quinta-feira, 13 de agosto de 2009

No Tempo Em Que Eu Era Miss


Sim, leram bem! Por duas vezes, fui Miss! Não uma miss de 86-60-86 mas uma miss com muito mais valor para mim: Rainha da Simpatia da Zambézia e Maria Mais Simpática de Moçambique. Foram dois concursos diferentes no formato, no resultado e no espaço.
A simpatia sempre foi importante para mim. Foi um milagre que a vida me deu e, tal como o amor, apenas tive de a cultivar. É muito mais fácil lidar com os outros através de um sorriso do que equacionar possibilidades, estratégias, probabilidades com margens de erros e falhanços, enredando-nos em questões sem saídas. Um sorriso, franco, aberto e amigo abre todas as portas mesmo aquelas de corações mais empedernidos. A vida são dias a correr vertiginosamente, demasiado curta para nos arriscarmos a azedar a nossa passagem por aqui. Basta ouvir o bater do nosso coração e elevarmos esse pulsar até à nossa boca. Tão simples como isto!


Um dia, chegou a Quelimane um artista brasileiro - Odir Odyllon - que vinha organizando por todo o país (em cada um dos cinco distritos de Moçambique) um concurso chamado “Rainha da Simpatia” com o apoio das rádios locais, comércio em geral e imprensa. Podia inscrever-se quem quisesse desde que obedecesse a alguns requisitos: idade, ser solteira e habilitações literárias a um determinado nível. A simpatia começou pelos meus colegas de trabalho que me inscreveram sem me dizerem nada. À noite, ao ouvir a rádio, escutava com espanto o meu nome entre dezenas de candidatas. “Mas o que é isto?” – pensava eu! A dúvida durou pouco tempo. Os “culpados” denunciavam-se pelo telefone:
- Fomos nós porque achamos que és a candidata ideal!
Do espectáculo do concurso fazia parte a exibição de um filme (do qual já não me recordo o nome…). No intervalo havia um desfile das candidatas, uma pequena entrevista a cada uma delas e a avaliação de um júri secreto espalhado pela plateia do Cine Teatro Águia.
De repente, sonhos talvez não sonhados estavam ao meu alcance, aplausos da vitória pareciam-me o tilintar mágico de cristais, enquanto sensações novas, estranhas e contraditórias envolviam os meus dezanove anos.
Entretanto o comércio era generoso para comigo: prendas, prendas e mais prendas, todas maravilhosas, inundaram a minha casa. Ainda hoje guardo algumas delas: salvas de prata e uma jarra em murano que é a minha perdição. Está quase sempre cheia de rosas, como neste momento!
Para além da viagem a Lourenço Marques, para a finalíssima, a organização do concurso proporcionou-me uma estadia de uma semana no Hotel Polana, o melhor hotel de Moçambique e um dos melhores de toda a África Austral (na época.) Na minha mala viajaram a minha faixa e a coroa de “rainha”.


Foram sete dias muito cansativos repletos de entrevistas para todos os jornais e revistas moçambicanos e da Metrópole. A própria RTP foi filmar o evento. Para além das entrevistas tínhamos as visitas oficiais: Governo, Presidente da Câmara, Cônsul do Brasil em Moçambique, RCM e ainda a várias firmas comerciais e industriais das mais conceituadas na capital. Estávamos felizes com tanto “rendez-vous”! À noite dançávamos na boîte do Hotel, ao som do conjunto italiano “I Cinque di Roma”. Romantismo total! Os corações masculinos quebravam-se e derretiam à nossa volta… E nós sonhávamos, sonhávamos!
A representante de Nampula ganhou o título máximo e foi ao Brasil, acompanhada da Mãe e do Odyr Odyllon, como é óbvio.
A partir desses dias, cinco jovens ficaram unidas para sempre numa Amizade que prevalece até aos dias de hoje, embora se encontrem espalhadas geograficamente por Portugal e Brasil.
Dizem que o sofrimento une as pessoas e é verdade! Mas a felicidade também e deixa um sabor a mel e a chocolate que nunca mais se esquece na vida.


28 comentários:

  1. Ora bem,com musica e uma lindissima miss a coisa
    fica muito mais agradável.
    Mas que bela mulher você era e... provavelmente ainda é...
    Estou encantado,é a mais bonita de todas,parabens

    POTT

    ResponderEliminar
  2. Graça... eu que sou apaixonado pelas coisas belas da vida - crianças, mulheres e natureza -, mas nunca simpatizei com misses, derivado do carácter frívolo da maioria das mesmas, agora, com esta idade, fico apaixonado por uma da minha juventude!
    Tu mereces este amor, conhecendo-te apenas pela tua prosa, evidencias, sim, o fútil da minha opinião.

    Um beijo, miss!

    Carlos Gonçalves

    ResponderEliminar
  3. Cara Graça Pereira,
    Tento localizar-me no tempo mas não consigo ir lá. Moçambique sempre foi muito mais liberal que a Santa Terrinha. Mas uma prenda de setedias com todas as mordomias do Polana deve ter sido uma bela aventura. Como já não me lembro do nome do locutor e penso director do RCM, ele fazia de pau-de-cabeleira entre o norte de Moçambique, onde a guerra estava brava e as madeinhas de guerra que habitam no Sul.
    Continuo em breve!
    Um bem-haja

    ResponderEliminar
  4. Graça Começo por dizer-lhe que ainda hoje a senhora é uma simpatia, por ter passado no meu blog, e pelas palavras que lá deixou.
    Que bonito post este seu nos bons tempos de África.
    Onde eu de alguma maneira também estou ligado.

    um sorriso de simpatia

    ResponderEliminar
  5. Olá Graça:
    Desconhecia esta tua faceta.
    Representaste bem a nossa terra.
    Bjs.
    Luís

    ResponderEliminar
  6. Pott:
    Obrigada pelos seus elogios. Não era a mais bonita mas, semdúvida e passe a imodéstia, era a mais simpática!!! Beijo Graça.

    ResponderEliminar
  7. Carlos
    Eu tb não gosto de misses em fato de banho. Acho uma pura frivolidade, ser medida,pesada, calculada como qualquer fruta que se compre. Mas estes dois concursos foram diferentes: estava em jogo uma qualidade que eu persevei sempre: a simpatia! E os dois, trouxeram-me coisas muito bonitas. Obrigada pelas tuas palavras. Um beijo Graça

    ResponderEliminar
  8. Luis:
    As coisas que tu desconheces eque...não devias! O segundo concurso, ainda foi mais estrondoso! Falarei dele qualquer dia porque tem histórias muito engraçadas. Beijão Graça

    ResponderEliminar
  9. Pois é tudo verdade. Vivi e confirmo essa efeméride. Aliás, à tua 'pala', fui várias vezes convidado para alguns jantares de alto gabarito, em Lisboa e Cascais, quando te deslocaste à Metrópole como prémio do concurso.
    Como nota de reportagem e 'fait-divers' saboroso, lembro-me que ficaste hospedada no Hotel mais moderno da capital, com vista para a baía de Cascais e recentemente inaugurado. Aquele '5 estrelas' tinha televisão nos quartos o que, para os poucos anos que tinha a RTP, era um autêntico luxo asiático, mas que só funcionava introduzindo numa ranhura apropriada, uma moeda de 5 escudos, julgo que a cada 15 ou 30 minutos! Quem te viu e Tê Vê...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Pois Munhamade, tu foste testemunha viva destes tempos felizes dos meus "reinados" como VIP!!!
    Quando há una anos atrás estive no Estoril-Sol, com a tua mulher, infelizmente não me calhou o quaro 410, no 4º andarmas, tive a alegri de ver no seu espólio, fotos de quando a "Maria mais simpática de Moçambique" ficou no Hotel Estoril-Sol e tudo isto, porque a simpatia nunca passa de moda! Migá

    ResponderEliminar
  11. Olá Miss Graça Pereira,

    Venho agradecer a sua simpática visita ao meu blog.

    Venha sempre que puder, eu farei o mesmo.

    Aquele FIAT 500 lá em cima faz as minhas delícias. Faz-me lembrar um que tive em branco quando tinha os meus 20/30 anos. Que saudades.
    Estão outra vez na moda e são lindíssimos.

    Beijo
    Mara

    ResponderEliminar
  12. Fico aqui encantado com tudo o que dizes, mesmo já tendo lido muito do que tens escrito. Encantado com a forma, com a facilidade com que escreves. Narras os fatos acontecidos de maneira a prender completamente nossa atenção com um texto suave, doce e completo. Quanto ao conteúdo, diria, que não é à toa que teu nome é Graça. Sempre fostes simpática, está provado. E guardas esta simpatia na tua essência, na tua alma. E como fatos como estes, tão singelos, ganham importância com o passar dos anos. Nem tanto pela vaidade, mas pelo que deixa de recordações e de verdadeira felicidade. Amo o que escreves. Da forma que escreves. E porque escreves.
    Beijo brasileiro.

    Rangel

    ResponderEliminar
  13. Olá Graça.
    Obrigada pela visita e pela simpatia.
    As Kittys, estão à venda numa loja em Sesimbra, mas também as faço por encomenda.
    Gostei do seu cantinho, e de ler as suas recordações.
    Recordar é viver.
    Vou voltar mais vezes.
    Jinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Paula:
    Li a tua mensagem no " Os meus poetas" e, curiosamente, despertaste a minha memória: defacto, era de sábado para domingo que as batucadas eram mais constantes e tb eu gostava de adormecer ao som do batuque.
    Então a música é "sopimpa"? Fazes de conta que estás a dançar ou no Sporting ou no Benfica...Beijos Graça

    ResponderEliminar
  15. ...dizem que combinamos com
    o nome que ganhamos ao nascer.
    e você é claro fez juz ao teu
    nome que é lteralmente cheio
    de Graça!

    Graça no olhar,
    Graça na simpatia,
    Graça na delicadeza.

    que linda és!!

    bj meu

    ResponderEliminar
  16. Parabéns amiga para mim o titulo mais bonito e valioso que pode haver é o de simpatia para si deve ser uma honra ter recebido este titulo porque é muito mais bonito que o de beleza, parabéns.

    obrigada pela visita...

    "Muito freqüentemente,

    nós subestimamos o poder do carinho,

    de um sorriso, uma palavra amável,

    um ombro amigo, dar ouvidos,

    um elogio honesto, ou o menor ato de dedicação,

    pois todos têm o poder de transformar uma vida."

    Bom fim de semana
    um beijo

    ResponderEliminar
  17. Olá Graça, obrigada pela sua visita e pela palavras que deixou no meu blog.
    Embora não tenha vivido em Moçambique, tenho um grande grupo de amigos que veio dessa fantástida terra que foi Lourenço Marques. Quem sabe algum deles a conhece.
    Voltarei para conhecer melhor o seu blog.

    Um abraço,
    Maria Emília

    ResponderEliminar
  18. Graçºa
    Minha querida.
    estamos juntas nesta saudade

    Aorei ver as fotos e poder tbm recordaR....


    beijos

    ResponderEliminar
  19. Graça,

    Recordar os momentos de felicidade só faz bem ao coração e a alma.

    Um fds maravilhoso prá vc!

    beijos!

    ResponderEliminar
  20. Ninguém tem culpa
    Daquilo que não fomos
    Não ouve erros

    Nem cálculos falhados

    Sobre a estipe de papel;
    Apenas não somos os calculistas
    Porem os calculados

    Não somos os desenhistas
    Mas os desenhados
    E muito menos escrevemos versos
    E sim somos escritos

    Ninguém é culpado de nada
    Neste estranhar constante
    Ao longe uma chuva fina
    Molha aquilo que não fomos...

    Autor: Desconhecido
    Um lindo final de semana com todo carinho para você.
    Abraços

    ResponderEliminar
  21. Oh, Doce Amiga:
    Mas, VOCÊ já á uma princesinha com um sorriso bonito. Ecantador. Magistral de pureza e beleza imensas.
    Desculpe, estou longe.
    Um Post perfeito numa princesinha linda.
    Adorei!
    Parabéns sinceros.
    Beijinhos de imenso respeito.

    pena

    Bem-Haja, pela simpatia expressa no meu blog.
    Foi lindo.

    ResponderEliminar
  22. ººº
    Olá,

    Vim parar aqui não sei como, navegando por outros blogues e clicando nos diversos links que vemos aqui e ali, como tantas vezes fazemos.

    Despertou-me a atenção, o titulo do blogue e lembrei-me que tenho uma colega de trabalho que adora, ama e respira Moçambique. Ela não tem blogues, mas irei passar-lhe este até porque estará na mesma faixa etária que tu e vai adorar rever coisas e lugares que apresentas aqui.

    Bjo e bom f-d-s

    ResponderEliminar
  23. Olá Graça!

    No tempo em que foste eleita Miss, eu já não me encontrava junto dos amigos da minha adolescência.
    No entanto recordo-me de minha mãe, que na época residia em Maputo, ( Lourenço Marques),numa das cartas que me enviou, comentar ter-te encontrado no Hotel Polana e de mencionar na mesma a tua eleição num concurso.
    É sempre bom recordar, só lamento não ter contribuído na tua eleição. Teria sido um prazer. É um orgulho ter uma amiga eleita Miss Simpatia. Parabéns.

    Um beijo da amiga

    Regina

    ResponderEliminar
  24. Que experiência tão bonita!!! Agora, à distância dos anos, relembrar e recontar, da forma como o fazes, é muito bonito e interessante. E sim! eras muito bonita!
    Beijinho amigo
    Susana

    ResponderEliminar
  25. A todos que vieram comigo recordar uma página da minha vida, o meu Kanimambo e um abraço muito grande Graça

    ResponderEliminar
  26. Graça
    Descobri este seu blog através do "Beira Meu Amor! que visito com regularidade e estou encantada com a sua deliciosa escrita. Parabéns, pode acreditar que é a mais linda da foto e o prémio foi bem entregue na altura.
    Beijo
    Teresa

    ResponderEliminar
  27. Parabéns por este evento que partilhou aqui connosco :)
    Que maravilha deve ter sido esses tempos... como a vida nos prega partidas né? umas muito boas e outras menos boas. Mas é assim a vida e há que saber usufruir do belo que ela nos pode dar.

    BEIJINHO

    ResponderEliminar