O PRINCIPEZINHO - ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY
Hoje faço anos e sou uma “sortuda”. Porquê? Porque amo a vida, o meu filho, a minha família e os meus amigos. “Sou filha do Universo, irmã das estrelas e das árvores e mereço estar aqui. Mesmo se não puder perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo seu destino.” (Desiderata).
Nota: Citações que se seguem: Antoine de Saint-Exupéry, in O Principezinho
A idade trouxe-me uma aprendizagem que eu não acreditaria. Aprendi a viver com e pelos afectos. Os anos passaram mas não deixei morrer aquela criança que existe dentro de mim. É muito complicado ser sempre adulto… “AS PESSOAS GRANDES TÊM SEMPRE NECESSIDADE DE EXPLICAÇÕES. ELAS NÃO COMPREENDEM NADA SÓZINHAS E É CANSATIVO, PARA AS CRIANÇAS, ESTAR TODA A HORA A EXPLICAR”. Desde que agarrei a mão dessa criança para a não deixar fugir, as coisas mudaram para mim. Ganhei a serenidade e simplicidade de outros tempos. Viver é uma razão por si mesma que não necessita de muitas teorias para a sustentar. O meu coração ficou mais aberto para aceitar o meu caminho. Somos um mistério para nós próprios. Para quê tantas interrogações? “E JÁ NÃO OUSAVA PERGUNTAR-LHE COISA ALGUMA. AS CRIANÇAS DEVEM SER MUITO INDULGENTES COM AS PESSOAS GRANDES”. Aprendi a contentar-me com pouco e a rentabilizar cada minuto que me é dado viver. “NUNCA ESTAMOS CONTENTES ONDE ESTAMOS. SÓ AS CRIANÇAS SABEM O QUE PROCURAM”. Encontrei outros critérios de felicidade e aprendi a “ver com o coração”. Estou ligada para sempre aos que partiram. Continuam na minha vida e isso dá-me imensa alegria. Sem estarem presentes, estão comigo. Vejo-os em tudo o que me rodeia. Há um fio invisível que nos prende. Nada é mais forte que o Amor. Os amigos não se esquecem, fazem parte da minha existência. “AS ESTRELAS SÃO BELAS POR CAUSA DE UMA FLOR QUE NÃO SE Vê… É TRISTE ESQUECER UM AMIGO. EU CORRO O RISCO DE FICAR COMO AS PESSOAS ADULTAS QUE SÓ SE INTERESSAM POR NÚMEROS”. A cruz (porque ela é uma realidade) ganhou outro sentido. A sua sombra projecta por vezes vitórias e outras, a alegria do dever cumprido. “TIVE DIFICULDADES COM UMA FLOR - DISSE O PRINCIPEZINHO - É PRECISO QUE EU SUPORTE DUAS OU TRÊS LARVAS SE QUISER CONHECER AS BORBOLETAS”.
Hoje faço anos e estou contente como uma criança. Espero pelas borboletas… pelas prendinhas, telefonemas e mensagens dos amigos e, logo, apagarei as velas do meu bolo de aniversário. Porque acredito, continuo a caminho. Também há horas de sexta-feira santa. As crianças também choram Nem elas estão dispensadas. Mas para quê que eu tenho asas? De repente sei que há flores no jardim para eu poisar. Porque espero? Hei-de sorrir de novo antes que a tristeza me faça sua prisioneira. “JÁ ME CONSOLEI UM POUCO. MAS NÃO DE TODO. SEI QUE VOLTOU AO SEU PLANETA”. Quero continuar a ter no olhar a mesma rectidão da minha criança e espalhar pontinhos de esperança por todo o lado. “O QUE TANTO ME COMOVE NESSE PRÍNCIPE ADORMECIDO, É A SUA FIDELIDADE A UMA FLOR, E A IMAGEM DE UMA ROSA QUE BRILHA NELE, COMO A CHAMA DE UMA LÂMPADA, MESMO QUANDO DORME”.
Há música dentro de mim, ainda que não saiba cantar. O universo é uma partitura e eu uma pequena nota do solfejo que pretendo seja harmónica e cativante. Não posso falhar, deitaria a perder toda a sinfonia que o mundo espera. “O TEU PLANETA É TÃO PEQUENO QUE PODES COM TRÊS PASSOS, DAR-LHE A VOLTA”. Sou jovem por dentro… Que interessa o invólucro do fruto se lá dentro é que está toda a magia e sabor? É proibido envelhecer por dentro - devia sair em decreto e ser cumprido como lei. Enquanto eu for capaz de arranjar com arte uma jarra de flores, de me enfeitar com sorrisos, de escutar os pássaros e de sonhar, sonhar sempre… os anos podem rolar, não tem importância… Continuo jovem!!! “AINDA NÃO DEI A VOLTA AO MEU REINO. ESTOU MUITO VELHO, NÃO TENHO LUGAR PARA A CARRUAGEM E ANDAR CANSA-ME MUITO”. Aceitei amar sempre com fidelidade e perseverança. O Amor torna-me diferente, apaziguada com a vida. ”SE ALGUÉM AMA UMA FLOR DA QUAL SÓ EXISTE UM EXEMPLAR EM MILHÕES E MILHÕES DE ESTRELAS, ISTO BASTA PARA QUE SEJA FELIZ QUANDO AS CONTEMPLA“. Em qualquer ponto da natureza há sempre um regato que canta. Talvez escondido num oásis. O que é preciso é que eu não fique no deserto onde tantas vezes passo. Sei que em algum lugar há um oásis que espera por mim. Só preciso de caminhar. A criança acredita e põe a esperança num amanhã mais feliz. “ O QUE TORNA BELO O DESERTO É QUE ELE ESCONDE UM POÇO EM ALGUM LUGAR”. Eu sou responsável por algumas flores que vou colhendo no meu caminho. Não as deixo ficar sós. Cuido delas e ofereço-lhes o meu ombro amigo. “TU SABES, A MINHA FLOR… SOU RESPONSÁVEL POR ELA”.
Hoje faço anos e há quem veja só a casca… O que vale é o que está no coração. Isso fica. Ficará para sempre. Se não tivesse vivido assim, que seria hoje de mim? Teria realmente envelhecido! ”O ESSENCIAL É INVISÍVEL, O CORAÇÃO VÊ MAIS LONGE QUE OS OLHOS”.”É BOM TER TIDO UM AMIGO, MESMO QUE SE VÁ MORRER. EU PARECEREI MORTO E NÃO SERÁ VERDADE”.
Hoje faço anos e sou tão jovem ainda….
Olá minha amiga do "Carreiro Mágico"!
ResponderEliminarImagino-a mesmo ao fundo desse carreiro a que o meu imaginário já deu vida.
Penso que "o Principezinho" joga bem consigo.
Todas as crianças são sonhadoras. Mas,crescendo,algumas conservam-se crianças:são os poetas;as outras tornam-se homens:são os taberneiros.
Os poetas continuam a lançar no espaço os papagaios das suas páginas de amor;;mas os taberneiros amarram-nos à terra com um fio e observam-nos com o binóculo da moral.
Parabens pelo teu aniversário.
POTT
Parabéns Tia!
ResponderEliminarUm beijinhos de uma visitante assídua,
Náná