segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cinéfila... (8)





-25ª Hora





Nome original: “La Vingt-cinquième Heure” Ano: 1967 Realizador: Henri Verneuil Elenco Principal: Anthony Quinn (Johann Moritz), Virna Lisi (Suzanna Moritz), Gregoire Aslan (Dobresco), Michael Redgrave (advogado de defesa).

Um romeno e sua mulher são apanhados numa agressão nazista. O chefe do departamento policial, que deseja a mulher, envia o marido para um campo de concentração sob a alegação de que é judeu. Ali começa uma tragicômica saga. A partir de determinado momento do filme, numa demonstração das loucuras e incoerências da era nazista, o homem acaba sendo considerado um exemplar-modelo de ariano (medem seus ossos, nariz, rosto, etc.) e ele acaba por passar toda a guerra sem haver entendido os motivos de tudo aquilo estar lhe acontecendo, nem as razões do conflito mundial.




-Serenata à Chuva




Nome original: “Singin’ in the Rain” Ano: 1952 Realizador: Stanley Donen Elenco Principal: Gene Kelly (Don Lockwood), Donald O’Connor (Cosmo Brown), Debbie Reynolds (Kathy Selden), Jean Hagen (Lina Lamont), Millard Mitchell (R. F. Simpson).

Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.





-Nevada Smith




Nome original: “Nevada Smith” Ano: 1966 Realizador: Henry Hathaway Elenco Principal: Steve McQueen (Nevada Smith), Karl Malden (Tom Fitch), Brian Keith (Jonas Cord), Suzanne Pleshette (Pilar), Raf Vallone (Padre Zaccardi), Martin Landau (Jesse Coe).

Sam Sand e a sua mulher, uma índia, são submetidos a tortura e mortos por três pistoleiros, que acreditam que Sam escondia uma grande quantidade de ouro.
O filho do casal, Max Sand, ficou traumatizado ao ver os corpos dos pais e decidiu que mais ninguém os veria assim, queimando a casa com os corpos dentro.
Max decide então vingar-se, mas não sabe disparar uma arma e nem escrever e ler. Além disto, não sabe quem são os assassinos, pois ele não conseguiu distinguí-los.





-Conhece Joe Black?




Nome original: “Meet Joe Black” Ano: 1998 Realizador: Martin Brest Elenco Principal: Brad Pitt (Joe Black), Anthony Hopkins (William Parrish), Claire Forlani (Susan Parrish), Jake Weber (Drew), Marcia Gay Harden (Allison), Jeffrey Tambor (Quince).

O filme conta a história de William 'Bill' Parrish (Anthony Hopkins), um empresário norte-americano que, dias antes de completar 65 anos de idade, recebe a visita de um estranho e misterioso homem, Joe Black (Brad Pitt), que se apresenta como sendo a Morte personificada. Em troca de mais algum tempo de vida, Bill aceita ser o guia de Joe na Terra, para este ficar a saber como é a vida dos mortais. No entanto, Bill e Joe deparam-se com algo que nenhum esperava: Joe apaixona-se por Susan (Claire Forlani), a filha mais nova de Bill.





Alguns destes filmes foram produzidos pela famosa MGM (a fábrica de fazer estrelas) que, infelizmente, está em decadência tendo cancelado para 2012 o filme James Bond 23. Será que o simpático leão vai deixar de rugir? A empresa norte-americana foi fundada em 1924. Logo a seguir ao fim da era do cinema mudo e até 2ª Guerra Mundial, a MGM foi o maior e mais rentável estúdio de cinema de Hollywood. Aqui se realizaram grandes filmes de renome e os inesquecíveis épicos como Ben-Hur que foi o filme mais caro feito até então. Ganhou 11 Óscares e Charlton Heston venceu como “o melhor actor”.
“E tudo o vento levou” que teve 13 nomeações e ganhou dez Óscares. Os actores Vivien Leigh e Clark Gable para além dos altos salários firmaram os seus nomes no firmamento das estrelas.
“Serenata à Chuva” lançado em 1952 com canções inesquecíveis (ainda hoje…) com Gene Kelly como principal protagonista. Ganhou apenas a estatueta de “Melhor Banda Sonora” e outra, para “Melhor Actriz Secundária. Contudo, oito anos depois, deu origem a uma peça musical que esteve mais de quatro anos em cena na Broadway.
E muitos outros filmes passaram por debaixo do rugido do leão: O Feiticeiro de Oz – Dr. Jivago – Lassie volta para Casa - Um Americano em Paris – Sete Noivas para Sete Irmãos – 2001 Odisseia no Espaço - Thelma e Louise – Hannibal – Titanic - O Senhor dos Anéis - e tantos outros…


Actores Preferidos

São tantos e tantos mas… citarei alguns dos que mais gostei e gosto:

Elisabeth Taylor - Brad Pitt - Steve McQueen - Natalie Wood - Romy Schneider - Alain Delon – Virna Lisi - Jennifer Aniston – George Clooney – Richard Gere – Robert Redford –Sandra Bullock - Ingrid Bergman - Katharine Hepburn - Mel Gibson - Charles Bronson - Anthony Quen - Omar Sharif – Tom Hanks - Harrison Ford – Viggo Mortensen - e a lista nunca mais findaria….





A Sétima Arte é realmente um deslumbramento e o filme não é apenas a história que se vai ver: é o elenco, o produtor, o realizador, a banda sonora…
Ser-se cinéfilo a sério tem muito que se lhe diga e penso que é uma arte como qualquer outra que deve ser estudada, acompanhada… para depois nos deliciarmos.


4 comentários:

  1. Anthony Quinn, esse ator mexicano - ele não era americano - que encontrou seu caminho numa página de jornal numa peixaria (ele deu essa entrevista no Brasil), nos deixou verdadeiras obras-primas.

    Obrigada, Graça! Você enobrece a blogosfera e é uma Estrela de Primeira Grandeza entre seus pares.
    Palmas para você e sua sensibilidade!!!

    ResponderEliminar
  2. Barbaridade,quase todos seus são meus também,esse é um tema que dá é história pra contar e partilhar. :)
    Obrigada querida.
    To suspirando aqui.
    Volto de novo depois. :)
    Beijos
    San

    ResponderEliminar
  3. GRACITA ES INCRIVEL.MAIS UMA VEZ FIZESTE-ME RECORDAR OS VELHOS TEMPOS DO CHUABO.B´js VASCO

    ResponderEliminar
  4. Filmes maravilhosos e eternizados os que mostrastes aqui não preciso ficar dizendo o que mais gostei, aquele me emocionais mais enfim todos tem sua marca, sua história, seus atores , são únicos.
    Viva a sertima arte e Parabéns pois magnífica postagem.

    Beijos

    ResponderEliminar