ter passado por aqui pois é um dia especial
    Aqui é a festa da Amizade.
    Sentada na cubata sonhamos e recordamos...
    mantemos a chama bem viva...
    e continuamos Aqui...


    um beijinho e parabéns...

    ResponderEliminar
  56. Cara amiga Graça,

    Amiga porque é amiga da minha melhor amiga, a minha companheira de sempre,a minha esposa, a Ná.
    É com muito prazer que venho apresentar-lhe os meus parabéns e dar-lhe um abraço carinhoso por todo este sucesso.

    José Ferreira

    PS. Já agora que li o seu comentário anterior, posso adiantar-lhe que a Ná é expert em Vinho do Porto. Trabalhou 14 anos na Porto Ferreira em V.N. de Gaia e é louca pelo vinho e pelo assunto.

    ResponderEliminar
  57. Graça...recomeçar foi bom, fez até aniversário. Parabéns.... quantas palavras, sentimentos, noites escrevendo e compartilhando. Que bom, que bom que temos uns aos outros.

    ResponderEliminar
  58. Muitos parabens minha querida...


    Doce beijo

    ResponderEliminar
  59. Amiga Graça,
    Antes de tudo os meus sinceros PARABÉNS por este seu aniversário! Vim de visita pelas mãos da sua Amiga NÁ e gostei pelo que voltarei mais vezes, até porque também passei por Quelimane e adorei a Terra. Levei a sua lembrança para a Tulha com muito gosto. Muitas Felicidades e até breve.

    ResponderEliminar
  60. GRAÇA

    Ainda venho a tempo?
    Tens aí um Bruto bem fresquinho ?

    Então, VIVAS ao ZAMBEZIANA e a TI !

    Um beijo e votos de comprida vida.

    ResponderEliminar
  61. Parabéns!
    e continua a escrever, sempre e sempre.

    ResponderEliminar
  62. te felicito por tan hermosa pagina que tienes

    ResponderEliminar
  63. querida: selo recebido, amado e publicado!

    ResponderEliminar
  64. Vim aqui deixar a minha estrelinha e desejar um felicíssimo aniversário;-)

    ***
    Uma boa continuação e estrelas radiosas a acompanhar cada passo*******

    ResponderEliminar
  65. Vim deixar bjins e minha provocação...
    " Mas só percebe
    quem aceita a
    pro-
    vo-
    ca-
    ção...

    Catiaho/ Reflexo d' Alma entre delírios e delírios

    ResponderEliminar
  66. Embora no fim de uma extensa lista de amigos, quero marcar presença nesta festa muito significativa. Continue sempre com força, com graça.
    Um beijo de parabéns e cvotos de muita felicidade
    João

    ResponderEliminar
  67. Muitos parabéns por este ano, por esta conquista! Agora que tenho o meu (recém-nascido e muito culinário, é certo...) blog vejo quão compensador é andar por aqui, mas tb qto empenho necessita!
    Beijinhos grandes da Babette

    ResponderEliminar
  68. Ola Graca,

    Bem, com a casa cheia nao deve ter sobrado uma fatia de bolo, nem uma taca de espumante, cheguei atrasada :-)
    Uma beijoca de parabens com votos de muitas felicidades!!

    Ana

    ResponderEliminar
  69. Oi Amiga, tem no nosso blog um selo para o Zambeziana. Espero que goste! Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  70. Querida Graça,

    Amiga, havemos sim de beber um Vinho do Porto juntas...logo que este mau tempo passe, pode ser? Depois de um belo almoço???!!!!
    Obrigada pelos teus comentários sempre tão teus, tão meigos.

    Olha querida amiga, O João Soares, o Luís, a Ana Martins, o José (marido) e mais alguns outros que não chegaram até aqui ontem, são meus colegas no Sempre Jovens, onde está parte do meu post para ti, e onde ficará também o teu selo.

    Estou com o amigo João Soares em três dos seus Blogues. Pessoas muito boas que gostarás de conhecer.

    Beijinhos mil,

    Fernanda Ferreira (Ná)

    ResponderEliminar
  71. Querida Graça,
    Cheguei atrasada para a festa, perdoa-me. mas, desejo que possamos estar sempre juntas através da telinha, pois já fazes parte dos meus poucos e especiais amigos.
    seu blog é lindo, e suas histórias: algumas emocionantes, outras divertidas.
    deves ter tido uma vida com muitas experiências, só assim para poderes escrever sobre tantas pessoas diferentes.
    realmente, o acaso não existe e, não cheguei aqui por acaso, muitas vezes, me alegrou e emocionou.
    fica com DEUS, muitas luz e paz, e sinta-se abraçada.

    ResponderEliminar
  72. Parabéns!! Honra maior é a nossa de poder fazer parte do seu cantinho. Que palavras lindas do texto, estranhamente essa relação virtual as vezes torna-se mais real que outras em nossas vidas.
    Graça.
    Desejo que por meio de tantos contatos você descubra o real sentido de sua existência na terra: Conter e expressar Deus.
    E que tenha experiencias de íntima comunhão com Ele, consolo e palvras edificantes.
    Bjokas ..

    ResponderEliminar
  73. Muitas vezes os últimos são os primeiros. Consola-me esta ideia que me redime, até certo ponto, do atraso das minhas felicitações pelo 1º aniversário do teu blog.
    É um fenómeno cibernético o que realizaste! Conseguiste uma 'internacionalização' que não é comum, mantendo um alto nível de temas variados e importantes numa selecção equilibrada que percorre horizontalmente toda a sociedade e 'aldeia global'. Reconheço isso, o interesse e o mérito e por tal 'AQUELES PARABÉNS'.
    Quero realçar o trabalho do teu filho NUNO. Tu foste a brilhante autora do 'script' mas ele é o verdadeiro encenador e director de produção. Pelo trabalho associado merecem o 'ÓSCAR' para o melhor blog nas categorias de 'Melhor Actriz' e de 'Melhor Realizador'!.
    Assim determino e mando publicar.
    Teu Irmão e Tio.

    ResponderEliminar
  74. Minha linda amiga Gracita, vim desejar-te muitos e muitos e mais muitos anos de VIDA e dar-te PARABÉNS.
    Passar por este blog é entrar,sempre, num mundo de ENCANTAMENTOS.
    Beijinhos eem ti.
    Levo o selo e irei publicá-lo aproveitando para falar um pouquinho das tuas páginas no meu blog.

    ResponderEliminar
  75. Graça, obrigada pela visita, esteja a vontade para voltar mais vezes.
    Tenha um ótimo dia!
    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  76. Graça

    arranjei uma arca para guardar os teus corações!

    vai lá ver:

    http://tesouros-do-fundo-do-mar.blogspot.com/

    beijinhos

    Manuela

    ResponderEliminar
  77. Olá Graça
    Um ano de emoções, carinhos, recordações e pensamentos, logo, mais um ano de vida vivida também.
    Obrigado por partilhares connosco o teu escrever e as tuas emoções. Felizes aqueles que te acompanham e avidamente bebem as mensagens dos teus escritos.
    Este ano passou e já estamos a contar para o segundo aniversário que será ainda mais festejado, né?
    Parabéns ao "filhote" que te apoia e que faz parte do teu enorme sucesso.
    Bjo grande Graça e saio de cena que há mais amigos para te dar os parabéns.
    Diogo

    ResponderEliminar
  78. Amigos
    É no coração que todo o homem ri, sofre, se perde ou se encontra. É nele que tudo nasce ou morre. É por dentro de nós que partem todos os caminhos. Foi assim que nasceu o Zambeziana. Mas este espaço solidificou-se, cresceu graças a todos os afluentes de coragem que aqui vieram ter. Desaguaram sonhos, projectos, ideias e Amizade. Todos vós trouxeram sol, estrelas e luar e a palhota encheu-se de festa. Os vossos passos alargaram caminhos por onde todos sonhávamos e crescemos juntos.. Ontem, o Aniversário foi um pouco de todos... Até ao cair da noite as mãos foram pequenas para receber tantas dádivas Mas o coração, esse foi e é grande para vos acolher a todos.
    Bem-hajam pela vossa incondicional entrega de Amizade.
    O meu abraço para todos, grato e amigo
    Graça

    ResponderEliminar
  79. Quando conheci este blog, assim de "raspão", pensei que fosse um blog daqueles com pelo menos meia dúzia de anos. Afinal enganei-me! Só tem um ano! Em 2004 estive em nampula a caminho da Ilha de Moçambique e vivi por lá uma história inesquecível. Gostei muito da cidade, é aberta, ampla, de largas e compridas avenidas! Parabéns pelo blog e pelo aniversário!

    ResponderEliminar
  80. Minha querida Graça,

    Venho só agradecer a tua visita e agradecer as tuas doces palavras.

    Como sempre, fico comovida com a tua total transparência, humildade, carinho e dedicação aos amigos.
    Estarás sempre no meu coração, e já ganhaste sim mais amigos.

    És adorável.
    Um beijo enorme.

    ResponderEliminar
  81. oi Graça.
    que este maravilhoso blog possa fazer muitos aniverssários ainda.

    para que todos n´so possamos continuar apreciando estas belas e preciosas historias, contos, vida.

    beijo

    ResponderEliminar
  82. Parabéns Graça.
    Escrevo atrasada pois estou com o micro quebrado, no conserto e só posso entrar em alguns momentos usando o da minha filha.
    Desejo que continue a nos brindar com seus textos por muito tempo.
    beijos

    ResponderEliminar
  83. Querida Graça,
    passei cá e o post estava colocado e quando tentei reler e colocar o meu comentário já não o vi mais rsss penso que estaria ainda em finalização e o tivesse colocado em modo oculto.
    depois fiquei sem acesso de internet e agora passei cá e vi que estava o post novamente.
    Ficam os parabéns e o selinho vai para o meu blog de selinhos e mimos.
    Gosto de vir até cá...

    Beijinhos com carinho

    ResponderEliminar
  84. Graça. Parabéns pelo aniversário do blog. Você merece todas as honras. Além é claro, de minha amizade, respeito, admiração. Sou sua fã de carteirinha. Que este blog tenha muitos e muitos anos de vida, para que possamos nos deleitar com suas maravilhas. Beijos e fique com Deus. PARABÉNS AO SMBEZIANA.

    ResponderEliminar
  85. Graça, Parabéns pelo aniversário do seu blog. Por sempre compartilhar lindos textos, e todo carinho.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  86. Olá Graça, parabéns pelo 1º.aninho de vida do Zambeziana.Que venham muitos mais anos de postagens lindas.Beijocas.

    ResponderEliminar
  87. Se dá licença...

    Há que retirar daqui um moranguito...

    Huuummmm!...

    Esse creme no meio... é doce de amêndoa?!

    Isto parece mal... mas há que lamber os dedos!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  88. Parabéns pelo blog!!!Também estou aqui para provar esse bolo delicioso, desejo que esse espaço possa sempre nos trazer esses belos textos onde possamos viajar na imaginação, FELIZ ANIVERSÁRIOOOO!!!Bjs.

    ResponderEliminar
  89. Muitos Parabéns, querida Graça! Um beijão enorme, e a promessa de muitas visitas ao blog nos anos que ainda aí vêm!:D*

    ResponderEliminar
  90. Amiga me perdoe por ñ estar presente.
    Essa semana eu trabalhei por demais e mal tive tempo para mim.Me perdoa?
    Mesmo assim estou te dando os meus parabéns,vc merece isso e muito mais.
    Me desculpe tá bom?
    Um beijo grannnnnnnnnnnnnnnnnnnnde.
    estou feliz por ti.

    ResponderEliminar
  91. Atrasada, mais do que atrasada, sempre atrasada!!! cá venho eu, ausente que tenho andado, mas contigo à minha beira...porque ricas são as palavras, e denso é o sentir que transmites. Só pode falar e escrever, como falas e escreves, quem tem muita Vida para contar. Percebo agora muito do que li, e antevejo tudo o que se há-de aqui ler...

    Parabéns, Graça. Saúde, Paz e Luz. E muitos anos de vida, de vida a viver e de vida a bloggar!!!

    Susana

    ResponderEliminar
  92. Graça

    Vim aqui te conhecer após ler a homenagem que a amiga Ná de Na Casa do Rau, te dedicou e só em ler essa postagem, saber de sua história, de sentir como é gostoso ler como escreves já estou a te seguir.

    Está aqui uma brasileira que se encanta em ler sobre tudo e adoro ler e conhecer histórias.

    Parabéns pelo aniversário e se me pernmite estou a levar o seu selinho de comemoração.

    Beijos

    ResponderEliminar
  93. Graça, antes de mais muitos parabéns ao blogue e a ti por este primeiro aniversário. Apenas um ano e com tantas visitas, é a mais bela resposta que podemos ter como autores de um determinado blogue.

    bjinhos

    ResponderEliminar
  94. Olá Caríssima GRAÇA!!!

    PARABÉNS pelo ANIVERSÁRIO do seu BELÍSSIMO BLOG!!!
    Agradeço de coração todas as suas AMÁVEIS MENSAGENS!!!
    Você é um ANJO!!!
    Vém uma MENININHA por aí!!! (((SOPHIA)))
    E ELA já agradece o CARINHO da Tia GRAÇA!!!
    Estou um pouquinho ausente do BLOG, mas voltarei a espiar mais vezes!!!
    Um BELO DOMINGO!!!

    BEIJOS

    ResponderEliminar
  95. Graça,

    Parabéns pelo aniversário do seu blog.

    Abraços,
    Pedro

    ResponderEliminar
  96. Parabens ZAMBEZIANA pelo seu blog, a mim, Quelimanense também, enche-me de orgulho.
    Monhé

    ResponderEliminar
  97. PARABÉNS PRA VOCÊ [zambeziana]
    NESSA DATA QUERIDA
    MUITOS ANOS DE VIDA
    MUITAS FELICIDADES!!!

    O Zambeziana, sem dúvida, é uma das maiores alegrias desse blogpost. Um grande beijo querida amiga!

    ResponderEliminar
  98. Somos amigos recentes, há menos de um ano. E ficamos tão próximos através das histórias, que causa um certo espanto. Gostoso, voluntário e querido. Não quero deixar de lhe dar os parabéns, pelo primeiro aniversário. Vida longa ao blog, à escritora e suas lindas histórias. Beijos.

    ResponderEliminar
  99. Graça é para lhe dizer que no meu blogue
    http://intemporal-pippas.blogspot.com
    há um selo para si.
    Desejo que esteja bem.
    Um beijo/Irene

    ResponderEliminar
  100. Parabéns, Graça! Pelo aniversário, também, mas sobretudo pela escrita com que nos brindas. Ainda bem que te aventuraste nestes meios que afinal nem têm dificuldade outra que não seja lidar com tantos leitores, não é Graça? Eu gostava de perceber um pouco mais de html, mas não tenho muita paciência para estas aprendizagens mais sofisticadas. O que sabemos basta para nos ligar aos outros. Beijinhos, Graça! Parabéns uma vez mais. tá-tá

    ResponderEliminar
  101. Embora com algum atraso, aqui ficam os meus Parabéns pelo primeiro aniversário do Zambeziana.
    Que conte muitos, muitos mais!

    ResponderEliminar
  102. GRACITA SÓ HOJE TE POSSO MANDAR OS PARABENS PELO ANIVERSARIO DO TEU BLOG,É FANTASTICO. UM GRANDE ABRAÇO BJS E MUITAS MUITAS SAUDADES.VASCO

    ResponderEliminar