terça-feira, 23 de junho de 2009

Mini Quermesse do São João

Inaugurado o Arraial promovido pelo Centro Juvenil de Quelimane


Perante numeroso público, que aguardava impaciente o corte simbólico da fita, teve lugar ontem a inauguração do “arraial” promovido pelo Centro Juvenil de Quelimane.
Às 19 horas chegou ao local o Bispo da Diocese, D. Francisco Nunes Teixeira, e um minuto depois compareceram o Governador do Distrito e esposa, D. Maria de Lourdes Casqueiro de Oliveira Beça Múrias, aguardados por Maria da Graça – a “Maria de Moçambique-1966” – e Maria de Lurdes, da Comissão Directiva do Centro Juvenil, que cumprimentaram os ilustres visitantes.
Convidado o Major Beça Múrias a cortar a fita, o Governador do Distrito delegou na sua esposa o acto simbólico que foi sublinhado por uma prolongada salva de palmas.
À inauguração, além do Presidente da Câmara Municipal, estiveram presentes o Administrador do Concelho, Comandante da Polícia, Padre Bernardino, orientador do Centro Juvenil, entidades oficiais e muito povo.
Foi feita a visita às diversas barracas de diversões, tendo a Senhora de Beça Múrias oferecido um donativo à Comissão dos Festejos.
Mais de uma dezena de raparigas e rapazes. Do Centro Juvenil, ocuparam os seus postos nos vários divertimentos, atendendo com verdadeiro espírito de juventude o numeroso público que se acercou das barracas para tentar a sua sorte.
O jovem Amadeu Gonçalves leu uma mensagem de saudação, explicando como nasceu o Centro Juvenil e quais as actividades em marcha e os projectos futuros, todos baseados no bem-fazer e sentido oportuno de ajuda ao próximo, onde o sector de ensino, para os de menos posses, tem largo quinhão de assistência, bem como o amparo ao desempregado, através de ficheiros a quem o Centro, junto do patronato, procura colocações.
O Governador do Distrito disse da sua enorme satisfação em estar presente em tão benemérita iniciativa, tão própria dos corações dos quelimanenses, já com bastas provas dadas através da sua generosidade, terminando o seu breve improviso prometendo o apoio do Governo a tão benemérita obra.
Até altas horas da noite o recinto teve larga concorrência de público, sintoma seguro do largo êxito a compensar o exausto trabalho despendido pelos jovens do Centro Juvenil.

In, Diário de Moçambique, 17-6-67


O corte da fita do recinto da Quermesse pela esposa do Senhor Governador Beça Múrias, ladeada pelos elementos responsáveis do C.J.Q., Graça Pereira e Lurdes Ferreira.


Discurso em nome do C.J.Q. pelo Amadeu Gonçalves, explicando todo o projecto do Centro.


O Governador Beça Múrias agradecendo o convite e elogiando a obra social do C.J.Q. Presentes, D. Francisco Nunes Teixeira, Bispo de Quelimane e o Presidente da Câmara, Danilo Costa e muito público.


A boîte “A Palhota” com duas noites de sucesso abrilhantadas pelo conjunto musical “The Blue Twisters”. Cá fora, o público distribuía-se pelas barraquinhas de “Comes e Bebes” (com direito a uma pequena esplanada), a das “Rifas”, das “Argolas”, do “Tiro ao alvo”, da “Pesca” dos “Bolos” e da “Solidariedade”.

A Quermesse teve lugar num terreno cedido para o efeito num gaveto frente ao cinema Águia, em 16 e 17 de Junho de 1967. Com mais este evento e de grande envergadura o C.J.Q. era já um nome conhecido, aceite e acarinhado por toda a cidade.



23 comentários:

  1. Lembro-me desta festa que foi um sucesso. Numa das fotos reconheço o Capé que era jornalista. Ainda é vivo? Na da boîte conhecia o senhor Adão de Fazenda e esposa e o casal da frente, não me lembro o nome mas penso que tinham uma papelaria, não? Monhé

    ResponderEliminar
  2. Olá Monhé
    Não sei nada do Capé.Defacto, era correspondente de um jornal, já não sei qual. O casal tb me lembro deles, menos do nome mas penso que era Martins e julgo que era dono do Milano.Agora com a sua pergunta fiquei na dúvida. Graça

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Com este “post”, a Graça retomou a historiação do Centro Juvenil de Quelimane. Reconheço que está bem documentada e (embora pareça que me repito) considero muito louvável que divulgue o seu espólio.

    Seria bom que todas as pessoas que acompanharam a fundação e o desenvolvimento do Centro Juvenil colaborassem consigo neste projecto, com a narração de acontecimentos e a cedência de fotografias que ilustrassem a acção que muitos de nós nos propusemos realizar para a promoção da cultura moçambicana - e da cidadania, em liberdade.

    Para a concretização do desafio que me lançou, estou a tentar localizar algumas pessoas amigas para saber da sua disponibilidade para me facultarem depoimentos e fotografias. Entre outras pessoas, o Jorge Noivo (que reencontrei uma vez, aqui em Portugal, “perdido” na baixa lisboeta), o Adriano (solista do “The Blue Twisters” – grupo musical que se dispersou;), o Azevedo (que se radicou na África do Sul), a Elizabete (que terá ficado por Quelimane), o Ó da Silva (que, disseram-me mas não posso confirmar, se converteu em diplomata do governo moçambicano), a… Tanta gente!

    Sobre os “Blue Twisters”, posso dizer que, há talvez vinte anos (20 anos!...), no Algarve, num aldeamento turístico (hoje diz-se “resort”), na sessão de convívio e de encerramento de um congresso de profissionais de saúde animado por um conjunto musical reconheci os dois elementos que compunham o grupo “Capulana”. Não me lembro dos seus nomes, mas pertenciam aos “Blue Twisters”. Fui ter com eles, identifiquei-me - sobretudo “identifiquei-os” (um deles irmão da Marcelina – lembra-se dela?) - e pedi-lhes que tocassem música da “nossa terra”. Hesitaram, mas acederam ao meu pedido. Resultado: nessa noite, toda a gente dançou “marrabenta”…

    …………..
    PS.: Leia a nota (comentário) que publiquei no “post” “Uma Fotografia antiga”.

    ResponderEliminar
  4. Olá minha amiga do carreiro!

    Nada tenho que ver com o seu São João.
    Mas fez-me pensar no meu..ou meus?
    Hoje a madrugada está calma,e eu tambem..
    Tentei esticar as dobrinhas da alma...
    Não sabia que havia dobras na alma? Pois fique a saber que as há.
    Com a alma recomposta, é então chegada a hora da poesia, da musica, da paz da madrugada. Enrosco-me calmamente na minha cama, protejo-me do frio com um simples lençol, deixo o som de uma musica muito suave como pano de fundo e abro um livro de um dos meus Autores do Coração... Qual? Ah, isso depende muito de quanto foi preciso para restaurar as dobras... Hoje é madrugada de São João, mas tambem de Vinícius de Moraes, porque o coração acabou por ficar doce, cheio de ternura, procurando acalanto para poder sossegar...
    A madrugada está fresca, a alma, ainda que saudosa está em paz, o silêncio é acolhedor e a companhia do Poetinha preenche o vazio que parecia pronto para se instalar em mim...
    Espero que o seu São Joâo tambem tenha sido assim...

    Boa noite

    POTT

    ResponderEliminar
  5. Olá Pott
    Ás vezes diz-me coisas tão bonitas...Hoje, que a insónia bate à porta por razões particulares, sinto as tais dobrinhas na alma, onde se aninha tanta coisa... Mas amanhã já estarei bem. Vou ter um dia bastante cheio com compromissos assumidos.
    Não fique zangado comigo quando ás vezes faço um comentário ou outro mais jocoso. Mas eu tb tenho este lado para a brincadeira..Vale-lhe as palavras caras de quem entende de tudo e viaja de comboio...Estou a ser mázinha! Um bj e boa-noite Graça

    ResponderEliminar
  6. olá DuarteSeria bom realmente continuar com a história completa do CJQ. Lembro-me do Noivo, Elisabete e do Baby Ò da silva que chegou a estar de visita ao P. Bernardino nos Estados Unidos.Depois, tanto eu como ele, perdemos-lhe o rasto.Desconheço que tenha feito parte do Governo.Tenho muita coisa para aqui pôr do muito que se fêz em Quelimane,através do Centro.Algumas histórias inéditas mas, verdadeiras.Um abraço Graça

    ResponderEliminar
  7. Nasceu!
    Nascem a todo o instante
    Os sentires vindos da alma
    Tatuados a cada semblante

    Um beijo na tua procura
    Um abraço fica suspenso
    Um sorriso desponta da tristeza
    Um olhar prende o momento


    Boa semana


    Doce beijo

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    Em 1967 já não me encontrava naquela pequenina e bela cidade de Quelimane.

    Estava deste lado do planeta , iniciando uma nova vida. Por esse motivo não assisti à inauguração do C J Q.

    Ao ler o teu texto, deu-me uma vontade imensa de procurar no meu baú fotos do tempo vivido
    naquelas paragens,de momentos que nunca esquecerei.

    Espero que tenhas recebido algumas das que te enviei.

    Um beijo da amiga

    Regina

    ResponderEliminar
  9. Olá Graça, como estás?
    Navegando pela net encontrei o teu blog! Agora que estou sozinha(?)dedico-me a viajar!...
    Recordar...dói..., principalmente quando não temos o principe! mas a vida é assim e tem que continuar!
    Gostei de te encontrar, já que só nos falamos em momentos tristes, um beijo e uma semana abençoada, Lena costa machado

    ResponderEliminar
  10. Olá Lena,

    Fiquei contente com a tua visita. Fazes bem em viajar pela net, é uma maneira de nos mantermos entretidas, para afujentar núvens mais negras. Perdi o número do teu telefone, se puderes envia-o para o meu e-mail mgmachado@netcabo.pt

    Um beijo

    Graça

    ResponderEliminar
  11. Graça,

    Como muito bem diz, no comentário que hoje me deixou: O mundo é pequeno!
    Pois não é que conheço muito bem o filho do Senhor Governador Beças Múrias, de quem sou amigo, e com o qual partilhei o mesmo apartamento, na Residência Universitária em Lourenço Marques, nos idos de 1967, 1968 e 1969!
    E já agora, em Julho de 1967, passei umas férias deliciosas em Quelimane, em casa dos pais do meu amigo Fernando Costa...
    Um beijinho,

    Manuel Palhares

    ResponderEliminar
  12. Que moca!!!
    O meu avõ e a minha avó por aqui!!!!!
    Belas fotos!

    João Miguel Beça Múrias

    ResponderEliminar
  13. Realmente é sempre impressionante vermos os nossos Pais com uma idade inferior à que temos...
    Agradeço à Graça Pereira - olá, como estás? - a organização deste autentico evento.
    E... tam! tam! tam! O meu amigo Manuel Palhares!!!
    Temos que nos ver.
    Beijos e abraços, sirvam-se conforme vos der jeito.
    JPMúrias

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Meu querido amigo João Paulo,

    Que saudades dos tempos em que em LM fazíamos "patifarias" e nos escudávamos no facto de sermos acompanhados pelo filho do Senhor Governador de Quelimane...
    Ainda hoje almocei com o Alvito, que se zangou contigo, pensando que eras o responsável pelo balde de água...
    Ai que saudades, ai ai...
    O meu e-mail e telefone são os seguintes, respectivamente:

    manuel_palhares£@hotmail.com

    telef.: 21 931 24 50

    Fico a aguardar o teu contacto e estás desde já convidado para almoçar comigo.
    Até ao teu contacto, despeço-me com um grande abraço e com a alcunha que me deste,

    MPalhares, o "Nove Dedos"!

    ResponderEliminar
  16. Alô Amigos
    Que alegria poder juntar tantos amigos na minha "palhota". Aqui é o ponto de encontro... e setal nos reunissemos para uma carilada? Não era má ideia. Beijos. Graça.

    ResponderEliminar
  17. Olá Graça,

    É verdade, temos que combinar uma carilada!
    Aproveito para fazer uma correcção ao e-mail que indiquei ao JP Múias:

    manuel_palhares@hotmail.com

    * O que indiquei acima tem uma "£" a mais!

    Beijinhos,
    MPalhares

    ResponderEliminar
  18. Olá João
    A tua avó era uma senhora muito elegante, sempre à la page. O centro Juvenil de Quelimane colaborou sempre muito na causa comum que eram as obras sociais. Lembro-me do João Paulo nos seus 15 anos… um borracho! Conheci há tempo o Pe. João Múrias, vosso primo e, como não podia deixar de ser, falámos em vós. Beijocas Graça

    ResponderEliminar
  19. Olá João Paulo,
    Eu a falar de ti e eis que apareces também em cena. Tenho uma surpresa para ti: fica para daqui a alguns dias... Há uma foto dos teus pais no blogue "Nós do Comando". Beijos Graça

    ResponderEliminar
  20. Olha o Gena e a avó!! Que saudades...

    E a minha avó, grande visionária, a usar mala grande, como se usam agora :D

    Rita Beça Múrias.

    ResponderEliminar
  21. Rita
    A moda está sempre a girar e o que se usava antigamente, volta a estar na berra. Mas há uma coisa muito importante: com mala grande, mala pequena, vestidos mais curtos,mais compridos... é preciso ter "it" e ela tinha-o para dar e vender! Beijocas Graça

    ResponderEliminar