segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Caravana do Rádio Clube de Moçambique


Todos os anos a caravana (pomposamente assim chamada embora composta apenas por duas pessoas…) do RCM percorria o País de norte a sul, dois a três meses antes do Natal, vendendo a habitual rifa do mesmo. Eram embaixadores desta campanha, os irmãos Dinis (o Pepe e o Paulo) que inundavam os locais por onde passavam com muita alegria, simpatia e… boa música. O Pepe cantava acompanhando-se com o seu acordeão e o irmão era o baterista do conjunto. Chegavam numa carrinha Volkswagen, com publicidade pintada de todos os lados, agradável de se ver. Geralmente, era durante o dia que eles vendiam a famigerada rifa e sem nenhum esforço porque toda a gente sabia que, com a mesma, vinha apenso um bilhete gratuito para o espectáculo da noite. E se valia a pena ir ouvi-los! Ora no Sporting, ora no Benfica ou até no Cinema Águia. Numa dessas visitas, o Pepe apresentou uma música da sua autoria intitulada “Carta a Moçambique” cuja letra, de Campos Vieira, transcrevo, enquanto em cada verso escuto, religiosamente, aquela melodia que me ficou para sempre. Começava assim:

“Na hora da despedida ouvi alguém com voz sentida dizer-me assim:

Parte… vai com Deus
Vai, leva contigo
Um grande abraço amigo
E dá recados meus
A todo aquele que mora
Por Moçambique fora…

Saúda o nosso irmão
Que de sul a norte
Com fé no coração
Trabalha com firmeza
Porque o seu braço é forte
E a alma é Portuguesa.

Vai de lés a lés
Saúda o Português
Que onde quer que fique
Mostra o seu valor
Fazendo em Moçambique
Um Portugal maior.”

Um dia esta voz calou-se para sempre. Nunca mais veríamos chegar a multicolor carrinha à cidade, anunciando a rifa e os espectáculos. Houve um silêncio colectivo, lágrimas no coração enquanto a alma, essa, dizia baixinho: Parte, vai com Deus, vai e leva contigo”… as nossas palmas, os nossos sorrisos, a nossa saudade e o nosso obrigado.

1 comentário:

  1. Graça Amiga,
    Grato pelo privilégio das tuas visitas ao Azimute.
    Esta evocação "DOURADA" da Caravana do Rádio Clube de Moçambique, merece palmas redobradas. É não só, uma sentida homenagem aos irmãos Dinis, que tive o prazer de ver actuar, mas também, a todos os portugueses que labutaram naquele belo e imenso País Africano.
    Um bom fim de semana.
    Jorge
    Bj

    ResponderEliminar