segunda-feira, 20 de abril de 2009

As Minhas Sete Maravilhas de Moçambique


Usando o meu direito de escolha pessoal e olhando depois de as ter vivenciado, fiz a minha lista, limitada pelo número sete, das maravilhas de Moçambique.

Referência para a escolha da Ilha de Moçambique para o rol oficial das “7”, grandiosa por tudo, pela sua história, cantada por Camões, e admirada por quem a visita. Seria terrivelmente injusto não estar no rol das 22 maravilhas portuguesas espalhadas por esse mundo que um dia foi Portugal.

Que me perdoem os demais mas começarei pela minha terra. Mas a lista pode ser invertida segundo o gosto ou opinião de cada um.


1- A velha Igreja de Nossa Senhora do Livramento (hoje votada ao abandono) oitocentista, de linhas severas mas adoçada pelo seu interior cujo altar principal era de madeira escura da Índia, todo trabalhado.


2- A Igreja de Coalane, curiosa no seu traçado, com uma varanda por cima da porta principal de onde, em tempo de procissões e peregrinações, o sacerdote falava ao povo.


3- A Mesquita, prova singular do entendimento entre povos e religiões. O grito que ecoava todas as noites convidando os seus fiéis à oração, era escutado nas ruas mais próximas. Eu, que morava perto, achava uma delícia…


4- A velha Câmara Municipal (algumas vezes modificada) sala de visitas de Quelimane e local aonde se passavam grandes acontecimentos.


5- O Palácio do Governo – residência habitual de todos os governadores que passaram pala Zambézia. Linhas pronunciadamente coloniais mas extraordinariamente bonita.


6- O antigo BNU (onde hoje funciona o Tribunal).


7- Por último, a Escola Vasco da Gama, dos finais do século XIX, por onde passaram muitos ilustres dos dois últimos séculos.

1 comentário:

  1. Olá,feiticeira do caminho destroçado!

    Não era minha intenção fazê-lo.
    Como calculará,não venho para comentar as belezas de Quelimane,que não conheço.
    Venho apenas para tentar dar um jeito ao caminho.
    Nem sempre o que digo hoje é o que penso amanhã.
    Supor que um escritor não sabe falar sem dizer coisas interessantes é o mesmo que imaginar que um acrobata não sabe andar na rua sem dar saltos mortais.
    Não me revolto contra Deus,revolto-me contra os imbecis..
    Farei os possiveis para que o carreiro volte a ser belo..

    POTT

    ResponderEliminar