quinta-feira, 11 de junho de 2009

Fotos do Meu Álbum


Assim como quem deita sementes num canteiro… sem grandes explicações. O que de mais importante nos aconteceu não se explica. São desafios que vivemos, pessoas que amamos, mistérios que em nós ficaram. Momento este de partilha como faz o jardineiro, abrindo as mãos generosamente e esperando… que as flores nasçam!


Almoço de confraternização… Final de ano liceal? Encontro de estudantes universitários em férias? Aniversário de alguém presente na foto? Ou apenas vontade de conviver? Já não sei! Mas sei o nome deles todos: Orlando, Arnalda, Mário Augusto, Felicita, Jójó, Saroj, Henrique, Pilar, José Alves Pereira e Jorge Coelho.


Na boîte do Sporting em 6.8.1963. Descubram-se… A vida terá sido tão bela para todos como neste momento? Espero bem que sim!


Num outro baile e não consigo descortinar o local. Aqui eu dançava com o Jorge Coelho e, falando connosco, a Felisbela e o Vasco Ogando.


Esta é muito mais do passado, isto é, de um passado mais longínquo… Novamente o pavilhão do lado direito da Escola Vasco da Gama e que parecia destinado a festas de casamentos. Este era o da Olívia Sequeira Ribeiro. A “fazer de noiva” o Sr. Amaral “Pele e Osso” sempre rodeado de juventude. Tantas caras conhecidas: Lélé Amaral, Manuela Costa Isabel Viegas, Ermelinda Pimentel, Aurora e Nininha Gentil, Jójó, Zé Amaral, Milena Oliveira, Nôno, Elisa Viegas, Fernanda Perdiz, Victor e Fernando Xavier Martins, Sequeira Ribeiro e as filhas Céu e Manuela.


Era um domingo quente de Dezembro e fui almoçar com a família Fierens. A mãe Mafalda fez um caril como só ela sabia fazer. Depois as “flores” Graça e Juliette, posaram no jardim.


Alguns alunos do CNA (parte de trás do Colégio) com as suas Mestras e o Dr. Tiago que já não está entre nós - também outros infelizmente partiram, brilham no céu das nossas memórias.


Despedida do José Augusto no Riviera, Agosto de 1963. Da esquerda para a direita: ?, Vasco Malheiro, Mário Augusto, Jú Belo, José Augusto, Nuno, ?, Luis Pedro, e ?.

Recordem, recordem porque… recordar, é viver!


5 comentários:

  1. Engraçado!Sem esperar,neste album,encontro uma pessoa que conheço: A Arnalda.
    Só a conheci cá tanto a ela como ao Jorge Viegas.Passo a explicar:Nasci em Quelimane,mas nunca vivi lá.A minha infãncia e parte da adolescência foi no Gurué.Andei lá no colégio que era das mesmas freiras do colégio N.A. de Quelimane.Sou mesmo Zambeziana também.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Paula
    Fui muitas vezes passar férias ao gurué. Era um pequenp (grande) Paraíso! Uma vez, com colegas do CNA de quelimane, naturais do Gurué e que ali viviam, organizámos um party na Casa da Serra que foi fabuloso, bem como um pique nique junto ás cascatas... Uma maravilha! Que bom ser Zambeziana também...entendemo-nos melhor! Um beijo Graça

    ResponderEliminar
  3. Numa das fotos do colégio, conheço o Frederico e o Santana Afonso. Dos outros, tenho uma vaga ideia. Fico feliz por ver esta malta antiga. Monhé

    ResponderEliminar
  4. A sério????????Boa!E nomes dessas colegas?Lembra-se? Talvez eu conheça alguma.
    Disse e disse muito bem:Um Paraiso!
    Quando ia á casa da serra,tinha a mania de semi serrar os olhos enquanto fazia percurso pois que ficava sempre com a sensação que deslizava em cima de um tapete verde salpicado de lilás e vermelho(jacarandas e acácias)que circundavam a estrada serra acima!... Paula

    ResponderEliminar
  5. este blog chegou-me atravês de um amigo que nem sequer têm nada a ver com Moçambique,que reconheceu o nome do meu pai Vasco Ogando,já lhe mostrei as fotos e a minha mãe tambêm(Fernanda Dias)e eles reconheceram imensa gente.mas eu se não estive-se lá o nome do meu e a minha mãe confirma-se eu nunca o reconhecia!vânia Ogando.

    ResponderEliminar