sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Casamento da Minha Amiga


Recebi há dias num bilhetinho muito lacónico, a participação do grande acontecimento – a minha amiga casara-se! É claro que fiquei feliz com a notícia pois se eu conhecia tão bem o José Manuel, um rapaz de belíssimas qualidades, com um grande futuro à sua frente, um verdadeiro “achado” com se costuma dizer! Sim, era evidente que o romance da minha amiga tinha tido um epílogo feliz e ansiosamente esperado. Ainda guardo as cartas (e de que tamanho) de pouco mais de um mês atrás! Que felizes confidências traziam!
Estranhei que ela para me participar o “grande dia” me mandasse um bilhetinho pequenito com umas linhas muito a correr... mas depois sorri compreensiva. Ah! A emoção dos primeiros momentos, a lua de mel, as cerimónias... Sim, era demasiado para ainda se conseguir tempo para escrever a alguém, mesmo a uma velha amiga como eu. Estava a ser egoísta e portanto resolvi escrever imediatamente ao jovem casal, testemunhando-lhes a minha amizade e felicitando-os pelo acontecimento.
Lembrava-lhes o seu namoro tão feliz, as belas qualidade do Zé Manel mesmo a condizer com as da minha amiga e desejava-lhes um montão de felicidades.
Passados dias recebo uma carta bem mais pequenina que o “tal” bilhetinho e muito mais fria que um iceberg. Pedia-me desculpa de não me ter enviado um convite escrito, o que juntava agora para eu ficar com uma recordação do seu casamento.
Abri o convite luxuosamente impresso e... ia tendo um colapso.
Na minha frente dançavam os nomes de senhora fulana de tal com o senhor Rui Jorge! Era evidente que eu tinha armado barraca! Mas também quem ia adivinhar que uns amores assim tão quentes iam arrefecer num instante e dar lugar a outros?
Serviu-me de lição e agora quem quer que se case eu fico à espera do convite, antes que o “Zé Manel” tenha sido trocado por outro “Zé” qualquer!

Graça Pereira, 1968

3 comentários:

  1. Mas que grande bronca minha amiga...
    Mas no fim até dá para rir...
    Ao menos correu bem o dito casamento?

    Umbj

    Pott

    ResponderEliminar
  2. Quer saber a verdade? Passados uns tempos, ela separou-se do marido rico e o ZéManel casoucom outa e estão juntos até hoje. Vidas. Um bj Bom fds Graça.

    ResponderEliminar
  3. Interessante esta história.. Mas eu já vi pior!
    O noivo esperou indefenidamente pela noiva, aos pés do altar, enquanto esta fugia nesse momento com outro para a Àfica do Sul... Aconteceu em Lourenço Marues... Um beijo Laurentino.

    ResponderEliminar