quinta-feira, 30 de abril de 2009

Récitas e Teatros do C.N.A.


Mal púnhamos os pés no Colégio, éramos “aproveitados” segundo os nossos dotes artísticos… Durante todo o ano os programas lúdicos e recreativos sucediam-se sem afectar o nosso desenvolvimento intelectual. O Colégio Nuno Álvares sempre teve fama (e proveito) de altos índices de sucesso na cidade, chegando a ser “cartão de visita” para os alunos que iam estudar para Lourenço Marques ou Beira. Portanto, esta parte lúdica, não menos importante, fazia parte da nossa formação geral. Apresentávamo-nos nos palcos do Sporting Clube de Quelimane, do Cinema Águia e ainda no próprio Colégio, num palco mais reduzido no grande ginásio. Estas três fotos, de diferentes teatros ou récitas, são a prova disso. Levam a respectiva legenda.

1-No palco do Sporting: (ao fundo) Manuela Morais, vislumbra-se um pouco a Maria José Carvalho de Campos; (em primeiro plano) o rapaz da gaita (?), Teresa Pereira, Manuela Santos, João José (Jójó) tocando acordeão, Ângela Mateus e a Pepita Carvalho, também tocando acordeão. Lembro-me que foi um sucesso.


2- No palco do Colégio: cena de um serão da “belle époque” onde se cantava, se dizia poesia, tocava-se piano e “coscuvilhava-se” como é usual em todas as épocas: Manuela Morais, Judite, Graça Pereira, Pilar Ibarra Martins, (a entrar) Gabriela Galhardo e a Lígia.


3- Uma outra peça da “realeza”, posando à frente da entrada principal do Colégio. A “Rainha e suas Princesas”. De pé: Tábita Mendes, Pilar (a rainha), Maria Helena. Sentadas: (?), Helena Coelho, Graça Pereira, (?) Oliveira. Não é que nos sentíamos mesmo umas princesas? … Provavelmente já rondaria por ali algum príncipe….

1 comentário: