sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Meu Livro Preferido


O PRINCIPEZINHO - ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY


Hoje faço anos e sou uma “sortuda”. Porquê? Porque amo a vida, o meu filho, a minha família e os meus amigos. “Sou filha do Universo, irmã das estrelas e das árvores e mereço estar aqui. Mesmo se não puder perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo seu destino.” (Desiderata).

Nota: Citações que se seguem: Antoine de Saint-Exupéry, in O Principezinho


A idade trouxe-me uma aprendizagem que eu não acreditaria. Aprendi a viver com e pelos afectos. Os anos passaram mas não deixei morrer aquela criança que existe dentro de mim. É muito complicado ser sempre adulto… “AS PESSOAS GRANDES TÊM SEMPRE NECESSIDADE DE EXPLICAÇÕES. ELAS NÃO COMPREENDEM NADA SÓZINHAS E É CANSATIVO, PARA AS CRIANÇAS, ESTAR TODA A HORA A EXPLICAR”. Desde que agarrei a mão dessa criança para a não deixar fugir, as coisas mudaram para mim. Ganhei a serenidade e simplicidade de outros tempos. Viver é uma razão por si mesma que não necessita de muitas teorias para a sustentar. O meu coração ficou mais aberto para aceitar o meu caminho. Somos um mistério para nós próprios. Para quê tantas interrogações? “E JÁ NÃO OUSAVA PERGUNTAR-LHE COISA ALGUMA. AS CRIANÇAS DEVEM SER MUITO INDULGENTES COM AS PESSOAS GRANDES”. Aprendi a contentar-me com pouco e a rentabilizar cada minuto que me é dado viver. “NUNCA ESTAMOS CONTENTES ONDE ESTAMOS. SÓ AS CRIANÇAS SABEM O QUE PROCURAM”. Encontrei outros critérios de felicidade e aprendi a “ver com o coração”. Estou ligada para sempre aos que partiram. Continuam na minha vida e isso dá-me imensa alegria. Sem estarem presentes, estão comigo. Vejo-os em tudo o que me rodeia. Há um fio invisível que nos prende. Nada é mais forte que o Amor. Os amigos não se esquecem, fazem parte da minha existência. “AS ESTRELAS SÃO BELAS POR CAUSA DE UMA FLOR QUE NÃO SE Vê… É TRISTE ESQUECER UM AMIGO. EU CORRO O RISCO DE FICAR COMO AS PESSOAS ADULTAS QUE SÓ SE INTERESSAM POR NÚMEROS”. A cruz (porque ela é uma realidade) ganhou outro sentido. A sua sombra projecta por vezes vitórias e outras, a alegria do dever cumprido. “TIVE DIFICULDADES COM UMA FLOR - DISSE O PRINCIPEZINHO - É PRECISO QUE EU SUPORTE DUAS OU TRÊS LARVAS SE QUISER CONHECER AS BORBOLETAS”.


Hoje faço anos e estou contente como uma criança. Espero pelas borboletas… pelas prendinhas, telefonemas e mensagens dos amigos e, logo, apagarei as velas do meu bolo de aniversário. Porque acredito, continuo a caminho. Também há horas de sexta-feira santa. As crianças também choram Nem elas estão d
ispensadas. Mas para quê que eu tenho asas? De repente sei que há flores no jardim para eu poisar. Porque espero? Hei-de sorrir de novo antes que a tristeza me faça sua prisioneira. “JÁ ME CONSOLEI UM POUCO. MAS NÃO DE TODO. SEI QUE VOLTOU AO SEU PLANETA”. Quero continuar a ter no olhar a mesma rectidão da minha criança e espalhar pontinhos de esperança por todo o lado. “O QUE TANTO ME COMOVE NESSE PRÍNCIPE ADORMECIDO, É A SUA FIDELIDADE A UMA FLOR, E A IMAGEM DE UMA ROSA QUE BRILHA NELE, COMO A CHAMA DE UMA LÂMPADA, MESMO QUANDO DORME”.


Há música dentro de mim, ainda que não saiba cantar. O universo é uma partitura e eu uma pequena nota do solfejo que pretendo seja harmónica e cativante. Não posso falhar, deitaria a perder toda a sinfonia que o mundo espera. “O TEU PLANETA É TÃO PEQUENO QUE PODES COM TRÊS PASSOS, DAR-LHE A VOLTA”. Sou jovem por dentro… Que interessa o invólucro do fruto se lá dentro é que está toda a magia e sabor? É proibido envelhecer por dentro - devia sair em decreto e ser cumprido como lei.
Enquanto eu for capaz de arranjar com arte uma jarra de flores, de me enfeitar com sorrisos, de escutar os pássaros e de sonhar, sonhar sempre… os anos podem rolar, não tem importância… Continuo jovem!!! “AINDA NÃO DEI A VOLTA AO MEU REINO. ESTOU MUITO VELHO, NÃO TENHO LUGAR PARA A CARRUAGEM E ANDAR CANSA-ME MUITO”. Aceitei amar sempre com fidelidade e perseverança. O Amor torna-me diferente, apaziguada com a vida. ”SE ALGUÉM AMA UMA FLOR DA QUAL SÓ EXISTE UM EXEMPLAR EM MILHÕES E MILHÕES DE ESTRELAS, ISTO BASTA PARA QUE SEJA FELIZ QUANDO AS CONTEMPLA“. Em qualquer ponto da natureza há sempre um regato que canta. Talvez escondido num oásis. O que é preciso é que eu não fique no deserto onde tantas vezes passo. Sei que em algum lugar há um oásis que espera por mim. Só preciso de caminhar. A criança acredita e põe a esperança num amanhã mais feliz. “ O QUE TORNA BELO O DESERTO É QUE ELE ESCONDE UM POÇO EM ALGUM LUGAR”. Eu sou responsável por algumas flores que vou colhendo no meu caminho. Não as deixo ficar sós. Cuido delas e ofereço-lhes o meu ombro amigo. “TU SABES, A MINHA FLOR… SOU RESPONSÁVEL POR ELA”.


Hoje faço anos e há quem veja só a casca… O que vale é o que está no coração. Isso fica. Ficará para sempre. Se não tivesse vivido assim, que seria hoje de mim? Teria realmente envelhecido! ”O ESSENCIAL É INVISÍVEL, O CORAÇÃO VÊ MAIS LONGE QUE OS OLHOS”.”É BOM TER TIDO UM AMIGO, MESMO QUE SE VÁ MORRER. EU PARECEREI MORTO E NÃO SERÁ VERDADE”.



Hoje faço anos e sou tão jovem ainda….

2 comentários:

  1. Olá minha amiga do "Carreiro Mágico"!
    Imagino-a mesmo ao fundo desse carreiro a que o meu imaginário já deu vida.
    Penso que "o Principezinho" joga bem consigo.
    Todas as crianças são sonhadoras. Mas,crescendo,algumas conservam-se crianças:são os poetas;as outras tornam-se homens:são os taberneiros.
    Os poetas continuam a lançar no espaço os papagaios das suas páginas de amor;;mas os taberneiros amarram-nos à terra com um fio e observam-nos com o binóculo da moral.
    Parabens pelo teu aniversário.

    POTT

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Tia!
    Um beijinhos de uma visitante assídua,
    Náná

    ResponderEliminar