domingo, 13 de setembro de 2009

Espera


Preparas-me um café, por favor? Eu sei que andas ocupado, sei que tens reuniões todas as semanas e as contas para pagar. Sei que não tens tempo para fazeres aquilo que mais gosta e sei que não tens gosto para fazer o que te ocupa mais tempo.

(se calhar estou enganada e é disto mesmo que tu gostas…)

Consola-me saber que ficarás feliz quando me vires cá em casa, já não de roupão e chinelas sem sola, sem os rolos no cabelo e a máscara verde para combater as rugas. Gosto que me vejas arranjada. Antes de chegares, danço em roda de espelhos e roupas, da casa de banho para a cozinha. Ponho cremes viscosos, enganosos, e as cenouras a cozer. Visto uma saia preta, debruada a branco e corro até à cozinha para temperar a carne. Cubro-me com uma camisa branca, cheirosa e engomada e acelero para descascar as batatas. Ponho aquele colar, que me deste no aniversário, que brilha sem contraste e derrapo no corredor para ir pôr a travessa no forno a assar. Preparo a salada, corto o tomate e a cebola e descanso, no quarto, em molho e água-de-colónia, para que, quando chegares, não me vejas de avental, nem saibas que as minhas mãos já cheiraram a alho e cebola picada.

Fazes-me uma festa, tesouro? Sei que não te sobra tempo, sei que tens de assinar papéis e confiscar processos. Sei que devias gostar de estar mais tempo comigo e perguntar como correu o meu dia, enterrada aqui em casa.

(se calhar, estou mesmo enganada e é do trabalho que tu mais precisas…)

Quando chegas, a carne está mais rija que o meu sorriso, a cenoura está mais espapaçada que o meu coração e a salada mais aguada que os meus olhos. As velas que tinha acendido para nós, derreteram e, sinceramente, comer um assado a tiritar de frio é um insulto à cozinheira. Eu entendo, não te culpo, sirvo o jantar, a engolir as lágrimas e as palavras que me acodem, teimosas, à boca, tentando disfarçar a faca que já nem tem forças para cortar a carne e o ter que servir as cenouras com uma colher, para não rolarem para a toalha. Faço-te café, conto-te o telejornal, os resultados do clube a que dizes pertencer e faço-te companhia, no sofá, mostrando-me interessada pela papelada que inunda a sala.

Fazes-me uma massagem, ternura? É que, embora não saibas, tenho os pés doridos, doem-me as costas, os olhos e o coração. É que, embora não saibas, também preciso de atenção. É que, embora desconheças totalmente, faz-me falta ser mãe, só porque trabalhas de mais.

Fazes-me um favor, amor? Para a próxima, elogia o meu cabelo, diz que eu pareço mais nova, admira o decote da minha nova blusa e o debruado da minha saia. Diz o quanto saborosa estava a carne, que tenras estavam as cenouras e saboreia o tempero da salada. Faz-me sentir mais pessoa, amor. Faz-me sentir mais amada. Faz-me sentir que sabes quem eu sou. Faz-me sentir capaz de esquecer todo este teu desinteresse.

Porque senão, querido, arriscas-te a que um dia eu não aguente mais e, ao chegares a casa, não encontres o cheiro do meu perfume, o aroma dos meus assados e o fumo das velas românticas a arder,

(se calhar, estou enganada e, no fundo, não desejo nada disto…)

Por favor, prepara-me um café…

Isabel Pinto Pereira


46 comentários:

  1. Graça, leio aqui o retrato mais bem definido do cotidiano, acredito, dos casais de todo o mundo. A dedicação calada, sofrida, compreensiva e o afastamento que a vida provoca no homem que já não tem olhos para quem mais lhe ama e apoia. E o desencontro que isto provoca. Somente o passar do tempo e o alongar da vida consegue, tardiamente, fazer com que as pessoas enxerguem tudo o que deveriam ter feito e não fizeram. Parabéns à Isabel pelo texto epelas deliciosas cenouras. Tomara ele tenha lhe preparado o café...
    Beijo

    Rangel

    ResponderEliminar
  2. Feliz do homem que encontrou essa mulher.
    Triste do homem que não preparar para essa mulher... um café, uma salada, um refresco, um arranjo floral, umas lindas noites de amor.
    Belo texto, Isabel! Felicitações!
    Belo post, Graça! Parabéns!
    Um grande beijo pras duas!

    ResponderEliminar
  3. POIS...tem muito que se lhe diga...
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Boa escolha, este texto Graça. De alguma forma, identificamo-nos todos com esses desencontros ,em maior ou menor grau. Parabéns à autora. beijos

    ResponderEliminar
  5. Gracinha, querida!
    Sinceramente, esse foi o texto mais feminino-feminista (no bom sentido) que já li. É assim mesmo a vida de uma mulher dos nossos tempos que é cobrada por tudo e ainda tem que ser bela e cheirosa se quiser conservar seu amado.
    Olha, sou casada pela segunda vez e não me esforço por ser perfeita. Faço o que posso e meus maridos sempre me compreenderam e até me auxiliaram em tudo. Sou uma mulher realizada. Lógico, dentro das circunstâncias atuais, mas sou.
    Amei demais seu comentário, amiga. Sua inteligência e sensibilidade me fascinam.
    Uma semana maravilhosa!!!Bjsss

    ResponderEliminar
  6. Olá Graça.
    Obrigada pelas visitas e pelo carinho.
    Este texto da Isabel, está muito bonito.
    Jinhos amiga e uma óptima semana.

    ResponderEliminar
  7. Gracinha

    Eu não tomo café - mas gostei muito do texto. Um primor, um primorzinho. E quem adora escrever, como é o meu caso (poderás ver no blogue quem sou...), um texto bem escrito é um refrigério. Tenho de o dizer: cada vez se dão mais calinadas no nosso Português. Felizmente, não é o caso desta mininininha Isabel. Muitos parabéns!!!

    Inscrevi-me como teu perseguidor. Amor com Amor se paga... Fico à tua espera na Minha Travessa... Serás bem-vinda. E não pagarás nada. É totally free...

    Qjs = queijinhos = beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Boa noite
    obrigado pela sua visita sempre agradável

    "Quando a saudade vier ao seu encontro, deixe dos olhos uma lágrima rolar, dos lábios um sorriso, e do coração a esperança de um dia melhor".

    Tenha uma boa semana
    Boa noite

    ResponderEliminar
  9. Graça depois desse brilhante texto...eu também quero um café.


    abraços


    Hugo

    ResponderEliminar
  10. Olá Graça :)

    Não podemos dizer que a senhora não se esforçava...LOL
    Muito bonito...Parabéns para a Isabel e para ti.
    Boa semana... beijo

    Norberto

    ResponderEliminar
  11. Graça

    Um texto que se lê de um só fôlego, contendo os estados de alma da não-reciprocidade! Desencanto, expectativa, dúvida, entrega, abnegação, desilusão, dor... e a terminar na assertividade possível, em si mesma dor, porque nao se abandona por se querer, mas por respeito connosco mesmos.

    Fluente e reflexo.

    Grande beijinho.

    ResponderEliminar
  12. um belíssimo "café"

    é exactamente assim que se passa em tantos tantos pares de gente :)

    beijo Graça

    teresa

    ResponderEliminar
  13. é graça isso chama de vida! Eu tenho lá outras ideias sobre o que deva ser mas, por isso, talvez, fico com minhas ideias. É difícil remar contra a sociedade!

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. amiga Graça!
    te preparo um café...coloco uma musica e no jardim vamos dançar bem animadas
    óbrigada pelo carinho e pelo post..
    sabe no inicio pensava que fosse ser uma relação abençoada , mas não foi... e me dei conta e comecei a cuidar de mim.. e não doi mais , sei que agora acaabou...de vez
    um beijo grande
    Fa

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Graça:

    Lindo post este onde a autora está de parabéns pela forma em como o explanou.

    Uma boa apresentação a todos que o leiam possam ver o que é a vida de uma mulher dedicada onde em seu coração está plantado o amor e dedicação pelo sentimento real de ser um exemplo a seguir.

    Mas ao ler o princípio do post que diz:

    Preparas-me um café, por favor?

    Veio-me logo à ideia aquele lugar onde eu muitas vezes ia e ao sentar-me à mesa logo vinha junto a mim o empregado negro mas todo aprumado dizendo:

    Mcunha que deseja tomar?

    Eu respondia quase sempre assim:

    Um café em Banheira!..

    Lá, naquele saudoso lugar, um café em Banheira era servido numa chávena grande que levava cerca de 4 ou 5 vezes mais de um café normal e cujo preço era o mesmo.

    Coisas que nunca serão esquecidas de minha mente de lugares tão belos.

    Por aí há um café assim Graça?

    Parabéns à Isabel pelo lindo texto.

    Bjos, bom início de semana e muitas felicidades te desejo.

    ResponderEliminar
  16. Graça, tem uma "oferta" esperando-a. Leva o sentido de gostar do seu "ZAMBEZIANA".

    http://mariabesuga-extras.blogspot.com/2009/09/selo-este-blogue-e-um-sonho.html

    Beijinho
    Boa semana

    ResponderEliminar
  17. É tempo de termos tempo para nós.
    Fazemos coisas com amor e dedicação, mas o importante é termos também, sem ter que pedir, sem estar à espera, numa retribuição natural de "amor com amor se paga".

    (Porque o único amor incondicional que conheço é o maternal/filial!)

    Texto- voz comum, a tantas , tantas mulheres. Onde quase todas se vêem. Até eu, às vezes :-)

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Que bonito... Ás vezes só damos valor ás coisas quando as perdemos... uma palavra, um gesto assumem uma importância extrema quando se trata de Amor!!! E tantas vezes nos esquecemos... Muitos beijinhos Graça!!! ;)

    ResponderEliminar
  19. Olá Graça,
    Um lindo texto, e que é uma realidade em muitos Lares, a dedicação o amor a quase servidão, e que muitos homens teimam em não ver ou não quererem ver e às vezes quando começam a enxergar então ai já é tarde e já não há volta dar.

    um cafezinho assim também eu bebia

    um beijinho, José

    ResponderEliminar
  20. Há quem considere o que tem como um dado adquirido, esquecendo-se que as relações têm dois sentidos e que há que "alimentar" essas relações. O tempo pode ser pouco, mas há sempre maneira de refazer a agenda.
    Abraço d Zé

    ResponderEliminar
  21. Excelente! E sabendo que a Isabel quando o escreveu tinha apenas 16 anos incompletos, surpreendente e admirável.
    Parabéns Isabel.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  22. Gosto do grão, é arredondado, é pequenino. Da cor negra acastanhada.
    Gosto do odor que se solta nas manhãs quando a máquina borbulha e resfolega.
    Gosto dele forte e quente ou em meia de leite e mergulhar-lhe uma torrada cheia de manteiga...

    Alguém me prepara um café, por favor?

    Um abraço à Graça

    Manuela Baptista

    ResponderEliminar
  23. Olá Graça querida, obrigada pela visita ao Louvor a Deus e parabéns pelo trabalho que desenvolve.
    Gostei de seu blog e já me tornei sua seguidora.
    Seria um prazer tê-la conosco como seguidora Tb participando de nossas bençãos e orações.
    Paz e graça com o Senhor.
    Beijos de Luz.
    Eliane

    ResponderEliminar
  24. Ai, ai, ai Graça... este texto revela, penso eu, que algumas vezes viver a dois é uma solidão.
    Abraço e boa semana para ti também.

    ResponderEliminar
  25. Muito agradável o seu espaço. Gostei.
    Saudações Florestais !

    ResponderEliminar
  26. Deslumbrante Amiga:
    Um texto profundo. Admirável e talentoso da condição humana das pessoas e do ritual perfeito de um quotidiano vivido com intensidade, beleza e esperança.
    ".... Faz-me sentir mais pessoa, amor. Faz-me sentir mais amada. Faz-me sentir que sabes quem eu sou. Faz-me sentir capaz de esquecer todo este teu desinteresse.
    Porque senão, querido, arriscas-te a que um dia eu não aguente mais e, ao chegares a casa, não encontres o cheiro do meu perfume, o aroma dos meus assados e o fumo das velas românticas a arder,
    (se calhar, estou enganada e, no fundo, não desejo nada disto…)
    Por favor, prepara-me um café…."

    Um texto que versa a feminilidade do ser e sentir com realismo terno e sensível.
    Fabuloso. Bem-Haja, amiga preciosa.
    Escreve deliciosamente.
    Parabéns pela sua pessoalidade que exige respeito. Imenso.
    Beijinhos e Parabéns sinceros pelo talento fantástico e gigante da sua escrita admirável.
    Os seus sentimentos expressos são de ouro puro.
    Beijinhos de amizade.
    Adorei!

    pena

    É admirável e genial...!

    ResponderEliminar
  27. Texto maravilhoso,que me faz acreditar que nos dias de hoje ainda existe mulheres tão maravilhosas e talvez acompanhadas por homens que as não sabem apreciar!
    Preparar um café não é assim tão dificil!
    Bem, e o contrário,infelizmente também existe!
    Beijos Zé Al

    ResponderEliminar
  28. A narrativa é delicada, o marido que a lê, percebe o quanto está em falta com a sua delicadeza. O quanto as relações vão se engessando e tirando tudo de bom que a vida em comum pode apresentar.
    Mas a maneira de abordar a questão é muito feliz. Muito oportuna, grande texto e bela narrativa.Persevere.
    Felicidades. Haja bem.

    ResponderEliminar
  29. A autora do texto leva o seu apelido Pereira. Será que é sua família? Estamos perante um caso genético de talentos? Tire-me essa dúvida. Parabéns para essa menina.
    Seu blogue está muito bom. Continue.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo
    Claro, somos uma PEREIRA muito especial, com muitos e bons frutos, o que é normal na nossa família!! Já vem de longe...

    ResponderEliminar
  31. acabei de chegar.


    eu também tomo um café...

    O médico deu ordem para escrever
    agora vou começar a
    girar por aqui.
    porque este meu poema é mesmo um dos meus favoritos eu deixo com um beijo

    VELHO


    Ser velho
    E ser sábio...

    Será bom ser sábio?
    Será bom ser velho?

    Eu preferia...
    Não ser sábio
    E não ser velho...

    Queria ficar...
    Não queria ir...
    Mas vou...

    E vou ficar velho...
    E vou-me embora...

    Só não saberei...
    Se realmente...
    Chegarei a ser sábio...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  32. graça , querida!
    pode ser que seja a entrada da primavera
    pode ser que seja um novo e grande amor
    não sei...
    isso só o tempo dirá..
    e quando ele me contar
    corro ate aqui pra te falar

    bjinhoss
    da sua amiga do jardim
    Fabiola

    ResponderEliminar
  33. Lindo escrito e cada vez mais actual. Também penso que é preciso inverter esta caminhada para onde esta sociedade nos empurra. Produzir, trabalhar, reunir, levantar cedo, chegar tarde e cansado(a).
    São necessários outros paradigmas. Por vezes, páro para pensar na alegria que deve ser a do casal alemão (este ou outro qualquer) que se instalou nas fraldas da serra algarvia, virado para o quintal, o jardim e o mar, sem preocupação do vil metal, da gravata ou do sapato apertado, apenas desfrutando da vida. Como deve ser bom!

    ResponderEliminar
  34. Manuel Afonso:
    Benvindo à minha Palhota.Claro que estou de acordo com o teu apontamento urgente e necessário!!
    Sabes, só quando as pessoas deixarem de olhar para o seu umbigo e gravitarem à sua volta e dos seus interesses, conseguiremos fazer felizes os outros. Volta sempre. Um abraço Graça

    ResponderEliminar
  35. Realmente os anos mudam muita coisa, os relacionamentos se acomodam, e vai assim até que um dia alguém coloque um fim.
    Humanos racionais, quanta besteira, amor se é amor fica e se vai embora coloca-se outro no lugar (risos).

    Renata

    ResponderEliminar
  36. E de que adiantaria o sorriso, os elogios e o café, se não fosse com aprovação?
    O texto me faz lembrar minha mãe, que dia 21 agora faz 40 anos, quase 25 dos quais passados ao lado do marido que nunca a satisfez em nenhum quesito... é como se fossem as queixas dela, externadas neste texto...

    ResponderEliminar
  37. O seu blog é lindo. Ao ler o texto, cheguei a sentir o cheiro do café. Tudo aqui é alegre e contagiante. Beijos.

    ResponderEliminar
  38. construímos demasiados muros a nossa volta e as pontes, aquelas em que pensamos construir muitas das vezes nunca chegam a ser construídas ou simplesmente caem ao longo do tempo.
    obrigada pelo comentário.
    beijinho ;)

    ResponderEliminar
  39. Graça

    Vim agradecer e retribuir sua gentil visita e conhecer seu cantinho. Gostei muito e já estou la no seu quadro de seguidores. Vou sempre voltar por aqui.
    obrigada
    bjs.

    ResponderEliminar
  40. Vim agradecer a sua visita e o comentário deixado. A receber-me este texto, esta ESPERA!
    Um sentir desnudado, uma verdade desenhada com carinho, paixão e revolta a brotar (perdoe a autora esta leitura que pode nada ter a ver, mas é o que sinto). Ao ler a ESPERA recordei-me de um fado do Carlos Ramos, com letra de Anibal Nazaré, que termina assim: "...que eu chegue cedo algum dia, e seja tarde demmais!"
    Gostei do pouco que ainda vi do seu blog. Fico aqui junto aos seus seguidores. Se quiser juntar-se aos meus, venha, será bem-vinda.
    Voltarei!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  41. Olá Graça!
    Pode ser um café para mim também?

    ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  42. CHAMO-TE SEMPRE DE AMIGA, PORQUE MESMO SEM TE CONHECER...GOSTO MUITO DE VC.
    ADORO SEU COMENÁRIO, SEMPRE QUE VEM NO MEU CANTINHO...OBRIGADA!
    PARABÉNS PELO BELO POST.
    FICA COM DEUS, BEIJOS

    ResponderEliminar
  43. Ola Amiga!
    FICO MUITO FELIZ COM A SUA PRESENÇA NO BLOG.
    ÉS UMA PESSOA MARAVILHOSA E AMADA.
    MUITO OBRIGADA PELO CARINHO.
    É SEMPRE UM PRAZER RECEBE-LA EM CASA.
    ANDO MUITO OCUPADA. POR ESTA MOTIVO DIFICLTOU UM POUCO AS MINHAS VISITAS.
    MAS MESMO ASSIM MORAS NO MEU CORAÇÃO.
    UMA AMIZADE SINCERA NÃO SE ESQUECE.
    VALEU. MIL ABRAÇOS.
    SANDRA

    ResponderEliminar
  44. olá, minha linda!
    acho que já disse que este texto é lindo - hoje, vim apenas desejar um lindo dia.
    bjkinhas no coração

    ResponderEliminar
  45. ADOREI!!!
    MUITO LEGAL este TEXTO!!!
    E as FOTOS... PERFEITAS!!!
    Quanta CRIATIVIDADE!!!

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  46. Pois não é que existem pessoas assim,que só dão valor quando perdem?...

    Realidade.Pura.

    Beijinhos

    ResponderEliminar